Sereias - O Segredo das Águas

Sereias - O Segredo das Águas Mirella Ferraz

Resenhas - Sereias - O Segredo das Águas

ingrid_castilh 08/11/2022

Tive o prazer de conhecer a Mirella pessoalmente, ela até autografou o meu livro, é um amor de pessoa kkkkk
Eu tinha acho que 7 anos na época, quando ganhei e li o livro, li dps de alguns anos e na época não entendi mto, li apenas pq se tratava de sereias pq eu sempre gostei kkkkk Mas confesso q hj é um livro surpreendente. Os personagens, o desenvolvimento da história, é incrível, apesar de eu n lembrar de mta coisa kkkkk
Mas dps de anos eu peguei este livro, folhei novamente e pude compreender a mensagem que o livro estava qrendo passar. Recomendo mto. Apenas leiam, sério.. pra qm gosta desse tipo de livro vai gostar ?

Catharina61 22/06/2021

'' Ao contrário de outros seres lendários bastante difundidos, como os unicórnios ou os centauros, que ficaram relegados apenas ao folclore, as sereias continuam a ser vistas até nossos dias. Era como se elas mesmas desejassem provar que são reais’’
O que se espera de um livro escrito pela sereia brasileira? Muita coisa boa!

Foi o primeiro livro de sereias que li, depois de muito tempo procurar por um, e não sabia que tinha sido a Mirella que havia escrito; e depois da leitura comecei a entrar no mundo do sereismo.

Agora sobre o livro, Coral desde que nasceu tem uma ligação muito forte com água, o que deixa sua mãe, Marina, aflita por conta da história do conscebimento da filha, com um farol, uma rosa branca, e a promessa de que seu ventre infértil iria florescer.

Assim Marina cria a filha longe da praia com medo de que a água possa levá-la, se fechando até com seu marido Tom sobre os sonhos estranhos que teve durante a gravidez.

Mas é em Pirassununga que a história começa...
O livro é narrado por Marcelo, personagem que cresce ao longo do livro por tentar entender Coral. Ele acaba de mudar de cidade e no primeiro dia de aula já se apaixona pela colega de classe que tem um ar sobrenatural, com seus olhos negros como de golfinho, um cabelo que mudava todos os dias, e um sorriso...
Termine de ler no blog, bjs.

site: https://www.pinotgirl.com/post/resenha-sereias-o-segredo-das-%C3%A1guas-mirella-ferraz

Biancajml 07/08/2019

Sereias
No começo do livro conhecemos Marina e sua triste história. Uma garota que perdeu a mãe aos 8 anos e foi abandonada, junto com sua irmã mais nova, pelo pai aos 11 anos. Isso fez algo se quebrar dentro dela, deixando-a impossibilitada de colocar em palavras o que sentia por aqueles que amava. Mas ao conhecer Tom, que era seu extremo oposto, ela soube que seria feliz com ele e 1 ano depois se casaram. E para sua surpresa, sim, surpresa mesmo uma vez que o médico disse que ela nunca engravidaria, lá estava ela, à espera de seu bebê. Nos meses de gravidez ela vomitava muito, mas era um vomito de espuma branca e salgada, como o mar.
Então nasceu Coral. Uma criança que desde cedo já mostrava ser muito diferente. Muito precoce e muito justiceira. Ela sempre foi fascinada por sereias, e tinha uma conexão inexplicável com a água.
A vida de Coral foi basicamente sonhar com o mar, conhecê-lo. E a vida de sua mãe foi impedir que isso acontecesse.
Em defesa da Marina, digo que ela teve sonhos, sonhos com uma estranha figura que dizia que uma hora sua filha teria de abandonar essa vida, pois a missão dela era em outro lugar...
Marcelo, o amor da vida de Coral foi proibido de vê-la, pois Marina jurava que ele tinha uma ligação com esse futuro de sua filha.
Com o passar do tempo, Coral se vê perdendo toda sua vitalidade, ficando doente e muito cansada. O que antes a curava, a água, agora já não faz mais efeito. E ela sabe que só o mar poderá curá-la. Marcelo vendo sua amada morrer decide tomar uma decisão. Levá-la até o mar.
Essa decisão tem um preço, o mar irá aclama-la. E talvez ele vá perder para sempre a Coral... pois ela o ama.. Mas o amor dela pelo mar veio antes, e não se sabe quão grande é. E nem se supera o amor que sente por esse jovem garoto.
Se comparado a outros livros que já li sobre sereias, eu não consegui me conectar com esses personagens. E a relação da Coral com a sua mãe da água não é nada comparado a relação de uma outra personagem de um outro livro com a água. Talvez mais para frente eu traga uma comparação entre esse livro e o melhor livro com o tema de sereia que já li.
Bom, não posso contar mais nada para não dar spoilers, mas para quem ama sereias, é um livro pra se pensar em ler.
Loh 01/05/2021minha estante
Ahh me dá dica de livros de sereias por favor eu estou procurando e não acho nenhum que seja bom, todos que eu li são mto ruins :(

Biancajml 06/05/2021minha estante
Loh, te respondi nas mensagens privadas ??

Blog Imaginação 25/01/2016

Sereias - O Segredo das Águas
Bom gente, eu sou nova aqui no blog e espero trazer ótimas resenhas para vocês! Agora que estou escrevendo meu primeiro livro, onde o tema é sereias, minha tia – escritora Cacá Adriane - me deu de presente essa obra (e “Quando As Sereias Choram” da mesma autora) como fonte de inspiração, já que a Mirella Ferraz é conhecida por seu ‘sereismo”. O livro de que estou falando é, "Sereias: O segredos das águas".

Quem narra à história é Marcelo, o amor da vida de Coral. Coral é uma garota bonita, inteligente e tem uma paixão estranha e enorme pelo mar, um lugar aonde ela nunca chegou a visitar por causa de sua mãe que sofre de um medo absurdo de perdê-la. Durante a história Coral tenta de qualquer jeito ir até o mar, mesmo com sua mãe a proibindo de realizar seu sonho, ela faz de tudo para conseguir isso, o que inclusive a deixa doente. Marcelo, que sempre acompanha Coral em suas ideias, tenta ajudá-la.

O livro realmente superou minhas expectativas, não pela escritora ser brasileira, mas sim por sua originalidade em um tema onde, as histórias já são um pouco batidas - A menina que ao encontrar o mar vira sereia. Fim - e, além disso, a boa narrativa da escritora, que faz a imaginação trabalhar.

Mirella criou toda uma história em volta de suas poucas possibilidades. Não era direto ao ponto, como os outros livros, tudo foi detalhado – Desde antes do nascimento da personagem principal até os dias “atuais”- Ela mostrou o sentimento, que chego a invejar, o amor pelo desconhecido – Como alguém pode se apaixonar tanto por algo que nunca chegou sequer a ver?

Eu super-recomendo esse livro por ele ter aguçado tanto minha imaginação e ter me prendido tanto. Espero ler outras obras da escritora além de “Quando as sereias choram” que eu já li – e em breve terá resenha aqui no IL.

Dando quatro estrelinhas, isso porque o livro ficou sem um final mesmo (o que é meio chato), e me deixou querendo uma continuação que não vai existir.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2015/09/resenha-sereias-o-segredo-das-aguas_14.html

Livros e Pops 25/08/2015

resenha
Hey leitores! ESTOU AQUI HOJE PARA FALAR PARA VOCÊS SOBRE UM LIVRO QUE LI E QUE SUPER RECOMENDO PARA AQUELES LEITORES QUE GOSTAM DE SEREIAS. ESSE LIVRO É DE UMA BRASILEIRA, MIRELLA FERRAZ, E EU ACHEI A ESCRITA DELA ÓTIMA! SÃO POUCAS PÁGINAS PÁGINAS PARA LER, MAS GARANTO A VOCÊS QUE A AVENTURA VALE A PENA! SEM CONTAR QUE ME IDENTIFIQUEI MUITO COM A PERSONAGEM PRINCIPAL DO LIVRO( EXCETO PELA PARTE QUE ELA VIRA UMA SEREIA , POIS EU AINDA NÃO TENHO CAUDA. HAHAHAHAHAHA) . A CORAL, É UMA GAROTA QUE DESDE QUANDO NASCEU TEM CERTA SINTONIA COM A ÁGUA, PRINCIPALMENTE ÁGUA DO MAR. SEUS PAIS NÃO PODIAM ENGRAVIDAR ENTÃO, AO IREM A UMA VIAGEM RECEBERAM UM ''MILAGRE''( QUE NA MINHA OPINIÃO É UM MILAGRE BEM SINISTRO) QUE FOI A MARINA,A MÃE DE CORAL, ENGRAVIDAR QUASE DE IMEDIATO DE CORAL. QUANDO CORAL FOI CRESCENDO,SEU AMOR PELO MAR FOI AUMENTANDO JUNTO COM ELA. QUANDO COMEÇOU A IR PRA ESCOLA, CORAL ACABAVA AO MESMO TEMPO TENDO BONS AMIGOS, TAMBÉM ARRUMAVA ALGUMAS INIMIZADES. ELA ERA COMO EU:APAIXONADA POR ANIMAIS E A NATUREZA! ODIAVA VER PESSOAS MAL TRATANDO A ANIMAIS E BRIGAVA COM ESSAS PESSOAS. QUANDO ESTAVA NO ENSINO MÉDIO, CONHECEU O MARCELO, UM GAROTO QUE ACABARA DE SE MUDAR DO RIO GRANDE E QUE AJUDOU MUITO A CORAL NO DECORRER DA HISTÓRIA. DEPOIS QUE CORAL NASCEU, A SUA MÃE COMEÇA A FICAR OBSECADA EM PROTEGER E EM ESCONDER TUDO E QUALQUER TIPO DE COISA RELACIONADA AO MAR DE SUA FILHA. POIS A MÃE DE CORAL ACREDITAVA QUE O MAR UM DIA TIRARIA CORAL DE SEUS BRAÇOS. MAS CORAL ENCONTRA EM MARCELO E EM UMA AMIGA DESDE A INFÂNCIA, DOIS CUMPLICES PARA PODEREM A AJUDAR A REALIZAR SEU SONHO DE CONHECER O MAR.

site: http://gabookeveryday.blogspot.com.br/

Nat 26/01/2015

Marina não pode ter filhos. Todos os médicos a quem consultou sempre lhe disseram a mesma coisa, mesmo assim ela sempre teve esperanças de poder um dia ser mãe. Cansado de ver a esposa se submeter a tratamentos sem resultados, marca uma viagem para o nordeste do Brasil. Na praia, em uma bela noite, o casal encontra uma senhora que entrega a Marina uma rosa branca e diz para ela jogar no mar fazendo um pedido. Ela pede para ter um bebê. Um mês depois, descobre que seu desejo foi realizado e ela está grávida. Só que a gravidez não é tranqüila, pois Marina começa a ter pesadelos onde uma sereia diz que, quando a hora chegar, ela irá buscar a criança. A menina nasce e recebe o nome de Coral devido cor de seu cabelo. A possessividade de Marina em relação à filha é grande, ao passo que a menina desde cedo se mostra voluntariosa. Apesar dos pais aceitarem a personalidade única da filha, eles não realizam o grande desejo de Coral de conhecer o mar devido à lembrança constante da sereia na mente de Marina. Coral cresce e a paixão pelo mar e por tudo ligado a ele aumenta, ao ponto de Marcelo, seu namorado, levá-la para conhecer o mar, sem o conhecimento e permissão de sua família. Quando o grande sonho de Coral é realizado, ela também descobre sua verdadeira natureza...

A primeira coisa que me chamou atenção neste livro foi a capa, depois o título e depois saber que foi escrito por uma escritora brasileira que eu não conhecia. Fiquei curiosa, até porque adoro sereias, então fui logo atrás. Consegui o livro em uma troca e demorei um pouco para ler porque, apesar de gostar do tema, não sabia o que iria encontrar. Relutância infundada. Valeu cada momento de leitura, porque a Mirella sabe chamar a atenção desde o início da história. A questão toda gira em torno de se e quando Coral irá descobrir o que ela é e do medo da mãe dela. Além disso, são apresentados também, através de Marcelo, algumas lendas e mitos referentes às sereias que eu nunca tinha ouvido falar (e que já fui pesquisar pra sabe mais), o que mostra o nível de conhecimento da autora sobre o assunto. Um livro envolvente, completamente recomendado

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/01/sereias-mirella-ferraz-rc-2015.html

Silva 15/11/2014

O meu primeiro livro de Sereias
A narrativa do livro é feita por Marcelo, um garoto moreno claro com cabelo liso, olhos verdes claros e apaixonado por Coral (ele gostava de ler, principalmente livros de fantasia, como eu, se fosse uma Marcela, tinha-me identificado com ela...)
Coral é uma garota exótica, com cabelos longos selvagens, cor de areia, olhos negros, misteriosa e com um fascinio sobrenatural pela água ("somente a busca por esse universo salgado e mitico é que faria sua vida ter sentido") e por sereias inexplicável, com uma personalidade forte (gostei da maneira como a autora descreveu a protagonista tanto em termos fisicos, como de personalidade), "O cabelo era sua marca registrada, algo que a diferenciava das outras pessoas, tão normais".
Os pais de Coral, Marina e Tom, não podiam ter filhos. "Alguns médicos chegaram a dizer-lhe que nem mesmo um milagre faria seu útero germinar". Resolvem ir de viagem e, quis o destino que acontecesse uma coisa que fez com que Marina ficasse grávida.
Marina não mostrava os seus sentimentos, era uma Mulher lutadora e de poucas palavras, enquanto que, Tom era expansivo, alegre e falante.
Houve muitos problemas e comportamentos estranhos durante a gravidez e o parto (este ficou no "segredo dos Deuses"), Marina nunca falou do parto com ninguém, nem dos sonhos estranhos que tinha sempre com a mesma Mulher, facto que a fazia ficar com receio de perder a filha, Coral.e, por esse motivo não a deixava entrar em contacto com a água, era muito "apegada" à filha, tornando-se possessiva (foram morar para um sitio o mais longe possivel do mar). Gostei muito da descrição que a autora fez do que se passou durante a gravidez...
Coral era valente como a mãe e doce como o pai, "Traços tão diferentes como o fogo e a água". Coral escondia da mãe todas as coisas que tinha alusivas a sereias e ao mar, para não a magoar.
Coral tinha um destino do qual era impossivel fugir, será que a mãe dela podia evitar esse destino?
Trechos que gostei muito no livro : "com o cabelo solto, gigante e frondoso, louro, de várias nuances e cacheado, ela era uma visão do paraiso, sozinha naquele palco"; "Não te falei? Você é realmente céu e mar, tem o cheiro de mar e, pelo jeito, a cabeça nas nuvens!".
Dara era a sua melhor amiga, morria de medo de tudo e admirava a personalidade forte de Coral, a casa de Dara tinha piscina, onde Coral gostava muito de ir.
O pai de Marcelo era militar e tiveram que mudar de lugar, o nosso narrador não gostou muito dessa ideia, ia ter de deixar os amigos e a familia que tanto gostava "era assim que me sentia, como um pássaro separado dos seus, e engaiolado".
Gostei muito da descrição do primeiro encontro de Marcelo com Coral (numa sala de aula), segundo Marcelo, foi amor à primeira vista "eu não consegui enxergar nada além dela". A autora teve criatividade nesta descrição. Adorei o Capitulo onde eles dão o seu primeiro beijo.
Ri-me com a página 83, uma conversa entre Marcelo e seu primo, Rodrigo.
Há uma parte na história que me apeteceu bater na Dara.... ai se fosse comigo...
É feita uma reportagem que vai dar uma reviravolta na história ("sempre que encontramos a felicidade extrema a vida dá um jeito de nos passar uma rasteira"), onde vão aparecer novos personagens. Foram proibidos de se ver pela mãe de Coral, "parecia que longe de Coral toda a minha felicidade se apagava..." e Coral estava cada vez mais magra e sem forças, os nossos 2 protagonistas resolvem fugir para ver se ela melhorava indo para uma praia ("Coral caiu. Em vez de meu abraço quente, ela preferira o abraço gelado do oceano.").
O meu capitulo preferido do livro foi o capitulo 36, no capitulo 41 e nas páginas 225 a 230, fiquei com lágrimas no canto do olho, só lendo para perceberem o pq.
Finalizo com uma observação : Tinha de haver uma sereia com o nome Mirella, não é verdade?

Diana 27/01/2014

Gostei muito do livro, ele prende a atenção. Fiquei encantada com a singularidade que a autora tratou o tema, quando fala da baiana a beira da água, da sereia sem rosto, da maneira que sua Coral chegou até ela. Em algumas passagens fico pensando em Iemanjá.
A partir da capa e dos relatos esperava que focasse mais nas sereias, entretanto acompanhamos a vida da personagem principal enquanto humana.
O romance com MARcelo é apaixonante, e o final deixa com gosto de quero mais...
Algumas passagens são chatas, algumas cenas piegas, e alguns diálogos sem profundidade, então a história perde o ritmo, mas é tanta aventura que você é presa no livro novamente.
Achei que a autora fica muito mais a vontade escrevendo sobre a ligação de Coral com a mar, são as cenas mais belas do livro, na minha opinião.
Em resumo, recomendo, ainda mais pra quem é apaixonado por sereias.

Mari 19/01/2014

Literatura fantástica brasileira de qualidade *-*
A diagramação não foi muito feliz :( Os títulos dos capítulos são feinhos e as margens são pequenas. A capa, em compensação, é linda, toda azul com a imagem de uma sereia, a palavra "sereias" escrita em rosa e ainda texturizada! Os capítulos são curtos e na história de "mais um capítulo" quando você vê já leu metade do livro.

O livro conta a história de Coral, garota misteriosa que nasceu com um fascínio incontrolável pelo oceano. Durante a gravidez, a mãe de Coral tem muitos sonhos sobrenaturais que mostram a ligação entre sua filha e o mar. Por isso, ela tenta de todo jeito afastar Coral das águas e esconder dela o destino que seus sonhos mostram, Coral não pode conhecer o mar nem falar nada relacionado a isso perto da mãe, senão é briga na certa! Apesar de todo esforço da mãe, a paixão que Coral tem pelo oceano é maior do que tudo e acaba levando a garota a tentar desvendar os mistérios que a envolvem, contando com a ajuda de seu namorado, Marcelo.

Gostei do livro ser contado do ponto de vista do Marcelo, o namorado da Coral, parece que todos os livros que têm saído são narrados por garotas, acho que essa mudança deu um diferencial legal pra história. Além disso, a Coral é bem diferente das heroínas que têm aparecido por aí: ela tem personalidade, é decidida, sabe da beleza que tem e luta pelo que quer. O Marcelo também é um personagem forte, ele ama a Coral, mas nem por isso é daqueles apaixonados bestas. Adorei o romance dos dois, vai se desenvolvendo aos poucos e tem sempre o mar entre eles.

A lenda sobre a origem e o destino das sereias apresentada pela autora é muito legal, mistura elementos de várias lendas e muda alguns para melhor. E para as aspirantes a sereia: no livro conta como é a primeira cauda caseira da Coral, dá pra copiar e sereiar muito

S. Entre Amigas 14/10/2013

"Então fiquem em silêncio e apurem seus ouvidos, pois podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia..."
E assim damos início a leitura de Sereia. Uma encantadora - e mística- história de amor... Amor pelo sobrenatural. Começando na minha linda Bahia, para ser mais precisa, na praia de Itapuã: uma das mais conhecidas de Salvador. O livro narra a história de Coral, uma jovem que sempre foi diferente. Com uma beleza atraente; longos cabelos de um tom de loiro desconhecido, olhos tão penetrantes quanto o dos golfinhos, um coração maior que o mundo e um estranho fascínio por água, em especial pelo mar. Concebida de uma forma diferente, Coral sempre fora o xodó de seus pais: Marina e Tom. Com a ajuda de Marcelo - o amor de sua vida - Coral começa a se descobrir de uma forma diferente, começa a se conhecer como realmente é.

Sereias tem uma leitura fluída, com explicações bem detalhadas do misticismo que envolve as Sereias. Narrado por Marcelo que traz o ponto de vista de Coral e Marina, o livro nos faz querer mergulhar em um mundo diferente do nosso, e quem sabe conhecer uma sereia; ou melhor, ser uma sereia. A história é completamente cheia de fragmentos, que quando se juntam montam um incrível quebra-cabeças, a cada página virada tem-se uma opinião diferente sobre os mistérios propostos na narrativa. Cada pequeno detalhe é de suma importância para a leitura, e uma frase mal interpretada no início pode te deixar um tantinho confuso mais a frente; portanto: atenção é tudo.

A trama é bem amarrada, o que deixa o leitor bem à vontade com a leitura. Coral encanta com um piscar de olhos, mas certos personagens faz com que você tenha vontade de cometer um assassinato... Aliás, eu cometeria alguns assassinatos em série. Outro ponto positivo no livro são as viagens por diversos locais do Brasil, dando-nos a possibilidade de conhecer mais sobre outras culturas. Sereias é uma indicação de livro leve, fácil e diferente. Uma leitura maravilhosa que com certeza irá te fazer ficar acordado até altas horas da madrugada.
Cinthia G 08/07/2018minha estante
undefined

Ingrid Calvo.C 12/09/2013

Lágrimas de sereia
Primeiramente gostaria de pedir não só desculpas, mas sim perdão a minha irmã sereia, Mirella Ferraz.

Gostaria muito de te dizer que:

Depois daquela pesquisa no youtube, descobri não só uma sereia.
Descobri também, uma Pin Up, protetora dos animais, bellydancer, fofa e linda amiga.

Anos se passaram e a gente continua se falando todos os dias...
Eu soltando minhas pérolas, e nós caindo na gargalhada...

No dia 03/09/2013, eu tive uma das tardes mais excitantes da minha vida!
Vi de pertinho e abracei aquela sereia que compartilhou tanto tempo comigo, longas conversas divertidas, virando a noite chorando de rir.

E eu estava chorando agora,porque me senti muito culpada e arrependida de ter feito você ver oque te magoou tanto.

Nunca foi e jamais será minha intenção, fazer você achar que eu desmereci seu trabalho.

Como eu lhe disse, comi o livro em 2 dias, ri e chorei (como sempre), li muito entusiasmada e alegre!

Além disso, me identifiquei tanto com a Coral, que até me assustei um pouco!

Novamente, peço milhares de perdões (em forma de gotinhas do mar).
Você é especial, e sabe disso, é especial pra mim e para o nosso mundo das águas.

Não se preocupe com as besteiras que costumo fazer, eu não percebo e nem penso nas consequências.
E não é só com você...

Saiba, que eu sempre te apoiei, fico tão boba e feliz em saber que tenho uma amiga sereia, que me entende e vê as coisas como eu!

Adoro abrir a boca e dizer que você é minha amiga, que você tem uma cauda, um cabelão maravilhoso e um livro lindo!

Com lágrimas de sereia, eu te agradeço por esta obra, que abriu meu coração, e com certeza fez muita gente ver o que se passa em nossos corações.

Glaucia 30/07/2013

Sereias - O Segredo das Águas - Mirella Ferraz
Marina e Tom sempre sonharam em ser pais, mas ela nunca conseguiu engravidar. Então numa viagem que fizeram á Bahia, após conhecerem uma misteriosa mulher numa praia, próximo à um farol, Marina ganha uma rosa branca e o direito á um pedido. É claro que ela não pensou duas vezes e ao jogar a flor no mar, pediu com absoluta fé, de que seu desejo de ser mãe fosse atendido...

O livro é narrado por Marcelo, com base no relato do casal, de tudo o que aconteceu, desde o momento que Tom e Marina encontraram a mulher misteriosa na praia aos pesadelos sem fim durante a gravidez conturbada, o nascimento e o desenvolvimento de Coral, de pequena até seus 18 anos.

Confesso que estava muito ansiosa com a leitura do livro, ainda mais, pelo mesmo ter tido um trabalho incrível na capa! Mas, estranhei um pouco a forma como o mesmo fora narrado, pois ainda não havia lido livros, que fossem escritos dessa forma.

Coral, desde seu nascimento até sua vida adulta, sempre teve uma estranha fascinação pelo mar. E o que sua mãe sempre temera em seus confusos pesadelos, estava prestes a acontecer na vida real. Foi somente após a chegada de um completo estranho na cidade que moravam, que a alertou e a fez contar tudo para o marido, que num primeiro momento, achou que a esposa estava fora de si, mas aos poucos ele foi juntando o quebra cabeça.

É claro que o pedido que fora concedido a esposa de engravidar, tinha um preço. Coral com sua fascinação por tudo relacionado ao mar e as sereias, mesmo nunca tendo visitado uma praia, deixava sua mãe cada vez mais angustiada. Pois ela sabia, que a mulher que havia proporcionado a ela a chance de engravidar, um dia iria proclamar Coral para si, ou melhor, para o mar. E mesmo tendo lutado cegamente, para que isso nunca acontecesse, viu seus planos serem desmanchados, quando o amigo - namorado - confidente de Coral - Marcelo - levou -a para onde a mesma sempre quis estar. Mesmo ele sabendo, que ao realizar o desejo da garota que amava, estaria perdendo-a também.

O livro nos traz uma história, baseada no mito das sereias. Com direito á muita fantasia, drama e romance. Porém, eu esperava um enredo totalmente diferente. Não vou dizer, que não recomendo o mesmo, mas tenha em mente que ele é uma história narrada, como se fosse um "conto de pescador", como se fosse o relato de uma pessoa num diário, sobre algo que vivenciou, sabe? É dificil explicar... só lendo mesmo, para você tirar suas conclusões.

site: Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Ademilson 11/05/2013

Mistério aquático!
Bem, vocês acompanharam durante uma semana as postagens especiais para o livro da Mirella e agora chegou a hora de resenha-lo. Sereias – O Segredo das Águas conta a história de Coral, uma garota que nasceu envolta de mistérios sobrenaturais. Sua mãe, Marina, sempre quis ter um bebê, mas nunca conseguiu. Pelo menos até fazer uma viagem misteriosa que marcou a sua vida para sempre... De lá para cá, Coral vai mostrando aos poucos o seu fascínio pela água, mas a mãe está decidida: Ela jamais verá o mar, por mais que a jovem queira desesperadamente fazer isto. Mas as proibições de Marina só aguçam a curiosidade da garota e é aí que uma história envolvente e cheia de suspense começa.

O livro aborda um tema não tão explorado atualmente na literatura nacional: O mundo fantástico das sereias. A autora consegue manter o ritmo do livro até o final, dando até toques pessoais à história, o que aumenta ainda mais a qualidade da obra. As situações criadas na história são diferentes e criativas, a escrita é clara, limpa e sem rodeios, o que facilita bastante o envolvimento do leitor com a trama e a fluidez da leitura. O enredo é bem estruturado, com personagens de personalidade forte. Devo confessar que fiquei fascinado pelo universo que Mirella criou; o mundo das maravilhosas sereias. Ela teve um cuidado imenso em relação a isso, nos deu dados fascinantes sobre essa mitologia e acrescentou como já disse antes, detalhes pessoais que juntos, deram à obra um toque bem interessante.

Onde estiverem e se existirem ou não, as sereias devem estar felizes, pois foram bem representadas neste magnífico livro. Coral é o grande destaque da trama e Mirella soube exatamente construí-la como a trama necessitava. Tem espírito determinado e corajoso, às vezes chega até a ser marrenta, mas no final, tudo se encaixou perfeitamente a ela. Marcelo, o narrador, chega até a ser um pouco bobo, mas foi muito importante para o desfecho. Os pais de Coral, como qualquer um, são protetores, porém há um dado mágico que faz eles serem ainda mais assim. Os outros personagens também tem seu encanto e cada um tem um papel importante, não estão ali para nada. O poder de descrição da autora é surpreendente, o leitor pode se sentir dentro da história, vivendo junto com os personagens. O livro é construído na forma de relato, como se fosse uma verdadeira história. Um detalhe, também, bem acertado!

Percorremos vários cenários, lindos, diga-se de passagem. A narrativa torna-se dinâmica e com capítulos curtos, é impossível não se apaixonar pelas Sereias, pela autora (que também é uma sereia!), pelo livro, pelos personagens... O legal do tema é que ele pode ser explorado de várias maneiras, em variadas óticas, e a Mirella soube criar um universo só seu, do seu jeito e da sua maneira. O mistério da trama é ótimo, o leitor fica preso à história tentando desvendá-lo, o que a autora faz de maneira suave, sutil e nada previsível. O trabalho gráfico da editora é simples, porém elegante. A capa, por si só, já faz uma ótima propaganda. É linda, maravilhosa e bela, assim como a obra! E assim, Sereias, se torna uma das mais belas histórias da literatura nacional: Com cheiro de mar e deixando os leitores com a cabeça nas nuvens...

Lina DC 05/04/2013

Fica claro desde a primeira linha escrita pela autora, o amor que ela nutre pelas sereias, seres míticos sedutores e irresistíveis. Além disso, os cenários escolhidos para o desenvolvimento da trama e algumas semelhanças com a autora, não são simples coincidência. E é nesse clima de inevitável sedução que a Mirella Ferraz envolve os leitores, através da misteriosa Coral. E se tudo o que você mais desejasse fosse ter um filho, e isso não fosse possível? Um evento misterioso ocorre com Marina e Tom e eles se tornam pais, e terão suas vidas alteradas para sempre por Coral.
Desde o início do livro, temos a visão dos fatos do ponto de vista de Marcelo. Marcelo tem o primeiro contato com Coral em sua adolescência e irá se apaixonar por ela desde o primeiro instante. Na narração é possível sentir a pureza desses sentimentos, o primeiro amor, a paixão, a alegria e a tristeza que compartilham e também as descobertas que ambos irão realizar ao perceber que Coral é especial.
O livro traz as histórias sobre sereias de diversas partes do mundo: lendas, paixões e desastres que envolvem esse ser mítico. Com uma escrita leve, divertida e apaixonante, é difícil não se encantar pelos personagens, sofrer com eles e aguardar ansiosamente pelas decisões que Coral e Marcelo terão que tomar.
Um único detalhe deixou a trama a desejar na minha opinião: eu gostaria que o livro fosse mais interativo, com mais diálogos e menos reflexões.
Quanto a revisão, diagramação e layout a obra não deixou a desejar. Sim, eu encontrei um ou outro errinho de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura. A capa é linda, totalmente fluida e tem um ar sereno. Achei que combinou com a trama.