Ah, o Verão!

Ah, o Verão! Fernanda Belém

Resenhas - Ah, o Verão!

Carol Cristina | @blogacdh 21/10/2018

Quer um livro teen pra amar?
Estou tão feliz por ter feito essa leitura! A história e os personagens me prenderam de tal forma que estou surpresa! E olha que nem tenho mais tanta paciência pra ler livros mais teen assim. Mas a Fernanda conseguiu fazer com que essa história não fosse "mais do mesmo". E eu amei tudo nesse livro, desde a capa, até a última frase. Fernanda Belém, parabéns. Você me pegou! Ainda não conheci nenhuma autora que mergulhou tão bem no universo adolescente como você, todas as garotas/mulheres deviam ler sua história! Que narrativa gostosa, divertida e fofa! Dava vontade de ficar lendo sem parar! Perfeito, estou suspirando até agora! Quero um Leandro pra ontem! Camila foi feita pra encantar todo mundo! Preciso de férias como essa! E OMG, tem continuação! *-*
Sinceridade? Você deixou Thalita Rebouças no chinelo! Kkk
Oiii...

Você sabia que o Folhas de um Outono já foi publicado? Você pode comprar o meu novo livro na minha lojinha!

Www.livrosfernandabelem.com.br

Para comprar lá na loja, estamos com a opção de boleto e de todos os cartões pelo mercado pago. Se você nunca tiver feito uma compra com o mercado pago/mercado livre, eles pedem algumas confirmações de segurança por email. Se já tiver comprado, a compra é aprovada rapidinho. Com boleto é simples tb e não precisa confirmar nada.

Ah, e se quiser que o livro seja enviado com dedicatória, é só avisar no campo "mensagem".

Sophia.Rodrigues 15/10/2017

Que livro
Esse livro foi simplesmente maravilhoso, li em quatro horas, pois me prendi demais. Apenas no final que fiquei meio chateado com a atitude da protagonista, mas o livro foi maravilhoso. Super recomendo!!!!

Gabi | @ps_gabih 13/03/2017

Acontece que o amor da vida da Mila vai estar passando as férias com suas amigas, enquanto ela vai tá em Búzios. (Adolescentes exagerados Kkkk)

Mila vai para a viagem torturante e lá descobre que uma das suas amigas a apunhalou pelas costas e ficou com o fulaninho que ela gostava. Ai sim o mundo de Mila deu uma guinada.

Mila passou a curtir bastante a viagem, fazer novas amizades, descobrir novos amores e etc. Ela finalmente começa a viver verdadeiramente o verão sem pensar no que ficou pra trás.

No começo Mila e seu exagero adolescentes estava me dando nos nervos, mas ai o Leandro aparece na história e temos uma evolução da protagonista. Ela cai em si, e eu agradeço por isso kkkkk

Eu gostei bastante, e pretendo ler o do outono quando surgir uma oportunidade
Lu Oliveira 14/03/2017minha estante
Eu fiquei um pouco desapontada com esse livro

Gabi | @ps_gabih 15/03/2017minha estante
eu só achei mt adolescente Lú. Adolescente é muito extremista, aí eu me irritava um pouco kkkkk

Lu Oliveira 15/03/2017minha estante
Foi um pouco disso também... Mas achei que o tema poderia ter sido melhor explorado, que ficou faltando alguma coisa... Tanto que dei o livro pra minha enteada.

Gabi | @ps_gabih 15/03/2017minha estante
acho que até hj não foram lançados as continuações né? :( .. Acho que pode ter faltado um desfecho em relação a amizade dela com a menina que ficou com o fulaninho. O livro deixou tudo bem aberto para as continuações, mas nem vi ou outros livros, acho que não foi lançado

Lu Oliveira 15/03/2017minha estante
Eu procurei pelas continuações e não encontrei nada. Pode ter sido por isso que não curti. Achei que ficou muito vago...

Danielly.Galdino 18/04/2017minha estante
Como faço pra ler online não acho em lugar nenhum!!!

Vanessa Vieira 26/11/2016

Ah, O Verão! - Fernanda Belém
O livro Ah, O Verão!, primeiro volume da série As Quatro Estações do Amor, da carioca Fernanda Belém, nos traz um romance juvenil fofo, regado por amores de verão, sol, praia e muita diversão. A história da Camila é bem fluída e descontraída e nos faz relembrar os nossos primeiros amores de adolescência e todo o gás e a fé que depositávamos neste tipo de relacionamento, sonhando com o felizes para sempre. Apesar de ter curtido bastante toda a nostalgia que a trama me proporcionou e a escrita da autora - bem detalhada e com um ritmo contagiante - me irritei um pouco com a protagonista e sobretudo com sua forma de agir.

Tudo o que Camila tinha planejado para o verão era curtir suas férias ao lado das amigas, regado por festas, clubes, churrascos, praias, baladas e tudo o mais que tivesse direito. E, claro, Mila não queria perder a oportunidade de se aproximar de Rafael, o garoto do colégio de quem há tanto tempo ela está interessada. Porém, nem tudo sai como o planejado e sua mãe já havia arquitetado um plano: passar a temporada de férias em Búzios.

Além de não colocar em prática suas artimanhas para angariar o coração do Rafael, Mila terá que conviver com Juliana, uma garota totalmente o oposto dela e de suas amigas. Inconformada, ela segue para Búzios afirmando que estas serão as piores férias de sua vida, mas o destino se encarrega de lhe reservar uma grande surpresa...

O verão em Búzios acaba lhe reservando novas amizades, sensações, sentimentos e muitas presepadas. Mila vivencia um verdadeiro amor de verão em meio ao pôr-do-sol e ao brilho das estrelas do local, que se tornará único e especial...

Ah, O Verão!, se mostrou um livro gostoso, envolvente e com aquele leve cheirinho de brisa do mar. As descrições de Fernanda Belém sobre a beleza do local, bem como sobre os pontos turísticos e a culinária praiana foram exuberantes e quase que palpáveis, fazendo com que realmente saboreássemos toda a magia e encanto presentes no enredo. E, claro, o amor de verão vivido por Camila nos transporta para aquele tempo de nossa vida onde cada segundo tinha um significado especial e mágico, proporcionando um clima de nostalgia envolvente. O que me desagradou foi o comportamento da protagonista, que se mostrou em grande parte da história mimada e muito rude e grossa com a sua mãe. Narrado em primeira pessoa por Mila, de forma leve e descontraída, o livro se mostrou uma leitura perfeita para aquela tarde ensolarada de domingo.

Camila é uma adolescente de quinze anos que vive um amor platônico por Rafael, um rapaz que nem ao menos notou que ela existe. Ela faz de tudo para chamar a atenção dele, mas todas as suas tentativas são frustradas. Rodeada de amigas, ela mal pode esperar pelo verão para curtir suas férias e tentar novamente chamar a atenção de Rafael. Porém, quando fica sabendo que sua mãe planejou uma viagem para Búzios, a garota entra em parafuso e afirma para tudo e para todos que aquelas serão as piores férias de sua vida. Porém, o que seria um pesadelo se mostrou um sonho lindo e colorido, tornando a vida de Camila mais alegre, dinâmica e descontraída. Confesso que achei a personagem muito mimada e que não gostei nada da forma como ela tratava e se relacionava com sua mãe, de um jeito bem áspero e arrogante. Quando o Leandro entra em sua vida, Camila fica extasiada e passa a ter muitas melhorias em seu comportamento, mas nada que tenha me feito sentir aquela apatia especial pela personagem.

Leandro se mostrou um personagem encantador e apreciei a forma como o romance dele e de Mila vai se descortinando. Ele vai conquistando a adolescente pouco a pouco e o clima de paquera entre os dois é contagiante. Por mais que os dois jovens morem em partes diferentes do Brasil, eles curtem cada dia como se não houvesse amanhã, tornando cada momento entre eles incrivelmente especial. Gostei muito da Juliana também, que surge na trama de forma tímida e sussurrante e que acaba se tornando uma nova pessoa. Com a ajuda de Camila, nota-se que a jovem se tornou mais confiante e segura de si e apreciei o seu desenvolvimento e posterior amadurecimento dentro da trama.

Resumidamente, Ah, O Verão! é um livro que fala de amor, amizade, descobertas e auto-valorização, com aquele misto de surpresa e paixão. A trama nos foi apresentada com tanto sabor e magia que é praticamente impossível não querer conhecer Búzios e todas as suas belezas, delícias e encantos e quem ainda não viveu aquele amor de verão, vai desejar com cada fibra de seu ser desfrutar da mesma sensação de Camila e Leandro. Apesar de não ter me afeiçoado totalmente à protagonista da trama, fiquei inebriada pelo enredo e gostei demais dos personagens secundários da história. A capa é bem descolada e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações fofas no miolo do livro de bilhetes e páginas de agenda. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2016/11/resenha-ah-o-verao-fernanda-belem.html
Nati 27/11/2016minha estante
Comprei o e-book desse livro na amazon e está há algum tempo esperando ser lido, depois dessa resenha o livro entrou na listinha de férias.

Vanessa Vieira 28/11/2016minha estante
Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada!

Adriana @livrosedevaneios 28/10/2016

Ainda bem que O Livro Delas me apresentou a Fernanda, gostei tanto do conto "Por Acaso" e da Fê (uma querida!) que fui atrás do seu livro. O resultado já era esperado: simplesmente AMEI a história!
Resumidamente, o livro nos apresenta a Mila, uma gatota de 15 anos que se vê obrigada pela mãe a passar as férias de verão em Búzios, enquanto preferia ficar no RJ e curtir os mil planos já definidos pelo seu grupo de amigos e tentar se aproximar de um garoto mais velho da escola, por quem tem uma paixão platônica.
Chateada, Mila pensou que seu verão estaria fadado a ficar na companhia da filha sem graça dos amigos dos pais, sem grandes diversões, novidades, alegrias... Sem opção, ela encara a viagem e é surpreendida muito positivamente! Não contarei mais detalhes para instigar seu interesse pela leitura e vá por mim: vale a pena! Amei as inúmeras referências musicais e a menção à Gilmore Girls

Vanessa Sueroz 12/07/2016

Neste livro vamos conhecer Camila, uma menina de 15 anos que esta começando a escrever um diário sobre sua vida. Ela faz aniversário perto do natal e sempre recebe só um presente. É apaixonada por Rafael, um gatinho da sua sala. Foi uma ótima menina durante o ano e para compensar seus pais estão lhe dando a pior férias da sua vida na companhia da filha chata dos amigos deles Juliana.

A viajem é para a Região dos Lagos em Búzios e mesmo o lugar sendo lindo Mila não esta muito empolgada. Quando as coisas não poderiam piorar ela descobre que Juliana vai para a mesma escola que ela. Seu namorado foi para a festa do amigo Bernardo que é namorado da Dani, melhor amiga da Mila e eles esta morrendo de ciúmes.

Claro que Mila culpa a mãe pelo namorado estar sozinho em uma festa e dar bola para outras meninas, mas ela dá a volta por cima e parte para se divertir. Depois da decisão ela realmente começa a se aproximar de Juliana e conhecer a menina.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/ah-o-verao/

Silvana - Blog Prefácio 06/03/2016

Esse livro conta a história de Camila, mais conhecida como Mila. É dia primeiro de janeiro e ela começou a escrever uma espécie de diário. Primeiro para poder reler quando ela for mais velha e segundo para praticar para sua futura profissão: ela quer ser jornalista. Mila acabou de fazer quinze anos, e faz aniversário em dezembro pertinho do natal e os espertinhos sempre dão um presente só. Ela é apaixonada por Rafael, um garoto do colégio que está indo para o terceiro ano e como ela passou para o primeiro, ela vai poder ver ele muito mais vezes, já que agora estão no mesmo prédio. Ela passou de ano direto e em vez de receber um prêmio, foi castigada em passar as férias com seus pais e com os amigos de seus pais e a filha chata deles, Juliana. E antes de irem viajar, sua mãe fez ela prometer que vai tratar bem a Juliana e não vai beijar nenhum garoto durante a viagem.

A viagem é para a Região dos Lagos, especificamente para Búzios e mesmo indo obrigada, Mila não pode deixar de admirar a paisagem linda. Mas logo que encontra os amigos de seu pai e Juliana, seu humor piora em um instante. Como sua mãe quer que ela seja amiga de alguém que se veste tão mal? E as notícias não melhoram. Quando ela puxa uma conversa com Juliana, ela diz que foi transferida para a mesma escola que ela e que elas vão estudar juntas. Só faltava essa, como que o Rafael vai olhar para ela com essa menina brega andando atrás dela? E por falar em Rafael, tomara que ele não esteja de olho em nenhuma menina lá na festa do Bernardo, namorado de sua melhor amiga Dani. Mas seu desejo não vira realidade, no dia seguinte, Dani liga para contar que Rafael ficou com a Patricia, uma de suas amigas.

Camila quer morrer de desgosto e de raiva de sua mãe, porque com certeza, isso aconteceu porque sua mãe obrigou ela a viajar e ela não estava lá na festa. Mas pensando bem, o Rafael que se dane e ela vai aproveitar essas férias. Ela rasga a foto dele em mil pedacinhos e decide que vai encontrar alguém bem legal com quem ela possa se divertir durante esses quinze dias. E para isso ela vai começar mudando o estilo de Juliana. Ela insiste e Juliana acaba aceitando mudar o estilo e usar um pouco de maquiagem. E não é que a Juliana fica muito mais extrovertida com um novo visual e elas acabam se dando muito bem? E as coisas só melhoram, porque ela acaba conhecendo Leandro, um garoto lindo que está em uma casa pertinho da dela. O problema é que ele é mais velho e sua mãe não vai aceitar de jeito nenhum se ver os dois juntos.

Eu tenho esse livro aqui em casa faz tempo já, mas nunca me deu vontade de ler ele. Até comecei uma vez, mas parei no primeiro capítulo, achei a protagonista muito chata. Mas agora eu tinha que ler um livro de verão para o desafio, e olhando a estante, só achei esse parado lá. E não é que eu gostei bastante da história e já quero ler os outros livros da série, que pelo que eu entendi serão 4 livros um para cada estação do ano. O começo e bem chato mesmo com a protagonista se mostrando bem aborrecente, mas depois que ela resolve parar de dar chilique porque foi obrigada a ir para Búzios vejam só, a coisa melhora e eu acabei adorando a história. Ri muito, chorei outros tantos, me apaixonei, sofri junto com a protagonista e suspirei bastante pelo Leandro. Se fosse mais nova queria um namorado igualzinho ele. Gentil, romântico, atencioso, responsável e bem humorado. Quem não quer?

Mas o que achei mais legal, foi relembrar meus tempos de adolescente. Gente como é engraçado, e o pior é que todo mundo já passou por isso. Ao mesmo tempo em que está apaixonada e vai morrer se o garoto em questão não olhar para ela, no outro dia nem lembra mais que ele existe. E tão fácil se apaixonar e desapaixonar. E como era bom a única preocupação ser com o visual, se o cabelo estava bom, se a roupa estava combinando. Depois falam que a melhor idade é depois dos quarenta. Eu não concordo, a melhor idade é a adolescência. Enfim, eu recomendo o livro para quem quer um livro para se divertir. A escrita da autora é leve e flui hem. E sem falar na edição que mesmo sendo folhas brancas, está linda demais.

Kenia 06/10/2015

Quero chorar! Estou sentindo um bolo na garganta. Minha mãe não entende nada, se compreendesse alguma coisa, não teria ma trazido para cá. Ela acabou com as minhas esperanças."

Chegou as férias de verão e Mila está com tudo planejado pra curtir com suas amigas e pra quem sabe conhecer melhor o Rafa, por quem tem uma paixão platônica.
O que ela não contava era que sua mãe decidiu fazer uma viagem em família, o que claro, incluía Camila. Ela não gostou nada disso e mostrou um comportamento bem típico de adolecente. Ficou insatisfeita e bem mais quando soube que sua companhia durante as férias seria a Juliana, filha de um casal de amigos dos pais. Para Mila, Juliana era chata e sem graça.
Mesmo a contragosto, Mila vai para Búzios. Como essa birra não ia durar para sempre em um lugar tão lindo, ela acaba mudando de postura e começa a aproveitar suas férias.
Mila e Juliana acabam se aproximando, e a primeira descobre que a nerd não é uma pessoa chata, ela só não sabe se vestir e tem vergonha de se soltar um pouco mais.
Mas o ponto alto dessas férias fica a cargo do Lê. Um goiano super simpático, que trata a Mila de forma tão carinhosa, fazendo a adolecente se encantar e perceber que o que ela sente pelo Rafa não se compara ao que estava rolando entre eles. As férias dela não poderiam ser mais inesquecíveis!
O bacana desse livro é que Mila vive essa experiência e a retrata em uma agenda. O livro alterna suas aventuras e depois ela escrevendo as memórias na agenda. Uma ótima recoradação para quem cultivou esse mesmo hábito na adolescência. O livro vem sempre com as páginas da agenda.

Esse livro é parte da saga As Quatro Estações do Amor, e acredito que o segundo volume está a caminho!
Recomendo aqueles que queiram reviver suas lembranças e amores da adolescência. É um livro fofo e super bacana.
A Fernanda continua com a escrita bem fluida e dinâmica, de linguagem jovial e super atual.

Mari | @PitacosLiterários 05/10/2015

Doces lembranças
Não foram poucas as vezes que me vi sorrindo feito boba para o livro.

Ah, o verão! foi uma viagem deliciosa ao passado, à adolescência. Relembrei as férias com meus primos e amigos na Região dos Lagos, os amores de verão, as mentirinhas bobas para ficar até um pouco mais tarde na rua com todo mundo e as amizades eternas que jurávamos aos prantos no último dia.

Um livro leve, divertido e um grande presente da Fernanda Belém para todos nós.

Se você tem 15 anos, vai se sentir a Mila. Se você tem 30, vai lembrar da Mila que foi um dia.

Aguardando ansiosamente Folhas de um Outono.

Janine 23/09/2015

Leitura rápida e deliciosa
Ah, o verão! Foi uma leitura deliciosa, e foi muito rapidinho de ler, quando comecei achei que eu não ia suportar a Camila, ela se achava, só reclamava com a mãe, e não queria saber de concordar com nada que os pais delas queriam! No comecinho também achei a narrativa e os diálogos meio forçados, mas acho que depois me acostumei, porque não me incomodou mais e acabei adorando a história! Foi um livro muito gostoso que me deixou com gostinho de quero mais.

Três Leitoras 03/04/2015

Resenha: Ah, o Verão!
Atire a primeira pedra quem nunca teve férias de verão inesquecíveis!!!!

Esse foi um dos livros que literalmente comprei pela capa e vou logo avisando, não me arrependi!

última coisa que Mila queria naquelas férias era viajar com os seus pais e ficar longe das suas amigas, das programações que elas haviam feito e também do cara por quem ela era totalmente apaixonada: Rafael. Porém, querer nem sempre é poder e sua mãe a arrastou para a viagens de férias.

Mila tem 15 anos, é uma menina cheia de sonhos, que adora escrever na sua agenda... E é escrevendo na sua agenda que temos a oportunidade de conhecer a cada página lida um pouco mais sobre ela.

Durante as férias ela terá a companhia da Juliana, que para a Mila é uma menina sem sal, sem graça e de péssimo gosto para roupas. Ela vai determinada a não ser amiga da Juliana e muito menos andar com ela pelas ruas e prais de Búzios.

Mas a última coisa que ela imaginava era que tudo que ela planejou foi por água abaixo e as coisas mudam justamente quando Dani, sua melhor amiga, liga para contar que o Rafael ficou com a Patrícia, uma amiga delas. Mila sente como se o "mundo tivesse caído" e o que me surpreende é que ela percebe rápido que não adianta chorar por um cara que pouco a tinha notado e ela resolve viver as suas férias de forma intensa.

Ela se permite conhecer a Juliana e elas acabam se tornando, aos poucos, amigas. Logo, a Gi, uma amiga da Juliana, junta-se a elas nessa viagem de férias e as coisas ficam mais animadas.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/03/resenha-ah-o-verao.html

MiCandeloro 10/11/2014

Uma leitura para recordar os amores passageiros da juventude!
Camila estava radiante porque suas aulas do colégio tinham acabado. Depois de passar de ano sem nenhum exame, estava certa de que sua mãe não faria objeções em relação a todos os planos que tinha elaborado com as amigas para as férias de verão, que incluíam, naturalmente, diversas festinhas e azarações. Será que, finalmente, ela teria uma chance com o Rafael, o gato por quem era "não tão secretamente" apaixonada?

O problema é que Regina, mãe de Camila, tinha outros planos. Decidiu viajar para Búzios na companhia de um casal de amigos, obrigando a filha a acompanhá-los. Camila não só teve que dar adeus as suas férias dos sonhos, como seria obrigada a aguentar a sem graça da Juliana, filha do outro casal.

Camila estava revoltada e sentindo-se completamente injustiçada, e tal sentimento só piorou depois que descobriu que Rafael tinha ficado com uma de suas amigas. Tudo era culpa da mãe! E de Patrícia. Mas ela precisava dar a volta por cima. Se Rafael nunca foi capaz e notá-la, não podia dar o gostinho de ter suas férias arruinadas por ele.

Decidida a curtir a praia, baixou a guarda e se aproximou de Juliana, e percebeu que a menina até que era legal. Mas, mal sabia Camila que esta não era a única surpresa que o verão estava guardando para ela.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Solicitei este livro para a Editora não só porque ele sempre me foi muito elogiado, mas também porque ele tem a cara do verão. Achei que seria uma boa pedida para curtir o momento. Ah, o verão! é narrado em primeira pessoa, por Camila, uma típica adolescente de 15 anos, que tem um temperamento instável, com direito a arroubos de drama e alguns chiliques infantis, principalmente quando se trata da mãe, com quem nunca se dá bem e que parece nunca compreendê-la.

A história retrata as duas semanas de viagem da menina, contando detalhadamente sua rotina. No meio dos capítulos, nos deparamos com trechos de diários, escrito por ela, e alguns outros bilhetes trocados. Palmas para a diagramação da Editora Valentina que fez tudo ficar muito fofo, principalmente ao inserir imagens nas quebras de capítulos.

Infelizmente, não consegui mergulhar na trama, muito menos me afeiçoar aos personagens. Camila me irritou diversas vezes e sua mãe, Regina, me deu nos nervos. Como pode uma mãe passar a história toda praticamente só berrando com a filha e não conseguir se conectar com ela?

O ritmo da narrativa também não contribuiu. Por vezes, acelerado demais, enquanto outras partes que tinham potencial de render uma boa história passavam batidas. Os diálogos, apesar de simples e muitas vezes superficiais, me causaram um enorme estranhamento. Ficou claro para mim que a história foi escrita para adolescentes e que, de repente, era para aparentar ter sido escrita por uma. Mas, ao mesmo tempo, a autora inseriu diversas gírias, expressões e citações de coisas que não são da época deles. Gírias que eu falava no meu tempo de colégio, mas que não vejo nenhum jovem usando hoje em dia. Mas enfim, estilo de escrita não pode ser discutido e essa certamente foi uma escolha pessoal de Fernanda.

Para vocês, meus leitores mirins, recomendo a obra. Quem sabe vocês não se identifiquem com os dilemas vividos por Camila, que não só tenta esquecer um antigo amor, como se dispõe a abrir o coração para viver novas aventuras? Além disso, verão na vida que tudo é passageiro e que não precisamos nos descabelar por certas coisas. E quem sabe se deem conta do quão divertido é manter o hábito de escrever em diários, independente da idade. Não há coisa melhor do que vasculharmos nossos pensamentos e sentimentos há tanto enterrados.

Para quem busca uma leitura despretensiosa, para se ler rapidamente numa tarde e recordar dos amores passageiros da juventude, Ah, o verão! certamente é uma boa pedida.

Resenha a ser publicada em: www.recantodami.com

Isabela 20/09/2014

Ah, o Verão!

Aquele romance esperado de todas as férias de verão!

Comprei esse livro em uma mega promoção e hoje ele é um dos meus favoritos!

É todo um clichê de romance, mas que me envolveu completamente. Uma história totalmente focada no público adolescente, com todas as aventuras e as paixões dessa fase.

O livro foi escrito pela Fernanda Belém, autora nacional, que deu início a uma série de quatro livros, sendo esse o primeiro.

Ele conta história da Camila, mais conhecida como Mila, que acaba sendo arrastada por seus pais para passar as férias em Búzios, ao invés de ficar com seus amigos e com sua paixonite mais recente, o Rafael.

Quando ela percebe, já está em Búzios, longe de tudo e com uma menina bem tímida, chamada Juliana, filha dos amigos de seus pais, que na opinião de Mila é uma chata e estranha.

Sem opção, Mila aprende e vê que Ju nem é tão chata assim, só bem tímida, e as duas começam a se dar muito bem e a aproveitar as praias, seu diário, a piscina e principalmente os gatinhos!

Aproveitando muito as férias, Mila se junta a Juliana e a mais uma amiga dela, Gisela e as três se veem envolvidas com outros três garotos do condomínio: o Leandro, o Cristiano e o Tadeu. E essa turma vai se envolver em um romance de verão, com tudo o que ele pode oferecer. Cheio de dias em piscinas e noites em bares.

Uma leitura bem leve e que te faz devorar cada página, e é como você deseja todas suas férias! O cenário se faz em Búzios e o livro apresenta vários pontos turísticos e bem visitados.

Ao longo do livro, a personagem principal mostra muito amadurecimento, tendo decisões mais centradas e escolhas mais racionais. E a série, vai mostrar isso mais acentuado nos outros livros, mostrando ela nas outras estações do ano com idades diferentes.

Uma leitura perfeita para um fim de semana de sol!

site: http://colecionadora-de-contos.blogspot.com.br/

Tami 24/07/2014

Resenha publicada no blog Gaveta Abandonada.

Estava com um pouco de receio antes de iniciar o livro, apesar de todas as resenhas positivas que tinha visto. A personagem principal tem 15 anos, e parecia ser uma história bem água com açúcar - coisa que eu, com meus 25, já nem sempre tenho muita paciência. E ele é clichê. É água com açúcar. Mas ele me fez voltar para os 15 anos como ainda não havia acontecido, e até agora não sei explicar bem o porquê. Só sei que Ah, o verão! conseguiu me conquistar e me querer fazer voltar para aquela época por alguns momentos.

"Sabe quando você já viaja sabendo que tudo vai ser um saco? Pois é isso mesmo o que vai acontecer comigo neste verão. Já sei o que vou ter pela frente na viagem que estou sendo obrigada a fazer." (pág. 8, primeiras linhas)

Camila tem 15 anos e descobre que vai precisar passar as férias com seus pais em Búzios, ao invés de poder curtir todas as festas que tinha programado com as amigas. Além de ficar longe de sua paixão platônica, o Rafael, ainda vai ter que conviver com a Juliana, filha dos amigos de seus pais que usa camisetas do Chaves e do Angry Birds com calças largas. Mas o que parecia um péssimo verão tem tudo para mudar...

Não sei explicar bem o que foi que tanto me agradou neste livro. Pode ter sido a escrita "abrasileirada" de Fernanda Belém, nos trazendo personagens muito mais parecidos conosco e com o nosso dia-a-dia do que costumamos ver em livros juvenis estrangeiros. Pode ter sido por se passar na estação do ano mais alegre e solta, por mais que o verão seja sempre meio quente demais para quem fica na cidade. Pode ter sido as situações apresentadas, que retrataram coisas que já mal lembrava daquela época. Pode ter sido muitas coisas, só sei dizer que gostei.

O livro tem uma história bem leve, com muitas falas, sem grandes surpresas - cheia de clichês inclusive - mas alguma coisa nele faz a gente se sentir adolescente de novo. Ler o diário de Camila reclamando que vai ter que viajar com os pais ao invés de poder ficar com os amigos (o meu foi em 2006), das paixões platônicas por meninos com os quais mal falava (2000 ~ 2003), dos jogos de verdade ou consequência (ih, aí já não lembro os anos...), de escrever em agendas ou diários coisas do dia-a-dia, das brigas com a mãe e de tantos outros detalhes que fui esquecendo com o tempo e que esse livro conseguiu, de alguma forma, trazer como uma enxurrada de novo. É algo bem nostálgico. Ao menos para mim.

Durante as férias Camila conhece Leandro, por quem acaba se apaixonando. Leandro é aquele personagem perfeitinho feito para apaixonar também quem lê. Bonito, sarado, bom de beijo, romântico e carinhoso. Tipo príncipe encantado de livro mesmo, talvez até um pouco educado demais para um menino de 19 anos com toda essa beleza, diga-se de passagem. Camila e suas amigas já são mais condizente com suas idades.

Apesar de ser o primeiro da série As quatro estações do amor, a história é fechada e o livro pode ser lido de forma individual sem problemas. A editora fez um trabalho de diagramação bem legal no livro, a começar pela capa que ficou bem alegre e bonitinha. A parte interna mescla páginas do diário de Camila com a história, também dando um ar bem jovem ao livro.

"Nunca mais durmo com esses pijamas de bichinhos. Já falei isso com a minha mãe mais de mil vezes. Sempre dou o exemplo do incêndio: se o prédio pegar fogo, imagina ter que descer assim?! Mas parece que a minha mãe, como sempre, não percebe a gravidade da situação." (pág. 215)

Sem dúvida é um livro voltado para o público feminino e adolescente, mas que deve agradar aqueles que passaram um pouquinho da fase também. As conversas e pensamentos de Camila quando fala com sua mãe são tão realistas que algumas mães devem gostar de ler também. Um ótimo livro para passar o tempo, recordar dos fatos dessa idade e se apaixonar um pouco novamente!

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2014/07/resenha-ah-o-verao.html

Juliana @jaliagoraesuavez 16/07/2014

Só leia se você tiver, no máximo, 16 anos.
Uma história bem pré adolescente.
Não é ruim. É um bom livro, mas para a faixa etária certa.