Revista Espírita - Ano I - 1858 - vol. 1

Revista Espírita - Ano I - 1858 - vol. 1 Allan Kardec

Resenhas - Revista Espírita - 1858 - vol. 1

Andy 09/11/2023

Uma vez ouvi um palestrante espírita dizer que a Revista Espírita foi o grande laboratório de Kardec. A sensação é bem real! Experimentações e estudos e reflexões a respeito da Doutrina que acabava de nascer. Casos interessantes, leitura agradável, excelente para estudo. Amplia demais o entendimento espírita e espiritualista!

Rodrigo 14/08/2022

Primeiro ano da Revista Espírita
Coleção de todos os artigos que saíram no primeiro ano do periódico de 1858. Várias histórias interessantes e muito conhecimento também, é claro.

Danilo Barbosa 07/06/2022

Sensacional
Indispensável para quem estuda o Espiritismo, complementando as obras básicas e em muitos casos até superando (muitos assuntos foram conclusivos apenas em suas páginas). Lembrando que a coleção da Revista Espírita está distribuída em 12 volumes, abrangendo os anos de 1858 a 1869.

eduanton 18/04/2022

Excelente
Riquíssima fonte histórica de fenômenos, da filosofia e da ciência espírita . Muito bom!
Adorei ler. Leitura fácil e agradável, podendo-se notar como o eminente codificador da doutrina espírita recebeu e analisou respostas dos Espíritos.

jumorgensten 21/09/2021

O mesmo é um compilado do ano inteiro de publicações da revista na época, ou seja, começando por 1858 e só terminando em 1869, ano de desencarne do codificador espírita.

Ao todo, a obra possui 12 capítulos (sendo os 12 meses do ano) com vários subtópicos dentro, além da apresentação da Feb, notas do tradutor e depois as explicativas.

Inicia tendo uma introdução e depois começa a discorrer sobre os mais variados assuntos mediúnicas e da Doutrina em si como as diferentes naturezas de manifestações e os modos de comunicações, respostas dos espíritos, manifestações físicas, evocações particulares, os médiuns julgados, visões, história de Joana D´Arc, as diferentes ordens dos espíritos e suas escalas, espíritos errantes ou encarnados, conversas do além-túmulo, pluralidade dos mundos, Júpiter e alguns outros mundos, a fatalidade e os pressentimentos, magnetismo e espiritismo, o Espiritismo entre os druídas, teoria das manifestações físicas, o orgulho, metades eternas, Mozart, confissões e morte de Luis XI, teoria das manifestações físicas, a preguiça, conversas familiares de além túmulo, o suicida da Samaritana, os banquetes magnéticos, a descoberta fotográfica, o tambor de Beresina, a caridade, propagação do Espiritismo, os gritos da noite de São Bartolomeu, os talismãs, os problemas morais, obsediados e subjugados, o magnetismo e o sonanbulismo, questões de Espiritismo legal, fenômenos de aparição, polêmica espírita, médium pintor, independência sonambúlica, uma noite esquecida, aparições, o médium vidente Sr. Adrien, fenômeno da bicorporeidade, sensações dos espíritos, o papel da mulher, a bela cordoeira e monomania.

Assim como nas obras da codificação, Kardec vai misturando explicações dos estudos e descobertas em andamento com histórias de espíritos desencarnados. Tanto é que algumas edições de julho destacaram o surgimento das questões das fotografias, como diferenciá-las e se as mesmas eram de fatos reais ou não. Com o passar do tempo, as páginas também deram lugar a respostas de Kardec sobre o que se estava sendo comentado sobre o Espiritismo naqueles tempos. Literalmente um canal oficial de antigamente. Hoje em dia, Kardec criaria vídeos no Youtube e reels dando a sua visão e respostas sobre a opinião de alguém.

As histórias dos amigos espíritos desencarnados variam bastante e abordam pessoas conhecidas e totalmente desconhecidas, culturas diferentes e n estágios de entendimentos dos comunicantes. A narrativa que mais me chamou a atenção foi da viúva de Malabar denominada Fatimah, onde a mesma foi queimada em cima do corpo do marido na Índia e tinha perdido total a noção do tempo. É uma comunicação tão simples, singela e, ao mesmo, tão profunda e cheia de significados.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa, independente da sua intenção com a obra. É um ótimo livro para estudo somente dele ou complemento com algum outra da codificação.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/09/21/revista-espirita-1858-allan-kardec

Jhonatan108 17/09/2021

A o livro é o conjunto de revistas mensais do ano de 1858, apresenta como umas ótima é indispensável proposta para os estudantes da doutrina , apresenta diversos casos reais e observados nos mais diversos locais do mundo. Apresenta também comunicações fantásticas obtidas na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas .
O volume é um pouco grande o que as vezes pode causar uma certa fadiga , porém nada que seja de muita relevância.

Gui 07/03/2021

Impprtantíssimo
Revista Espírita é o documento mais completo sobre como foi feita a Doutrina Espírita.

Fe Sanches @literahealing 19/02/2021

Para aqueles que estão estudando o espiritismo como eu, as revistas espíritas são extremamente necessárias e agregadoras, com um modo de explicar muito mais informal do que os livros, o que causa um maior entendimento.

Lais 23/11/2020

A revista espirita se trata de um periódico mensal, com início no ano de 1858, publicado sob a responsabilidade direta de Allan Kardec, codificador da Foutrina Espirita. Ele desencarnou em 1969, o que não colocou fim a revista.

Poode ser considerada um complemento ás obras básicas e sua leitura se faz de suma importância, apesar de serem poucos os espiritas que a estuda. Em suas páginas podem ser encontrados diversos assuntos a luz do espiritismo, desde a fenomenologia mediúnica, dissertações cientificas/filosoficas, até descrições da vida no plano espiritual e em diversos outros planetas e muito mais, que sao tratados e discutidos por encarnados ou desencarnados.