Persepolis

Marjane Satrapi

Resenhas - Persepolis

Ju. 24/03/2024

Persepolis #1
I had to read this for school but it was acc so entertaining. I think Marjane made a great choice when deciding to tell her story through a graphic memoir! I?ll start vol. 2 asap!

marcellinha 31/12/2023

Persépolis??
Leitura gostosinha pra escola!

o objetivo da autora com essa graphic memoir eh quebrar a imagem torta que temos do irã, e da vida lá. a gente se conecta muito com a personagem marjane, que é a autora do livro em sua infância/pré adolescência. o objetivo de quebrar preconceitos foi atingido com sucesso!

gostei muito e fiquei morrendo de vontade de ler os outros volumes :)

4,5??

Thaisa 23/11/2023

Uma HQ encantadora, dolorosa e extremamente necessária
Marjane Satrapi nasceu em 1969 em Rasht, no Irã. Nessa graphic novel, ela conta como foi crescer, dos 6 aos 14 anos, em Tehran durante a Revolução Islâmica - e como isso afetou sua vida, a vida de sua família, a vida de seus amigos e a vida de toda uma nação...
Acompanhamos, ao longo dos anos, como foi a derrubada do regime do Shah, como a Revolução Islâmica se instalou e as mudanças que isso trouxe para o país e, claro, como a guerra entre Irã e Iraque afligiu tantas pessoas - tudo isso do ponto de vista de uma garotinha cuja realidade era baseada em uma família com ideais progressistas e que lutavam pela liberdade.
Marjane cresceu com pais marxistas e era bisneta de um dos últimos imperadores do Irã, mas através de suas experiências na infância, ela passa a ter sua própria visão de mundo, apresentada, aqui, por ela em sua infância.
Se no começo da história vemos apenas uma criança que quer se divertir com os amigos, ir para a escola e ler bastante, aos poucos entendemos as dificuldades de sua vida e as complexidades de sua cabeça: ao perceber as mudanças sociais que começam a existir ao seu redor, conhecer pessoas que acabarão sendo presas e assassinadas, descobrir que a família é perseguida por discordar do governo atual e presenciar os horrores da guerra, Marjane vai se transformando por dentro, desde suas crenças religiosas até suas convicções políticas.
É devastador acompanhar a vida real de uma garota que apenas quer ser uma garota: se expressar como quiser, se vestir como quiser, acreditar no que quiser, viver como quiser... Só para ver como a sociedade na qual ela está inserida, os conflitos políticos e a violência diária influenciam, pesam e destroem tantos sonhos, enchendo uma criança de traumas e medos e determinando o seu futuro. E é mais doloroso ainda quando percebemos que isso acontece ainda hoje - e que crianças, em diversos lugares do mundo, vivem o mesmo (e até bem pior!) que Marjane.
Eu simplesmente amei como essa autobiografia é mostrada ao leitor, em blocos sobre reflexões e acontecimentos específicos, mas seguindo uma ordem cronológica, sendo que podemos seguir o crescimento dela e as mudanças radicais e profundas que se instalaram nela ao presenciar tantas tragédias.
Os traços simples e as artes em preto e branco servem perfeitamente para demonstrar os contrastes na vida de Satrapi - e ela é totalmente honesta com o leitor na hora de se abrir e nos contar sua história.
"Persepolis" é uma hq extremamente necessária, não apenas por narrar a verdadeira história de uma menina crescendo em meio à guerras, mas por nos mostrar a realidade tão dura e cruel que tantas pessoas ainda enfrentam...

Giii!!! 05/11/2023

Uma realidade mais próxima da guerra
Eu AMEI esse livro! Todas as decisões que a autora faz nos quadrinhos são extremamente bem pensadas. Ela faz com que a gente possa se sentir um pouco mais perto da realidade que ela viveu. Com todos esses problemas ocorrendo no mundo atual, acho esse livro de extrema importância!!!

Sophia709 05/10/2023

Memoir maravilhoso
Com uma narrativa rápida e fluida, a autora Marjane Satrapi compartilha sua história de vida em meio a um contexto de guerra, infelizmente ainda relevante nos dias de hoje. Este é um livro contemporâneo repleto de crítica, emoção e a visão inocente de uma menina de dez anos vivendo no Irã. A leitura desta obra é de extrema importância

Laura Vaghetti 17/06/2023

Ushrudbeyfbefhcn h cbdbhc b ybfh y h ndf
cjcjf.ficjc de nfjc7nec6 ynr7 yu je7c7wnch n

fundo.🤬 #$%!& djf

sabmn 28/04/2022

Pelo menos é curto
Eu não sei se é pela minha idade ou se o livro realmente é sem graça.
Eu já não esperava muito por ser HQ, mas não alcançou as minhas expectativas. Enquanto o conteúdo do livro requer maturidade, os textos parecem ser feitos para criança.

Apesar disso, ainda dá pra tirar aprendizado do livro, então tá valendo.
Eu mesma não fazia noção de tudo o que aconteceu no Irã, então é uma coisa que me deixa mais consciente.

Diria que vale a pena ler, apesar dessas críticas negativas, porque é super rápido (150 páginas de quadrinho com textos pequenos), então mesmo que vc não goste, vai acrescentar alguma coisa de cultura, e não vai demorar tanto.

isa.dantas 03/01/2022

Não sabia que era o primeiro livro de uma série, embora sempre tenha ouvido falar muito bem de Persépolis. Gostei demais dos traços e dessa história autobiografica contada durante infância/início da adolescência. Ansiosa para ler o restante!

sara 02/01/2022

plmdds quase chorei
de início eu achei meio parado e pensei que não ia gostar... mas conforme ela crescia e percebia mais a situação em que ela estava a história foi ficando mais pesada. a forma simplista de narrativa foi como um corte rápido que eu tô sentindo sangrar até agora.

Bruh Pellizzari 06/09/2021

Persépolis
Meu primeiro livro lido em inglês.
Sempre li resenhas e críticas muito boas sobre esse livro e tinha curiosidade em saber como era.
Gostei muito da maneira que foi escrito, sendo que ele é muito bom para saber da história do Iran a partir da vivência de uma menina nova.

Ka 14/12/2013

IMPOSSÍVEL NÃO LER ESSE LIVRO EM UM DIA
Há muito tempo atrás a Folha de São Paulo recomendou a leitura desse livro para os vestibulandos no intuito de inteirá-los sobre a história do Iran.

É uma autobiografia maravilhosa na forma de quadrinhos:
- as ilustrações são em preto em branco e perfeitas;
- a história dessa pequena nos prende do início ao fim, de fato é impossível deixar a leitura para outro dia;
- o livro aborda o regime xiita, a opressão sofrida pelo povo, a sua capacidade de descontentar-se;

É constante a interação entre política, questões pessoais e familiares na cabeça de uma pequena de 10 anos.

Imperdível.