Sandman Apresenta: Contos Fabulosos Bill Willingham

Resenhas - Contos Fabulosos

Coruja 18/12/2012

Dois motivos para você largar tudo o que estiver lendo e pegar esse volume imediatamente: Neil Gaiman e Bill Willingham.

Fiquei MALUCA com Contos Fabulosos. Não necessariamente porque essa coletânea tenha histórias fantásticas, mas porque elas são incrivelmente leves e divertidas, um presente maravilhoso para todos os fãs de Sandman. São histórias que te deixam sorrindo estupidamente. Ou que, pelo menos, ME deixaram sorrindo estupidamente.

Contos Fabulosos reúne três contos fechados, independentes, estreando personagens secundários do universo original da obra-prima de Gaiman. O primeiro é uma aventura de Merv, o cabeça de abóbora (de forma literal também), faxineiro do castelo de Lorde Morpheus e mentiroso extraordinário que acredita fielmente que ele é o centro do universo e, nessa história em específico, a nova encarnação de James Bond.

O segundo conto (que foi o que me deixou com o maior sorriso) trata dos bastidores da Biblioteca do Sonhar (e ninguém sabe porque ele é o meu favorito...) e eu decididamente me identifiquei com o jovem bibliotecário assistente, Danny Nod.

A última história se intitula Tudo que Você Sempre Quis Saber Sobre Sonhos... Mas Tinha Medo de Perguntar e o título resume tudo: são pequenas esquetes respondendo a perguntas como ‘de onde vêm os pesadelos?’, ‘por que às vezes sonhamos múltiplas vezes com a mesma coisa’ ou ‘o que acontece quando você acorda um sonâmbulo’.

Chorei de rir – e achei genial algumas explicações, tais como a idéia de que fazer um sonho é quase como produzir um filme, com direito a diretor, atores e roteiristas (e Nuala como uma diretora egocêntrica e tirânica foi hilariante).

Agora... deu vontade de ir dormir e dar uma olhada em quais serão as estréias da semana no cinema do Sonhar...

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

edisik 27/01/2021

Por Sua Conta e Risco
Gostei só do primeiro conto. Os outros são bem chatos.

Dani 16/08/2013

Adorei todas as histórias.Todas bem humoradas e divertidas sobre um assunto que eu adoro: os sonhos e o sonhar. Merv Pumpkinhead como ele mesmo diz, ele é irresistível.Ele ensina que a confiança em si pode até não mudar a realidade mas a torna bem mais leve.
O que falar do bibliotecário assistente? Um fofo hehe. Me candidataria a um emprego como o dele, sem dúvida.
Mas as histórias que mais gostei foram as "Tudo o que você queria saber sobre sonhos mas tinha medo de perguntar". Sempre adorei levantar de manhã e contar os meus sonhos. Quando sonho coisas repetidas costumo dizer que o anjo responsável pelo enredo estava com preguiça ou de férias. Lendo esta história descobri uma outra versão que procede: nem sempre se pode confiar no sr. Pumpkinhead.
Vinícius 17/08/2013minha estante
O Bibliotecário assistente é muito bom, mas também né, ele é bibliotecário :P

bardo 10/06/2021

Uma revisita ao Sonhar leve e divertida. A melhor história é a envolvendo Merv Cabeça de Abóbora, mas as demais também são interessantes. O ponto alto com certeza são as inúmeras referências que rendem trocadilhos divertidíssimos com diversas obras da cultura pop e nerd. Aqui e ali temos várias alfinetadas aos valores da sociedade não chega a ter a profundidade do material fonte, não é essa a proposta, mas também não são só historinhas divertidas e sarcásticas.

Murilohlf 19/06/2022

Super leve
Acho q foi a hq mais "de boa na lagoa" que eu li da série de sandman, ela é divertida, as 3 histórias em si são muito boas e e te fazem até rir em alguns momentos, adorei mesmo

Janus 24/02/2013

Fabuloso
Um livro Fabuloso, como todos os outros da Coleção !!

Camila(Aetria) 05/01/2014

Contos Fabulosos
Essa edição contém 3 histórias, vou discutir sobre cada uma separadamente e fazer um apanhado geral... porque sim.

A primeira que é minha preferida de longe é a Merv Cabeça de Abóbora, Agente do S.O.N.H.A.R, O caro senhor Cabeça de Abóbora, Merv Cabeça de Abóbora, pode parecer um espião clichê, um James Bond que seduz as moças com seus feromônios vegetais. Mas não. Ele cuida da faxina. Ele faxina o Sonhar todo. Sem exceção. E às vezes conta umas histórias que ninguém sabe que pedaço é verdade ou que pedaço é completa invenção da imaginação louca e egomaníaca de Merv.

Adorei de paixão a história, cada viagem, cada tirada, o mais interessante é que cada capítulo do conto é um título da série James Bond, por exemplo "O Satânico Doutor Crow", o capítulo 2.

"Em Merv Cabeça de Abóbora, Agente do S.O.N.H.A.R, temos um sonho vivo - uma história viva, se preferir - narrando seu próprio conto. Mas Merv não é conhecido por ser o narrador mais confiável de qualquer evento, principalmente os que o envolvem. Quanto do que ele conta é verdade e quanto é papo? Eu escrevi e não sei...
B.W" Pág 10

Logo em seguida, vamos para a segunda história, As Novas Aventuras de Danny Nod, O Heroico Bibliotecário Assistente. E realmente, o Danny Nod, o sonho bibliotecário-assistente, cumpre sua honrosa função à risca e com muito afinco.

É uma história um pouco mais fraca que a primeira, mas ainda assim é bem divertida, e te deixa saber um pouco mais de como o caos toma conta do mundo do Sonhar.

A última história que é dividida em vários capítulos também, é Tudo que Você Sempre Quis Saber Sobre Sonhos... Mas Tinha Medo de Perguntar.

As tais perguntas, se despertou a curiosidade, são as seguintes:

Por que temos pesadelos?
Sonhos também dormem e sonham sonhos?
Por que tantos sonhos são de natureza sexual?
Por que algumas pessoas sonham em cores e outras em preto e branco?
Por que temos sonhos recorrentes?
Existem símbolos universais que aparecem em sonhos e podem mesmo ser interpretados por especialistas?
Por que não se deve acordar sonâmbulos?
Por que às vezes é tão difícil lembrar-se dos sonhos?
Agora. Esqueça todas as respostas lógicas. Estamos falando do Sonhar, um mundo onde o trabalho é elaborar sonhos para nós, pobres humanos. A criatividade não é nossa. Com isso mente, imagine as respostas mais nonsense e piradas possíveis para cada pergunta.

Também achei um pouquinho mais fraco, mas mesmo assim divertido.

O Contos Fabulosos tem a proposta de te mostrar mais sobre o mundo do Sonhar e consegue fazer isso, e só pela história do Merv já vale o compilado todo. Além de que novamente o trabalho da Vertigo com a Panini Books está perfeito, a coleção Sandman Apresenta inteira com capa dura e vários extras. (não é publieditorial, eu gostei mesmo HAHA)

site: www.castelodecartas.com.br

Grillo_silva 10/11/2015

Meu nome é Merv, cabeça de abóbora Merv
Terminei!(48/52): Sandman Apresenta: Contos Fabulosos, por Bill Wiilingham pela Panini Books e do selo Vertigo. Sobre a história: são 3 contos que contam histórias relacionadas ao mundo dos sonhos de maneira muito cômica. A melhor delas é a primeira: "Merv Cabeça de abóbora, agente do S.O.N.H.A.R.". O nome dos capítulo é um show à parte. Uma verdadeira homenagem ao maior agente secreto, escrito por Ian Flemming. O capítulo 2 chama-se "O satânico doutor crow", o capítulo 4 chama-se:"Contra a Cabaça de ouro". Se você é fã de 007, vai encontrar um monte de referência. As duas histórias seguintes são bem legais, e valem a pena serem lidas. Sobre a HQ: os desenho são bem coloridos é fácil de seguir. É super bem montada. A única coisa que mudaria é a capa, ela não dá nenhuma pista ou indicação do que você vai ver quando começar a leitura. Pode dar uma interpretação bem errada. Principalmente se você procura algo relacionado a Sandman. Conclusão: nota 4 de 5 possíveis. As histórias são legais, mas a capa me

Marieliton M. B. 03/04/2016

Eu veria um filme com o Merv como espião
Como é o dia a dia dos moradores do Sonhar quando não estão cumprindo ordens de seu mestre Moldador? Aqui em Contos Fabulosos, Bill Willingham mostra como são, o que fazem, do que eles se alimentam... ok, nem tanto. 8)
O encadernado conta com 3 estórias bem distintas. A primeira focada no faxineiro mais legal de todo o Sonhar, Merv cabeça de abóbora; a segunda trás Danny Nod, o bibliotecário-assistente de Lucien e a terceira são dúvidas respondidas sobre sonhos, nesse com a participação de outros coadjuvantes do Sonhar.
De todo o encadernador estória que mais gostei foi a do Merv. Aqui, vemos ele relatar uma de suas muitas aventuras, no melhor estilo James Bond. Aliás, os trocadilhos e referências com os filmes são demais! Vide o nome dos vilões. 8P

Rafaela B 08/09/2016

autor: Bill Willingham e outros
tradutor: Mauricio Wallace
editora: Panini
O que fazem os seres do reino de Sandman quando ele não está? Como é a vida desses seres? Seu dia-a-dia? Como são feitos os sonhos?
Através desses contos iremos conhecer um pouco mais do reino onde os sonhos nascem.
Começando com uma história de Merv Cabeça de Abóbora, o faxineiro de Sandman, narrando uma de suas aventuras do seu jeito. Achei as piadas meio sem graça e não curti muito.
A segunda história é muito melhor, do auxiliar do bibliotecário Lucien, Danny, que tem de recuperar alguns livros nas suas histórias, fazendo referências à várias histórias clássicas, sem contar os nomes pelos quais ele chama seu companheiro de trabalho, fazendo alusão à personagens famosos.
Ainda temos outras histórias curtas. Vale a pena ler, reentrar nesse universo iincrível de Sandman, a arte também é linda!
Nota: 3/5

phendragon 09/09/2016

TUDO O QUE QUERIA SABER SOBRE OS SONHOS E NÃO TINHA CORAGEM DE PERGUNTAR
Antes de mais nada é preciso explicar o que é SANDMAN. Neil Gaiman é o criador e roteirista de SANDMAN, esse personagem muito interessante. Ele faz parte dos PERPÉTUOS, endidades que nasceram junto com os homens e são imortais. Algumas nasceram antes do próprio homem e outras surgiram com a evolução da própria humanidade. Eles são MORTE, SONHO, DESTINO, DESTRUIÇÃO, DESEJO, DESESPERO E DELIRIUM. Cada um deles tem seu próprio reino de atuação e o que tem o maior reino é o Senhor do Sonhar, SANDMAN. Todas as histórias de Neil Gaiman são sobre este Senhor das Areias e suas aventuras. Mas não pense que se trata de histórias infantis. Algumas histórias ganham um roteiro muito adulto e maduro, com altas doses de fantasia e onirismo.

Quando a série terminou, (foram publicadas 76 edições de 80 páginas e que são vendidas hoje pela PANINI em um formato chamado SANDMAN DEFINITIVO, com 4 volumes com mais de 400 páginas cada), abriu-se espaço para muitos roteiristas experimentarem os personagens e criarem mais sobre todos os outros personagens que fazem parte do sonhar, já que a série não se aprofunda muito nos personagens. Nesta edição de SANDMAN APRESENTA, somos apresentados ao Sr. Cabeça de Abóbora, que é um agente do sonhar, que tem como missão capturar sonhos rebeldes. Conhecemos um pouco mais sobre os funcionários da biblioteca do sonhar, que estão sobre a supervisão de Lucian, o bibliotecário mestre.

São vários contos em quadrinhos, desenhado por vários grandes artistas, com o roteiro de Bill Willinghan, considerado um dos expoentes maximos dos roteiros de fantasia onírica em quadrinhos, autor da série FÁBULAS, uma das melhores séries mais interessantes da atualidade que serviu de inspiração para o seriado "ONCE UPON A TIME".

Detalhes a parte, quando se trata do universo de SANDMAN tudo é sensacional. Para aqueles que nunca leram nada de Sandman, as histórias são muito interessante, mas um pouco sem sentido. Para os fãs do trabalho de Neil Gaiman, é um reencontro com os personagens, para matar a saudade. Gostaria de ressaltar principalmente a segunda história desta edição chamada, "As Novas Aventuras de Danny Nod, O Heróico Bibliotecário-assistente". Esse conto totalmente despretencioso, apresenta Danny Nod, cumprindo a missão de recolher os livros do sonhar que estão espalhados pelo mundo dos contos de fábulas. Enquando caminha por todos as fábulas do sonhar, recolhendo os livros, ele aproveita para interagir com os sonhos e nos explicar da importância dos livros nos lugares certos. O interessante é que essa missão ele faz ao lado de Goldie, um dragãozinho muito simpático e que Danny nomeia constantemente com nome dos maiores ajudantes dos personagens de várias histórias, como Sancho Pança, Kato, João Pequeno, entre muitos outros. O interessante é ler o nome desse ajudantes e lembrar de cada história, conto, seriado que fazem parte. Eu sorri muito, relembrando isso. Para quem gosta muito de ler, essa brincadeira é uma viagem a cada uma dessas histórias, algo absolutamente divertido. Recomendo absolutamente a leitura e só não ganhou nota maxima, pois como disse, a maioria das pessoas mal conhece o universo de SANDMAN, e a meu ver, faltou essa explicação inicial, para que o leitor sinta vontade de vasculhar mais e mais fundo nesse universo.

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2016/05/contos-fabulosos-colecao-sandman.html

WilsonSacramento 20/02/2019

Merv
Estes personagens coadjuvantes são tão interessantes quanto os perpétuos.

Gostei bastante do Merv, quem não gosta?

As inserções de personagens do Universo DC nas tramas são bacana.

CInt_lo 05/08/2023

Realmente não gostei da sexualização das personagens femininas, não só isso Bill escreveu com um linguajar que insulta pessoas PCD.

Amanda2451 11/08/2023

Sandman sem Sandman é só areia
Bom, mas não incrível. O universo do Sonhar, que considero personagem, é o que salva as narrativas em todos os casos.
Indico para os fãs, mas para quem só gosta... O que tenho a ver?