Revista Espírita - Ano II - 1859 - vol. 2

Revista Espírita - Ano II - 1859 - vol. 2 Allan Kardec




Resenhas - Revista Espírita - 1859 - vol. 2


4 encontrados | exibindo 1 a 4


HARRY BOSCH 22/07/2022

Estudos psicologicos
Publicada sob a responsabilidade direta de Allan Kardec até a sua desencarnacao, o periodico mensal foi uma tribuna livre,na qual sondava a reação dos homens e a impressão do Espiritos a cerca da doutrina dos Espiritos.
comentários(0)comente



Danilo Barbosa 22/06/2022

Bom.
Indispensável para quem estuda o Espiritismo, complementando as obras básicas e em muitos casos até superando (muitos assuntos foram conclusivos apenas em suas páginas)
comentários(0)comente



eduanton 24/04/2022

Muito bom
Ótima fonte histórica sobre o desenvolvimento do Espiritismo nascente. Notamos os bastidores que auxiliaram Allan Kardec a sedimentar as bases de sua grande obra.
comentários(0)comente



jumorgensten 25/01/2022

Ao todo, são 12 grandes capítulos e, nesta edição, os estudos ficam mais em torno dos variados tipos de mediunidade, as vidas em outros mundos e a continuação das comunicações com os espíritos que foram importantíssimas para o contínuo entendimento da Doutrina Espírita e também da mediunidade e reencarnação.

Sendo assim, o primeiro capítulo fala sobre os médiuns videntes, conversas familiares de além túmulo, os anjos da guarda e aforismos espíritas. Indo para Fevereiro, temos os escolhos dos médiuns, os espíritos barulhentos, dissertação do além-túmulo, a infância e a correspondência.

Já em março, foi feito e divulgado um estudo mais aprofundado sobre os médiuns, os médiuns interesseiros, os fenômenos da transfiguração e um espírito travesso. Em abril, é comentado sobre o quadro da vida espírita, as fruades espíritas, o problema moral, a indústria e os sonâmbulos. Indo para maio, aborda-se as cenas da vida privada espírita, música de além-túmulo, Mozart e Chopin, mundos intermediários ou transitórios, ligação do espírito e o corpo e o O Livro dos Espíritos entre os selvagens.

Em junho, Kardec publicou sobre a intervenção da ciência no Espiritismo, conversas familiares de além-túmulo, o espírito Alexandre de Humboldt e Goethe, a princesa de Rébinine e o major Georges Sydenham. Indo para julho, estava sendo finalizado uma parte do ano social e, sendo assim, é publicado sobre o discurso de encerramento, o boletim informativo da Sociedade Pariense de Estudos Espíritas e também notícias da guerra, comunicações de espíritos importantes e o que é o Espiritismo.

Já em agosto, é falado sobre o mobiliário do além-túmulo, pneumatografia ou escrita direta, um espírito serviçal, Voltaire e Frederico. O mês 09 comenta-se sobre o processo para afastar os espíritos maus, a morte de um espírita e a intimidade de uma família espírita.

Em outubro é abordado sobre os milagres, o magnetismo, os médiuns inertes e as mesas volentes, em novembro sobre os médiuns sem saber, a alma errante, o espírito e o jurado e as advertências de além-túmulo. Por fim, em Dezembro, Kardec discorre sobre os efeitos da prece, doutrina da reencarnação entre os hindus e comunicações espontâneas obtidas em outras Sociedades Espíritas.

Durante toda a narrativa, o autor vai misturando explicações sobre a Doutrina Espírita e mediunidade com a prática propriamente dita, ou seja, com comunicações de espíritos que comprovam os estudos realizados na época.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa e reflexiva em muitas partes. É impossível de ler rapidamente porque são 513 páginas de puro conhecimento e aprendizado. Resumindo: Tudo é importante, ainda mais que Kardec já se encontra mais familiarizado com os estudos em si e, por isso, a escrita e as explicações fluem melhores. Você termina já querendo se jogar no próximo livro.

Não é uma obra para todos. Quem está chegando agora e resolve pegar esse livro para ler vai sair correndo certamente. É uma ótima dica para estudos ou complementação de algum tema que esteja sendo debatido ou estudado.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/01/25/revista-espirita-1859-allan-kardec
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR