Desenvolvendo a excelência emocional

Desenvolvendo a excelência emocional Augusto Cury

Resenhas - Desenvolvendo a excelência emocional

Rafael 04/04/2013

Sensacional!
Olhando para o título desta obra imaginei em um livro que me auxiliasse a ampliar a minha capacidade intelectual mais rapidamente, ajudasse-me a melhorar minha concentração e desenvolver meu lado criativo. Não é bem isso o que acabei encontrando. Porém é uma forma de obter isso tudo, só que pelo lado emocional.

Nesta obra o Dr. Augusto Cury nos expõe alguns dos quarenta códigos da inteligência existentes, segundo ele. Mas nesta versão revisada e ampliada há os nove mais importantes para uma boa saúde mental. Para um melhor aproveitamento do conteúdo é necessário uma parcela de vontade por parte do leitor. É aquele velho chavão da psicologia: você precisa querer ser ajudado.

À primeira vista os códigos expostos podem parecer fáceis de decifrar porém não são. Tudo na teoria é mais simples do que na prática. Eu tive algumas dificuldades em entender o que dr. Cury quis passar. Em cada capítulo referente a esses códigos ele nos conta uma pequena história, nos passa as características de quem não a decifra e as possíveis vantagens de uma pessoa que o desvendou. Só na última página ele nos ensina alguns exercícios para treinamento. Talvez para uma pessoa que não tenha uma vida muito extensa não seja possível decifrar todos esses códigos e os outros que não foram selecionados para esta obra. Alguns deles só farão sentido quando enfrentarmos algumas dificuldades em nossa vida. Então este também será um livro para consulta quando necessário.

A minha leitura não foi muito dinâmica desta vez e nem pude acelerar pois fiquei com receito de perder algum conteúdo exposto. E entre um código e outro eu fiz pausas para reflexões com o objetivo de absorver o máximo possível e tentar exercitar-me um pouco, mesmo sabendo que não iria decifrá-los todos agora. Pensei também que esta obra tratava-se de um livro de auto-ajuda porém o autor explica que não é bem assim e esclarece que refere-se a um livro de ciência aplicada. O que faz sentido.

Apesar da maioria das pessoas pensarem (como eu pensei) que este livro seria uma espécie de trampolim para a superinteligência, serviu-me para um amadurecimento psicológico. E esse processo todo servirá de catapulta para o que tenho em mente.