Bom Crioulo

Bom Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

Colaço 22/03/2024

O passado recente.
É impressionante como as mesmas questões do passado se repetem infinitamente até os dias atuais. Os sentimentos, desejos, traições, paranóias. É um livro ousado! Além de retratar bem os castigos físicos e um pouco da cultura da época.

zeqhugo 13/03/2024

O que poderia ser.
O início é bom, ótimo. A rotina na corveta é dura, realista e ao mesmo tempo oferece uma visão do trabalho livre brasileiro que pouco se fala. Ah se o livro inteiro fosse sobre as histórias na corveta. Ah se o livro inteiro fossem as descrições e ótima contextualização. Ah se o livro inteiro fosse uma desculpa para aprender. Mas é, é até os seus primórdios acabarem, e depois encara um romance que não tem desculpa para ser assim, não importa a época.
Uma coisa é inovadora, a ideia do "the prettiest boy in the world", que parece bem notável aqui. Um jovem tão lindo e com características femininas que traz o pior de todos que o rodeiam. Ou talvez essas eram só as impressões que o bom tinha do grumete, visto como o mesmo era sim um predador.
Gosto de coisas que me incomodam, mas esse livro fez só isso, incomodar. Fica óbvio depois de um tempo. Mas gosto que é um unreliable narrator.

nani 17/02/2024

Interessante
Para um livro do século 19 a leitura é bem fluída, a história não é como eu imaginei. acabei pegando um spoiler do final kkkkkj e achei q seria mais detalhado, até pq, os detalhes são características do estilo naturalista, o escritor podia ter explorado mais isso.

por ser de 1800 e pouco é cheio de esteriótipos e pré conceitos. achei bem real e fidedigna a maneira como o escritor abordou aqui certas coisas

é um livro interessante, e tem muitos tópicos a serem debatidos

Gregory.Faguaga 07/02/2024

Li praticamente metade dele enquanto esperava uma consulta no médico fiquei tão preso na história que quase me esqueci do mundo ao meu redor Eu gostei muito e para quem quer começar a ler clássicos eu acho que é uma boa pedida não é tão difícil de entender as palavras aqui ditas

eeemaria 21/01/2024

Puta crítica social foda
Caminha retrata de uma forma tão única tudo que se passa na cabeça de Amaro, um homem negro e gay com diversos problemas? (do jeito que a clínica gosta) E o mais surpreendente é notar as atitudes dele não é algo singular e conseguimos observar em toda a nossa sociedade. Seja o medo, tristeza, violência. etc.

Às vezes observo esses comportamentos nos meus tios e vejo como destruíram o nosso psicológico com essa questão de raça, maluquice

Enfim, Fanon explica.

Amei o romance lgbt, uma pena que acabou em tragédia.

Mauricio.Chichinel 21/01/2024

É preciso considerar o período histórico.
O livro é bom, mas é meio difícil não problematizar, por isso, é sempre importante colocar na cabeça que esta história é do século XIX.

De um lado, temos um amor proibido, um personagem obsessivo e abusivo. Do outro, um outro personagem carente, tóxico e que usa disso pra ter sempre alguém o paparicando. Surge um terceiro elemento que também só pensa em si mesma.

A leitura é meio termo. Temos horas muito boas, mas ao mesmo tempo uns parágrafos arrastados e descrições longas. A linguagem não é fácil, mas é interessante ver como eram tratados os gays e negros no século passado. O que salva nisso tudo é que o livro é curto.

A pergunta que fica é: ?você indicaria esse livro?? E eu respondo que ?sim?, pois mesmo se você não gostar, claramente vai ter absorvido algo.

gabriel2752 11/01/2024

Esse livro foi tão bem eloborado no que se refere à escrita que nas minhas atualizações só consegui transcrever alguns trechos que me deixaram bobo com a forma como Adolfo descreve os sentimentos - ou instintos - dos seus personagens.
É muito evidente e interessante de perceber que sempre, em quase todas as ocasiões, que afloram sentimentos, ou apenas em descrições introdutórias de alguns personagens, há associações com comportamentos animalescos - naturalismo por óbvio. E isso nos guia para uma leitura que é difícil ver esses personagens e sentir apreço por eles, já que são muito envoltos nesses instintos animais, além da clara reação desses ao seu meio, influenciando-os o máximo que pode.
Dito isso, tadinho do amaro meu deus ele é um coitado fruto da escravidão que consegue sua liberdade na marinha fazendo trabalhos braçais pesados e conhece e se apaixona pelo aleixo que TRAI ele e HUMILHA ele com uma pessoa q é muito importante pro Amaro dona carolina sua cretina

carlinhxz 30/12/2023

Incrível o trabalho detalhado e minucioso que o autor fez em relatar a atração romântica entre dois homens no Brasil império!

coragem lançar um livro tão disruptivo nessa época. Adolfo Carminha realmente a frente de seu tempo.

Eduardo Emerick 28/12/2023

Trata-se, provavelmente, do primeiro romance brasileiro envolvendo a temática LGBT. Sendo da era naturalista, é de se esperar tragédias e fatos cotidianos de uma vida bem real.
Gostaria de outro fim, mas entendo a cabeça do escritor.
Maravilhoso Adolfo Caminha!!! Sou um grande fã de sua obra.

Yohan8 27/12/2023

O Wattpad salva vidas e eu posso provar
Eu estava na minha, vendo o perfil do Wattpad Clássicos até que vi esta maravilha aqui.
O contexto histórico de uma época escravocrata, racista, e de "brinde" denúncia do escritor sobre o que acontecia na marinha envolta da "Revolta da Chibata" faz esse livro merecer ser um dos revolucionários brasileiros.
E para mim a leitura foi tão fluida que devorei este bagulho em umas horinhas.

Lana310 08/12/2023

Um livro que li meio que por obrigação, não foi uma leitura prazerosa (muito pelo contrário rsrs) mas a complexidade do sentimentos e emoções dos personagnes principais me intrigou o que deixou o livro mais interessante

wild.ivy 03/12/2023

Temas importantes!
"Bom-Crioulo" é uma leitura interessante quando levamos em consideração que foi uma das primeiras obras brasileiras a retratar a homossexualidade abertamente. De um lado temos Amaro, o "Bom-Crioulo", e do outro Aleixo, um rapaz de 15 anos (sim!) por quem Amaro passa a nutrir um "amor" com pitadas consideráveis de obsessão. É uma história trágica, cheia de amargura, violência e ódio, impulsos que vão se tornando cada vez mais presentes em Bom-Crioulo, conforme sua relação com Aleixo vai se despedaçando. Por outro lado, a história também é permeada por críticas contra o sistema escravocrata, seguindo os pensamentos do autor.
Pelos temas abordados e pela poética escrita de Caminha, vale a pena, embora a narrativa tenha deixado a desejar, com um final súbito, confuso e muito ?????

J.Vitor 26/10/2023

Eu raramente leio clássicos, mas vez ou outra costumo me aventurar, e esse aqui me surpreendeu, tendo uma premissa pouco comum, considerando a época em que foi lançado. Inicialmente eu senti uma familiaridade com o personagem, tendo uma vida miserável e fugindo para conseguir algo melhor, só que conforme foi passando, algumas atitudes dele me deram certos gatilhos, e meio que peguei uma certa antipatia, mas não nego que todos aqui foram excepcionalmente bem trabalhados. A leitura é fluida, rápida, um pouco complexa (devido aos termos rebuscados e antigos), mas eu amei a experiência de conhecer essa história, o final me entristeceu e revoltou, mas posso dizer que é um livro para aprender e refletir, indico.