Introdução à Educação Cristã

Introdução à Educação Cristã Perry G. Downs




Resenhas - Introdução à Educação Cristã


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Weinne 21/09/2018

O livro de Perry G. Downs é um trabalho bem abrangente para quem deseja uma elaborar um projeto de ministério educacional para a igreja.

Críticas podem ser feitas ao fundamento filosófico de seu trabalho. Ao igualar o labor teológico às ciências sociais, ele acaba por fazer depender toda a sua proposta de ideias de uns poucos pesquisadores, ideias essas que podem ser futuramente refutadas ou mesmo descartadas.

O autor por vezes parte da Psicologia para a Teologia, e tenta encaixar os insights dos pesquisadores no texto bíblico, como quando entende as promessas de Deus de punições e bênçãos como sendo exemplos de condicionamento operante (behaviorismo).

O autor parece desconsiderar que a revelação geral é insuficiente, por conta do pecado humano, e que sem a lente da revelação especial é impossível ter uma visão adequada das coisas.
comentários(0)comente



marcondes 02/09/2020

Um livro muito relevante
Neste Livro Perry G Downs busca conciliar preceitos pedagógicos e educacionais com uma teologia Bíblica ortodoxa. Ele não esconde a sua inspiração em trabalhos como os de C. Ellis Nelson, John Westerhoff III, Maria Hanris e James Fowler, pioneiros na tentativa de conciliação das ciências sociais e da Psicologia com um discurso teológico centrado na Bíblia. Um dos grandes diferenciais de seu trabalho está no fato de reconhecer a pecaminosidade humana, como pode ser visto no capítulo 4, entre as páginas 58 e 63, e suas implicações; mas, ao mesmo tempo, ele mantém uma visão otimista sobre o ministério educativo da igreja. Outro grande diferencial está na abordagem acerca da necessidade de uma teologia para evangelização de crianças, como pode ser visto entre as páginas 257 e 260. Para ele, os fundamentos dessa teologia passam pelo reconhecimento da presença da natureza pecaminosa nas crianças, algo que foi desprezado pelos teólogos liberais e um tema sensível para alguns, e também passam pela ideia de conversão infantil.
Para alguns críticos, a sua tradução das teorias basilares da pedagogia corrente (como as teorias Behavioristas, desenvolvimentistas, sócio construtivistas, aprendizagem significativa etc.) para um contexto de fé cristã não seja profunda; Mas a tentativa é totalmente válida e as implicações devem ser levadas em conta pelo educador cristão que deseja realmente o crescimento espiritual de seus alunos.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR