As Raças Humanas

As Raças Humanas Nina Rodrigues

Resenhas - As Raças Humanas

Denise @nise.rodrigues 31/12/2020

Durante todo o livro Nina Rodrigues reforça sua crença na pseudo justificativa dada pela ciência da época que falava sobre "desigualdade biológica" entre raças. Pela ótica médico-jurídico o autor acreditava que as raças "selvagens", negras e indígenas, eram inferiores intelectual e socialmente e, por isso, deveriam ter penas diferenciadas em comparação aos brancos.
As penas deveriam ser atenuadas devido a imputabilidade penal desses indivíduos, já eles não poderiam ser responsabilizados por seus próprios atos. O autor ia contra a corrente da época, que se baseava no código pena italiano, que influenciou o código brasileiro à época, que reforçava a intenção, livre-arbítrio, - o querer do indivíduo para execução de suas penas.

É um livro indigesto, no mínimo. Mas dá para compreender muito bem o processo eugenista que assolou o país no começo do século XX.

ClaudiaMF 30/05/2021

Um clássico para lembrar o racismo de hoje
Muito difícil ler um texto clássico que foi fundador do positivismo e do racismo científico. Mais difícil ainda é saber que muita gente acredita nessa posição e tenta provar a superioridade ou inferioridade de pessoas em relação a outras. O quanto a leitura de Nina Rodrigues ficou permeada no imaginário popular, no senso comum, no dia a dia de todos nós brasileiros. Mas é muito importante conhecer essa história, é muito importante conhecer para saber o que combater. Difícil leitura.