Falando Tupi

Falando Tupi Yaguarê Yamã

Resenhas - Falando Tupi

Stephanie214 23/09/2023

A língua tupi guarani
O livro do autor Yaguarê Yamã que é filho do povo Maraguá nos mostra um pouco sobre os indígenas com o texto em português brasileiro e na língua tupi guarani falada pelos povos indígenas, assim vemos como no Brasil existem várias línguas tão bonitas que não temos conhecimento ou eles são apagados da história do país.
Achei muito legal o livro ser em duas línguas diferentes e que são parte da nossa história, além de descobrir que várias palavras da nossa culinária, frutas, peixes, animais, árvores, rios, cidades e pessoas são de origem tupi como: tapioca, canjica, moqueca, abacaxi, cupuaçu, jaboticaba, pacu, baiacu, guaxinim, cutia, tatu, Itajubá, copaíba, piranheira, Jari, Guaporé, capim, itapiranga, Niterói, Camboriú, Cauê, jurema e Araci. Além de conter também uma cantiga com palavras tupi.
Muito bom para aprender um pouco sobre a cultura indígena que deveria ser mais respeitada e admirada em nosso país.

Camila.Nunes 23/08/2023

O Tupi, os indígenas e o Brasil
A língua tupi-guarani é uma das línguas faladas pelos povos indígenas e muitas das palavras brasileiras são inspiradas nesta língua nativa de povos indígenas brasileiros. Neste livro, de forma ludica, com uma linguagem pedagógica, o autor e o ilustrador trazem para as crianças e os adultos alguns termos utilizados na língua portuguesa aqui no Brasil.

oariellucas 19/12/2021

PERFEITO APENAS PERFEITO
Ele é escrito em tupi e em português, explica várias coisas da nossa cultura que vieram dos indígenas e da pra aprender muito culturalmente com ele. Amei.

Larissa 24/03/2020

Para aprender!
Adoro livros que traz como temática o Tupi, nos brasileiros temos muito dessa cultura. É a nossa cultura, nossa historia. É ótimo aprender. Super recomendo.

><'',º> 19/12/2019

Falando Tupi é uma iniciação ao universo da língua que falavam os que habitavam Pindorama antes de sua descoberta pelos portugueses. Uma forma divertida de apresentar às crianças um pouco da origem das palavras faladas e escritas pelo nosso povo.

Texto extraído do livro

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

"M'baé-etá nde re kuáb pamé. Nde re kuáb ikobé m'baé. Nde re kuab oré ikobe katupiry supé, nde re valorizar yané r'etama ikusaba supé."

Não entendeu? Então você precisa ler esse livro. Nele, além de descobrir o significado dessas frases, vai aprender - entre outras coisas -, que boa parte do que falamos em português, aqui no Brasil, tem origem na língua tupi. E que é fundamental conhecermos a cultura indígena para descobrirmos mais sobre todos nós: brasileiros.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788534704830