Queimada Viva

Queimada Viva Souad

Resenhas - Queimada Viva

Bell 14/01/2024

"Um testemunho comovente e aterrador, mas também um apelo contra o silêncio que cobre o sofrimento e a morte de milhares de mulheres."

Soad nasceu em uma aldeia na Cisjordânia, um local com uma cultura em que vacas e ovelhas valem mais do que mulheres.
Soad cresceu sabendo que ser mulher era uma maldição. Entre surras e humilhações, o medo permanente, havia a única esperança: casar e ter filhos. Só assim ela conseguiria um pouco de dignidade.
Mas isso não aconteceu. Soad acabou se apaixonando, foi ludibriada, e se entregou ante a promessa do casamento. Findou solteira e grávida. Um crime contra a honra de sua família. E sua sentença foi a morte, da pior forma: queimada viva!!
Mas Soad sobreviveu, foi resgatada, e nesse livro ela compartilha seu triste relato.
Uma leitura difícil, perturbadora. Mas necessária.
Pois essa ainda é a realidade de muitas mulheres.

Simone de Cássia 22/07/2023

Nada nesse mundo ( e nem em qualquer outro) pode justificar uma brutalidade dessas. E como se não bastasse ser incendiada viva (e grávida), o tratamento por parte dos profissionais de saúde que a atenderam de imediato é absurdo!! Enfim, só mesmo o ser (des)humano é capaz de uma aberração dessas! Relato sofrido, marcante, doloroso!
Fabricio268 22/07/2023minha estante
Com certeza uma leitura muito difícil.

Simone de Cássia 22/07/2023minha estante
Muito mesmo, Fabrício! Só de imaginar o sofrimento dela a gente se emociona!

Fabricio268 22/07/2023minha estante
Simone, recentemente li Os Fornos de Hitler. Um relato real de uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz- Bikernal. Foi uma das leituras mais sofridas que já fiz. Esse que você lê deve ser tão difícil quanto.

Mariana 12/08/2022

Profundo!
Esse livro é o primeiro livro que eu li (que era grande, e que não era da escola).

O livro que eu vou levar pra vida e que definitivamente é um exemplo pra mim. Tudo dá certo quando tem que dar e que nós mulheres devemos lutar pela nossa liberdade.

Uma história que nunca vou esquecer.

Magasoares 28/11/2020

Queimada Viva
Foi muito difícil dar 5 estrelas numa história que me causou tanta repugnância e ódio!!! ?
Como pode um povo achar normal, bater, matar, queimar mulheres vivas por elas não serem homens? Como?? Homens pode tudo, mulher não! ?Mds!! Que triste vida levam essas mulheres, triste mesmo ?

João 16/03/2017

Souad nasceu em uma pequena aldeia na Cisjordânia,no final da década de cinquenta.
Assim que teve idade para saber o que a vida representava para as mulheres na sua cultura Souad concluiu que nascer mulher era uma maldição.
Ela,sua mãe e irmãs eram espancadas pelo mínimo erro,fosse ele derrubar alguns grãos de açúcar no chão ou por causa da água do chá não estar quente o suficiente.
Souad e as mulheres da sua família viviam à mercê dos humores de um pai violento e um irmão mimado.
Mas a vida prepara algo ainda pior para Souad. Quando ela engravida e o pai da criança some seu cunhado recebe a incumbência de jogar gasolina nela e colocar fogo. Queimada viva Souad e totalmente destruída física e psicologicamente. Nesse livro ela narra sua trajetória com todas as suas dores.

Esse livro é daqueles que chocam.
O livro nos mostra uma cultura em que vacas e ovelhas tem mais valor que as mulheres.
A forma como as mulheres são tratadas é impressionante,não consigo imaginar o que é viver assim,sendo maltratada e espancada a cada instante da vida.
A narrativa de Souad deixa um gosto amargo na boca,um bolo preso na garganta.
Imaginar que ainda há mulheres que vivem semelhante coisa é terrível.
Um livro para ler,refletir.
O mundo é cruel demais com as mulheres onde a religião e o machismo imperam.
Indignação é o que sinto ao terminar de ler esse livro. Revolta também.
Euflauzino 16/03/2017minha estante
caro amigo, tenho este livro, porém falta-me coragem e tempo pra lê-lo. minha mãe já leu e ficou chocada, imagino o quão cruel pode ser alguém que se diz humano e toca fogo por qualquer desentendimento (será que consegue dormir o sono dos justos?)
um dia desses tomo coragem e encaro este pesadelo.

Douglas 16/03/2017minha estante
Que história triste.

Caturra 07/02/2017

Duro
Um testemunho duro e cruel de uma mulher que sofreu horrores nas mãos da própria família. Onde todas as barbaridades que foi vítima eram "normais" na sua aldeia.
Uma história de vida incrível.
Aconselho a ler!

Edvanio.Disneu 13/10/2016

uma linda histoia
uma grande liçao de vida e preciso ter muita coragem para fazer isso

Mizinhah 05/01/2016

Chocante e realista
Livro que conta a autobiografia de uma menina chamada Souad, que foi queimada viva numa aldeia da Cisjordânia por ser acusada de cometer um crime de honra. É inacreditável ver através do relato de Souad, toda a humilhação que as mulheres da região devem suportar e suportam com normalidade, pois não conhecem outra realidade. Um livro com linguagem simples, mas que não há como passar despercebido.
Débora 28/01/2016minha estante
O título parece tentar os curiosos à leitura.

Thata 10/07/2014

Excelente livro e de leitura fácil e simples. O tema do livro é basicamente sobre atrocidades causadas as mulheres muçulmanas, mas além disso mostra a força de um ser humano totalmente destruída fisicamente e pscicologica e sua recuperação e força para encarar tais monstruosidades que para sempre será marcada na mente do leitor.

Bruninha 26/08/2012

Souad, Queimada viva
Um lugar onde se apaixonar vem junto com a sentença de morte. Na aldeia onde Souad vive, as mulheres não tem nenhum valor,quando uma nasce é uma desgraça para familia, o que reina nesse lugar é a lei dos homens, as mulheres não tem direito de frequentar as escolas, nem de desobedecer os homens, elas são tratadas que nem escravas, para o povo de la, os animais tem mais serventia que elas.
Desde de que nascem as mulheres são disciplinadas atras de diversas acreções físicas, muitas são seriamente feridas, mas tudo isso é visto como normal nessa região, as próprias mulheres acham normal. Para elas o melhor jeito de se livrar dessa vida e se casando, então a partir dos 13 anos os pais vão em busca de noivos, ela não tem o direito de escolher um marido, nem de se apaixonar, as mulheres nascem nesses lugares só com um objetivo, obedecer os homens.
Souad era uma tipica mulher dessa aldeia, sua vida era resumida em trabalhar no campo, e ser espancada pelo pai, sabia que tinha que fazer tudo certo se não seria condenada a morte, já havia visto sua mãe asfixiar vários recém nascidos por serem meninas. Um dia trabalhando no terraço de sua casa viu na rua, o belo jovem, ele morava em frente a sua casa, ele também já pedira a mão de Souad a seu pai, mas como as mulheres eram proibidas de olhar para os homens aquela foi a primeira vez que o viu.
Estava apaixonada, sabia que ele era o meio de ela sair das casas dos pais, sabia que era com ele que construiria uma família, mas como faze-lo notar, ela era uma mulher não podia ser pega conversando com um homem, isso seria a desgraça de sua família, então ela ia no terraço todos os dias ate que ele a percebesse, um dia ela foi trabalhar no campo e ele a seguiu, ficara muito constrangida nunca tinha ficado sozinha antes com um homem, mas como ele seria seu futuro marido não teria nada demais, os encontros continuaram, sempre escondidos, os dois declararam seu amor.
Souad se sentiu estranha, suas regras não vinham, ela estava gravida. Sua vida estava perdida, uma mulher tem que se casar virgem, para não ser desgraça por toda a aldeia, mas naquele momento e com sua imaturidade ela achou que tudo se resolveria quando ela se casasse com seu amor, mas isso não aconteceu, ele a deixou assim que soube, uma mulher na situação de Souad era considerada uma puta, uma mulher sem honra, uma vergonha a todos.
Tentou esconder o tempo que pode sua gravidez, mas seu pai era muito esperto e logo descobriu, não a agrediu, a que a deixou assustada, sabia que já estava sentenciada de morte, e fui exatamente isso oque aconteceu numa manhã em que toda família, sairá de casa, seu cunhado apareceu de depois tudo era fogo...

Monica Santos 18/09/2011

Esse livro é muito triste de inocencia e sobrevivencia.
É difícil acreditar que mulheres passam por essa situação.
Vale a pena ler e depois acessar essa página, há fotos de muitas mulheres que passaram por situações similares

Souad tinha dezasseis anos e na sua aldeia da Cisjordânia, como em tantas outras, o amor antes do casamento era sinónimo de morte. Souad era maltratada pela família desde pequena. A certa altura, quando foi estender a roupa, vê um rapaz e fica encantada com ele. Apaixona-se. Eles encontram-se várias vezes e Souad pensa no dia do seu casamento com este rapaz. Mas quando descobre que está grávida tudo piora, ele deixa e é rejeitada pela família, não podendo casar antes que as suas irmãs mais velhas tenham marido. Assim vive no receio constante de ser assassinada, já que o seu “crime” põe em causa a honra de toda a família. [b]Quando o pai descobre pede a um cunhado de Souad que se encarregue de tratar do “assunto” e o cunhado rega-la com gasolina e pega-lhe fogo. Com queimaduras em cerca de 90% do seu corpo, Souad sobrevive. No hospital, para onde a levam e onde se recusam a tratá-la, a própria mãe tenta assassiná-la, envenenando-a. É neste hospital que nasce o seu filho, mas as enfermeiras levam-no. Deixada a morrer no hospital é ajudada por uma voluntária europeia (pertence a uma fundação A SURGIR, que ajuda as mulheres que são maltratadas pelas sociedade como o caso de Souad) que, em primeiro lugar tenta encontrar o filho de Souad (conseguindo) e depois leva-a para a Suíça com o filho. Souad vai para a Suiça, onde aprende a viver com as suas cicatrizes permanentes e mutilações, mas também com os fantasmas do passado, que a atormentam diariamente. Na Suiça Souad constrói uma nova vida com muito esforço, mas como não consegue dar a vida que o filho merece é obrigada a dá-lo à sua família de acolhimento. Em 20 anos visita o seu filho 3 vezes, mas deixa de o visitar pois cada vez que o visitava saia de lá sempre triste. Souad casa-se, tem duas filhas e é muito feliz, mas falta-lhe algum, o seu filho… Souad continua com complexos do seu corpo pois as queimaduras fazem-na lembrar o seu horroroso passado. Hoje, muitos anos depois, Souad decide falar em nome das mulheres que, por motivos idênticos aos seus, ainda arriscam a vida. Para o fazer, para contar ao Mundo a barbaridade desta prática, ela corre diariamente sérios perigos, uma vez que atentado à honra da sua família é um crime que ainda não prescreveu. A certa altura, o seu filho telefona-lhe e combinam um encontro para falarem, a partir daí eles começam e encontrar-se e a formarem uma família.