Legend

Legend Marie Lu

Resenhas - Legend

Heliton 02/03/2020

Tudo acontece a partir de um motivo, nada por acaso.
Em Legend, o acaso será sempre questionado. Em sua premissa, onde nos apresenta os dois protagonistas, Day e June, dois adolescentes de mundos completamente opostos, são destinados a se encontrarem a partir de um certo acontecimento fatídico que desencadeia uma série de situações e revelações durante o trama. Tudo ocorre dentro da República, parte do antigo país - Estados Unidos -, que agora é um território de conflitos entre duas nações.

O livro é contado alternando entre esses dois personagens a cada capítulo. Para fãs de distopia ou até para ser mais específico, quem curtiu as séries divergente, jogos vorazes entre outros que as críticas mencionam em relação a ele, irão gostar.

Não tem muito o que falar sobre o resto do enredo, porque aí eu estaria dando spoiler, mas apesar de algumas coisas, detalhes, serem até previsíveis (talvez para quem leu muitos do gênero) a história é boa para quem curte o estilo, assim como a escrita da Marie Lu.

-Koraline 25/02/2022

Legend é outro livro que eu devia ter lido quando era adolescente. O mundo distópico até que é interessante, mas é mais do mesmo, com romance proibido e traições do governo. Quanto aos personagens, não achei eles nada carismáticos, especialmente a June, que é bastante robótica, mas acho que o que menos gostei foi o avanço da história, em que todos os acontecimentos são bem apressados e nada desenvolvidos, e até as passagens de tempo não são bem demarcadas, mas de novo, o problema deve ser minha idade, por que antes eu detestava livros arrastados, e hoje o que mais gosto de ler são descrições. Se você tem 23 anos ou mais, aconselho que você procure fantasias mais complexas e com muito mais páginas.
Lary Nunes 27/02/2022minha estante
Que pena. Eu amei a trilogia toda, acho que pode ter sido por não ter lidos tantas distopias assim, ou por não achar que são iguais. Li aos 28 anos.

eelis 06/03/2022minha estante
SIMMMMM, principalmente sobre a parte da June.
Mas achei q no 2 livro as coisas melhoram bastante.
O 2 é definitivamente melhor q 1.

Renata Collier 13/03/2022minha estante
Meu filho leu quando tinh 14. E lembro que ele adorou.

Maria17758 31/01/2023minha estante
Eu acabei de ler (literalmente uns 30 minutos atrás) e me senti EXATAMENTE como você! Faço das suas palavras as minhas, e também acredito que o problema seja a nossa idade hahahaha

-Koraline 31/01/2023minha estante
Ai, Maria, quando eu era adolescente eu tinha certeza que a Cassandra Clare sempre seria minha autora favorita, e anos depois estou aqui, lendo clássicos kkkkk

Maria17758 31/01/2023minha estante
Exatamente kkkkkkkkk

euindy 25/01/2022

A VERDADE SE TORNARÁ LENDA
li sem expectativa nenhuma e simplesmente amei, me surpreendeu demais

oq falar do Day e da June?? personagens maravilhosos, super inteligentes e fortess, e ainda tem um leve enemies to lovers

June: chuta pobre - Day: o pobre e o maior criminoso q temos

"? Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day? ? Porque cada dia significa novas vinte e quatro horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro."

é um livro distópico super rápido de ler, como é curtinho as coisas acontecem bem rápido, a escrita é muito fluída e super envolvente - não conseguia parar de ler simplesmente me prendeu

lendo esse livro lembrei muito de 'Maze Runner' e vi muitas pessoas comparando tbm com 'Jogos Vorazes'

gostei demais mas acho q eu com meus 13/14 anos teria adorado!! ansiosa pros próximos livross
gabizinha 25/01/2022minha estante
tenho 13 anos e realmente se tornou meu livro favorito! (5 estrelas, favoritado)

euindy 26/01/2022minha estante
tudoo!!

bookintern 26/01/2022minha estante
mt animada pea ler esse livro mds

Hwang Haru 26/01/2022minha estante
AMG eu li esse livro com 11 e é meu fav até hj (13) lê os outros sim pq eles são os melhores

euindy 26/01/2022minha estante
@Soo-Ah tô doida p ler

Desi Gusson 26/01/2014

Notícia de Última Hora: Mais ação e menos romance também funciona!
-Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day?
-Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro. ele olha para a porta aberta do vagão da ferrovia, onde faixas escuras de água cobrem o mundo. E aí você tenta caminhar sob a luz.

Quando aparece um livro novo na mesma onda literária que estou (pois é, ainda sou alucicrazy pelas distopias) é meio que automático que meu cérebro me obrigue a querer lê-lo. A situação é tão perturbadora que às vezes nem da sinopse eu lembro direito, só do fato de que quero lê-lo e não vou deixar ninguém em paz até concluir esse objetivo. Mas é totalmente impossível esquecer uma sinopse que promete uma espécie de duelo entre os dois protagonistas!

Logo de cara me deparei com três aspectos que, na ordem citada, poderiam melar a minha leitura. O 1º é a narrativa de Lu. Ela é seca, crua e estoica, o que até combina com o clima do livro (sério, poesia seria uma perda de tempo ali), mas que por vezes tirou o ritmo das coisas. O 2º ponto é o pouco desenvolvimento dos personagens secundários. Com protagonistas tão bons (já vou chegar lá) os coadjuvantes ficaram fracos ou até mesmo caricatos, como a Comandante Jameson. E, pra terminar o balde de água fria, o lugar comum que está ficando cada vez mais enfadonho: o governo nesses livros nunca é o que aparenta ser.

Ok, ok, talvez isso possa ser categorizado como um pré-requisito para as distopias, mas tudo o que é demais enjoa, né? Depois de um tempo a única pessoa que ainda se surpreende por descobrir algum plano maligno feito por seus chefes de Estado é o personagem principal, e isso porque ele é obrigado pelo autor a se surpreender. Lendo ao menos um dos clássicos distópicos você já entra para o grupo de risco dos Formuladores de Teorias da Conspiração Anônimos (FTCA. Nós.. digo, o grupo tem reuniões todos os domingos se alguém se interessar), imagine então com essa enxurrada distópica no mercado editorial? Dá pra contar numa só mão os livros recentes que fogem a essa regra e a maioria deles surpreende e conquista justamente por sua originalidade.

Então o que me fez amar Legend? O que me fez sentar num canto e ler e ler e ler até acabar e perceber que de tão absorta, sequer minhas anotações eu tinha feito?

Empatia.

Sério! Não tem como não gostar do Day, não tem como não querer ser a June! Eles são inteligentes, espertos, ágeis, CUIDAM do próprio nariz além de, é claro, serem famosos, admirados e até respeitados em suas esferas. Eu simplesmente adoro personagens assim. Sambam na cara da mediocridade.

Dá pra contar com eles, você sabe que não vão dar mole -como os protagonistas de outros livros- nem vão te deixar na mão por não fazer algo extraordinário, seja fisicamente ou na área intelectual. Com June e Day o serviço é feito, de um jeito ou e outro.

Em outras palavras, eles são o pacote completo e juntos ficam completamente irresistíveis.

Gostei muito da Lu ter feito um livro de ação com uma pitada de bom romance e não o contrário. Se o lamour tivesse mais destaque do que as cenas cinematográficas e as situações de prender a respiração, Legend ficaria meio apagadinho, sem propósito a autora conseguiu encontrar um equilíbrio perfeito na minha opinião, aquele ponto onde você precisa saber o que vai acontecer em ambos os aspectos e não só em um.

Concluindo, Legend tem seus altos e baixos, mas consegue te hipnotizar como poucos livros nessa linha e te deixar doido para saber o que acontece depois!
Quanto a Prodigy é seguro dizer que:
Eu não durmo, eu espero.

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse:

site: www.desigusson.wordpress.com
Kazue 23/01/2013minha estante
Realmente esse livro é totalmente viciante. Apesar de ser pequeno ele consegue prender você do começo ao fim! Adorei a resenha, acho que descreve exatamente o livro!

Nalice 08/02/2013minha estante
Concordo com cada palavra que disse. A empatia é quase que automática! Eu já vi que amaria o livro só pelo primeiro parágrafo...
Não conseguia parar de ler e, quando parava, ficava pensando em quando teria tempo pra continuar lendo. A dosagem de romance e ação é perfeita, nem a mais nem a menos.
Haha, eu ia tentar resenhar esse livro, mas, pow, você já disse tudo! Vou simplesmente pôr um link pra sua resenha, kkkk (:

bxrxu 21/07/2014minha estante
Adorei a tua resenha, expressa justamente tudo o que fiquei pesando quando acabei de ler o livro.

livrosepixels 02/05/2016minha estante
Esse livro é a prova daquilo que Divergente poderia ter sido: enxuto, bem trabalho e bom.
Não digo que Divergente não me agradou, pelo contrário, gostei muito da história, mas teve muitos momentos em que deu vontade de largar o livro pela enrolação de história Tris/Tobias. O romance e a passagem dela pela Audácia toma muito tempo da história em foco.
Já Legend,... cara, devorei o livro, queria lê-lo a todo momento ?

bookslettie 05/01/2022

se você quer se rebelar contra o sistema, faça-o dentro dele
na minha segunda leitura do ano, resolvi dar uma chance para legend, já que comprei a trilogia ano passado e não me arrependi nadinha!

a leitura desse livro é super fluída ? com capítulos pequenos ? e já no primeiro capítulo eu percebi que seria uma BAITA distopia BOA! não errei!

como minha trilogia de distopia favorita é jogos vorazes, eu me senti super bem alimentada lendo este ? coisa que não aconteceu quando li rainha vermelha e estilhaça-me ?, a marie lu arrasa demais!

o day e a june são dois personagens com uma personalidade tão cativante! os atos deles, as interações, seus objetivos, os diálogos, o romance, tudo te faz ansiar por mais e mais!

se joguem na leitura de legend, ainda mais por ser um livro curto e tão bem construído! estou sem palavras exatas para descrever o quanto amei!
Anna 05/01/2022minha estante
prodigy é perfeito tbm

Emmablacktorn 05/01/2022minha estante
Nossa, eu não conheço, mas sua resenha me deixou com vontade de conhecer. haha

bibia 14/05/2021

Uma distopia totalmente bem feita, só não dei 5 estrelas porque teve algumas partes que eu achei meio chatas, mas no geral gostei muito.
Os personagens são totalmente incríveis, você já vê e se apega. O governo em si é bem construído, toda a história passada.
Senti falta de um pouco mais de ação, mas como é uma trilogia e esse só foi o primeiro livro, já sei que vem muito pela frente.

Camy 21/11/2021minha estante
Tinha certeza que vc iria gostar desse livro amg, acho que vc devia escutar mais minhas sugestões kkkk

Arlefe_ 21/11/2021minha estante
Aaaa tu devia escutar as minhas tbm, já te indiquei um monte e tu n leu nem uma.
Só no aguardo ??

Biel 28/12/2021minha estante
Só ouço elogios desse livro. Eu li Jogos Vorazes e amei demais. Distopia é incrível ??????????

Lizia.Yohanna 07/05/2021

Gostei bastante
Achei uma mistura de divergente com jogos vorazes o que me encantou ainda mais já que sou apaixonada por esses livros. Amei June e Day e fiquei apaixonada pela escrita da autora, o desenvolvimento dos personagens o desenrolar da história e com todas as reviravoltas. Estou ansiosa pelo próximo e quero mais aventuras para essa casal que amei.

Sambook 28/01/2022

Releitura necessária
? Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day?
? Porque cada dia significa 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar casa instante, e tudo se resume a um dia após o outro. - Ele olha para a porta aberta do vagão da ferrovia, onde faixas escuras de água cobrem o mundo. - E aí você tenta caminhar sob a luz. ??
Carlos Souza 28/01/2022minha estante
Esse final é maravilhoso. Acredito que tenha o trecho que mais me marcou ao longo deste primeiro volume.

Luh 24/08/2022

É inovador e revolucionário? Não, Mas ...
Durante aquela meia hora cria pra você um lugar tão angustiante, tão desesperador, com muita morte, sangue e migalhas de romance que é impossível parar de ler até que se chegue ao final.

Legend realmente não trás nada de novo para uma distopia, tem aquele sistema de casta que em quase toda distopia tem e um governo ditatorial e tals, mas não se pode negar que mesmo que seja um clichê distopico, é muito bem feito, a escrita flui muito bem, a construção dos personagens é muito boa e as motivações são ok.

Gostei bastante do Day, de como ele é inteligente e astuto e da forma que ele cuida de quem ama.
A June não me cativou ainda, tem algo nela que me incomoda um pouco, não sei dizer exatamente o quê.

Estou ansiosa pelo desenrolar dessa história, apesar de ter uma noção de como ela vai terminar.
Rafael1146 24/08/2022minha estante
eu amei tanto essa resenha aqui KKKKKKKKK

Rafael1146 24/08/2022minha estante
eu comecei e não sei continuidade, mas depois dessa eu preciso terminar

Mari 24/08/2022minha estante
Terminei a trilogia com esse mesmo sentimento sobre a June

Luh 24/08/2022minha estante
Awwwwwwn q lindo. Espero que goste pq acontece muita coisa. Acho q vale dá mais uma chance.

Então ela não melhora @Mari? Pelo menos ainda temos o Day pra dá um refresco

Mari 24/08/2022minha estante
@luh nem é questão de ela n melhorar, ela só continua o básico sabe?! N vai pra frente nem pra trás

Mari 24/08/2022minha estante
Apesar de q ela faz umas cagadinhas ainda

E sim, pelo menos tem o maravilhoso do Day, 0 erros

Luh 24/08/2022minha estante
Pois é acho que pra mim essa personagem não funcionou. Ela é observadora e só ( Mas isso o Day tbm é), nada me cativa nela e ainda sinto um pouco de soberba.

@luh EXATAMENTE ISSO

Ana 09/04/2021

Esse livro é incrível, recomendo bastante e mal posso esperar pra ler o resto... me tirou da ressaca e vai virar fav fácil, leiam!!

Shah 27/06/2021

curti o livro!
Gostei bastante do livro, mas acho que tinha expectativas demais com ele, mas de resto é bem legal, e já quero ler o segundo porque o final foi intrigante!

AnaJu76 17/06/2021

Gostei muito, demorei pra terminar pq tava numa ressaca literária, mas depois que começou a ficar interessante não consegui mais parar, day já gosto de você, june nem tanto, adivinhei os planos do governo antes deles, tô me sentindo um gênio por isso, partiu segundo livro
costa 18/06/2021minha estante
Prfvr qual é a classificação??

AnaJu76 18/06/2021minha estante
Acho q +12

costa 18/06/2021minha estante
Obgg ?

daiana oliveira 01/08/2021

Que livro bom!! Confesso que demorou a me prender e demorei bastante pra ler, porém depois que começaram a desenvolver os acontecimentos foi incrível.

Adorei os protagonistas, os personagens são bem construídos assim como toda a narrativa; amo quando tem pov das duas partes e esse não é excessão.

Tô muito ansiosa pra começar o outro e quero ver como vai prosseguir tudo isso.
Expresso Entrelinhas 01/08/2021minha estante
Só vai!!! Melhora muito ?

Gabriele 01/08/2021minha estante
boa leitura!!!!! sou completamente apaixonada na saga kkk ????

gabi 01/08/2021minha estante
amo dms