Uma perturbação no ar

Uma perturbação no ar Dinaw Mengestu

Resenhas - Uma Perturbação no Ar

Reus 10/07/2022

Começo interessante, desenrolar lento, metade foda, fim meh.
Foi uma leitura densa, interessante, reflexiva, bonita, ao mesmo tempo que é demasiadamente longa e, em certos pontos, problemática por romantizar alguns temas. Não me cativou a ponto de saber que algum dia farei uma releitura, mas até que curti a mensagem.

Rosina.Forteski 05/01/2021

Livro bom, com muitas ressalvas
Leitura lenta, mais reflexiva, há pouco movimento na narrativa. Do meu ponto de vista o texto romantiza um pouco relações abusivas, desde as físicas às psicológicas, ao evitar abordar diretamente as temáticas, tratando-as como se fossem diferenças de personalidade entre marido e mulher, tanto no caso dos pais de Jonas, como no caso de seu próprio casamento. Esta questão me incomodou o tempo todo e me fez realmente desgostar do protagonista, uma vez que a história é contada pelo seu prisma. Porém, é um livro bem escrito e pinta cenários incríveis que desafiam nossa imaginação. Eu não leria novamente, mas não desaconselho a sua leitura.

Letícia 04/04/2021

Um drama
Uma Perturbação no Ar foi escrito por Dinaw Mengestu, escritor nascido na Etiópia que emigrou com seus pais para os Estados Unidos aos 2 anos de idade. Um pequeno spoiler: gostei muito!
O enredo é singelo e profundo, parcialmente baseado na vivência do autor, e trata sobre relacionamentos com nossos entes queridos, em especial pais e esposa.
Brigas e conflitos eram constantes na infância de Jonas, várias vezes sua mãe ensaiava fugir de seu pai. A tensão sempre estava no ar, como um prenúncio de algo ruim aconteceria. A violência na infância acabou refletindo na personalidade de Jonas e sua dificuldade de se adaptar e se expressar.
Uma perturbação no ar é uma história sobre relacionamentos, conflitos humanos e nosso desejo de sermos aceitos, mesmo que tentemos fugir disso.
Se quiser conhecer a história em mais detalhes, leia a resenha completa no link!

site: https://desafiolivrospelomundo.com/2021/01/08/uma-perturbacao-no-ar/