O Turno da Noite

O Turno da Noite André Vianco

Resenhas - O Turno da Noite

Andriolli 22/09/2012

Mil vezes melhor que a HQ dos Vampiros do Rio D'ouro, mas ainda deixa a desejar!
Sou fã do trabalho do André Vianco há mais de oito anos, e para mim, por diversos motivos, o ponto mais fraco da carreira do autor são as HQs dos Vampiros do Rio D'ouro. Exatamente por isso que, quando abri a nova HQ O Turno Da Noite na livraria, fiquei maluco e a comprei imediatamente! Diferente da experiência com HQs anterior, desta vez o acabamento gráfico dado pela Novo Século Editora ficou fenomenal, com direito a capa enluvada, sketchbook, extras... Show de bola! E aqui os desenhos estão belíssimos, e lembram o de algumas edições do selo Marvel Knights. Um produto realmente muito bonito! No entanto, também gostaria de apontar que muita coisa me incomodou e deixou a desejar.

Diferente do texto dinâmico do André, a leitura da HQ é extremamente lenta e pouco fluída. Isso acontece por uma série de motivos:
a) Os desenhos, apesar de belos, parecem fotos estáticas e não dão impressão de movimento. Isto é, um quadro não leva ao outro. Quando leva, como quando um personagem lança uma faca, parece mais um slideshow.
b) Não há frases destacadas e fontes maiores nos quadrinhos, o que torna todos os diálogos monotônicos.
c) Não há onomatopeias e outros recursos de cena para ajudar a dar vida ao quadro. Parece que os textos foram tirados do livro e colados em cima de imagens.
d) Os balões todos em preto, além de dificultar a identificação de quem está falando, me passavam a impressão o tempo todo de que eram recordatórios.

Além disso, a narrativa é confusa, e as vezes fica difícil entender o que acontece em cada cena. E para mim é um quadrinho de difícil leitura para quem não conhece os personagens e a obra original, pois tem muitos personagens condensados em pouco espaço e é difícil lembrar de cada um deles.

Ainda assim é uma leitura que compensa. Aguardo o próximo volume, mas sugiro para a Novo Século Editora a contratação de um editor com experiência em quadrinhos, que saberia corrigir boa parte destes problemas!
Cripta Da Leitura 23/06/2019minha estante
Acabei de ler e tive essa impressão. A arte apesar de muito bonita me deixou confusa, e pra mim que não li os livros fiquei perdida em grande parte da hq. Só fui começar a entender lá pelo final, aí quando eu estava gostando, acabou! Kkk... Mas fiquei com vontade de ler os livros.

andre8206 10/09/2020minha estante
O maior problema é a narrativa que ao leitor novato, não iria entender nada. Tem de ter um conhecimento prévio das obras para entender.

Avalon 29/08/2020

Escuridão Eterna (e meia bomba)
"Quatro vampiros novatos são seduzidos pelo ancião Ignácio a se juntarem à sua agência de assassinos de aluguel em troca de ensinamentos e sabedoria.

Um capitão do exército brasileiro, às voltas com a sedutora vampira Calíope, enfrenta seus maiores temores ao tentar frear a epidemia de vampiros que se alastra pelo país.

Dois irmãos separados por luz e trevas se reencontram por razões improváveis."

Essa foi a ideia por trás dessa hq belíssima, graças aos traços de Santtos. Mas nem só de belos desenhos se faz uma boa história em quadrinhos... apesar de estonteantes, senti que faltou um pouco de movimento e fluidez nos traços, deixando tudo meio "estático".

Quanto a parte do Vianco, é basicamente o que já foi visto nos livros... nada de mais (nem de menos).

Mas o que realmente peca nessa edição são os vários erros ortográficos, em sua grande maioria por pontuações erradas. Mesmo assim, é um trabalho muito bem feito se relevar essa ortografia bizonha.

Luciano 26/12/2012

Hunnnn.......Mais ou menos...
Bonzinho... Mas pra quem está acompanhando a série "0s sete" deixa a desejar... Mesmo assim é bom por ser um resumão e nos dá um saudosismo com uma pitada futuristica,já que na infância de quem nasceu na decada de 80 liamos gibi e podemos ter um hibrido gibi/livro com a tecnologia de impressão informatizada de hoje... Fica a dica... Mas leiam a saga,é irresistivel!!!

Clecio (@cleciorodripereira) 13/02/2020

Vampiros BR
Quem pensa que não é possível criar uma narrativa e um universo atraente para uma história de vampiros que se passa no Brasil está redondamente enganado. André Vianco é um mestre no assunto, e encontra o talento de Denílson Santos nesse trabalho. Resultado, essa HQ incrível! Recomendo a leitura!

Andre 24/02/2023

Quadrinho apenas para quem já leu Turno da Noite
Quem já leu os livros Turno da Noite vai se deparar nesse quadrinho com um resumo dos acontecimentos dos livros. A arte é lindíssima e a editora fez um trabalho bem feito, porém para leitores novos não é recomendado a leitura. O quadrinho vomitará diversos acontecimentos aleatórios pro novo leitor que não se identificará com o que está sendo proposto e ele se sentirá completamente perdido em sua narrativa.

Paulo 24/12/2013

Muito Bom.
O livro é uma introdução muito legal do mundo dos vampiros de Andre Vianco, as ilustrações são muito boas e bem feitas, adorei o HQ.

Inlectus 24/02/2016

Ótimo.
Arte e fantasia, em plena harmonia.