Chronicles of Avonlea

Chronicles of Avonlea L. M. Montgomery

Resenhas - Chronicles of Avonlea

Evy 01/06/2018

“Há pessoas para quem a vida nunca será mais que o jardim atrás da cozinha, e outras para quem será um palácio real com cúpulas e minaretes de contos de fadas.”
Talvez essa frase acima possa reunir melhor a ideia central desta coletânea do que quaisquer palavras que eu possa escrever nesta resenha. A Lucy se centra entre esses dois exemplos de ideais de vida para construir os doze contos presentes aqui. Contos que englobam cidadãos de Avonlea, East Grafton, Carmody, White Sands e seus arredores. Com menções à querida Anne Shirley e no caso de alguns inclusive participação.

1. The Hurrying of Ludovic (Apressando Ludovic) - 3 estrelas

Narrado pela querida Anne, este conto nos apresenta o tímido Ludovic Speed que após quinze anos de cortejar Theodora Dix não está mais perto de pedir sua mão em casamento do que era de se esperar. Com um plano arquitetado pela sagaz Anne, vemos o quanto o mais lento dos homens pode sim ser apressado a um requerido final feliz.

2. Old Lady Lloyd (A velha Senhora Lloyd) - 4 estrelas

Esse é o conto mais agridoce de todos, e o maior também. A velha Senhora Lloyd é um conto que nos mostra a volta da vivacidade de uma velha senhora diante de um encontrado propósito de vida: a certificação da felicidade de outro ser humano.

3. Each in His Own Tongue (Cada um em sua própria língua) - 5 estrelas

Diferente da atmosfera de revitalização de motivações encontrado nos anteriores contos, este conto faz muito jus ao seu título. Vemos aqui o quanto podemos ser instrumentos da benevolência de Deus de variadas formas, cada um em sua própria língua.

4. Little Joscelyn (A Pequena Joscelyn) - 3 estrelas

A volta da pequena Joscelyn em Avonlea, vista como uma criança muito similar à querida Anne, agora já uma mulher e famosa cantora de ópera que assume uma especial missão para uma particular senhora idosa: trazer a paz através da música.

5. The Winning of Lucinda (A Vitória de Lucinda) - 4 estrelas

Os Penhallows além de numerosos têm muitas histórias guardadas entre si, uma delas é da famosa rixa que fez Lucinda Penhallow e Romney Penhallow não se falarem por quinze anos apesar do amor existente entre ambos.

6. Old Man Shaw's Girl (A filha do velho Shaw) - 5 estrelas

Particularmente este conto me pareceu encantador, é um retrato lindo do amor entre pai e filha.

7. Aunt Olivia's Beau (O Pretendente da Tia Olivia) - 5 estrelas

Meu conto favorito desta coletânea.
Narrado por duas garotinhas, vemos a iminente volta de um antigo pretendente à vida de uma solteirona, a tia de ambas.
E este pretendente, Malcolm MacPherson, é quem comprou a casa da fofoqueira mais agradável de todas, Mrs. Lynde. Fiquei muito feliz de saber a história por trás dos novos moradores, além de ter sido tremendamente divertido acompanhar a corte deste casal.

8. Quarantine at Alexander Abraham's (Quarentena na casa de Alexander Abraham) - 5 estrelas

Relatando os inusitados acontecimentos envolvendo a irmã de Malcolm MacPherson para sua saída da vida de solteirice, a Lucy descreve hilariamente o quanto a improbabilidade do amor pode ser possível entre dois improváveis.

9. Pa Sloane's Purchase (A compra de Pa Sloane) - 3 estrelas

O que você faria se seu marido tivesse uma compulsão por leilões e repentinamente comprasse um bebê?!

10. The Courting of Prissy Strong (A corte de Prissy Strong) - 3 estrelas

Com uma decisiva participação da Anne, A corte de Prissy Strong relata o quanto a submissão de uma pessoa a outra pode ser prejudicial para a própria felicidade.

11. The Miracle at Carmody (O Milagre em Carmody) - 4 estrelas

Como o próprio título diz, aqui é descrito a ocorrência de determinados milagres em Carmody: a cura de uma imobilidade, a cura da mania de fazer traquinagem de um certo rapazinho e a cura da maculada fé de uma certa Judith Marsh desgastada pelas ocorrências ruins da vida.

12. The End of a Quarrel (O fim de uma rixa) - 4 estrelas

Questões gramaticais realmente são muito importantes, tão importantes que conseguem inclusive separar e intrigar casais. Porém, e quando anos depois há a compreensão da tolice? É muito tarde para o fim de uma rixa?
Peregrina 01/06/2018minha estante
Evy, você poderia me passar esse livro? Suas resenhas ficam me querendo fazer ler tudo que a Maud escreveu

Evy 01/06/2018minha estante
kk. Fico muito feliz pela influência boa! Mando sim *-*

raissa.pinto.9 02/06/2018minha estante
Que resenha maravilhosa! Sem palavras :) Tbm quero, por favor!

Evy 03/06/2018minha estante
Te enviei :)

raissa.pinto.9 03/06/2018minha estante
Recebi, Evy! Muito obrigada

Paulo A.A 19/02/2021

Excelente
Tem umas crônicas divertidas até. Lembra bem o ritmo dos primeiros livros.

Não tem nada a ver com os livros anteriores e seus personagens, a não ser a localização onde ocorre, neste caso Avonlea, no máximo cita o nome de uma certa personagem mas é uma frase ou outra, são todos personagens totalmente desconhecidos.