Borderline

Borderline Mauro Hegenberg

Resenhas - Borderline - Vol. IV

Marcelo 28/03/2024

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Livro bem curtinho sobre o Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL), também conhecido como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), abordado à luz da Psicanálise, destacando sua complexidade e impacto na vida dos indivíduos afetados e daqueles ao seu redor. O autor inicia contextualizando a história da categoria de estado-limite ou fronteiriço, situando esse conceito nosográfico na contemporaneidade e ressaltando a diversidade de usos do termo na literatura psicanalítica.

Partindo das contribuições teóricas de renomados psicanalistas como Otto Kernberg, Jacques Lacan, Jean Bergeret, André Green e D.W. Winnicott, bem como da clínica do próprio autor, são examinados os critérios para o diagnóstico desses estados fronteiriços e as particularidades da clínica desses pacientes. O TPL é descrito como um transtorno grave caracterizado por desregulação emocional, extremos de pensamento, impulsividade, comportamento suicida, medo de abandono, manipulação emocional, e sentimentos crônicos de vazio e raiva.

O livro destaca que o TPL afeta significativamente todas as áreas da vida do indivíduo, gerando prejuízos tanto para o próprio paciente quanto para as pessoas ao seu redor. Os sintomas geralmente surgem na adolescência ou no início da fase adulta, persistindo ao longo da vida, o que pode representar um desafio tanto para os pacientes quanto para seus familiares e terapeutas.

É ressaltado que as perturbações causadas pelo TPL afetam negativamente várias áreas psicossociais da vida, incluindo relacionamentos interpessoais, desempenho no trabalho e na escola. Tentativas de suicídio e suicídio consumado são possíveis resultados sem os cuidados e a terapia adequados. Além disso, o texto destaca que estudos apontam uma possível relação entre infância traumática e predisposição genética como fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno.

Para facilitar a compreensão o autor entrecruza a teoria com um caso clínico, o que nos permite mais facilmente entender como o sintoma surge na clínica e como trata-lo.

Super recomendo a leitura para quem não é da área. E para quem é da área, ressalto como um livro essencial para tratar pacientes Borderline ou mesmo para não cometer diagnósticos errôneos.

Rodrigo 07/01/2015

Essencial
Para quem quer conhecer Borderline sob a luz da psicanálise, é um primeiro passo muito justo.

Felipe1067 26/12/2022

Curto e Introdutório
Um livrinho curto e de leitura rápida que apresenta os principais conceitos sobre o TPB do ponto de vista do profissional de saúde.
Excelente para quem quer ter um primeiro contato com essa condição, ou para quem recebeu o diagnóstico e quer se entender um pouco melhor.

saulocruz 24/03/2022

Concisão, objetividade e clareza
Livro muito esclarecedor, de leitura fluída, linguagem concisa e objetiva, com alguns exemplos de casos. Faz um bom diálogo entre a clínica psicanalítica do bordeline e a clássica clínica psiquiátrica, apresentando conceitos, classificações, sintomatologia, interações para além da abordagem clínica e uma interessante exposição dos principais teóricos sobre o tema.

site: https://www.doctoralia.com.br/saulo-cruz-rocha

claudio.louzd 27/05/2023

Psicologia Psicanálise Transtorno da Personalidade Borderline Psicoterapia
Obrigatório para quem é do ramo e, especialmente, quem atende pacientes border.
Dá uma ótima visão do quadro. O Mauro é fera.
Livro obrigatório para quem atende, mesmo que não coloque pacientes Border no leque de atendimentos (você pode estar atendendo um e não saber).
É acessível a leigos, creio eu. É objetivo, claro, contextualizando as informações. Enfim, uma baita obra desse psicanalista que conheci em participações no ESIPP, onde faço formação.