Tudo ou Nada

Tudo ou Nada Roberto Shinyashiki

Resenhas - Tudo ou Nada

Ãlex Santos 27/02/2022

Não deixe a vida passar
Uma boa leitura sobre aproveitar o instante chamado "agora" e adotar atitudes "tudo ou nada" para não deixá-lo passar.

O capítulo sobre a reeleitura da jornada do herói, neste livro intitulada "a jornada do tudo ou nada", foi a parte que mais achei interessante.

Então, "não deixe a vida passar, viva-a!!!", essa é a principal mensagem que absorvi do livro.

Wagner 30/01/2011

O livro, mesmo sendo um assunto clichê, não deixa de provocar uma certa reflexão. O autor vai enrolando, esticando o mesmo assunto por páginas e páginas de maneira diferente.

Nos faz refletir sobre a vida, que cada conquista exige uma renúncia, e devemos estar preparado para enfrentar o desconhecido. O que, realmente, é uma dificuldade das pessoas. Criam fantasma a respeito da mudança total, e são vencidas pelo medo.

O autor aborda muitas questões com uma linguagem fácil, e exemplos simples. Um livro com poucas páginas, ótimo para se ler em uma tarde ensolarada na casa da sua avó.

E há um trecho, entre outros, que gostei:
"Mãe, seu filho não chegou a salvo da balada porque você se preocupou. É a vida. E no dia seguinte vai dar uma bronca por ter chegado tarde e você não dormiu. Mas não foi por que ele chegou tarde que você não dormiu, mas por que tem o vício da preocupação".

É isso, ou algo assim.

Enfim, nos apegamos a tantas futilidades que esquecemos o que realmente queremos para nossa vida. E o medo nos impede, muitas vezes, de começar algo novo, ou por simplesmente ilusão de que tudo está certo e pode ficar ruim na mudança, permanecendo assim, na triste infelicidade.

Alexandre 03/03/2011minha estante

"uma certa reflexão"... Ainda bem que ele te fez refletir um pouco.

O que vc falou do livro está ótimo. O livro é isso mesmo, exceto no que vc diz no primeiro paragrafo.

Ai vai um toque; humildade não é advertido pelo ministério da saúde.

Andre_Sch 09/07/2009

Motivador

acpace 05/01/2010

Fácil leitura!
Os livros do Shinyashiki são sempre de fácil leitura e dão com chacoalhão de vez em quando, tanto que às vezes nos vemos lendo e relendo uma frase para elevar o grau de compreensão e aplicação na vida cotidiana...

Madytt 13/01/2011

Livro de auto-ajuda, nao é meu genero favorito mas, tem partes bem legais q dizem exatamente o q vc ta vivendo ou desejando viver..o autor mostra claramente q quase todos vivemos momentos em que precisamos dar um basta na rotina e sair da zona de conforto, pode parecer cliche mas, ele descreve situações q realmente fazem parte de nossas vidas e q devemos olhar com outros olhos e agir de forma diferente para q as coisas realmente mudem e façam algum sentido. Enfim, eu gostei do livro.

Gisele (gisa) 29/05/2009

Ótimo para reflexão
Ótimo livro para quem está querendo mudar algo na vida, mas que não sabe o quê. Ele nos ajuda a avaliar nossa vida, a rever nossos valores.

renanlima 30/07/2009

Inspirador
Eu particularmente gosto de ler livros assim. Tem alguns que não prestam, normal, mas este é emocionante. Realmente uma leitura válida e por que não, indispensável.

AmandaVM 27/04/2014

Trechos do livro
"Quando seguir pelo caminho da vida, você verá um grande abismo. Pule. Ele não é tão grande quanto você pensa." (Joseph Campbell) (pág. 27)
--------------------------------------------------
"A compreensão de que não existe felicidade pronta é um dos primeiros passos para a felicidade. Afinal, ser feliz é viver." (pág. 31)
--------------------------------------------------
"Elas estão sempre se preparando e ensaiando e não querem assumir o risco de ver que sua apresentação não foi aplaudida de pé. Acabam não vivendo de verdade, pois a beleza da vida se manifesta quando você se lança totalmente à cena, quando você diz sim à vida e abraça todas as suas tristezas e alegrias, obstáculos e superações, virtudes e defeitos." (pág. 32)
--------------------------------------------------
"Porque viver é aprender a fascinante arte de arriscar. É desenvolver a coragem de ir ao encontro dos chamados da vida." (pág. 32)
--------------------------------------------------
"Mas, se vivermos um dia de cada vez, viveremos todos os dias de nossa vida." (pág. 33)
--------------------------------------------------
"A única maneira possível de se preparar é estar aberto para recebê-la com atenção, gratidão, coragem e firmeza, pois a vida não obedece à lógica humana. Tanto é assim que, quando pensamos que a compreendemos, logo deparamos com um acontecimento imprevisto que muda totalmente nossa percepção." (pág. 36)
--------------------------------------------------
"Quando sua consciência mostra tudo o que você pode viver, não existe medo nem desculpa que consigam impedi-lo de lutar para ser o que você é capaz de ser." (pág. 37)
--------------------------------------------------
"Em muitas histórias, o herói morre, não de maneira real, mas simbólica. Porque é preciso morrer para a vida que um dia tivemos para renascermos na vida que merecemos. Afinal, durante a jornada, passamos por transformações e voltamos diferentes, aprimorados." (pág. 63)
--------------------------------------------------
"E não se esqueça de que a maior parte de todas as conquistas possíveis é descobrir os tesouros ainda desconhecidos que existem dentro de você." (pág. 65)
--------------------------------------------------
"Mesmo que a recompensa tão almejada não seja exatamente aquela que esperavam, eles seguem adiante, pois sabem que a jornada já é o aprendizado e a recompensa. O novo surgirá à frente, ainda que de forma inesperada e surpreendente." (pág. 80)
--------------------------------------------------
"É preciso ter consciência de que, sem mudança, nada de novo vai acontecer." (pág. 80)
--------------------------------------------------
"Agora que você começou a caminhar, é preciso ir até o fim! Quando iniciamos uma caminhada, fazemos uma promessa a nós mesmos - e precisamos confiar em nossas promessas. Por mais que, na estrada, encontremos monstros que pareçam imbatíveis, tenha a convicção de que nossa fé e determinação acabarão vencendo a batalha." (pág. 80)
--------------------------------------------------
"Se vivermos esperando o dia da grande conquista, quando ele chegar provavelmente estaremos tão exaustos que não conseguiremos comemorar.
É importante que possamos nos manter felizes em todos os momentos da jornada, aprendendo a curtir, além do prazer de caminhar, as horas simples de plenitude.
Uma pessoa feliz é feliz independentemente dos resultados que alcançar na jornada." (pág. 81)
--------------------------------------------------
"Quem já foi a um parque como o Yosemite, na Califórnia, teve o raro privilégio de ver de perto o maior monumento vivo do reino vegetal: as legendárias sequóias. Essas árvores alcançam alturas impressionantes e chegam a viver até 4 mil anos. É quando se está diante de um portento tão poderoso como uma sequóia, vendo-a viva, tocando essa testemunha da História de nosso planeta, que quarenta séculos de vida deixam de ser apenas um número e passam a evocar uma forte emoção e algumas reflexões.
Uma sequóia já estava naquele mesmo lugar há 2 mil anos, quando Jesus nasceu. Quando a civilização egípcia estava terminando a construção da Grande Pirâmide de Gizé, as sequóias que hoje vemos vivas e pujantes já haviam brotado da terra. Se compararmos a duração da vida de uma sequóia com a de um ser humano, descobriremos que cinco anos dessa árvore representam em relação ao todo de sua existência o mesmo que um mês significa para um ser humano. Assim, a explosão nuclear que devastou Hiroshima e Nagasaki e pôs fim à Segunda Guerra Mundial, vista sob a perspectiva da vida de uma sequóia, ocorreu não faz um ano. O fim da Guerra do Vietnã se deu no semestre passado. E a morte de Lady Di, há dois fins de semana.
Intrigados com tanta força e resistência, os cientistas, com o passar do tempo, foram descobrindo os fatores que fazem com que as sequóias sejam esse fenômeno de sobrevivência. Um dos segredos da vida de uma sequóia é o fato de que, por ser tão alta, atrai raios durante as tempestades. São justamente os raios que provocam incêndios que, por sua vez, destroem os galhos mais pesados da árvore, possibilitando-lhe que concentre sua seiva nos galhos realmente indispensáveis. Em sua vida, raios, tempestades e incêndios são crises que, em vez de destruição, permitem purificação. Fazem com que ela não desperdice seiva, concentrando-se nos ramos essenciais. Isso permite que continue crescendo. E sobrevivendo." (págs. 83-84)
--------------------------------------------------
"Tal como as sequóias, nós somos seres com poderes infinitos, precisamos apenas que alguns raios nos ataquem para conhecermos nossa força.
Muitas vezes a dor parecerá insuportável, as perdas, insuperáveis, os obstáculos, intransponíveis. Mas, com fé e determinação, descobriremos que somos maiores que tudo isso e, no final, celebraremos nossas vitórias." (pág. 84)
--------------------------------------------------
"Há uma frase de John Lennon que sintetiza bem o que muitas pessoas fazem quando deixam de experimentar o sabor da vida: 'Vida é o que acontece enquanto você faz planos'.
Talvez possamos parafraseá-lo e dizer: 'Vida é o que acontece enquanto você tenta esconder seus sonhos de si mesmo'." (pág. 98)
--------------------------------------------------
"Não se esqueça: os passarinhos tristes da vida também têm uma riqueza especial. O convívio com eles pode não ser fácil, pode doer muito, mas representa uma fonte de grande evolução. Sempre se aprende muito com as dificuldades." (pág. 110)
--------------------------------------------------
"Mas, se você não se arriscar nem se expuser, jamais saberá o que poderia ter acontecido." (pág. 118)
--------------------------------------------------
"Corra riscos, seja um jogador - o que você pode perder? Viemos com mãos vazias, iremos com mãos vazias. Não há nada a perder. Esta é uma pequena vida, dada a você como uma escola. Treine-se para todos os prazeres." (pág. 123)
--------------------------------------------------
"Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer o lugar onde esteve e o local para onde vai! Quando alguém sentir necessidade de falar com você, não dê sinal de ocupado!" (pág. 133)
--------------------------------------------------
"Preocupações são como um martírio, fazem a pessoa torturar a si mesma, criam a dúvida em nosso coração. É a ausência de fé, pois quem acredita na vida, em si próprio e é competente sabe que terá forças e discernimento para tomar a melhor decisão quando chegar a hora de agir. E sabe também que, se não der certo, terá forças para recomeçar." (pág. 135)
--------------------------------------------------
"Quando em sua mente aparecer um problema durante o fim de semana, pense que vai cuidar dele na hora adequada, mas naquele momento vai deixá-lo de lado para poder desfrutar a vida." (pág. 137)
--------------------------------------------------
"Lembre-se: só quem mantém a mente livre de pendências e preocupações tem tempo para ser feliz e olhos para os passarinhos da vida." (pág. 139)

Carla.Parreira 28/10/2023

Tudo ou nada
Melhores trechos: ?...Quem quer fazer uma revolução na vida precisa tomar uma atitude radical. E, quando se toma uma decisão radical, é preciso continuar caminhando pela estrada que escolhemos - com comprometimento, determinação e fé. Nossas atitudes devem ter a mesma intensidade das decisões que tomamos...
Se não corrermos riscos, não poderemos superar os obstáculos, pois certas coisas não se acertam por si sós. É preciso tomar uma decisão e ir até o fim, encarando de peito aberto às conseqüências de nossas ações. As pessoas que não partem para o tudo ou nada correm o risco de perder a própria vida na ânsia de manter situações insustentáveis...
Se vivermos um dia de cada vez, viveremos todos os dias de nossa vida. Essa é uma mensagem bastante simples, mas muito profunda, que estimula cada um de nós a assumir a responsabilidade pela construção de nossa felicidade...
Infelizmente, quando o que esperamos não acontece, temos a tendência de nos sentir passados para trás. Então, em vez de buscarem compreender o percurso do rio da vida, tratamos de nos preparar para não ser passados para trás novamente. Vamos ensaiar para ter uma resposta na ponta da língua quando a situação se repetir. A vida, no entanto, não respeita ensaios. Ela tem um vaivém natural. Ela é sempre surpreendente como um jogo teatral de improviso! A única maneira possível de se preparar é estar aberto para recebê-la com atenção, gratidão, coragem e firmeza, pois a vida não obedece à lógica humana. Tanto é assim que, quando pensamos que a compreendemos, logo deparamos com um acontecimento imprevisto que muda totalmente nossa percepção...
O caminho que você, eu e cada uma das pessoas que vivem neste planeta precisa percorrer é cheio de desafios que nos levam a crescer, a desenvolver habilidades que nem nós mesmos sabíamos existirem em nós...
O medo faz parte da estrada. Até o mestre dos mestres, Jesus Cristo, em sua jornada, pediu ao pai autorização para afastar o cálice. Mas ele disse: - Que seja feita a sua vontade! Quando você estiver diante do cálice, faça o mesmo. E não se esqueça de que a maior parte de todas as conquistas possíveis é descobrir os tesouros ainda desconhecidos que existem dentro de você...
A caminhada é sempre realizada com nossas pernas - mesmo quando a torcida é grande!...
Quando as criticas aparecerem, o orgulho de ser verdadeiro vai fortalecer a pessoa...
Uma pessoa feliz é feliz independente dos resultados que alcançar na jornada...
Tudo o que acontece com a gente tem um propósito, tem um porquê. Basta olhar para trás, percorrendo nossa trajetória, para perceber quando as experiências do passado - as dolorosas e as felizes - foram importantes para que chegássemos aonde estamos hoje...
Os seres humanos, no entanto, depois de insistir por algum tempo em determinado comportamento, em vez de percorrer outros túneis optam muitas vezes por justificar suas ações. Dessa maneira, explicar o motivo por que a vida não dá certo se torna mais importante do que tentar ser feliz...
Somente nossa experiência de vida e nosso desejo de criar uma existência cheia de significado são tesouros leves para carregar...
Muitos pensam estar evitando as lagrimas quando, na verdade, estão evitando também as alegrias da vida...
Mais importante do que uma vitória ou uma derrota é lutar por seus sonhos. Não importa se você venceu ou perdeu. Não importa se chorou ou comemorou. O importante é que teve coragem de seguir os desejos do seu coração... Lembre-se: o cérebro tem o papel de garantir a sobrevivência, mas se você quiser realmente viver em plenitude terá de conversar com sua consciência para que ela tranqüilize o cérebro, evitando o medo excessivo. Nesse caso, precisamos estar muito conscientes para distinguir nossas emoções e saber que, muitas vezes, elas não correspondem à realidade. Não deixe o medo paralisar você. O medo desnecessário o faz sentir-se pequeno diante das circunstancias, mas muitas vezes você reage assim porque não está plenamente consciente de suas capacidades...
Se você ficar paralisado diante do medo, ele só vai crescer. Mas, se o enfrentar, vai compreender que as situações que mais nos apavoram são aquelas que, se nos dispormos a enfrentar, têm muito a nos ensinar. É como se o medo, além de nos alertar para um risco potencial, exercesse outro papel sobre nosso organismo: o de chamar nossa atenção para algo que é nosso, mas que nos é desconhecido e precisa ser descoberto. Algo escondido na situação que tanto nos apavora... Preocupações são como um martírio, fazem a pessoa torturar a si mesmas, criam a dúvida em nosso coração. É a ausência de fé, pois quem acredita na vida, em si próprio e é competente sabe que terá forças e discernimento para tomar a melhor decisão quando chegar a hora de agir. E sabe também que, se não der certo, terá forças para recomeçar...?

Mari Bella 09/06/2022

A vida não tem replay
Esse livro é incrível. É uma leitura gostosa que você aprende muito sobre viver de uma maneira mais leve, sem arrependimentos, sem preocupações. Cada capítulo é uma lição de vida diferente. Amei cada segundo desse livro. Com certeza tirei muitas lições de vida.
Recomendo muito se está precisando de um empurrãozinho para aproveitar a vida como ela deve ser ????

ngommes 18/01/2011

irado
o livro massa acho que tenho que me jogar mais viver mais
parti para o tudo ou nada ................

Beatriz Zanzini 07/11/2012

"Tudo ou nada": não é exatamente um livro de autoajuda comum, mas traz muita reflexão para quem lê.
Não sou fã de livros de autoajuda. Na verdade, não gostei da maioria que li pela tentativa de lavagem cerebral (com um exagero de teorias otimistas e clichês).
Um amigo me recomendou este livro e eu decidi ler, não só pela indicação, mas também por descobrir que o autor é um psiquiatra. Ou seja, ele deveria ter no mínimo um bom conhecimento sobre comportamento humano, tema que sempre me interessou.

Não sei se a fase de muitos questionamentos pessoais me ajudou a gostar do livro, mas acho que é uma leitura fácil, leve e que pode ser essencial para muita gente.
Afinal, é normal sentir um certo desânimo com alguns medos e dificuldades, e isso eu acredito que aconteça com qualquer um.

Em um acontecimento simples, Roberto Shinyashiki teve um "insight" que muitas situações tentam nos trazer e, na maioria das vezes, a gente nem percebe.
Talvez o livro seja uma forma de resgatar (ou encontrar) essa capacidade.

Indico!!!

Letícia 22/02/2014

Eu não sabia que Shinyashiki era um escritor de livros de autoajuda (nem que ele é um psiquiatra), então acabei lendo o livro por acaso, e, embora não goste desse gênero, decidi não desprezar o livro. Pelo gênero dá para imaginar do que trata a história, no entanto, o livro é cheio de ensinamentos, se você analisar, o que o torna muito rico.

A maneira do autor se expressar é agradável, ou seja, a leitura não é maçante... E foi rápida também.

Embora eu não tenha a ousadia de indicar livros de autoajuda para as pessoas, é uma leitura que vale a pena, pois você aprende a lidar não apenas com si mesmo mas com as pessoas à volta, porque você precisa dessas pessoas, você precisa confiar e o livro te traz uma boa dose de coragem.