Revista Espírita - Ano VI - 1863 - vol. 6

Revista Espírita - Ano VI - 1863 - vol. 6 Allan Kardec

Resenhas - Revista Espírita - 1863 - vol. 6

Andre 21/08/2018

A Revista Espírita é sempre um manancial de conteúdo, fundamental para entendermos o trabalho de Kardec durante a codificação, os estudos desenvolvidos e os enfrentamentos que os primeiros espíritas tiveram no início.

Sobre esse último ponto, é bastante elucidativo o artigo "Período da Luta". Neste, Kardec divide as fases do Espiritismo em 6, sendo que uma delas - a 4a fase - chamou de "Período Religioso", cujo seguimento, uma consolidação da anterior, culminaria no "Período de Renovação Social" (que, entendo, já seria próximo ao estabelecimento da Regeneração Planetária). Ou seja, salvo entendimento equivocado meu, também Kardec percebia o Espiritismo tornando-se uma religião no futuro - no seu sentido mais amplo - conforme o orbe e seus habitantes evoluíssem.

Vale a leitura do artigo acima e as duas mensagens seguintes, ditadas por Erasto. Evoca reflexões bem profundas, inclusive, sobre discussões internas acerca do entendimento do Espiritismo como Religião, bem como do posicionamento do espírita diante dos conflitos internos e dos "lobos em pele de ovelhas".

A revista como um todo é ótima, embora, neste volume, os artigos tratando das análises e comentários sobre os sermões dos religiosos da época e outros filósofos materialistas atacando a Doutrina tenham sido um pouco enfadonhos, confesso.

eduanton 01/10/2022

Nos bastidores da Codificação
Muito interessante ler os fascículos mensais da Revista Espírita nos primórdios do Espiritismo. As ásperas lutas para que a doutrina se desenvolvesse? é muito interessante acompanhar os bastidores da doutrina, ler textos que mais tarde figuram nas obras da codificação.