Os Recados

Gaby Brandalise

Resenhas - Os Recados

Luiza1457 09/04/2023

Cativante!
O livro "Os Recados" da escritora Gabriela Brandalise é simplesmente sensacional e fascinante de ler!
O desenvolvimento de Zac e Daniel além dos outros personagens é incrível!
Deixam o leitor preso na história devido a curiosidade.

Ane 08/06/2020

Julia, a personagem que não é a principal, mas deveria!
Eu estava pensando seriamente em dar somente 2 estrelas para esse livro antes de chegar a página 101, mas depois desta numeração mudei de opinião, pois é a partir desta página em específico que uma das pessoas do passado do irmão mais novo do personagem principal é apresentada e cara, se o livro fosse apenas sobre a história dos dois eu daria 5 estrelas. A história deles era mais interessante do que qualquer outra e por esse motivo, merecia um livro inteiro sobre ela, porém, infelizmente, não foi esta a escolha da autora. De qualquer forma, sou grata por ter conhecido a história de Julia, a personagem que não é a principal, mas deveria.

Ju - @jujueoslivros 05/10/2018

Recado dado
Zac e Daniel e suas irmãs durante a infância sofreram muito com a mãe Rachel, e apesar de terem o pai por perto, ele era omisso aos ataques da mãe pois a amava. A mãe Rachel tinha surtos, e sumia durante três dias ou até uma semana, violenta, ela batia frequentemente nos filhos

O tempo passa, Zac e Daniel se mudam de Peoria para viver em Nova York, e lá se tornam profissionais bem sucedidos.

Achando que se livraram das tragédias e fantasmas do passado causados pela mãe louca e violenta, seu pai liga dizendo para que eles voltem à Peoria com urgência, pois Rachel está hospitalizada. Zac e Daniel são obrigados a voltar e confrontar todas as dores vivas em Peoria.

Que livro!!! Adorei a história, fala bastante sobre redenção, valores e perdão, achei que forçou a barra do "vou pedir perdão, pois sou cristão". Acho que nós devemos pedir perdão independente de ser cristão, olhar com mansidão independente de ter ou não religião.

Rachel era uma mulher louca? Para mim ficou fios soltos, não sabia se ela era doida mesmo, ou se sofreu algo para ser tão bipolar, descontrolada e violenta. Achei por um segundo que quem deveria ser internado era o pai deles, ela batia pra valer nos filhos, bater com fio de cobre, até quebrar o nariz do filho, e por muito menos, dar um murro na filha de 6 anos porque ela estava somente suja ou odia-la por parecer com a sua irmã.

Enfim, a capa não chama tanta a atenção para uma história tão boa, a autora até conseguiu trazer Peoria até mim, senti a sensação de voltar onde cresci. De ir aos domingos na igreja Batista, de rever amigos da infância e graças a Deus de sobreviver ao caos de conviver com uma Rachel da vida!

site: https://www.instagram.com/p/BmeHUkbnYzn/?taken-by=jujueoslivros

Jéssica @DivaLiteraria 23/04/2018

Minha impressão
🗨️Eu gostei da leitura por trazer o quão enraizado os problemas familiares que um indivíduo enfrentou durante a infância, impactam no seu futuro, são aquelas cicatrizes feias que carregamos, que por mais esforço ao tentar escondê-las, estão ali, presentes, resolutas. A desarmonia no convívio familiar surgia através das agressões da Rachel, a matriarca (Confesso que várias vezes eu senti ranço dela😐). Também foi interessante observar como Daniel e Zac se desenvolveram como pessoas e encontraram sua redenção. Só teve um ponto que não gostei, mas é devido a uma escolha pessoal (ok?), que é essa religiosidade que permeou alguns personagens. Achei uma escrita leve e que prende atenção, com certeza iria ler se tivesse uma continuação. Vai ter produção? 📖“Pelas minhas experiências nesta área, pude perceber que o sexo deixa marcas. Restos das pessoas com quem nos relacionamos. É tão forte que chega a ser algo de alma. E á medida que você entra nesse ciclo de começar e terminar relacionamentos, você se transforma em um depósito de restos dos outros, que aos poucos degenera a sua saúde emocional, além de afetar a sua capacidade de firmar compromissos saudáveis, já que está cheio de relações fracassadas na bagagem.” Zac (vontade de colocar esse homem num potinho).

site: https://www.instagram.com/p/Bh7IV3iHcO0/?taken-by=livrosdajehdicas

Alex - @cretinoliterario 10/04/2018

Os Recados
"Não podemos deixar algumas mágoas antigas se transformarem em fósseis"
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Zac e Daniel Coleman, dois irmãos marcados por mágoas do passado, moram em Nova York junto com sua amiga Mary, eles tem uma vida aparentemente boa, mas ainda tentam esquecer um passado tenebroso que envolvem uma mãe louca e um pai submisso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tudo estava em harmonia, até a visita inusitada de Sam, a irmã mais nova, trazendo lembranças que eles lutaram para esquecer. Ao mesmo tempo Daniel começa a ver frases escritas em uma vitrine de uma loja que parecem falar com ele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Peoria é mesmo uma cidade perversa"
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Algo acontece que eles precisam voltar para Peoria, uma cidade que antes prometeram nunca mais pisar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A partir de então, a história começa a tomar um rumo inesperado, e iremos descobrir todos os segredos sujos da família Coleman. E como eles enfrentaram os fantasmas do passado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sendo um livro cristão, confesso que fiquei com medo de ficar maçante por falar de religião, mas me enganei completamente, pois a autora fez questão de nos mostrar a realidade como ela é, falando de brigas, sexo e barraco entre parentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A escrita da autora é leve e você mal vê as paginas se virarem, e quando der por si, estará chorando, dando risada e bufando de ódio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro nos passa uma mensagem de fé, amor e amizade. A autora nos surpreende em cada história contada. Os personagens principais, assim como os secundários, fazem a história ter um valor imensurável. Tive vontade de socar alguns na cara, e outros eu queria trazer para casa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para mim, o livro não deixou a desejar, e fiquei com vontade de uma continuação da história, pois o que eu mais gostei foi que a autora retratou nossas vidas, mostrando que nenhuma família é normal, cada um tem um lado da verdade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E se você tem alguma mágoa que acha impossivel esquecer, leia esse livro, sua percepção irá mudar completamente.

site: https://www.instagram.com/cretinoliterario/

Helana O'hara 26/05/2017

Cativante!
Um livro que retratada um trama familiar cheio desafios e emoções.
Os irmãos Zac e Daniel, nos mostram que toda família tem suas magoas, suas brigas e seus amores.
Uma leitura incrível. Com uma narrativa agradável, personagens cativantes ♥
Logo resenha no blog.

Ana Paula 06/01/2016

Sensasional...
Achei o livro surpreendente. Um livro que mexe com suas emoções.

Logo no começo vemos os personagens Zac e Daniel, dois irmãos que aparentemente vivem bem pelo modo como suas vidas são conduzidas. Rapazes de boa aparência e sucedidos financeiramente.
De repente o mundinho "tão perfeito" que eles aparentavam começou a ruir.
Começando com alguns recados que apareciam na vitrine de uma loja de antiguidades.
Recados que refletiam exatamente a situação na qual Daniel se encontrava. E que o fazia questionar de onde eles vinham, pois pareciam ser direcionados pra ele.
Depois com a chegada da Samantha, irmã deles, as coisas desandaram mais ainda, pois todos os fantasmas que eles tanto tentaram esconder e guardar começaram a vir a tona.

Para eliminar esses "fantasmas", eles precisavam voltar exatamente no momento em que eles apareceram.
E foi assim que a busca pela cura começou. De volta a Peoria, a cidade em que nasceram, os irmãos retornaram.
E é então que somos bombardeados com toda a real situação dos personagens.
Descobrindo as coisas sujas que pertencem ao passado de todos e como a real imagem de cada personagem está refletida de forma distorcida devido aos traumas do passado.
Gostei de cada personagem. E mesmo aqueles que no começo pareciam pessoas inescrupulosas e sem sentimentos, foi possível enxergar o lado humano deles e entender também que eles possuíam conflitos.
Todo jeito doido da Samantha, a aparência de perfeição do Zac, a vida desregrada do Daniel se mostrou a cada página o motivo de serem assim.
A Cada descoberta sobre o que esses personagens sofreram e as humilhações na infância, me deixaram com um nó na garganta.
Quando a Samantha explode suas emoções trancadas para a sua mãe e a mesma senti pela primeira vez o estrago que causou na vida de seus filhos foi emocionante.
Sofri com a estória do Zac, da Samantha e do Daniel. E gostei da conclusão de cada personagem. Talves eu teria mudado o final da Samantha e do Daniel, mas a conclusão que foi dada pra eles foi satisfatória.
Todos tiveram que arcar com suas escolhas e as consequências delas.
Uma mãe abusiva, um pai passivo, referencias fundamentais que não existiram, distorceram a imagem refletida de cada personagem.
Destruindo conceitos e princípios, imagem, identidade, e formação de uma base solida.
A descoberta desses traumas e a redenção desses personagens foi como sentir aquele nó na garganta e encher os olhos.
Nem tudo será fácil daqui para frente pra eles, mas eles deram um passo grande para a cura.
Conflitos, intrigas, brigas, baixa auto-estima, perdão, arrependimento e é claro o amor incondicional de Deus pelas suas ovelhas perdidas são os ingredientes para essa fabulosa estória.
De uma forma ou de outra Deus ainda fala conosco. E foi isso que Os Recados representavam.

"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Provérbios 28:13"

Catharina.Mattavel 18/05/2014

Livro enviado de cortesia pela Editora Inverso para resenha

Os Recados conta a história de uma família simples, que mora no interior dos Estados Unidos, Peoria, uma cidade pequena que leva consigo muitas histórias. Zac e Daniel que moraram lá quando criança, hoje se encontram em Nova York. Zac é um psicólogo muito bom e Daniel é mais do tipo garanhão.

O começo do livro é bem misteriosos, em algumas partes me despertou muita a curiosidade, o que me prendeu bastante, achei isso muito interessante na escrita da autora.
Os personagens são muito bem construídos. Principalmente Zac, nossa, me apaixonei por ele. Ele é muito fofo, um amor, além, de bonito. Como quero muito ser psicologia, fiquei ainda mais admirada. Zac sabe ser leal e simpático com as garotas, sentimental e religioso, ao contrário de seu irmão, Daniel, que por onde passou, deixou corações arrasados.

Mary, uma amiga muito presente na vida dos dois, vão com eles para Peoria, pois a irmã deles, Sam, acaba vindo passar um tempo em NY, mas eles sentem que algo está acontecendo e voltam com ela. Isso não foi de muito agrado para nenhum dos dois, pois não gostam ao menos de lembrar de seus passados.
Mary também é uma fofa, adorei ela, muito simpáticas, delicada e amorosa.

A história é bem envolvente e intensa, com uma narrativa simples e fácil de acompanhar (terceira pessoa). Repleta de mistérios que ao longo das páginas vão sendo desvendados, com romance e intrigas de família. A autora nos faz refletir bastante em diversos assunto, família, violência, amor e amizade. Gostei muito disso.

Adorei a capa do livro e a diagramação ficou ótima. Alguns erros que me incomodarão, como faltas de vírgulas e pontos de interrogação, mas nada que atrapalhe muito a leitura. Uma coisa que poderia ser melhor foi como alguns fatos foram resolvidos tão rápido, como se a autora estivesse com pressa de terminar, mas só. De resto, o livro é muito bom. Gostei bastante e até mais do que esperava.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-os-recados-gabriela-brandalise.html

Lina DC 20/04/2014

Narrado em terceira pessoa "Os recados" apresenta ao leitor a desestruturada e disfuncional família Coleman. Daniel é um consultor ambiental que namora com Shirley, uma garota considerada uma "típica nova iorquina". É um namoro superficial, de interesses, mas que pelo ponto de vista de Daniel, é perfeito. Sua vida profissional também está alavancando, mas sem perceber Daniel está sabotando o seu futuro. Em um comércio em frente a sua casa, começam a colocar algumas placas com recados, uma a cada dia. O intrigante dessas placas é que parecem estar falando da vida de Daniel e ele começa a analisar sua vida.

"COMO ANEL DE OURO EM FOCINHO DE PORCO, ASSIM É A MULHER BONITA, MAS INDISCRETA". (p. 18)

Seu irmão mais novo Zachary é psicólogo e é um tanto analítico demais, dando a impressão de arrogante em alguns instantes.
Mary é a melhor amiga de Daniel e está sempre presente no apartamento dos Coleman. É uma jovem com uma baixa auto-estima e por isso tem dificuldades em aceitar que Zachary pode estar interessado nela e acaba se envolvendo em relacionamentos sem futuro com caras que não valem nem a pena citar.

"SABOROSA É A COMIDA QUE SE OBTÉM COM MENTIRAS, MAS DEPOIS DÁ AREIA NA BOCA". (p. 20)

Apesar da vida sentimental enrolada desses três, seu cotidiano não é de todo ruim. Isso até o momento em que a irmã deles, Samantha, aparece para visitá-los em NY e acaba trazendo péssimas notícias de Peoria, a cidade natal dos Colemans.
A partir desse momento o leitor é convidado a conhecer a conturbada família Coleman e a analisar e vivenciar toda a violência e falta de amor que esses irmãos tem no lar, graças a uma mãe que tem sérios problemas e um pai que tenta a qualquer custo ignorar o óbvio.
Um livro emocionante e que desperta no leitor tantas contradições: a necessidade de proteger, a indignação, dor, felicidade, a alegria de enxergar o amadurecimento dos protagonistas, a tristeza em presenciar algumas cenas.

"Na boca de Mary ele descobriu que se escondia a exultação de uma vida a dois. Em seu cheiro, o mistério da criação divina. No corpo dela, sua motivação ardente para desempenhar o homem que sempre quis ser, mas não sabia que podia". (p. 305)

"Os recados" é um livro escrito de forma magnifica, pois é capaz de envolver o leitor e ao mesmo tempo apresentar uma família que qualquer um poderia se identificar, pois possui elementos verdadeiros e os personagens são tão humanizados tanto pelas suas fragilidades quanto pela sua força que a leitura se torna irresistível.

"- Acho que não tem como fugir de Peoria, não é? - ele disse, por fim. - Ainda que você tente ser diferente, more em outro estado, ela sempre vai estar com você. Uma merda, sem dúvida". (p.223)

Ediney 27/01/2014

Uma grata surpresa, uma grande história.
Mais um livro terminado. "Os Recados" de Gabriela Brandalise. O livro é realmente uma experiência única. Normalmente vou até a livraria e procuro autores locais, me deparei com o livro da jornalista da CBN, Gabriela. Comprei. E tive uma grata surpresa. O livro é super bem escrito, e coloca você nas cenas, algumas fortes, algumas que emocionam, algumas que chocam. Quem assiste a série, How I Met Your Mother, sabe que a série mostra qualidades e defeitos de um grupo de amigos, suas experiências, o medo de seu passado, seus pecados e suas redenções pessoais. O livro mostra bem este cenário. Vamos descobrindo situações junto aos personagens, vez ou outra me peguei criticando ou discutindo com o livro, não estava louco, estava na cena, e isso é ótimo. Então, super recomendo.
Gaby Branda 27/01/2014minha estante
Oi, Ediney! Obrigada pela resenha! Indica para quem você quiser! Beijão!

Beatriz 18/11/2013

Os recados
Os recados conta a história de Daniel e Zac, dois irmãos que são perseguidos pelos sofrimentos e tragédias de sua infância. Os dois saíram de Peoria em busca de uma nova vida em Nova York, mas mesmo morando longe de casa, os pesadelos e lembranças de suas vidas em Poeria continuam a assombrá-los.

Daniel é um ambientalista que tenta fazer o possível para poder salvar o mundo. Zac é um psicólogo que mal consegue cuidar de si próprio, mas na frente de seus pacientes não deixa transparecer a pessoa insegura que é.

Zac apesar de suas inseguranças, é um homem forte. Entre os irmãos, ele foi o que mais me chamou a atenção. Sua fé em Deus, seu jeito certinho de ser e seu modo de pensar foram coisas que fizeram eu me encantar por ele. Daniel já é totalmente o contrário do irmão...

E tem a Mary, amiga dos dois e personagem quase principal da história.

site: http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/2013/11/eu-li-os-recados.html

Allison Feitosa 01/10/2013

Os Recados - Gabriela Brandalise
Somos apresentados primeiramente aos irmãos Zac e Daniel Coleman, que vivem em Nova York com seus empregos aparentemente perfeitos, com suas vidas aparentemente calmas e com suas consciências aparentemente limpas.

Zac é psicólogo, e fico imaginando como uma pessoa tão insegura consegue passar seguranças para outras pessoas. Apesar de Zac ser companheiro, dar bons conselhos, ser um grande irmão e amigo, ele precisa usar algumas de suas técnicas nele próprio.

Daniel é o ambientalista sonhador e vegetariano. Ao contrário do irmão, Daniel é seguro de si, pelo menos no que envolva sexo ou relacionamentos rápidos, não duráveis e descomplicados. No amor, hm... digamos que Daniel não tenha tanta sorte assim.

E claro, não podemos esquecer de Mary Helen: amiga dos dois que não perde a piada. Personagem importante para o futuro e a felicidade dos dois.

Tudo corria bem na vida dos dois ex-peorianos (Peoria, é o nome da cidade natal dos dois) até uma avalanche de coisas acontecerem: Zac sente-se confuso com seus sentimentos, e acaba descontando sua desilusão em seus pacientes, Daniel acaba de perder o emprego por ser pego fazendo sexo na casa do patrão em uma festa, e Samantha, a irmã furacão dos dois sai de Peoria para fazer uma visitinha totalmente inusitada a Nova York, trazendo lembranças que deveriam permanecer enterradas.

Os irmãos possuem um passado bem turbulento por conta de relacionamentos familiares e para servir como cereja do bolo de confusões, Rachel, a mãe Coleman adoece e os irmãos são obrigados a viajar à Peoria e enfrentar seus passados adormecidos. Levam a inseparável Mary Helen.

A partir daí vamos descobrindo as coisas sujas que pertencem ao passado de todos e enxergamos o lado humano das personagens. Personagens secundários que possuem um valor imenso na estória em uma cidade pequena que esconde segredos. A leitura flui quando a viagem acontece pois vamos desvendando segredos e descobrindo o por que de algumas pessoas serem o que são hoje.

É um livro sobre fé, arrebatamento, arrependimento, perdão, amizade, amor, conquistas, ideais, família. É realmente surpreendente, o que torna a leitura rápida. Muitas partes do livro nos fazem refletir e pensar em como enxergamos o mundo. Amizades e amores são postos a tona e a família que devia estar em primeiro lugar na vida é a que mais esconde segredos.

Recomendo demais a leitura de ''Os Recados'', fugiu totalmente do que eu achei que o livro fosse e isso foi uma surpresa bastante positiva. Como já disse, a leitura flui e você mal vê as páginas passarem. Se você gosta do estudo do comportamento humano, de segredos e de relacionamentos familiares, o livro da Gabriela Brandalise não pode lhe passar despercebido. 4 estrelas para mais um nacional incrível.

site: http://rabiscosefragmentos.blogspot.com.br/2013/09/resenha-os-recados-gabriela-brandalise.html

Brandalise 27/05/2013

Um ótima leitura
Muitos sabem que eu tenho uma certa preferência por livros de fantasia como O Senhor dos Anéis (JRR Tolkien), As Crônicas de Nárnia (CS Lewis), As Crônicas de Gelo e Fogo (George RR Martin), as obras de Bernard Cornwell (embora aqui sejam mais romances históricos do que fantasia), entre outros, mas hoje tenho prazer de indicar uma bela obra de uma escritora nacional e muito talentosa: Os Recados (autora: Gabriela Brandalise).

Claro que qualquer pessoa um pouquinho esperta logo vai notar que o sobrenome da autora é o mesmo que o meu, e já vai dizer que é jabá familiar. Então deixo claro que o que escreverei a seguir não tem nenhuma influência de sangue ou sobrenome, mas irá refletir o que eu penso a respeito da obra.

Vamos iniciar com a sinopse do livro:

"Os irmãos Zac e Daniel Coleman juraram que jamais retornariam a Peoria, sua cidade natal, onde sofreram durante a infância e a adolescência com as tragédias de sua família, causadas pela mãe louca e violenta. Na vida nova em Nova York, como profissionais bem sucedidos, achavam que conseguiriam suprimir quem foram no passado. Mas a decisão de esquecer o que ficou para trás começa a perder força quando a irmã mais nova, Samantha, resolve visitá-los e traz junto com ela as vozes que os assombraram durante tantos anos. Ao mesmo tempo, frases colocadas na vitrine da loja em frente ao prédio onde eles moram parecem falar com Daniel e expor as verdades mais escondidas sobre ele. Por conta de uma doença na família, os dois então se vêem obrigados a voltar e a confrontar a dor que se esforçaram tanto para enterrar."

Quando soube que a minha prima (sim, a Gaby é minha parente) estava lançando um livro, logo pensei que envolveria a sua profissão de jornalista, mas me enganei. Como a sinopse indica, é uma obra que fala de pessoas normais, com seus problemas, complexos, alegrias e descobertas. Cada personagem tem uma personalidade muito palpável e distinta, e desde o início já passamos a nos importar com eles.

Para quem está acostumado com o ritmo descritivo e detalhista (algumas vezes cansativo) de Tolkien, e afeito a espadas, dragões, varinhas e etc., deveria ler este livro para ter uma experiência um pouco diferente de leitura, pois esta obra não traz estes elementos. É um livro envolvente desde o prólogo e passamos a imaginar cada personagem e suas manias muito rapidamente, logo visualizando as cenas. Os rostos avermelhados de timidez, o olhar desafiador, o sorriso, a gargalhada, a lágrima que escorre, a voz embargada ou entalada na garganta, tudo isso aparece na nossa mente com rostos e posturas, pois é muito capaz de que em muitos momentos do livro nós nos enxerguemos naquelas situações, não importando se é este ou aquele personagem.

Já vi algumas pessoas escrevendo que o final não traz surpresa para alguns personagens e que até seria previsível, mas isso não ocorreu comigo. Em alguns momentos cheguei a pensar que tudo tinha se perdido, que aquilo pelo qual eu torcia não iria ocorrer, mas a autora conseguiu mostrar que para cada personagem a conclusão deveria ser diferente mesmo.

A Gaby é uma pessoa de sorriso fácil, piadas pontuais e inteligentes, uma mistura de mulher que luta por seu espaço e ao mesmo tempo se diverte jogando videogame, ou seja, uma daquelas pessoas que você qualifica como (no mínimo) uma ótima companhia. E seu livro traz muito dela, com uma escrita direta e atual, te prende para entender o que são os tais recados, para conhecer melhor a história de cada personagem e compreender quem é cada um deles, como eles se tornaram o que são hoje, assim como qualquer game que para chegar ao final temos que passar todas as fases.

Eu me recordo quando li Os Miseráveis (meu livro preferido) e como me emocionei em alguns momentos, chegando a chorar no final (realmente é uma obra que mexeu muito comigo), e enquanto estava lendo Os Recados eu me peguei algumas vezes dando risadas ou enchendo os olhos de lágrimas em determinados (imagine isso durante um vôo de Curitiba a Goiânia).

Gaby, meus parabéns. Seu livro é belíssimo e arrisco a dizer que daria um ótimo filme. Fico muito orgulhoso por conhecer e ter na família uma escritora tão talentosa como você.

E para quem está lendo este texto: compre (tem nas LIVRARIAS CURITIBA), leia, divirta-se e recomende. Uma leitura fácil e envolvente que deixa com vontade de quero mais.

Tribo do Livro 18/02/2013

Família, escolhas, amor
Resenha por Ver Sobreira

Continuando nossa "uma semana ou mais de nacionais". Hoje a resenha é do livro de uma jovem escritora do Sul do país, exatamente Curitiba. Gabriela Brandalise é jornalista e Os Recados é seu livro de estreia.

Zac e Daniel Colemam, são irmãos que vivem em Nova York, o primeiro é psicólogo e que juraram nunca mais por os pés na pequena cidade de Peoria no Novo México. A chegada inesperada de uma das irmãs, Samantha traz à tona um problema o qual eles não contavam. A mãe Rachel, que sempre foi difícil de se conviver está internada com uma doença aparentemente grave, e com isso os dois precisam voltar a cidade natal. Neste retorno levam consigo uma grande amiga de Daniel, Mary, por quem Zac está apaixonada. Esta ida a cidade onde nasceram será motivo de surpresas, descobertas, dores e revelações. Tanto para Zac, bem com para Daniel que está passando por um momento confuso, pois há alguns dias começou a ver em vitrines aleatórias pequenas mensagens, as quais ele tenta decifrar.

A escrita da Gaby, que intimidade rsrs... é simples e direta. Trata-se de um romance, porém há outras conotações como por exemplo, conflitos familiares. Zac e Daniel veem de um família não totalmente desajustada, mas complicada. A mãe deles Rachel, quando ambos ainda eram muito jovens deixou a família, abandonando os filhos e o marido Benjamin, que é completamente apaixonado por ela e só que ter uma família feliz. Tempos depois ela volta, mas está ausência já deixou marcas irreparáveis em toda família e quem mais sofre com isso é Samantha, pois a mãe aparentemente não a ama.

(...)Samantha ainda era uma criança quando Benjamim, certa vez,colocou todos os filhos no carro e fugiu ele de casa, temporariamente cansado das histerias da esposa. A briga no almoço fora enlouquecedora que o pai teve a rara coragem de tirar seus filhos dali, lúcido ao ponto de pensar que criança nenhuma deveria crescer esperando por desgraças familiares como aquela.(...)

O cerne desta narrativa é a família, pois este conjunto influi muito nas escolhas que os dois protagonistas, se assim pode-se dizer, fazem. Quando decidiram sair de Peoria, era justamente para "livrar-se" da mãe e de alguns traumas passados em outras situações em que viveram. Só que é impossível fugir do inevitável, então Zac e Daniel, com a doença da mãe precisam voltar e resolver várias questões tanto fora como dentro de si mesmos. Os recados propriamente ditos, que Daniel vem nas vitrines, são a chave de tudo.

A leitura do livro não é longa, mas às vezes a autora se prende demais em algumas situações o que trava um pouco a fluidez da narrativa, mas sem grandes problemas. Gabriela Brandalise em seu livro de estreia, mostra ter uma certa segurança na condução da narrativa em 3ª pessoa, excelente escolha diga-se de passagem, pois eu pelo meu lado ando um pouco cansada desta narrativa em 1ª pessoa, mas tudo bem. Apesar do enredo simples, é uma história tocante, porquê fala de amor, escolhas e é claro famílía em todos os sentidos. Confira

Leo Lopes 02/02/2013

Divertido e encantador - Um lição de como andar com Deus.
A Gaby é uma linda! Uma fofa! Conheci a Gaby (Autora do livro gentem!) pelo Skoob e recebi a proposta para ler seu livro... Papo vai, papo vem... Comprei o meu exemplar que fiz questão de estar “autografado” – Amo dedicatórias – e entrei em estado de ansiedade esperando meu livro chegar.

Os Recados é um livro cristão e pra dizer a verdade de inicio antes mesmo do livro chegar eu fiquei com medo de não gostar do enredo da história, pois em comparação a romances e histórias seculares foram poucos que eu li e que realmente eram bons, então tive um certo preconceito e receio para lê-lo. Pensei... Será que a preocupação para um possível envagelismo (Não me levem a mal, eu evangelizo e leio livros sobre esse tema, mas não era o que eu esperava do livro da Gaby) não estragaria o enredo? Pela expectativa e promessa de um review logo após a leitura fiquei com medo de também não gostar do enredo, mas fiquei muito feliz – muito feliz! – ao constatar que meus medos eram errôneos.
OS RECADOS aborda de uma forma mais forte os traumas que a família Colemam em especial a Daniel e Zac. Já adultos e estabilizados longe da família e da cidade natal eles pensam que estão isentos de toda carga de trauma e dor que sofreram na infância, ate que precisam voltar pra lá pra visitar a mãe que está doente.
Abordando a realidade de hoje a autora soube separar bem as coisas, digo, houve uma liberdade em expor cada situação ela expressou sem pudor as falhas, defeitos e características de cada personagem, como por exemplo, Daniel ser o maior pegador, Zac um rapaz violento (essa foi inesperada – tanto pra Mary, quanto pra mim) e Samantha ser uma mentirosa de carteirinha. Então ao ver a forma como os medos e magoas passados se enraizaram em adultos que mascarava ela aborda o cuidado de Deus em fazer nós nos aproximarmos D’ele a cada dia.

O livro tem de tudo um pouco e posso afirmar ser +18 (Tudo culpa do Daniel. Ele é muito safado e não sabe se comportar!) Mas o que mais me surpreendeu foi a parte cômica, sorri litros e dei muitas gargalhadas em situações inusitadas.
Resumindo é um bom livro, uma boa diversão. Deixa bem explicito (parte excelente) os valores que independente de religião, costume ou crença. São princípios que se são obedecidos fazem com que a vida seja mais feliz e mais fácil.
Os Recados é um recado de Deus não só para os personagens como para nós também, quantas vezes Deus tenta se aproximar da gente, mas nós o ignoramos? São tantas as situações onde eu vejo o agir dele, mas no nosso anseio por “liberdade e independência” optamos por ignorar e quando vemos já estamos atolados na lama.
“Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.
O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”
João 10:9-11

PS. Gaby quero o livro 2 – um adendo, seja o que for. Quero uma história para o Daniel! ;)
Gaby Branda 04/02/2013minha estante
aawww