A Mulher do Meio-Dia

A Mulher do Meio-Dia Julia Franck

Resenhas - A Mulher do Meio-Dia

Barbara 29/05/2012

Discordo das outras resenhas colocadas aqui. Não considero o livro como entediante, muito pelo contrário, a história me prendeu bastante e terminei de ler rapidamente.

O que achei é que a capa do livro cria uma expectativa bem diferente da proposta do livro e talvez seja esse o motivo da decepção de alguns. O nazismo não é o foco da história, é apenas um pano de fundo para os conflitos internos das personagens e é nisso que a história foca.

A narrativa não é linear e chega-se a ter várias páginas com reflexões e diálogos sobre temas existenciais, além disso, a história aborda diversos temas como loucura, morte, homosexualidade, assédio sexual, guerra, machismo, religião, exclusão social.... mas sempre do ponto de vista DAS PERSONAGENS, sem se prender a dados históricos.

No meu ponto de vista, a história tenta desvendar como as personagens reagiriam diante da complexidade de situações que se desenrolam e muitas vezes é de forma absurda sim, mas a natureza do ser humano É absurda, não existem fórmulas prontas, respostas corretas. É impossível prever o que você faria diante de uma situação que você nunca viveu.

Enfim, na minha opinião o livro é melhor que muito best seller por aí com seus personagens e histórias previsíveis.
Marcelo 01/01/2014minha estante
é verdade, a complexidade da personagem principal diante de situaçoes extremas.. como a guerra , torna o enredo bem rico.. Tambem achei bem estranha a capa, onde aparece uma mulher misteriosa e bem vesida em um ambiente aconchegante e organizado nao reflete o caos e a angustia que estao presentes na maior parte das situaçoes do livro..

Nessa Gagliardi 03/09/2010

Achei o livro totalmente prolixo. Só de ler o primeiro e último capítulo, mais o epílogo, a história já estaria quase que totalmente contada.
As personagens não têm carisma algum, nem ao menos a protagonista, que age de maneira absurda na maior parte do tempo.
A leitura é arrastada, chata. Fiz em diversos momentos o que há muito não fazia com um livro: leitura dinâmica. Confesso que em em dois capítulos específicamente só dei uma passada de olho, e esta não me mostrou nada de relevante. Alguns parágrafos eram enfadonhos, arrastados, desnecessários.
Só insisti até o fim para saber onde o menino Peter se encontrava na história.
Não indico.

Roseli Camargo 29/10/2010

Enfadonho
Comprei esse livro com grande expectativa e a leitura foi decepcionante. Gosto de livros que o cenário seja a guerra, como as pessoas se comportavam em meio ao caos em que viviam pois geralmente são histórias densas e profundas. Até agora estou me perguntando porque essa mulher era do meio dia, o porque de tantas atitudes, que pra mim, eram sem sentido. Em alguns momentos a leitura se arrastava de uma forma que fiquei brava, pois gosto de me apaixonar ou morrer de raiva dos personagens, viver a emoção deles ou me emocionar por eles..... em fim, não me indetifiquei com nenhuma das pessoas, com a narrativa, com a história, com nada.

Lu 03/12/2010

Helena
NO começo do livro a autora mostra duas irmãs que são muito unidas, unidas até de mais; Uma mãe louca, pois perdeu tantos filhos e depois desses acontecimentos tournou-se uma mulher que não crê em nada e nem em ninguém, as vezes, acredita no amor que tem pelo marido, mas isso logo passa. O marido/pai, tenta agradar a mulher, e sempre teve muito carinho pelas filhas princinpalmente por Helena. Mas ele tem que para guerra e deixa as três mulheres de sua vida mais a empregada com a casa e a grafica que tem.

O livro nada mais é que a história da vida de Helene, uma menina muito inteligente, pensativa, e que aceita as coisas sem reclamar.
A história emociona, contagia qualquer leitor, pois Helena é muito amavél só pelo fato de existir.

O tempo no livro, é um tempo de guerra, onde os judeus eram considerados animais apenas.

Vale a pena ler.

Rosana 20/06/2011

Não gostei! O pior livro que já li! Só consegui terminar "acelerando" páginas e capítulos, coisa que nunca faço. Leitura enfadonha, enredo mal desenvolvido, final desagradável. Não recomendo.

San... 11/06/2011

Não vou afirmar que o livro seja ruim. O problema está na espectativa que se cria em torno de uma obra, depois da sinopse. Quando as sinopses são muito generosas acabamos esperando muito da leitura e nem sempre é o que ocorre. Achei o livro muito parado, esperava mais ação e mais noticias sobre o menino que ficou parado na estação de trem, abandonado por sua mãe. Li quase metade do livro e me senti lesada, como se tivessem deixado o mais emocionante para a útima página do livro, forçando o leitor a prosseguir numa leitura morna... Não que o livro seja ruim, mas pela sinopse eu buscava nele uma gama maior de emoções que não vieram, pelo menos até o meio do livro, que foi onde decidi abandonar a leitura. Provavelmente, quando sobrar um pouco de paciência, irei terminar a leitura, na esperança de descobrir o que fez o menino parado solitário na estação...

mayaramatos 29/08/2011

Eu simplesmente fiquei fascinada pelo livro. Li em menos de dois dias, e mesmo assim porque tive que trabalhar nos intervalos. Helene é um personagem fascinante conquanto apesar de parecer, desde o começo do livro, ser uma pessoa inteligente e questionadora, ao fim, se deixa levar pela vida sem forças para resistir à sua enxurrada de coisas ruins. Recheado de citações filosóficas, com diálogos ligeiramente pretensiosos, o livro deixa entrever toda a angústia de uma geração que vive a guerra na Alemanha, mas que nos primeiros tempos não consegue distingui-la: sem valores nacionalistas, sem religião, a procura a Deus pode ser considerado um elo que costura os capítulos.