Desobsessão

Waldo Vieira

Resenhas - Desobsessão

Andréa Almendros 24/12/2022

Um guia importante
Para quem exerce algum papel dentro da Doutrina Espírita, principalmente em equipes mediúnicas, este livro traz pontos importantes que aprendemos nos cursos e trabalhos, mas que nos ajudam a manter ativos esses pontos, fundamentais à boa prática do exercício.

Ângela Bittencourt Cardoso 15/10/2023

A assistência aos necessitados, seja através do pão ou do agasalho, do auxílio financeiro ou do medicamento, do passe ou do ensinamento, em favor dos que atravessam provações mais difíceis que as nossas, não é somente um dever, mas também valioso curso de experiências e lições educativas para nós e para os outros.
Nesse propósito, é impossível igualmente esquecer que os irmãos em revolta e desespero, que nos ouvem os apelos à regeneração e ao amor, não se transformam simplesmente à força de nossas palavras, mas, sobretudo, ao toque moral de nossas ações, quando as nossas ações se patenteiam de acordo com os nossos ensinamentos.

iaranns 19/11/2021

Faço parte de uma corrente desobssessiva umbandista e o livro foi muito esclarecedor para os meus estudos, apesar de ser uma linha de trabalho bem diferente da que eu faço parte.

Karina.Nishiyama 07/04/2022

Estudo e dedicação
Esta obra nos ensina todo o trajeto e o comportamento dentro das sessões de desobsessão. Aprender a se comportar e doutrinar-se para fazer sempre o melhor!

jdelisiario 01/11/2023

Desobsesão
Após uns bons anos que me propus a ler toda a coleção do Chico Xavier + André Luiz, finalmente consegui finalizar a série. Posso dizer que foi uma aventura.

Assim como os outros livros finais, esse foi de um formato um pouco diferente, com ares de cartilha ou código de conduta.

Gostei bastante. Foi uma leitura que reafirmou muitos pontos que já acreditava. Vale a pena a leitura.

#leituraTerapia

Jhonatan108 01/11/2021

André Luiz trás um ?manual? sobre a desobsessão, mais especificamente sobre as reuniões , como elas devem ser formadas , a importância do socorro espiritual aos desencarnaria , atendimento aos encarnados sofredores de obsessões . Relata a quantidade de médiuns que devem compor a reunião , o tipo de mediunidade a ser utilizado, a conduta dentro e fora da casa espírita , conduta alimentícia , etc. é uma obra muito vasta e de importante leitura para todos os trabalhadores da seara espírita que participam desse processo de desobsessão, não considero uma obra para iniciantes da doutrina. A leitura é fácil e fluida , não apresenta termos demasiadamente técnicos.

Jefferson Vianna 01/06/2020

Leitura recomendada para os adeptos da doutrina espírita...
Leitura de estudo. “Este livro tem o objetivo de auxiliar aqueles que se propõem a tratar com a devida seriedade, em reuniões mediúnicas do Centro Espírita, o grave problema da obsessão, que, como as mais diferentes e temíveis doenças do corpo físico, se constituem em flagelo da Humanidade. Através de 73 capítulos, devidamente ilustrados, escritos de maneira clara e objetiva, o livro aborda temas que orientam os trabalhadores das reuniões de desobsessão, desde o despertar no dia da reunião, superação de impedimentos, conservação anterior à reunião, pontualidade, equipe, educação mediúnica, passes, encerramentos e etc. Trata ainda de importantes procedimentos posteriores ao trabalho de desobsessão.” Leitura recomendada para os adeptos da doutrina!
Quotes do livro: “Todo pensamento é onda de força criativa e os pensamentos de paz e fraternidade...” – pag. 179, “O culto do Evangelho no Lar equivale à lâmpada acesa para tosos os imperativos do apoio e do esclarecimento espiritual.” – pag. 239 e “se o estudo consegue dissipar as sombras da ignorância, somente a desobsessão poderá remover as trevas do espírito.” – pag. 248.

renatocaldas 11/03/2020

Um livro para estudar
Entre todas as obras de Chico Xavier, acredito que este possa estar nas primeiras colocações dos livros contendo instruções práticas não a respeito do mundo espiritual ou a vida continua do espírito, mas sim fala a respeito de comportamentos no mundo encarnado. Mais especificamente, das diretrizes de preparo do médium e a torná-lo apto a cooperar com uma reunião de Instrução Mediúnica (desobsessão). É uma leitura obrigatória para todos que planejam ou estão colaborando com estás importantes reuniões para a evolução do espírito, esteja ele desencarnado ou encarnado.

jumorgensten 16/06/2020

Ao todo o livro possui 73 capítulos curtíssimos com orientações para a reunião mediúnica de desobsessão. É uma obra referência e de cabeceira para quem está ou deseja trabalhar nessa área em um Centro Espírita.

Em menos de 200 páginas, os autores vão comentando todos os passos do processo. Desde o preparo dos participantes e dos médiuns como o comportamento no dia, a alimentação, repouso e prece.

Depois aborda os imprevistos que sempre acontecem como visitas inesperadas e contratempos, impedimentos naturais e como proceder diante desses "aborrecimentos", digamos assim.

Logo após passa para o Centro Espírita propriamente dito e começa a discorrer sobre as questões das reuniões como a sala, os integrantes, como se portar, o dirigente, a importância da pontualidade, mobiliários e cadeiras, iluminação, visitantes, aparelhos elétricos, isolamento hospitalar, ausência justificada e chegada inesperada de doente.

Explica o que são os médiuns esclarecedores, psicofônicos e passistas, dá dicas de leituras para o momento, a prece e, então, aborda a reunião propriamente dita com as manifestações dos mentores e enfermos que serão auxiliados. Também traz a consciência as atitudes dos médiuns durante as conversações, as cooperações entre o espiritual e o físico, a extrema importância da educação mediúnica, a interferência de enfermo espiritual.

Por fim, fala sobre as radiações, os passes, os imprevistos, manifestação final do mentor, prece final, encerramento, as conversas posteriores à reunião, a assiduidade, os benefícios da desobsessão, as visitas aos enfermos e hospitais, os cultos do Evangelho do Lar e de assistência, estudos extras e formação de outras equipes.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, caso você queira ler para conhecimento e enriquecimento literário espírita. Não é uma obra para todo mundo. É mais indicado para aqueles que já estão mergulhados nos trabalhos da Casa Espírita, principalmente na própria desobsessão e passes.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/06/16/desobsessao-francisco-candido-xavier-e-waldo-vieira/

Lais 17/06/2020

Essencial para trabalhadores ativos da desbsessão
Andre Luiz narra de forma clara e direta quais são as recomendações a cada integrante do grupo para que entidades sofredora possam ser amparadas e para que o trabalho se de da melhor forma possível. As orientações vão desde a preparação dos médiuns, ate como deve ser a estrutura do local e o proceder diante das circunstâncias.

Paloma Viricio 01/04/2019

Desobsessão- Flagelo da Humanidade
Livro sensacional! Foi para minha lista de favoritos.
Fiz um artigo baseado no livro com curiosidades e também link para documentário do Chico Xavier.
Confira no link do blog:

site: https://palomaviricio.blogspot.com/2019/04/desobsessao-andre-luiz-chico-xavier.html

RhD 14/05/2020

Um guia à prática da desobsessão
Uma obra inestimavelmente esclarecedora e construtiva que visa a orientação da prática das sessões de desobsessão em templos espíritas. Com uma objetividade ímpar, o autor logra discorrer de forma sucinta e clara sobre os mais variados aspectos que envolvem semelhante tarefa. Com certeza indispensável leitura a todos que se propõem ao serviço de médium espírita.

Karina.Reis 29/06/2021

Desobsessão
Desobsessão é um livro espírita, psicografado pelos médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira, com autoria atribuída ao espírito André Luís.
O livro e sobre como administrar as sessões espíritas em um centro espirita de maneira a manter a harmonia de todos.

Andre 02/02/2023

Desobsessão e psiquiatria
O livro relata como deve ser organizado e conduzido os trabalhos de uma equipe de desobsessão. Dentre os esclarecimentos indica como uma das responsabilidade dos médiuns esclarecedores "Estudar os casos de obsessão , surgidos na equipe de médiuns psicofônicos, que devam ser tratados na órbita da psiquiatria, a fim de que a assistência médica seja tomada na medida aconselhável." tornando clara a necessidade de tratamento psiquiátrico em alguns casos.

Bruno Meneghello 02/04/2024

O livro é como um manual para aqueles que trabalham em reuniões mediúnicas de desobsessão, desde sua preparação anterior à reunião, até o final, mostrando também a importância desse trabalho, tanto para os espírito necessitados de auxílio, quanto para os encarnados obsidiados e também aos próprios médiuns.