Cultura Livre

Cultura Livre Lawrence Lessig




Resenhas - Cultura Livre


2 encontrados | exibindo 1 a 2


rodrigovk 20/05/2010

Cultura livre e o copyright não estão em lados opostos
Em um livro fácil de ler e didático, Lessig mostra como os direitos autorais (copyright), criados no início do século passado para proteger os autores e inhcentivar a inovação na cultura, na tecnologia e na ciência, hoje tomaram uma dimensão gigantesca, muito além da proposta, e continua estendendo cada vez mais seus tentáculos.

A lei de direitos autorais protege principalmente a cópia. Em um mundo digital que qualquer movimentação de arquivo se trata de uma cópia, a lei de direitos autorais se tornou a lei absoluta para governar todo o meio digital.

Embora focado no mercado americano, reflete bem as mudanças, conflitos e inovações no mundo todo. Lessig também divide o compartilhamento de arquivos em 4 tipos, que traduzidos livremente seriam "troca predatória", "troca benigna", compartilhamento de conteúdo não disponível comercialmente e compartilhamento de conteúdo livre.

Um livro obrigatório para todos que estudam, pensam e vivem esse mundo de compartilhamento de arquivos via redes.
comentários(0)comente



Athis 28/01/2022

A importância da cultura livre
Lawrence Lessig é um escritor norte americano, professor de direito na faculdade de Harvard e um dos fundadores da Creative Commons. Ele acredita, e defende fortemente em sua obra “Cultura Livre”, que a cultura seria muito mais rica se as leis do copyright (direitos autorais) fossem mais flexíveis.
“A lei nasceu como um escudo para proteger os rendimentos de um distribuidor contra a competição desleal de pirataria, mas transformou-se em uma espada para podar qualquer uso dos materiais sob copyright, transformadores ou não.”.
Nesse livro, o autor utiliza várias histórias, a fim de simplificar o entendimento da realidade judicial e de seus argumentos para facilitar a reflexão de seus argumentos. Isto é, Lessing escreveu de maneira fluida e de fácil compreensão para aqueles que não conhecem termos técnicos da internet e de computador, além da justiça americana pudessem captar a mensagem transmitida no livro.
Nesse sentido, o escritor denuncia casos em que houve a manipulação de dados para benefício próprio e analisa as diferentes formas de pirataria, suas origens em diferentes meios e suas consequências sociais e econômicas. Ademais, ele realiza alusões de situações ocorridas com o que ele apresentará e destina dois capítulos para expor ideias de sua autoria que poderiam resolver essa problemática.
Portanto, o autor visa mostrar a origem dos direitos autorais e como ele se tornou, no período de inovações tecnológicas, um problema para os criadores de conteúdo, por conta da rigidez de suas leis. Contudo, ele não é contra o copyright, mas questiona a maneira que as normas são aplicadas em situações relacionadas à internet.
Apesar de o foco ser destinado ao contexto americano, a leitura dessa obra é importante, pois ela mostra a realidade do mundo jurídico e a forte influência de grandes indústrias em alguns setores de um país.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR