Paranorman

Paranorman Elizabeth Cody Kimmel

Resenhas - Paranorman

Júlio César 25/09/2012

Norman Babcock é um menino que não tem amigos e vive sendo importunado pelos valentões de sua escola, seus pais não o entendem muito bem e seu relacionamento com a irmã é meio complicado, ele pode até se parecer com muitas outras crianças se não fosse o fato de que Norman tem o dom de ver e conversar com fantasmas. Não só pessoas que se foram dessa pra melhor mas também cachorros, sapos e todo ser "morto" que esteja a sua volta.
Os fantasmas ao perceber que Norman pode ouvi-los se aproveitam dessa situação pedindo favores, geralmente de coisas que não puderam fazer ou dizer antes de ter morrido. Por isso Norman, não importa aonde esteja está sempre rodeado de espíritos e ele não consegue simplesmente ignorá-los o que faz com que seu pai, um homem que não gosta de chamar atenção para si ou para sua família, se desaponte constantemente com seu filho já que ele é sempre chamado de maluco pelas pessoas da cidade em que vivem. Para complicar ainda mais a vida de Norman uma maldição está para mudar sua vida.
A cidade de Blythe Hollow tem uma lenda antiga de que uma bruxa vivia na cidade e quando os moradores a descobriram eles a prenderam e a acusaram à morte por enforcamento mas antes de sofrer sua pena ela jogou uma maldição na qual eles iriam sofrer mesmo após a morte. Agora no aniversário de 300 anos da morte da bruxa essa maldição está para se realizar, aonde os mortos iriam levantar e sofrer sem poder descansar em paz. Norman com sua habilidade de falar com os mortos pode ser então a chave para quando os zumbis se espalharem pela cidade no aniversário de morte da bruxa.
Eu gostei muito da sinopse e da ideia da história, pois mesmo sendo direcionada a crianças traz um protagonista em uma situação bem macabra se pararmos para pensar. O desenvolvimento da história é bem calmo dando tempo para conhecermos os personagens mas quando chegamos ao clímax! Aí sim a história fica realmente interessante. Ela me trouxe um final que confesso ter achado inesperado, com uma virada muito interessante que me prendeu até que eu pudesse ver como tudo terminava.
Várias cenas são engraçadas, seja por Neil, um colega de classe que tenta a todo custo ser amigo de Norman, Courtney a irmã superficial ou até mesmo a vovó Babcock que já é um fantasma mas ainda vive na casa de Norman e sempre tem um palpite para dar. A única coisa que me decepcionou muito no livro foram os recorrentes erros de português, acredito que uma melhor revisão seria suficiente para notar várias palavras escritas erradas e que muitas vezes tiraram a concordância da frase, quebrando um pouco o clima que o livro nos traz.

Tati Pic 24/12/2014

O filminho deste livro é um pouco diferente do livro, mas vale a pena a leitura, pois é muito divertida.

MariaEduarda6 27/10/2015

Divertido, empolgante e bonito
Oi, pessoal! Eu adorei Paranorman! É o tipo de livro que você não quer largar por nada! Emoção, risos e aquele toque de ensinamentos. Muito bonito, e além do mais, imprevisível! Recomendo!

site: http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

Mih Vicxin 19/04/2023

Meu livro favorito
Sem dúvidas eu amo esse livro, eu amo a forma de escrita e a leitura fácil e leve que ele entrega, alem de uma história incrível e sem muita enrolação mais sem tirar o mistério e as grandes reviravoltas.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/01/2019

ParaNorman
"Sou apaixonada pelo gênero infantojuvenil, amo demais e esse não podia ser diferente. O livro é cheio de ilustrações, o que o enriquece bastante, trazendo toda a magia de ParaNorman para as crianças."

Link da resenha completa: http://historiasqueumagarotaconta.blogspot.com/2013/03/resenha-paranorman.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-16-07267-4