A audácia dessa mulher Ana Maria Machado

Resenhas - A Audácia dessa Mulher

Eduarda1880 04/03/2024

Eu amo muito esse livro por ser uma "continuação" não oficial de Dom Casmurro e contar a versão feminina que nunca tivemos chance de ouvir. Lembro de lê-lo para o vestibular, sem saber do que se tratava e descobrir um dos meus livros preferidos. Essa história mexeu tanto comigo que fiquei encantada. E ao mesmo tempo me vi triste por reviver a dor de Capitu, que se doou tanto pelo amor e recebeu desprezo em troca. Ana Maria Machado conseguiu envolver em uma história atual, as memórias descritas em Dom Casmurro, e mostrar que essa narrativa ainda não havia acabado em Machado de Assis. ??

Maria20345 03/12/2023

Cativante
Romance clichê mas contemporâneo. História que relembra grandes autores como Machado de Assis. É um livro cativante do começo ao meio porém, o final podia ser construído de forma melhor. Obrigada Ana Maria Machado!

Taly 15/08/2023

Um olhar diferente para o amor!
Um olhar audacioso para o relacionamento amoroso, traz um olhar diferente para um clássico literário. Leitura interessante!

Luciana 14/07/2023

História, amores e literatura
A obra de Ana Maria Machado trata do amor, do ciúme, da liberdade. Mas não é só isso. A autora faz um diálogo incrível com a literatura, em especial com Machado de Assis, e consegue retratar a sociedade carioca em tempos históricos distintos, mas que se interconectam.
Discordo totalmente das críticas quanto ao final (ou ausência de) da estória. Ana Maria Machado buscou justamente fugir do clichê das relações tradicionais e os romances clássicos, em que o mais importante é saber quem vai ficar com quem. E Bia é a personagem que teve a audácia de ir além!
Esse livro foi uma grata surpresa!
Recomendo!

r.reads 02/07/2023

A pretensão dessa mulher
Fiquei me perguntando o tempo se a autora achou que estava criando uma personagem super profunda, cheia de conflitos, "prafrentex" e que não abaixa a cabeça para homem nenhum (não acho, ela diz isso no final), e não foi oque aconteceu, a personagem se mostra o tempo todo UMA BATATA, sem profundidade e sem vontade nenhuma, sempre agindo como uma criança e não uma adulta - ela e todos os outros personagens.
e é isto que mais me incomodou no livro, A PRETENSÃO, a pretensão de personagem, narrativa, linguagem... tudo é muito pretensioso, mas quando vai ver, é só tudo muito raso, chato, vago e até ruim

cecis 10/05/2023

A audácia dessa mulher
O texto de Ana Maria Machado "A audácia dessa mulher" é uma ficção, um romance escrito no século XXI que conta uma história em intertexto com Dom Casmurro, de Machado de Assis e referindo-se à outros autores publicados contemporaneamente como os de José de Alencar e Jorge Amado, mas com o diferencial de ser protagonizado por uma figura feminina com desejos e liberdade incomum às mulheres retratadas nos textos relacionados.
No primeiro capítulo o leitor é apresentado à Bia, nossa protagonista, uma mulher viajante e turista, que publica sobre seus passeios e que acaba de sair de seu relacionamento com Fabrício, o qual se despediu de Beatriz para viver nos Estados Unidos, e à Virgílio um chef de cozinha também formado em arquitetura, que escreve sobre suas receitas e origens e tem uma personalidade excêntrica e um ciúmes descontrolado que é acendido a partir do momento em que eles são chamados por Muniz para participarem de uma produção de uma novela de época, e então se mostra encantado pela figura de sua nova companheira de trabalho.
A trama se desenrola na produção da novela, mostrando que os quereres de Bia são pouco ouvidos em seu ambiente de trabalho e em histórias acontecendo ao mesmo tempo, como a de Juliano ou de Ana Lúcia. É inserido também na história um romance entre os protagonistas, desencadeando em Virgílio entregando à Beatriz um livro de receitas, que é na realidade um diário escrito por uma personagem reflexiva e misteriosa.
O texto deve ser bem recomendado, além de interessante é pertinente e é cobrada em diversos contextos como no vestibular UESB-2020, pois traz inúmeras discussões sobre liberdade, amor próprio e um teor feminista necessário como pauta e repertorio cultural. Mas ainda acho adversidades, como as repetições contínuas no texto e uma escrita um tanto monótona em alguns requisitos, é uma história com potencial, mas que nao foi desenvolvido da melhor maneira.

Elisangela Muniz 02/12/2022

Eu gostei, mas com ressalvas. Essa história do relacionamento com o Fabrício não me desceu muito. O Virgílio me pareceu um pouco usado, embora ele também tenha de certa forma usado a Bia. Queria saber melhor se a Ana Lúcia consegue se libertar, se o Fabrício volta... Mas é diferente e me prendeu.

readingabs 16/11/2022

extremamente superestimado. eu sabia que o livro trazia toda a história de dom casmurro sob a perspectiva de capitu, e, apesar de algumas coisas sem sentido (na minha opinião) essa foi uma parte interessante da história. o problema é que foi a única parte interessante.

a história da bia e do virgílio é extremamente sem graça, morna e sem um final decente. a história da novela foi praticamente esquecida no decorrer do livro. o fabrício apareceu magicamente mas foi como um fantasma o livro todo, tudo que se sabia dele era proveniente das memórias da bia.

além disso, muitas páginas chatas e desnecessárias, cheias de pensamentos longos e que, a certo ponto, ficam entediantes. o livro ficou com diversas pontas soltas, não explicou praticamente nada no final.

e, falando em final, até mesmo a história da capitu eu achei simplesmente forçada, exagerada. ela passou o livro inteiro simplesmente escrevendo as MESMAS cenas de dom casmurro sob a perspectiva da capitu e depois colocou esse final extremamente duvidoso.

me decepcionou muito, até porque minhas expectativas estavam altas. não acredito que a autora seja ruim, até porque sua escrita é bem agradável, mas esse livro com certeza não é o melhor dela.

Ram 24/04/2022

Um retrato da sociedade carioca
Um retrato da sociedade carioca do final do século XX que se mistura com a história do Brasil, e do próprio Rio de Janeiro, no fim do século XIX. A autora trás, que mesmo em épocas distantes, encontramos muitas semelhanças entre as duas sociedades. Acrescento que hoje, mais de 20 anos depois, é possível sentir a contemporaneidade desse romance.

Polliana 26/01/2022

A audácia dessa mulher

A audácia dessa mulher, da escritora carioca, Ana Maria Machado foi uma indicação de uma professora na faculdade, o título me deixou bem curiosa, comecei a ler de forma despretensiosa imaginado ser apenas um bom romance, mas a narrativa me ganhou, pois, a autora traz referências de grandes clássicos da literatura e de autores consagrados, faz um tour pela cidade do Rio de Janeiro do século XIX e nos dias atuais.

O enredo trata de assuntos universais como o amor e o ciúme, Bia e Virgílio (até os nomes dos personagens são referências dos clássicos) são profissionais convidados para prestar consultoria numa série intitulada Ousadia, pois, a Bia é uma jornalista que escreve sobre viagens na coluna de uma revista; e o Virgílio é proprietário de um restaurante, e um habilidoso cozinheiro ( podemos perceber os papéis invertidos, enquanto a mulher trabalha viajando o homem trabalha na cozinha, papeis que no século XIX era uma realidade bem diversa)

Após este encontro Virgílio se apaixona por Bia, com este contato ele percebe como Bia é uma mulher interessante, conhecedora de literatura e dos costumes dos séculos anteriores, ele decide presentear Bia com um caderno de receitas que está na família a muito tempo, este caderno foi um presente que a mãe do Virgílio ganhou de uma amiga.

Ao iniciar a leitura do caderno Bia percebe que entre as receitas a menina, dona do diário conta suas vivências. Com a ajuda de Ana Maria, secretária e amiga da Bia, elas conseguem separar as receitas e estas histórias, Ana Maria fica impressionada com a semelhança da história com a sua vida, pois o seu noivo é muito ciumento, assim como o noivo e futuro marido da moça do diário. A história também fascina Bia, que busca mais informações a respeito da moça dona do diário. Não dei nenhum spoiler rsrsrs o que contei é apenas 1 % do enredo, que história maravilhosa.

Para quem leu Dom Casmurro do Machado de Assis a leitura se torna mais interessante, pois a autora vai utilizar muitas referências da obra, mas funciona para quem não leu, o livro é bem redondinho, a autora junta todas as pontas soltas.
#aaudaciadessamulher

site: https://www.instagram.com/p/CY4RQ0ILOuE/

Rafa.Dulce 28/07/2021

Verossimilhança
"Os livros continuam uns aos outros, apesar de nosso hábito de julga-los separadamente."

Apesar de ser outra história, com outros personagens, há um diálogo entre esse livro e a obra de Machado de Assis.

Boa essa história escrita por Ana Maria Machado... Gostei!

Lilian 06/07/2021

Interessante
O livro ganhou o prêmio Machado de Assis e traz reflexões interessantes sobre relacionamentos. Livro curto, de leitura rápida.

Gabriella439 23/05/2021

a definição de pilot twist
O livro é recheado de referências à literaturas clássicas com uma metalinguagem espetacular, uma leitura leve que de início parece despretensiosa mas que te prende até a última página.

Monica Grezzi 16/05/2021

Confesso que começei a ler o livro para ver o olhar de Capitu de sua vida. Realmente entrega o que promete, mas com ressalvas.
A estória em si é rasa e deixa muitas pontas soltas. Me pareceu que a autora queria a toda hora deixar explícito o tema do livro (ciúmes) e a todo custo, o que deixou cansativo pro leitor. Os personagens principais são rasos e caricatos, uma mulher independente, um cara com receio disso e uma amiga de um relacionamento abusivo. Essas características são mostradas tão superficialmente que me pareceu apenas diálogos jogados, sem uma intensão disso. Tanto que, confesso, pulei algumas partes.
O diário de Capitu é trazido ao texto sem muita pretensão e as narrativas dele são "cópias em 1°pessoa" de Dom Casmurro, entregando poucos aspectos a mais dos pensamentos dela. Tudo se resolve numa grande carta sem muita descoberta.
É interessante a forma como a autora coloca sua pesquisa da época e os acontecimentos, mas no geral ficou a sensação de uma leitura sem muita graça.