Predadores Humanos

Predadores Humanos Janire Rámila

Resenhas - Predadores Humanos

Manoela.Wings 06/11/2013

Minha opinião sobre Predadores Humanos
Gostei muito de certas abordagens que a autora trouxe pelo livro, como as técnicas forenses e o lado das vítimas "eternas esquecidas" segundo ela, o que te faz ter uma visão diferente sobre o tema, já que de todos os livros sobre assassinato em série que já li, esse foi o único que trouxe tal fato à tona.

Do começo até a metade do livro, percebi que a autora escreve bem, tem certo conhecimento na área e em alguns pontos sabe do que está falando. Achei que ela tem uma visão mais jornalística sobre o tema (é de se esperar, já que é a profissão dela). É uma leitura fácil e acredito que é mais direcionado a quem está começando nesse universo sombrio mais do que quem já tem certo conhecimento sobre ele.
Porém, tive problemas com o fato dela gostar de expor sua opinião pessoal exaustivamente, e achei que isso atrapalha o leitor a chegar a uma conclusão própria, é como se ela estivesse fazendo isso por você.

Percebi também que ela se contradisse algumas vezes pelo livro. Ela diz que violência sempre existiu, mas culpa videogames pela violência atual. Se violência sempre existiu, acho que videogames não fariam muita diferença hoje em dia. Por exemplo, Harold Schechter menciona no livro dele Serial Killers - Anatomia do Mal que não existe nenhum estudo realmente conclusivo sobre violência + jogos e que ninguém realmente são partiria pra violência só porque viu em um jogo. É hipocrisia também mencionar tv e videogame como causador de violência mas não dizer que a bíblia já foi muitas vezes a causadora de violência para esses assassinos. Não importa qual o fator de influência, a pessoa só se tornará violenta se já estiver perturbada antes. Enfim, isso da muito pano pra manga.

Vi que a autora também critica demais aos seriados como se ela esperasse que eles passassem o que realmente acontece na vida real, e acaba se decepcionando. Claro que seriado é diferente da vida real, eles precisam de uma história que prenda o telespectador e contar a realidade é quase sempre enfadonho. Ela precisa separar ficção para entretenimento da realidade.
Outra coisa que não gostei foi que ela menciona um estudo que foi falado em outro livro dela e apenas diz "como já falei no outro livro, não vou falar aqui" assumindo que o leitor já tenha lido ou pretende ler o livro dela. Não sei se é estratégia de marketing pra te fazer comprar o outro livro, mas eu se quero ver um estudo vou procurar na internet em fontes confiáveis e não comprar outro livro só pra ver a menção do estudo.

Eu estava gostando bastante do livro no começo, mas quando percebi essas coisas estragou meu encanto. Mais por ela ficar dando sua opinião pessoal em vez dos fatos sólidos do que qualquer outra coisa.

-g 10/09/2015

O melhor da área
Se você gostaria de entrar no mundo dos serial killers ou apenas matar uma curiosidade, esse livro é mais do que recomendado. Abordando todas as áreas sobre o assunto de forma relevante e direta, sem muita enrolação e com destaque particular para as vítimas dos seriais killers, um diferencial que transforma esse livro único e excelente