The Awakening

The Awakening L. J. Smith

Resenhas - The Awakening and The Struggle

ju.navalon 28/08/2021

Série de TV x Livro (??)
Que livro lento! Comparado a série este livro é uma bosta! Não sei se continuarei a ler. Como uma amante da série de TV, fico extremamente tentada a ler a continuação, mas com essa escrita horrível, é difícil de se convencer. Que texto lento, tantas coisas descritas por milissegundos e tantas coisas corridas! Um livro para encher linguiça. Praticamente sem conteúdo algum. Não cria-se afeto nenhum pelos personagens, somente raiva. Nenhum personagem é realmente aprofundado, não conseguimos nos conectar verdadeiramente com a história. Esperava muito mais, completamente decepcionada. Teve poucos momentos no livro que senti vontade de ler o segundo, mas com no máximo dois capítulos inteiros que realmente gostei, duvido que irei ler a continuação. Estou frustrada sentindo que perdi meu tempo.

alaskadinha 27/12/2020

difícil. se for comparar com a série, o livro perde e é de lavada.

Borboletas no Casulo 06/03/2020

Deixa a desejar.
Li o livro, a trilogia, na verdade, esperando que algo acontecesse, mas os livros são extremamente arrastados, os acontecimentos são desprovidos de emoção.
Fraco de um jeito que nem consigo explicar.
Para quem assistiu a série, como eu, chega a ser decepcionante.

Coruja 31/07/2010

Para ler: Os diários do Vampiro
Alguns de vocês provavelmente já assistiram a série baseada nesse livro, que estreou na Warner semana passada (mas eu já assisti até o sexto episodio, cortesia dos links para download na rede, é claro). Vamos começar então nossa discussão de hoje por um pequeno aviso...

Se você - como eu - estiver assistindo a série e ficou curioso em saber como acaba (já que só tem capítulo novo uma vez por semana e é mais fácil e rápido se for direto à fonte)... esqueça a possibilidade de fazê-lo com os livros. Exceto por alguns pontos, tais como os nomes dos personagens e quem é vampiro ou humano, as duas histórias não têm quase nada em comum.

Feita essa observação, que fique claro que não estou dizendo que a série é uma grande porcaria ou coisa do tipo. Caso não tenham prestado atenção, ela é baseada na obra de Lisa Jane Smith, não é uma 'adaptação' fiel dos livros.

Por cima, a essência da história é a seguinte: temos dois irmãos, ambos vampiros, que, por terem, no passado, se apaixonado pela mesma mulher, se odeiam.

Stefan, que é quem escreve o diário, é torturado por sua natureza, dia após dia lutando contra o desejo de sangue. Ele é pura gentileza, um verdadeiro cavalheiro em cada possível aspecto.

Damon, por sua vez, é instinto e sedução. Cínico, egoísta, ele faz aquilo que quer, sem se importar com as conseqüências, transformando todos ao seu redor em peças dentro do seu jogo.

Ambos se apaixonaram por Katherine, que era uma vampira. Ela, por sua vez, gostava dos dois, de forma que decidiu por transformá-los - a ambos - para que fossem seus companheiros para o resto da eternidade.

Infelizmente, os dois irmãos não gostavam muito da idéia de dividir a namorada, de modo que a história meio que terminou em tragédia. No livro, Katherine se suicida e os dois irmãos se matam... para então acordarem na cripta da família, já transformados.

Anos e anos depois, Stefan, tentando recomeçar a vida (ou não-vida, se formos ensar direitinho), dá de cara com Elena, uma garota que é exatamente a cara de sua amada Katherine.

E, claro, é aí que começam os problemas.

Essa é a linha, por assim dizer, essencial, da história, tanto na série quanto nos livros. De resto, como já disse, são narrativas muito diferentes. Para começar Stefan e Damon são italianos no livro, tendo sido humanos à época renascentista, em Florença. Já na série de TV, ambos são um pouco mais novos - apenas 145 anos de idade - e eram, originalmente, da cidade de Mystic Falls (onde toda a ação ocorre), tendo vivido a Guerra Civil nos EUA (e Katherine morreu queimada na Igreja da cidade, numa das batalhas).

Vou parar por aqui, antes que eu comece a fazer uma lista das diferenças entre ambas as mídias (mas, se quiserem, eu faço depois). Em vez disso, vamos ao que há de importante, o que eu achei de Vampire Diaries.

Já falei um bocado de Lisa Jane Smith aqui no Coruja, e bem antes de começar a sair informações sobre ela aqui no Brasil (até uns três meses atrás, se você digitasse o nome dela no google, praticamente só apareciam links em inglês). Gosto da forma despretensiosa como ela escreve - ela prende nossa atenção, ela nos surpreende e ela nos faz, às vezes, até torcer pelo vilão.

Smith criou muitos bons personagens, especialmente nos nove volumes da série Night World. Mas eu a achei meio fraca em Vampire Diaries.

Talvez isso se deva ao fato de que li apenas o primeiro livro, e ele termina completamente em aberto. Bem, vou ler o segundo ainda essa semana (minha versão é a em inglês, com os dois primeiros livros num único volume) e talvez me anime mais, até porque Damon realmente não integra muito da história em O Despertar.

A série, contudo, me conquistou, especialmente pelo contraponto na relação entre os irmãos Salvatore. Tive algumas intensas crises de riso. Inesquecível o diálogo de Damon e Caroline no quarto episódio, em que ele aparece folheando Crepúsculo:

Damon: O que essa Bella tem de tão especial? Edward está tão vidrado.
Caroline: Precisa ler o primeiro livro antes. Assim não faz sentido.
Damon: Ah, eu sinto falta da Anne Rice, ela estava tão certa.
Caroline: Por que você não brilha?
Damon: Porque vivo no mundo real, onde vampiros queimam no Sol.
Caroline: É, mas você sai no Sol.
Damon: Tenho um anel. Ele me protege. Longa história.
Caroline: Essas mordidas vão me transformar em uma vampira?
Damon: É um pouco mais complicado que isso. Você tem que se alimentar do meu sangue, então morrer, então se alimentar de um humano. É todo um processo... Esse livro, aliás, está todo errado.

A bem da verdade, há um bom bocado de coisas que a Meyer parece ter tirado diretamente da Smith. Sim, vocês leram certo. Se houve ou não inspiração de uma parte a outra (ou plágio, a depender do ponto de vista), foi da autora de Crepúsculo, porque Vampire Diaries data do início da década de 90 (foi redescoberto agora com a febre vampiresca, mas é quase mais velho que meu irmão).

Quem tiver a curiosidade de ler vai perceber essas certas semelhanças, como na cena em que Stefan demonstra sua força para Elena, de forma a que ela entenda que ele é um caçador, e ela, a presa.

No aspecto vampire angst-ridden, ninguém ganha de Edward Cullen, é claro. O Stefan é bem mais pró-ativo que Edward, ele não fica se comprazendo em sua miséria indefinidamente.

Como eu já disse antes, um dos pontos altos é a relação e o contraste dos irmãos, que têm em comum apenas o amor por Katherine/Elena. Damon pode ser selvagem e totalmente devotado ao seu instinto predador em muitas partes, mas ele também é capaz de demonstrar ternura; da mesma forma que Stefan é capaz de agir no típico pensamento maquiavélico de que os fins justificam os meios.

A série ainda está longe de terminar, seja em sua forma televisiva, seja em livros. Ao término da trilogia original (e, se você quer mesmo saber, Elena se torna vampira ao final do segundo volume e Katherine reaparece viva no terceiro...), diante da insistência dos fãs, a Smith decidiu escrever uma nova trilogia, cujo segundo volume deve chegar em março do ano que vem.

Não sei se me animo muito com essa segunda trilogia... Pelo pouco que li em resumos da história, Elena vira vampira, morre, retorna como anjo, depois desaparece de novo para então voltar como humana, enquanto Stefan sai à caça de uma cura e aparecem uns insetos carnívoros e japoneses e uma raposa kitsune e... hein?

Enfim, a coisa tá meio enrolada e eu não sei se essa imensa mistura dá algo palatável. Mas vamos ver, não é? Quando eu terminar o segundo livro, vou encomendar o outro volume com o final da primeira trilogia e o início da outra.

Até lá... Divirtam-se!
Kamilla.Petrova 16/07/2021minha estante
Tem em português ??

Coruja 16/07/2021minha estante
Kamilla, na época em que li, só tinha em inglês. Mas isso foi uns dez anos atrás? lembro de ter visto a tradução dele em livrarias, mas não sei dizer se ainda tem em catálogo ou se saiu de circulação.

Coruja 16/07/2021minha estante
O nome desse volume em português é ?Diários do Vampiro - O Despertar?

Sol 15/11/2021minha estante
sinceramente não gosto nem um pouco dos livros

Yas 14/05/2010

amor com suspense, ui !
Na primeira parte é tudo um mar de rosas né.. hahahaha, sempre assim... Elena é uma menina muito possessiva, quer sempre tudo envolta dela, ganha as coisas de mão beijada.. invejada por todos, super popular, até que apareçe Stefan em sua vida.. Abre mão de qualquer coisa só pra poder ficar com ele.. toda ajuda que ela tem, todo plano que ela faz é demais hahahah, até que finalmente eles ficam juntos, mas no começo tudo é muito estranho, e quando abre o jogo fica LINDO.. impossivel não se apaixonar pelo Stefan... hahahah.. Damon, SUPER SEXY hahaha, você realmente imagina ele com aquela cara de sínico, aqueles sorrizinhos maléficos que ele faz; ele pode parecer super possessivo no começo quando ele apareçe a primeira vez, ok.. mas o que ele faz pela Elena no final da segunda parte, realmente é de se admirar, mas essa admiração acaba rapidinho... he he he.. algumas parte do The Awakening lembram muito crepúsculo, mas não podemos nem sonhar em dizer que um copiou o outro né.. cada um tem sua história e seu drama ! Ja no The Struggle, começa a ficar com o suspense da historia e no final preste muito bem atenção, por que se não... perde todo o sentido da historia e os outros livros vc não vai entender nada hehehe! é lindo, eu amei e SUPER RECOMENDO para as pessoas que adora livros de vampiro :)

Carolzita Color 08/03/2010

Sou mais da série...
Esse livro é bom, mas por incrível que pareça, a série que passa todas as 5as feiras na Warner Chanel é bem melhor!!!A história é diferente, beeem diferente por sinal.

Letícia 15/02/2010

Uma temática um tanto quanto clássica atualmente. Vampiro apaixonado por mortal. No caso, dois vampiros apaixonados por uma mortal.
A protagonista Elena não me interessou, insossa demais para o meu gosto. Stefan, o parzinho bom dela menos ainda. Tão chato quanto o Edward, talvez mais.
Em contrapartida, Damon, o irmão malvado, é milhares de vezes melhor. Com toda sua maldade, seu perido e sensualidade, ele conquista não só a protagonista, mas também os leitores.
Mesmo assim, não é um bom livro. O enredo é sem graça, apesar de ter uma mitologia bem mais plausível do que a de Crepúsculo.

LI 31/12/2009

O despertar
he o primeiro livro da série de vampiros da escritora Lisa Smith
conta a história de 2 irmãos q se apaixonam pela mesma garota.
Stefan Salvatore o irmão mais novo e Damon Salvatore,mais o que eles
ñ imaginavam era q Katherine era uma vampira, e ela queria os dois para si.Ela acaba transformando os 2 em Vampiros mais c desanima ao ver q eles se odeiam.Então ela tem um plano forja a própria morte para q eles
se arrependam e façam as pazes.Mais isso ñ acontece.Eles tem uma briga um começa a culpar o outro pela morte de Katherine e eles acabam se matando e se tornando vampiros eternamente.
Muitos anos se passam e Stefan retorna a sua cidade natal
Fell church em busca de paz e tenta ser cmo um ser humano normal.
Ele c alimenta apenas do sangue de animais,diferente de seu irmão Damon q c torna cada vez mais forte bebendo sangue de humanos.
Ele c matricula na escola Roberth lee e lá conhece Elena Gilbert uma adolescente q é igual a Katherine.Mais com o tempo e convivência,ele percebe q Elena é so parecida com Katherine apena na aparência pois ela possui um gênio completamente diferente.Os dois c apaixonam assim q se encontram pórem Stefan teme por Elena ele ñ quer q ela descubra q ele é uma vampiro e ñ deseja machuca-la.
Mais com o passar do tempo Elena descobre o segredo de Stefan e conhece Damon,q tbm c apaixona por ela e quer transformá-la na sua "princesa das trevas".
O livro termina com o desaparecimento de Stefan e Elena pensa q é Damon q o machucou e ela acaba se encontrando com ele no cemitério.

fim

Lara 30/11/2009

Adorei! Realmente as comparações com crepúsculo conferem, mas só que vampire diaries é mais ousado e tem uma 'mitologia' mais coerente com o normal em histórias de vampiros. E achei incrível o sacrifício que Stefan tem que fazer (manter-se mais fraco e pouco capaz de proteger Elena) em troca de ser bom (não matando pessoas). E o esforço que Elena faz para protegê-lo (não contando todas as afrontas que Damon faz a ela) pois ai se Stefan soubesse... Adorei totalmente. As cenas de ação são de tirar o fôlego e se equilibram bem com as cenas mais paradas.

Ruth , 07/08/2009

Me lembra muiiito 'crepúsculo',mas mesmo assim ainda é bem diferente...

ameii♥ o final foi sensacional!to doida pra saber oq vai acontecer!!

Juliana 21/07/2009

O Despertar e A Luta
O "Awakening" parece bastante com Crepúsculo. Por um momento eu achei que Stephanie Meyer plagiou a L.J. Smith! kkkkk...Mas no decorrer das histórias, elas acabam tomando rumos diferentes. Em "Struggle" a história "twilight" acaba de vez e Elena se vê dividida entre ódio e amor entre dois irmãos Vampiros (Stefan e Damon). O livro termina bem na hora da luta final e já estou louca para ler a continuação "The Fury".

A CW vai lançar o Seriado "The Vampire Diaries" com algumas modificações. Espero que valha a pena assistir.

Dalila 23/06/2009

Interessante, pois é igualzinho ao Crepúsculo, só que foi escrito antes.

A narrativa do Crepúsculo prende mais a atenção e o Edward é mais interessante que o Stephan (que eu achei muito devagar, aliás, achei o Damon - o irmão malvado - bem melhor!).

Márcia 13/06/2009

No início achei um absurdo de parecido com Crepúsculo, mas devo admitir que no decorrer da história mudei de opinião, é diferente!
Stefan é um fof's e eu gostei mais de Elena que de Bella. [ não gosto da Bella mesmo ! ]
enfim, vale muito a pena!!