O Brasil e a América Latina

O Brasil e a América Latina Manuel Correia de Andrade

Resenhas - O Brasil e a América Latina

Amêndoa 29/03/2024

Ruizinho
O livro quebra muito as expectativas, no péssimo sentido.
,Ele inicia com uma reflexão interessante sobre o que é América Latina, mas tudo se espreme em uma página e meia, ou seja, muito raso. Não bastasse usar uma metodologia que divide os países latino-americanos por suas dimensões territoriais - sim, isso mesmo que você leu - Andrade vai fazer isso para depois encher o leitor de um amontoado de dados sintetizados em um ou dois parágrafos. O livro não tem profundidade. E o Brasil? Não existe um Brasil e a América Latina, ele é explorado da mesma forma que todos os outros países, com apenas alguns parágrafos. Nas partes finais são exploradas algumas problemáticas que assolam os países latinos, mas da mesma forma como tudo fora feito, com a profundidade de um prato.

Dáf 31/05/2022

O Brasil e a América Latina
Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro foi bom em todos os sentidos. Ele vai sintetizar a formação social das nações latino-americanas desde a vinda dos primeiros europeus aos dias atuais.
Além disso, mostra tudo sobre os países da América Latina em seus múltiplos aspectos seja econômicos, demográficos e também sociais. Para quem quer conhecer sobre essa nação eu recomendo de olhos fechados. Ademais, foi uma leitura muito fluida e bem contextualizada mostrando de forma ?dinâmica? alguns conceitos e pontos importantes desses países principalmente no que diz respeito ao seu panorama histórico.