Buffy: a Caça-Vampiros e a Filosofia

Buffy: a Caça-Vampiros e a Filosofia William Irwin

Resenhas - Buffy: a Caça-Vampiros e a Filosofia

Taby Igrejas 12/12/2013

Simples Leitora
Filosofia. O livro resenhado dessa vez não é um romance mas uma análise filosófica da série Buffy, a caça vampiros. A série é muito boa, porém não sou uma fã... Entretanto, lê-lo foi uma experiência agradável que me fez pensar se outras séries não poderiam ser analisadas através da filosofia também. (Tenho certeza que Supernatural é uma delas.)
O livro inicia falando sobre Buffy, Faith, Kendra e o feminismo. Já que essencialmente vemos o girl power na série. Uma análise das três caçadoras e seus ideais... Três mulheres com perfis diferentes:
Kendra, a submissa. Como caçadora ela não questiona e aceita tudo que lhe é imposto. Regras são regras e ponto final.
Faith, a rebelde. Regras? Para Faith Lehane só servem para serem quebradas. Faith é movida ao prazer, por exemplo: comida e sexo. Os homens são apenas objetos para serem usados e jogados fora. Faith age por impulso e não gosta de pensar, pois pensar elimina o prazer, a satisfação, o desejo.
Buffy, a feminista. Segundo o autor, Buffy representa os ideais feministas. Diferente de Faith, Buffy está ciente de suas obrigações e sabe da importância das regras em uma sociedade. Porém, sabe que algumas vezes elas devem ser quebradas.

"Fomos feitas para matar. Se você não gosta, é porque está fazendo alguma coisa errada."

Leia a resenha completa no link...

site: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2013/10/resenha-buffy-caca-vampiros-e-filosofia.html

Clara Azevedo 26/02/2024

Buffy A Caça-Vampiros e a Filosofia
O livro traz conceitos filosóficos em metafísica, epistemologia , ética e filosofia política sempre relacionados a Buffy. É livro bem diferente dos quais estou acostumada a ler, bem fora da minha zona de conforto. Eu achei algumas partes bem repetitivas ela fala alguma coisa agora e depois volta a explicar sobre aquela coisa mais na frente, eu não achei isso legal. Marquei algumas coisas que achei interessante.