César

César Allan Massie

Resenhas - César

Silvestarley Oliveira 18/04/2020

César
O livro "César" traz ao leitor relatos históricos de uma forma romantizada, narrado por um personagem que vivenciou de perto os acontecimentos contado no livro, Décimo Júnio Bruto Albino, conhecido também por "Ratinho", que foi um dos mais próximos generais e amigo do imperador Júlio César.

Allan Massie sabe trazer a atmosfera do período narrado para o tempo atual. O leitor é transportado assim que lê as primeiras linhas, vislumbrando a arquitetura romana da época e conseguindo fazer parte do enredo ainda no início do livro. Apesar de ser uma leitura prazerosa e a tradução pela editora Ediouro ter ficado quase impecável, o leitor necessita de um certo grau de conhecimento em relação aos eventos.

O livro conta com uma cronologia e uma lista de personagens principais (e são muitos) nas suas primeiras páginas, o que é de grande ajuda para os leitores que conhecem pouco dos fatos históricos. E principalmente para estes, recomendo pesquisas que ajudarão a fixar cada vez mais o conhecimento dos fatos narrados.

César é uma obra interessante, que faz alusões a religião, sexualidade e política, respeitando a época em que é retratado a trama e trazendo diálogos que podemos aplicar aos tempos atuais. Recomendo para quem gosta de história, como também para quem procura uma leitura que aborde assuntos sociais.

Celia Costa 30/11/2009

Visão de Brutus
Narrado em primeira pessoa, conta a história dos fatos envolvendo a morte de César do ponto de vista do personagem histórico Décimo Brutus, através de suas memórias que escreveu quando estava cativo na Gália.
Décimo Bruto comenta em detalhes a personalidade, genialidade, charme e inteligência de César, qualidades essas que inicialmente cativantes, com o passar do tempo se transformam em arrogância e ânsia pelo poder, influenciando a conspiração engendrada pelos senadores romanos que culminou no assassinato de César,
Décimo Bruto deixa claro que foi envolvido na conspiração pelo desejo de preservar a democracia em Roma, já que César estava ameaçando essa democracia.
Com descrição de vários momentos entre Décimo Bruto e César, como era a vida nas batalhas e no senado, foi como se eu estivesse no meio da ação.
Gostei muito dos detalhes sobre a vida em Roma e de como o sentimento de amor por Roma era muito forte.
Uma ótima leitura para os amantes de História.

cid 01/03/2010minha estante
Fiquei muito interessada em ler a visão de Brutus, e conhecer as suas memórias.Vou agendar a leitura. Parabéns pela resenha

Barbara978 31/05/2013

Ai, que letitura!
No primeiro volume da série “Os Senhores de Roma”, Massie conseguiu captar o cotidiano romano, os costumes, as referências à religião, o patriotismo, o amor à República e o Senado, a política que motivava as guerras e batalhas.

E o fato de ser narrado por Bruto, o Ratinho, é o que mais me chamou a atenção. Massie mostra o ponto de vista de Bruto (como todo romano, orgulha-se do Senado) e o porquê da conspiração. Conhecemos um César desesperado por poder, “o marido de toda mulher, e a esposa de homem”, o seu charme que conquistou seus soldados e pessoas a lutar por ele. Além dele, encontramos Marco Antônio, Cleópatra, Otávio – mais tarde Augusto -, Cícero, personagens famosas.

Para quem gosta de romances históricos, essa é uma boa leitura e recomendo.

Amaurijbarros 19/02/2020

O Poder
Obsecado pelo poder e colecionador de inimigos, a estória de Cezar, nesse romance, nos leva a refletir o quanto é perigoso comandar o destino de pessoas.
Sempre será assim pois a humanidade pode aceitar, por um breve momento, mas a mudança sempre ocorrerá.
No caso de Cezar, com traição até no meio mais íntimo de relacionamento.
Recomendo a leitura.

Digão Livros 10/02/2013

Ave César!!!

O nome de um homem que virou sinônimo de grandeza!

O marco de uma era! O mito.

Ouvimos tanto sobre César, que causa espanto saber que esse homem governou por apenas 4 anos.

Contudo, ao nascer, César já deixava a sua marca para a humanidade.

Diz uma lenda que César, em seu nascimento, era tão grande que o ventre de sua mãe teve que ser rascado para que ele não morresse. Surgia, então, a cesariana. Eis a primeira marca de um predestinado.

Hoje, até o mais simples afazer de qualquer indivíduo do Ocidente está à sua sombra. Acordamos, trabalhamos e vivemos sob influência desse homem capaz de ser tão implacável quanto conciliador. A contagem dos nossos dias provém do calendário Juliano, uma das adaptações que Júlio César implementou para que as datas comemorativas dedicadas aos deuses estivessem em harmonia com as estações climáticas do ano.

Júlio César, talvez, tenha sido o mais marcante populista da humanidade. Entendeu a massa como ninguém, e sabia conduzi - lá com primor.

De Getúlio Vargas a Lula, lembrando-se de Hugo Chaves ou Evita Péron, não se pode falar da arte de conduzir as massas sem lembrar-se de César.

Em uma época onde as revoltas do povo eram constantes, e os perigos externos constantemente batiam á porta, era necessário alguém devastador com os inimigos, e hipnotizador com o povo.

E foi assim que César governou.

Venceu batalhas, anexou territórios, expandiu o Império, e tornou-se cada dia mais, um homem poderoso, a ponto de a República temer o seu poder.

E perdoou.

Perdoava seus inimigos. Vencia-os e os perdoava, pois César os amava; talvez até com mais fervor que aos seus aliados. Assim como amou Pompeu.

Contudo, o perdão aos inimigos ganhou uma teia de potenciais traidores.

O crescimento da influência de César desequilibrou a sutil balança do poder, de modo que as outras lideranças enxergassem nele um ditador. Amado pelo povo e temido pela elite de seu povo.

A ditadura sufocava a República, e o fim da República significava o fim do poder dos Tributos, legados e senadores.

Júlio não contava que o campo da política poderia ser mais perigoso que um campo de batalha.

E foi pela mão dos supostos amigos, inclusive dos mais próximos aliados, que César pereceu.

Caiu em um lugar outrora sagrado, traído pelas costas, marcando não somente o fim de uma era, como o início do declínio de Roma, que se afundou em lutas internas, escaramuças e conflitos civis.

Morreu como somente César poderia morrer. Grandiosamente.

Ave César!!!

O livro é escrito em forma de romance, a partir da visão de um dos mais próximos aliados de César.

Discorre desde o início da carreira de César, abordando seu perfil histórico.

Particularmente, eu achei que as batalhas seriam bem detalhadas, mas isso não aconteceu.

Isso não tira o dinamismo do livro, pois o autor foi muito feliz na forma em que apresentou o universo de intrigas, traições e corrupções, expondo as contradições dos valores romanos em confronto com as fraquezas humanas desses mesmos romanos, levando cada indivíduo a agir conforme sua própria conveniência.

Eu gostei muito do livro e recomendo!!!

Guilherme.Gomes 07/02/2019

3,5 / 5
É um bom livro pra quem quer ter uma noção de quem foi César, suas conquistas, o motivo de seu assassinato, entre outras coisas. Tudo isso muito bem exposto pelo relato das memórias de Décimo Bruto, conselheiro e melhor amigo do Imperador. Porém, senti que faltou abordar o César "antes da política", como ocorreu o acordo para se constituir o Triunvirato e uma melhor explicação sobre como era Roma antes deste novo sistema de governo. Por mais que seja um romance histórico e não um livro referência sobre a vida de César e os causos políticos de Roma, uma maior atenção a esses temas deixariam o livro ainda mais interessante.

Lê :) 02/04/2021

A narração é feita na visão do Marco Bruto, famoso ?até tu brutus?? e acompanha vários momentos da história de César, tem uns toques de ficção mas é bem legal pra quem curte história, não achei a leitura tão fluida mas ainda assim gostei

Tahyy 01/03/2023

O fato deste livro narrar acontecimentos históricos com uma incrível precisão e fluidez deixa esta história cada capítulo mais interessante e submete o leitor à uma visão vasta da arquitetura grega e romana trazendo mais entendimento sobre a época.

Érika dos Anjos 22/07/2009

A César o que é de César
Frases como 'Até tu, Brutus, meu filho!', 'Vim, vi e venci' e 'A sorte esta lançada' fazem parte do dia-a-dia de todos nós e, segundo historiadores, foram proferidas a milhares de anos por César, o grande imperador de Roma.

A maior virtude deste livro e contar, sob a perspectiva de Décimo Bruto (da famosa frase) como era a vida nas batalhas, no Senado e, principalmente, ao lado de César, que precisa ofuscar todos a sua volta.

Mesmo romanceado, a livro é cuidadosamente meticuloso quando se trata dos hábitos e costumes daquela época; conseguindo o tom certo de sensualidade sem cair no mal gosto, já que um dos assuntos que o livro trata é sobre os casos amorosos entre homens e rapazes (sim, há essa diferença). Outro ponto interessante são os detalhes mitológicos e as crenças religiosas que sempre fizeram parte do cotidiano romano e que também fazem parte do livro.

Para quem gosta do assunto, é um excelente leitura.

*************************************************
Confira e comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br

Rafo 06/07/2009

Diferente, mas ainda assim interessante
Li esse livro pouco depois de terminar a tetrologia "O Imperador", e confesso que comecei a leitura com uma certa dose de preconceito. Após a abordagem viril de Conn Iggulden, a visão de Allan Massie - muitas vezes homoerótica - se faz incomoda. No entanto, o livro traz a história de César do ponto de vista de um dos conspiradores de sua morte, e o faz com maestria.

Vale muito a leitura.

cfsardinha 26/06/2011

Historicamente falando o livro é bom, mas confesso que estranhei no princípio. Isso porque quem narra a história do grande imperador Julio Cesar e ninguém mais, ninguém menos que... rs... ele mesmo!
Pois é, uma narrativa em primeira pessoa dizendo o que ele sente quando alguém está conversando com ele e tal.
A história todos conhecem. Julio Cesar era um militar romano e consegue se tornar imperador por conta de esquemas políticos e, ao final (idos de março) morre pelas mão de seu fiel companheiro Brutus. Mas ver pelo ponto de vista do próprio é um tanto esquisito, visto que é uma história passada e ele já está morto, rs. Fora isso, é bacana.

Jaque.Vitor 12/10/2015

Otimo livro de historia
Sempre gostei muito de historia e esse conta de jeito bem simples e curioso gostei muito das descobertas que tive nesse livro e guardo até hoje na memoria um otimo livro que ninguem nem na escola pediram pra eu ler eu li por que quis confiei na historia e gostei do resultado

@andressamreis 07/02/2016

Romance histórico
Narrativa agradável que explora os vícios e as polêmicas de Roma.