Ah, o Verão!

Ah, o Verão! Fernanda Belém

Resenhas - Ah, o Verão!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Blog MDL 24/03/2014

Mila não pode acreditar na sua falta de sorte. Depois de tanto planejar o que iria fazer junto com suas amigas nas férias, seus pais simplesmente decidiram lhe comunicar que ela iria com eles para Búzios e não havia nada que ela pudesse fazer para mudar a decisão deles. Ela sabia que a batalha estava perdida, mas não iria deixar se abater tão fácil. Mostraria para seus pais toda a insatisfação que estava sentindo por ter que ir pra longe não só de suas amigas, como também do Rafa – seu amor, que ela queira que deixasse de ser platônico. Inconformada em ter que viver férias terríveis com a sem graça da Juliana, Mila se esforça para se manter isolada de tudo e de todos. Mas caminhando pelas ruas de Búzios e visitando as praias maravilhosas do lugar, logo ela nota que é impossível não estar bem quando tanta beleza está ao alcance de seus olhos. E é quando sua amiga do Rio lhe conta o que está acontecendo na cidade enquanto ela permanece fora, que ela nota que é uma baita tolice deixar de aproveitar a oportunidade que está tendo e logo passa a enxergar as pessoas que estão ao seu redor e que também podem lhe fazer feliz.

Uma das coisas que mais me encantaram em "Ah, o Verão!" foi a maneira despretensiosa com que a autora Fernanda Belém conseguiu evocar as minhas melhores recordações da época de adolescência e me fez embarcar nas férias deliciosas de Camila. Todo o receio que eu senti a princípio por imaginar que me sentiria deslocada em uma narrativa tão juvenil foi sendo quebrado aos poucos com a leveza do desenvolvimento do enredo. Apesar de ter tido alguns problemas com as birras infantis que a protagonista demonstra no início do livro, logo fui me sentindo a vontade entre os personagens e percebendo que as atitudes da Mila eram bem típicas de uma garota da sua idade e por isso não comprometia a minha relação com o livro. Por ser narrado em primeira pessoa, só termos o ponto de vista de Camila, porém a autora apostou em um detalhe que me fez ficar apaixonada: páginas do diário da personagem estão distribuídas por todo livro. Como até hoje cultivo o hábito de escrever em agendas, achei um detalhe muito fofo ela registrar seu cotidiano para jamais esquecer seus sentimentos e suas memórias.

E por falar em memórias, podem ter certeza que após esse verão recordações não faltarão para Mila. Ela que vai a Búzios cheia de receio de ter férias horríveis se depara com uma imensidão de possibilidades que se tornam ainda melhores quando ela se abre para a vida e permite que as pessoas a conquistem. A Juliana, por exemplo, é a típica nerd que as meninas adoram zoar, mas que reserva não só muita beleza, como também, características que a tornam uma personagem muito doce. No início ela é vítima da frieza da protagonista, mas logo ambas constroem uma amizade bacana de ser acompanhada. Mas o ponto alto dessas férias com certeza fica a cargo do Lê. Esse goiano que esbanja simpatia, conquista o leitor de modo instantâneo e nos deixa com um friozinho na barriga ao observar seu jeito carinhoso de agir com a Mila. Confesso que ao final do livro já estava tão rendida aos encantos dos personagens construídos pela Fernanda Belém que não pude evitar ficar um pouco triste por saber que ainda vai demorar um pouco até que eu tenha em mãos o segundo volume dessa série.

Mas se você, caro leitor, ainda tem dúvidas de que irá gostar do livro por ele ser juvenil, pode ter certeza de que mesmo que você não se encaixe atualmente nas situações vividas pelos personagens de “Ah, o Verão!”, certamente será acometido pelo mesmo sentimento de nostalgia que me pegou de jeito logo nas primeiras páginas desse livro fofo e encantador. Sem contar que você ainda poderá ver uma edição linda, que apesar de ser em folhas brancas, está impecável por ilustrar de modo perfeito as férias da Camila, de suas amigas e de seus respectivos amores de verão. Adorei!

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/03/resenha-ah-o-verao-por-fernanda-belem.html

costa 22/08/2021

- When you look at the stars, you'll remember that moment.
Bora falar desse livro?!
"Ah, o Verão! Quatro Estações do Amor +14" é uma história incrível, deixem me contar um pouco sobre, Mila ( Camila ) é a personagem principal de 15 anos que está ansiosa pelas aguardadas férias de verão, que até então achou q passaria em casa, rodeada de amigos e com seu "crush", que nem sabia de sua existência, (e olha q ela tava xônadinha nele há mais de 1 ano), mas, quando descobriu que não iria passar o verão lá, ficou decepcionada com a idéia de ter que ficar longe dos amigos e principalmente de Rafael (o crush).
Mas a tristeza durou só até conhecer o menino-gato-sem-nome, você realmente achou q eu ia ficar dando spoiler??
Pra saber oq vai acontecer nesse verão fantástico vocês vão ter q ler "people" (como Gisela diria ?).
Uma das coisas que eu mais gostei nesse livros foi que como a personagem é uma adolescente, ela vivência coisas do cotidiano que qualquer adolescente também vive ou vai viver, e o modo como ela transforma as pessoas ao redor dela na suas melhores versões é apaixonante, adorei esse livro!!

Aí vão algumas frases p vcs se encantarem com o livro como eu me encantei:

-É a morte ou o mico! ? Socorrooooooooo!!! Como não sou boba nem nada, escolhi o mico.

-E nem adianta alguém falar que quem vê cara não vê coração porque isso é uma baita de uma mentira. Não conheço ninguém que tenha se apaixonado por um feioso de primeira, só porque o coração dele era lindo! É claro que qualquer um está sujeito a se apaixonar por alguém desprovido de beleza, mas isso não vai acontecer à primeira vista. Nem aqui nem na China. Pensando bem? na China isso é possível.

? Bonito é o Rafa! O Lê é um deus grego. Gato demais!

- Perigo! Sua filha achou um menino bonito! Perigo! Afaste- se do local o mais rápido possível.

? Elas formam o Cruzeiro do Sul. ? Voltou a me olhar. ? Agora, sempre que você olhar para essas estrelas, vai se lembrar deste dia e deste momento.

?? Atenção: a frase em inglês do título foi adaptada para esta resenha.

Jessica1248 14/01/2024

Resenha: Ah, o verão!
?Resenha: Ah, o verão!?
?Autora: Fernanda Belém ?
?Nota: 5/5 ?????+???

?? Quem nunca teve aquele amor de verão, que atire a primeira pedra.

? E aquelas férias maravilhosas na praia, quando não damos nada por essas férias e ela acaba se tornando as FÉRIAS, onde aparece aquela pessoa que simplesmente rouba o nosso coração.

?? É nesse cenário que Camila (Mila), se ver, sendo obrigada por seus pais a passar suas tão sonhadas férias na praia de Búzios.

? Para Camila aquilo foi literalmente o cúmulo, o começo de um verdadeiro desastre. Mais as coisas não são bem assim e Camila irá perceber que ter ido a essas férias pode não ser tão ruim assim.

?? Fazia tempo que eu tinha esse livro baixado na minha biblioteca do Kindle mais não tinha conseguido ler ainda, e isso se provou um grande arrependimento.

? A história tem uma vibe bem adolescente, quando estamos procurando os nossos primeiros amores, pensando serem nossos príncipes encantados.
Aborda o tema amizade de uma forma muito leve e divertida, eu amei acompanhar a Camila, a Juliana, e a Gi, e os seus amores de verão.

?? De uma forma leve a autora nos mostra o quanto devemos curti a nossa adolescência, mais mantendo sempre a responsabilidade, o valor da amizade e principalmente o quanto devemos nos conhecer e aprender que será terá um novo dia, e um novo amor em cada fase de nossa vida e que tudo bem ter nossas inseguranças e medos.

? É uma leitura rápida e fluida, vale muito a pena ler, é aquele livro que combina muito bem com o verão e sem contar o final que pensamos ser um clichê, mais que nos pega e dar uma grande reviravolta, nos fazendo derramar algumas lágrimas.

annilyzm 17/06/2022

cruzeiro do sul ?
eu jurooooo que livro mais fofo, levinho e boiolinha!!!
achei que seria um livro tão chato, pq a camila nas primeiras páginas é bem estressante kkk mas depois a gente percebe q ela só é adolescente ?
um livro que é retratado em apenas quinze dias de férias mas vc fica tão absorta na história que parece ser mais q isso. tudo é mt levinho, bem adolescentes se ?descobrindo?, vivendo a vida e aproveitando tudo como podem KAKAKAK
o leandro é um dos melhores clichêszinhos nacionais que eu já li, estou totalmente apaixonada!!!!! ele é o melhor amigo do ?hoje me apaixonei por um personagem literário??
enfim, um livro muitooo bom e rapidinho de se ler.
mila, ju, gi, lê, cris e tadeu são realmente apaixonantes e divertidos, vale mt a pena ler!

um verão de momentos inesquecíveis e beijos, muitooos beijos

Giovanna.Lissa 05/09/2021

Tudo passa
Comecei a ler esse livro sem nenhuma pretensão, apenas precisava de algo gostoso pra ler, minha única pretensão com esse livro era me divertir um pouco. Mas foi mais do que isso.
Aqui acompanhamos a história da Mila, uma adolescente, de 15 anos, que vai passar as férias de verão em Búzios (contra vontade dela) e acaba tendo as melhores férias da vida dela.
Eu queria dizer que, eu me senti íntima das meninas tanto quanto a Mila, e eu me apaixonei pelo Lê assim como ela se apaixonou (inclusive meu novo crush literário favorito), vou sentir falta dessas férias e desses amigos tanto quanto ela, mas o grande ponto do livro pra mim, não foi a história de verão divertida, foi as reflexões que ela me fez ter.
O verão da Mila acabou, como tudo acaba, ela deixou de ter 15 anos, e ela nunca mais vai ser a menina daquele verão, e isso é lindo e assustador ao mesmo tempo, eu acho que pensar que só podemos viver uma vez, que os momentos mais lindos das nossas vidas so podem ser vividos uma vez, sem repetição, é aterrorizante, mas torna tudo muito mais especial. Me fez pensar que meus 15 anos passaram, e nunca mais vão voltar, que minha adolescência ficou pra trás e é isso, não dá pra repetir, isso me deixou de coração partido, mas muitíssimo grata, tanto pelas coisas maravilhosas que vivi, quanto pelas difíceis, porque são os momentos difíceis que me tornaram a mulher que sou hoje, de quem tenho muito orgulho.
A Mila me ensinou que tudo passa, do jeito bom e do ruim, porque da mesma forma que um verão de tirar o fôlego passa, o coração partido e a dor também passam.
Sou grata a esse livro, a Mila, e a Fernanda Belém por me dar esse epifania do melhor jeito possível. Em determinado momento, alguém da um conselho pra Mila: aproveite intensamente. É isso que eu diria pra eu de 15 anos, é isso que eu diria pra qualquer um com 15 anos, ou melhor, pra qualquer um em qualquer idade. Tudo passa, as vezes isso é bom, as vezes não.

P.S: desesperada pra ler a continuação, mas não tenho dinheiro, e agora? Vou deitar em posição fetal e chorar.
Estersinha 05/09/2021minha estante
Nossa e rendeu uma reflexão profunda

Estersinha 05/09/2021minha estante
Amei vou ler

Giovanna.Lissa 06/09/2021minha estante
Lê amiga mt bom

Gabi 02/01/2023minha estante
Exatamente isso! Tudo passa! Li em 2017 e coloquei como indicação de leitura hoje! Feliz Ano Novo!!

vivi 31/07/2023

NOTA MIL!!!
Que livro bo!! Fazia tempo que eu não me envolvia tanto com a história de um livro.
A personagem pode aparentar ser um pouco chata e irritante no início, mas depois de algumas páginas ela vira uma menina tão adorável e a leitura começa a fluir normalmente.
Me apaixonei pelos personagens e o casal principal. Queria muuuuito que eles se reencontrassem em um futuro beeeemmm próximo! Adorei o livro e com certeza entrará na lista dos meus preferidos!!

se.renata 10/05/2021

ah, o verão!
?Camila é obrigada pela sua mãe a fazer uma viagem de verão para Búzios com os pais e algumas outras pessoas, mesmo ela querendo ficar em casa e aproveitar as férias em casa.

?Tudo muda quando ela começa a fazer amizade com Juliana e Gisela; Além de se apaixonar por Leandro, uma rapaz que está hospedado no mesmo local que ela. Mas claro, como todo romance de verão, acaba com data marcada, então a única coisa que ela pode fazer é aproveitar cada segundo!

?Gostei bastante da escrita da autora; extremamente fluída e condizente com a idade dos personagens. O romance é fofo e me arrancou até alguns surtinhos, mas única coisa que achei problemática nesse livro foi a diferença de idade do casal, isso eu realmente não curti.

? É um livro de romance maravilhoso para se sair da ressaca literária, eu recomendo.

Luana.Barbosa 25/04/2021

Leve, divertido, te faz viver sem sair de casa
Que livro incrível, claro, que a personagem tem 15 anos e não esperem muita coisa além do que vivemos nessa idade, amizades, amor, diversão. A Fernanda descreve muito bem essa fase, a viagem da Mila, fiquei com uma vontade enorme de ir para Búzios, tão grande que fui procurar no Airbnb. A história é envolvente, curtinha, e traz muitas recordações da adolescência, dos laços criados, dos rompidos. Quem quiser uma leitura levinha que te faça viajar e imaginar mil coisas,

TainA 18/04/2021

Ah, esse livro
É estranho, mas eu gosto de ver adolescentes aproveitando a vida de um jeito diferente de mim kkkkkkkkkkkk
Enfim, o livro é muito bom. A leitura te prende, é rápida, tem personagens incríveis, não é bobo, nem clichê demais, pode ler!
Quando eu lembro desse história parece que eu estou lembrando de coisas que eu vivi.

Caitano 06/04/2020

Camila é uma menina de 15 anos que está começando a descobrir o amor, quem ela é. O romance é fofo e envolvente. Super recomendo.

Mila 08/04/2021

Sobre "ah, o verão!"
Eu amo histórias que se passam no verão então estava muito animada para ler esse livro, mas, infelizmente não gostei tanto como eu esperava. Logo no início eu achei a protagonista irritante e foi assim até o fim da leitura. Acabou que eu não me conectei com a história nem com os personagem. Foi um leitura fluída e por vezes divertida, mas não funcionou tanto pra mim :(

Beca 24/02/2022

QUE GOSTOSO DE LER!
Estou tão feliz, pois me senti com 13 anos lendo os livros da Paula Pimenta! A leitura é gostosa e fluida, é impossível não querer terminar de ler tudo de uma vez. Recebi a indicação do livro pela própria autora pelo Twitter e QUE BOM QUE ISSO ACONTECEU! Foi maravilhoso e já quero ler o segundo ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6