Ronin

Ronin Frank Miller

Resenhas - Ronin

Curuma 23/10/2023

Ótimo traço
Então, como de se esperar o traço é bom, a estética é diferente e dá hora. Quanto ao contexto eu me perdi algumas vezes na leitura, algumas passagens de tempo são confusas, mas nada que atrapalhe de maneira pesada a leitura. De modo geral curti e indico a leitura.

Ricardo 21/09/2012

O melhor do Frank Miller,e minha HQ preferida.Vez ou outra fico em dúvida se é mesmo a melhor que já li,mas aí é só ler de novo pra acabar com minha dúvida.F-O-R-M-I-D-Á-V-E-L!!!
Bruno 24/09/2012minha estante
Concordo plenamente. Esta HQ é uma obra de arte, e também o melhor trabalho de Frank Miller!

tuca 28/04/2021

Inovador
Frank Miller em seu auge desenvolve uma história de sci-fi com elementos orientais de samurai, ação frenética e narrativa que se mantém espetacular até hoje. Uma das obras responsáveis por iniciar a onda de "graphic novels".

Lucas.Alves 30/05/2021

Uma história bem legal com desenhos que as vezes incomodam
Quanto a história não tem o que falar. É muito boa, criativa e com reviravoltas interessantíssimas.

Porém o desenho é o que me incomoda. Existem momentos onde o desenho é incrível e muito fluido. E momentos onde é difícil até entender o que está acontecendo

juhelwig 17/12/2023

Genial e disruptivo?
A edição no qual li Ronin não está presente no skoob, mas foi a edição de luxo da editora abril de 1988.
Ter uma edição assim tão especial e vintage foi um misto de emoções e uma experiência singular, o toque diferente do papel, qualidade de impressão e até ver como décadas atrás era a caracterização de uma edição "luxuosa".
Fui ler sem grandes expectativas, do trabalho de Miller já degustei do omnibus de Martha Washington e Batman, tentei ler o Demolidor mas não me prendeu ainda.
A primeira coisa que me encantou foi a arte dos quadros, é absurda e psicodélica em alguns momentos você tem sensações fluidas com as colorações e maneiras de se retratar espaços e até sentimentos dos personagens, até as cenas de sexo tem um lirismo e uma arte que impressionam e nos fazem ter uma percepção do que se passa na cabeça dos personagens.
Vi um pessoal falando que justamente o traço de Miller é algo que incomoda, acho que essa peculiaridade do autor é uma das coisas que o faz tão singular e especial, em Ronin até a estranheza faz com que haja uma digestão melhor e completa da obra.
A história em si - AMEI. A única crítica que faço é: Miller bate muito na tecla de distopia e biocircuitos, vilões com o mesmo X de tecnologia e plot.
É impossível para quem já se deparou com Ronin e Martha Washington não pensar que o autor só repete uma fórmula que dá certo. (deu tanto que to aqui dando 5/5 kkk)

Geraldo.Vasconcelos 26/12/2016

Ronin.
Ótima história, o melhor dos gêneros sci fi e mangá de samurai juntos.
Quadros dinâmicos e de muita fluidez para o leitor, reviravoltas e revelações que surpreendem, ronin é uma obra épica dos HQs.
Encadernação excelente, material realmente premium.

Otávio 03/03/2019

Mais um ouro de Frank Miller
Comecei a ler Ronin esperando uma coisa e acabei lendo algo completamente diferente. Ao contrário do que normalmente ocorre, essa quebra de expectativa foi boa, pois essa ficção científica cyberpunk trata-se de uma HQ enpolgante e surpreende, sem falar que se revela ainda atual mesmo depois de passados mais de 35 anos de seu lançamento.
A produção de Frank Miller nos anos 80, de fato, é ouro puro. Sua arte emana os grandes mestres do quadrinho europeu e seu texto os melhores mangás do gênero, tendo consistido num sopro de inovação nos comics.

Lucas Muzel 04/11/2023

Ótima edição
A melhor tradução dessa obra já feita. Mantém o sentido da obra original. As cores foram recoloridas. O papel é de alta gramatura. Formato padrão Absolute. Conta com algumas ilustrações como extras. Capas originais. O trabalho de letreramento está bem feito. Eu só acho que poderiam selecionar um outro tipo de fonte. A história em si é Frank Miller começando a por as manguinhas pra fora no experimentalismo. Tem uma página por exemplo que é uma réplica de uma arte japonesa centenária. Já outro painel me lembrou a composição usada em Sin City. E outra página dupla me lembrou Cavaleiro das Trevas 2.
Se acharem por um preço não extorsivo, vale a compra.

Luiz819 18/05/2021

Uma obra importante mas que não me envolveu
Eu sei que a nota que estou dando para essa HQ pode gerar polêmica, já que se trata de uma obra consagrada. De fato, eu reconheço seu aspecto artístico e sua importância. No entanto, a estória não me envolveu.
Tudo começa muito bem, o link entre uma estória de samurais e a ligação com a inteligência artificial no futuro soa interessante e inusitado. Apesar de parecer maluco, eu gostei da ideia e fiquei envolvido. Todavia, do meio para o fim a coisa se perde, há um paralelo entre magia e ciência que não fica muito bem explicado ou desenvolvido. Vale ressaltar que eu sou o tipo de leitor que não gosta de finais abertos, portanto, esse já é um ponto negativo (para mim).
Eu não tenho conhecimento técnico para opinar sobre a arte. Mas, obviamente, dá para perceber que os quadros parecem cinematográficos e é tudo muito bem construído. A continuidade das cenas é realmente muito boa.
No entanto, a estória do meio para o fim sofre uma queda brusca e me perdeu. Gostaria de ter visto algo mais fechado e explicativo. Creio que é uma questão de gosto pessoal.

Tiago 09/01/2023

Texto muito legal, mas a arte...
O texto dessa história é algo incrível, reciclou e ocidentalizou a narrativa de O Lobo Solitário de Kazuo Koike e Goseki Kojima, e se tornou inspiração óbvia para o brilhante Samurai Jack. Tudo o que envolve samurais e futuros distopicos é muito legal.
Agora a arte do Frank Miller é algo que eu não suporto, e nem entendo quando as pessoas dizem que ele é brilhante. Acho muito feio.

Nicolas904 22/10/2023

A maneira como o Frank Miller usa uma certa "decupagem" em painéis para estender as ações e ditar o ritmo da narrativa, além de conferir tensão para o enredo, é genial. Tão genial que consegue carregar uma história fraca, que, em seus melhores momentos, é confusa e, nos seus piores, parece ter sido escrita por um adolescente que grita a todo momento "não sou mais criança, mãe!".