As mil e uma noites

As mil e uma noites Anônimo

Resenhas - As Mil e Uma Noites

emii 10/05/2021

1001 livros para ler antes de morrer
O sultão, depois de descobrir que durante suas ausências sua esposa foi infiel, a mata e aqueles com quem ela o traiu. Então, para combater "a astúcia e o engano das mulheres", ele leva uma nova esposa todas as noites para matá-la pela manhã. Seu vizir, entretanto, tem duas filhas e a mais velha, Sherazade, tendo planejado um plano para salvar a si mesma e a outras, insiste que seu pai a dê em casamento com o sultão. Cada noite ela conta uma história, deixando-a incompleta e prometendo terminá-la na noite seguinte. As histórias são tão divertidas, e o sultão tão ansioso para ouvir o fim, que ele adia a execução dela. Pode parecer pouco interessante, mas as histórias árabes são tão ricas, cheias de cultura e de detalhes... As Mil e Uma Noites é um dos muitos livros que todos deveríamos ler antes de morrer!

ChloA0 24/06/2021

Mil e uma noites
Esse livro os contos sãos diferente (acho que é porque são árabes) a história que eu mais gostei foi Alí Babá e os quarenta ladrões essa foi top.
Vc tem que ler ele é muito bom.
ChloA0 24/06/2021minha estante
Decidi que não ia dar spoiler foi difícil procurar o que fala sem spoiler

Junxnxnznznzn 12/10/2021

Sei lá
Ent eu li ano passado e gostei, mas confesso que n lembro NADA da história
Eu li para a escola e por isso n foi tão bom (a escola pode me dar seleção para ler e eu vou começar a odiar a série)
MAS, CONTUDO ENTRE TANTO! Foi um dos melhores livros que eu já li na escola.
Ent se vc gosta de livros tipo de mitologia, deuses etc.. livros que contam varias história, e se vc ama todo tipo de livro ate os que dão na escola leia!

Maria 08/11/2023

"Tuas últimas histórias me provocaram um tédio mortal"
Eu concordo totalmente com essa frase do sultão mas a diferença é q TODOS os contos me provocaram um tédio mortal a do Aladin foi a mais legalzinha mas ainda sim prefiro a versão da Disney

ems 17/01/2021

Nesta versão o foco é bem mais as histórias contadas por Sherazade de forma bem direta, não tenho certeza mas acho que muita coisa foi censurada então acaba por deixar uma sensação de ser incompleta. Mas de forma geral, gostei das histórias apesar de que algumas ficaram repetitivas.

Alex 12/08/2022

Achei razoavelmente bom, provavelmente porque criei muita expectativa, tem algumas estórias bem famosas nele, achei bom. Gosto muito de como a Sherazade lidou com a situação, ela é forte e bem inteligente. Talvez seja eu, e se tivesse lido em outro momento teria gostado mais.

cfsardinha 13/07/2011

O que você faria se fosse obrigada a se casar com alguém que não gosta? E pior! O que você faria se esse alguém tivesse o hábito de matar todas suas esposas? Pois é assim que começa a história de Sharezade, moça que foi obrigada a casar-se com um sultão mal amado e que, para não sofrer novamente na vida (ele fora traído por uma esposa anteriormente) decidiu que toda vez que se casasse e desposasse sua mulher, a mataria no dia seguinte.
Foi aí que surgiu a ideia de Sharezade todas as noites contar um pedaço de uma história fascinante, fazendo com que o sultão esperasse a noite seguinte para ouvir o restante. E assim seguiram-se 1001 noites :)

Jose 27/02/2018

O Aladin voando no tapete?
Era isso que eu pensava! Antes de ler este livro eu só ouvia rumores e sempre imaginava que seriam histórias do Aladin voando em um tapete feliz da vida... Mas, na verdade, Sherazade conta histórias incríveis de aventuras, amores e traições. Algumas histórias são carnificina pura, dão medo. Atenção especial para a quarta viagem de Simbad, o marujo! Eu lembrei de uns contos do H. P. Lovecraft tamanha foi a loucura que Simbad teve que enfrentar. Ainda estou me recuperando daquela ilha maldita!
A história de Aladin foi tensa! Os gênios das lâmpadas são assustadores e alguns bem vingativos. E a de Ali Babá e os quarenta ladrões nos apresenta Morgiana, que, segundo a história, é "uma escrava correta, inteligente e muito imaginosa na solução dos mais difíceis problemas".
Livro muito bom!

- cris ! 17/03/2022

Clássico, mas incrível
Não é um livro que você vai encontrar no tiktok com um grande hype, mas todos conhecem esse nome. Não é a toa, na verdade.

Somos levamos não só até o sultão Shariar e Sherazaide, mas por muitos, muitos lugares - ou histórias.

A maneira com a qual foi escrito pode passar-se como um filme para o leitor. A narrativa volta-se para outros personagens tão rápido e de maneira tão natural que quase não nos damos conta de que tudo é contado pela sultana, até ela reaparecer na narrativa.

Ela conta histórias - e histórias dentro das histórias - para salvar a sua vida e a de outras mulheres. E vamos admitir, foi ótima nisso.

O que mais gostei foi encontrar a cultura árabe dentro da obra, e outras culturas também. Gênios, Alá, alguns monstros e criaturas mágicos, costumes e tradições... por aí segue. Simbad, o marujo, que tanto me lembrou Ulisses, da mitologia grega, foi um dos mais queridos. Tirando, talvez, Ali Babá, ele foi meu favorito.

Recomendo para quem gosta de cair de cabeça em livros e ficar o mais distante possível da realidade.

Karolinny0 20/03/2022

Não lembro a data exata da vez que li esses contos, mas é uma nostalgia tão boa, que eu vou reler. Agradeço a escola por disponibilizar.

Books_da_evelyn 22/04/2023

Coletânea maravilhosa
Mil e uma noites são histórias de contos da cultura oriental e afins. Amei todos os contos e os riquíssimos detalhes que são trabalhados neles, amei tudooo

Juliana281 21/10/2022

Conte me uma história
Todos já ouvimos falar das mil e uma noites , mas ler o livro foi uma experiência totalmente diferente, vc é levado pelas histórias da cultura árabe, desde de contos desconhecidos até Alladin ou Ali Babá e os 40 ladrões, simplesmente amei a leitura.

JVF 03/06/2014

As mil e uma noites
O boi, o asno, e o lavrador
Essa história começa a partir de um lavrador que conversava com os animais.
Você vai adorar essa e outras histórias do livro
Também tem a história Esposas Infiéis, O galo, o cão e a mulher do lavrador, O mercador e gênio. Eu indico esse livro a todos, porque se você não gostar de uma história tem varias outras para ler...

Tay 03/03/2022

Várias histórias boas em um livro, não são tão emocionantes mas são boas histórias que conseguem fazer o leitor querer ler até o final.

Lucy 11/04/2022

Estorinhas para nao perder o pescoço
Não vou me atentar aqui ao conteúdo, porque suponho que todo mundo conheça pelo menos uma estória dessa coleção (?) de contos árabes (vide a adaptação do Aladin em live action). Vou me focar mesmo na tradução.

Ferreira Gullar usou a tradução do árabe pro francês do Galland, que é um texto mais levinho, sem insinuações e é bem resumido. Bem legal pra ler pras crianças (assa edição é pra esse propósito, eu acho).

Aqui a Sherazade é uma figura bem presente, sendo lembrada no meio das estórias, mesmo quando não finaliza, ou não tem uma transição. Confesso que pensei na Jeanne quando li.
É bem legalzinho