A Filha da Feiticeira

Resenhas - A Filha da Feiticeira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ju Oliveira 10/03/2013

Fantástico!!!
Confesso que não sou muito fã do gênero fantasia, sobrenatural e afins. Mas quando li a sinopse de "A filha da Feiticeira" fiquei super tentada. E vamos combinar que essa capa é no mínimo perfeita neh? E a mistura de romance histórico, fantasia, chegando até os dias atuais, foi o que me fez decidir a ler.

A história se inicia no ano de 1627, quando a jovem Elizabeth Hawksmith de apenas 15 anos vivia numa cabana com seus pais e seus dois irmãos num pequeno vilarejo na Inglaterra. Bess, como era chamada por todos no vilarejo era uma menina determinada, honesta e muito trabalhadeira.

Seu mundo literalmente desaba com a chegada da "Peste Negra" em sua vila, que acaba vitimando seu pai e seus dois irmãos. Sobrando somente Bess e sua mãe Anne, a menina também acaba adoecendo. Mas, como que por um passe de "magia", Bess consegue se recuperar e retoma sua saúde.

Todos no vilarejo ficam desconfiados e se perguntam como Bess e Anne conseguiram sobreviver, tendo a Peste levado o restante de sua família. Todos no vilarejo, a maioria idosos e muito católicos, desconfiam que foi por meio de bruxaria que as duas sobreviveram e acusam Anne de ser uma feiticeira.

Anne é então acusada formalmente quando um Caçador de Feiticeiras chega ao vilarejo. Ela é condenada à forca, para desespero de Bess. Mas antes de morrer, a mãe pede para a filha procurar por Gideon Masters, um misterioso homem que mora na parte mais isolada do vilarejo e sempre causou arrepios em Bess.

Ao se ver completamente sozinha no mundo e sem ter para onde ir, recebendo somente o desprezo da vizinhança, Bess toma coragem e finalmente decide procurar por Gideon. Ela descobre então que Gideon na verdade é um poderoso Feiticeiro e que antes de morrer, sua mãe recebeu "aulas de magia e feitiçaria" com ele. Somente por isso, por meio da magia, Anne conseguiu salvar sua filha da morte.

O último desejo de sua mãe era que Bess recebesse os mesmo ensinamentos de feitiçaria que ela recebeu de Gideon. Mas Bess, ao descobrir o preço a ser pago por se tornar uma poderosa feiticeira, por possuir a vida eterna e nunca mais precisar fugir de ninguém, não quis aceitar.

Até que um terrível incidente a faz mudar de idéia, e ao pronunciar o encantamento que a tornaria eterna, Bess dá início a uma jornada sem fim, de fuga e luta contra o mal.

"Eu, que vagara por este planeta por séculos, observando a incessante luta, a batalha e o esforço que as pessoas sofriam.
Poderia ser a morte uma coisa tão terrível? Não havia momentos em que era uma coisa adequada?
Ou será que penso assim porque isso me foi negado?
Eu não tinha certeza."

Através dos séculos, Bess fugiu de seu algoz. Em 1888 ela foi Eliza, uma médica/enfermeira, trabalhando em um hospital em Londres. Em 1917 ela foi Elise, uma enfermeira auxiliando na frente de batalha na Guerra da França. E nos dias de hoje, ela é Elizabeth, vive sossegada cuidando de sua horta e vendendo ervas e óleos medicinais.

Mas aonde quer que vá, passe o tempo que passar, Gideon sempre acaba encontrando Bess...

Uma aventura de tirar o fôlego, com personagens muito bem construídos e marcantes. Bess é uma heroína, sempre lutando contra o mal. Eu fiquei impressionada comigo mesma, por gostar tanto de um gênero que nunca me atraiu muito. A leitura me prendeu tanto, mas tanto que eu ficava super #chatiada quando tinha que largar o livro pra fazer alguma coisa inadiável, como cuidar da casa/filhos/marido. Assim que o carteiro me entregou o livro, larguei tudo o que estava fazendo e corri começar a leitura. Só parei quando já tinha lido 180 páginas e estava extasiada. Um dos poucos livros que me fizeram varar a madrugada lendo.

Somente em um único ponto, eu senti uma leve decepçãozinha. Eu imaginei um final diferente. Não que eu não tenha gostado, só que se fosse o fim que eu desejei, seria mais perfeito ainda entende?

Mas enfim, um livro maravilhoooooso, entrou para minha lista de FAVORITOS. Tô querendo fazer um vídeo especial sobre ele, vamos ver se me encorajo Super recomendo! Leiam!!! E depois vamos discutir o final ok? Bjks!!!
Cris Oliveira 11/03/2013minha estante
Ameiii sua resenha, Ju! Passou para o topo da lista de leitura. Assim que eu ler te conto e discutimos o final ;) obrigada pela resenha. beijokas

Renata 26/03/2013minha estante
Adorei sua resenha Ju, ainda não conhecia o livro, mas depois de ver as resenhas do skoob e goodreads resolvia adquirí-lo.

Andressa1296 23/05/2022

?????
Foi muito bom acompanhar a jornada dessa feiticeira... esse livro passa por várias épocas e consegui viver junto com ela todas as emoções... só esperava um pouco mais de magia e bruxaria mais mesmo assim gostei bastante da história
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

May 09/10/2020

"A filha da Feiticeira" virou um dos meus livros queridinhos, daqueles que a gente não consegue parar de ler e fica com aperto no peito quando a história vai chegando ao fim. Nele acompanhamos a vida da feiticeira Elizabeth Anne Hawksmith (Bess para os íntimos) e sua incansável fuga do bruxo Gideon Masters ao longo dos séculos. Leitura indicadíssima pra quem gosta de romance, magia e feitiçaria.

Caio 30/06/2021

Um bom livro
Gostei bastante do livro. Não é o tipo de história que costumo ler. Sair um pouco do rotina é bacana as vezes. Para quem gosta de magia, bruxas e coisas de gênero. Pode agradar bastante.
Somente Leituras 04/08/2021minha estante
Achei interessante a sinopse.

Caio 04/08/2021minha estante
Me surpreendeu.

Julya_ 17/07/2023

O romance acompanha a vida de Elizabeth através dos séculos e intercala com capítulos passados no tempo presente e momentos importantes da vida da feiticeira em outros séculos.

As partes mais interessantes foram os capítulos que retrataram o passado da Elizabeth, principalmente sua vida "original" em 1627, foi o único trecho do livro que me deixou 100% envolvida.

O vilão da história me incomodou muito, em cada confronto ele solta frases de efeito que poderiam facilmente ser ditas por um vilão do Scooby Doo. Um mago extremamente poderoso perseguindo nossa protagonista através dos séculos poderia ser aterrorizante, mas seus diálogos o tornaram patético.

Yasmin 06/06/2013

Trama interessante, um bom cenário histórico e uma magia diferente

Quando vi a capa do livro ano passado quando a Bertrand divulgou que o livro seria lançado fiquei apaixonada. Uma capa que chama atenção logo de cara, e ao ver a sinopse não tive dúvidas que leria o primeiro livro de Paula Brackston a chegar ao Brasil. Por isso foi com muita felicidade que ele foi o primeiro que escolhi através da parceria com a editora. A autora nos apresenta uma história rica, que com sua narrativa conquista o leitor com doses de mistério e uma mitologia bonita e que inova.

A sinopse era em alguns pontos, mas vamos lá. O livro começa nos tempos atuais com Elizabeth acabando de se mudar para uma charmosa casa à beira da floresta na pequena cidade Matravers. Faz algum tempo que ela não sente nada estranho no ar e por isso permite que Tegan um jovem vivaz e solitária se aproxime dela e de sua verdadeira eu. Bess acredita que pode iniciar a jovem em magia sem nenhum dano. É então que ela nos apresenta o começo de sua história com magia. Bess era uma jovem com um irmão e uma irmã pequena que vivia com os pais agricultores no ano de 1627 até que apenas ela e sua mãe sobreviveram a peste. O pequeno vilarejo de Batchcombe ficou devastado com as perdas e como uma manobra política os caçadores de bruxas e infiéis chegaram ao lugar. A mãe de Bess foi acusada e numa sequência de absurdos foi enforcada. Sozinha no mundo Bess atende ao último pedido da mãe e vai em busca de Gideon Masters, o sujeito estranho que vive no interior da floresta. Lá Bess conhece a magia e os feitiços, mas ele não pode salvá-las dos caçadores que a levam presa. Enquanto está presa Bess decide diante da situação proclamar as palavras ensinadas por Gideon e que a tornarão uma feiticeira. Assim consegue fugir do julgamento, mas ao contrário do combinado Bess não retorna. Ela foge, não quer viver presa a Gideon e a sua magia das trevas destrutiva. E assim tem sido por quase quatro séculos, períodos de calmaria e fuga sob a constante ameaça de Gideon.

A premissa é essa. Conhecemos Bess e através de sua amizade com Tegan temos um vislumbre do seu passado, alguns dos lugares que ela viveu até ser descoberta por Gideon. Contado em forma de diário a história se desenvolve entre as passagens dos dias, o que limita um pouca a visão da amizade de Bess com Tegan, mas que ainda assim consegue prender o leitor. Nos momentos chaves Bess contou a Tegan partes do seu passado. Essas partes são alternadas entre as entradas do diário. A escrita de Brackston é poética e suas descrições são precisas, as mudanças entre os períodos são acertadas, tornando cada parte da história vívida e bem delineada.

Mesmo o leitor conseguindo aos poucos imaginar o quadro final durante a leitura é impossível não se ver preso a história e aos detalhes dos elementos que a autora utiliza na construção de sua mitologia. Bess é uma protagonista forte e inteligente. A vida de solidão e estudo que ela levou transforma sua voz narrativa em algo interessante de se acompanhar. Misturando com leveza ficção histórica com fantasia o livro desenvolve um universo novo e que deixa portas abertas para uma continuação. Algo que seria bastante interessante de ser ver visto que o final do livro deixa perguntas no ar assim como a origem e as diferenças entre magos e das feiticeiras

Leitura rápida, instigante e que vai conquistar o leitor que procura algo diferente, que se encaixa suavemente entre dois gêneros aproveitando o mais rico de cada um. Os elementos e a magia de Paula Brackston lembram muito a mitologia céltica. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/03/resenha-filha-da-feiticeira.html

Lari/Ok bookstan 26/10/2023

Comecei amando
Bom, vamos lá. Comecei esse livro com uma satisfação muito grande nas primeiras páginas, pois vi que a narrativa seguia de uma forma que eu amo: A exploração da bruxaria com elementos naturais como óleos, bebidas, porções etc. então logo ganhou meu coração.
Porém, infelizmente, ao longo da leitura fui me decepcionando um pokito, e juro que isso não afetou de fato a minha escala de quanto eu gostei do livro. Alguns pontos que amei:

- Achei um livro extremamente fácil de iniciar a leitura;
- A escolha de narrativa é bem atraente e empolgante, eu diria;
- A amizade entre a Tegan e a Elizabeth, a evolução da Tegan;
- Amei que a Tegan é imatura no inicio, afinal ela ainda é uma adolescente e não um poço de maturidade, como já vi gente reclamando sobre a falta dela na garota;
- O contexto histórico foi uma pitada bem saborosa para me fazer imergir TOTALMENTE no livro, pois AMO quando tem uma pegada histórica
E tem vários outros pontos também, maaas

- Achei MUITO sem graça o vilão. Sério, o cara soltava umas frases, uns pensamentos, que eu ficava: Amado, seja mais convincente com a sua maldade, pelo amor de Deus!
- Tem uma cena (que é uma das chaves principais para a mudança da Elizabeth) que eu ODIEI, mas não dá para falar pois seria spoiler e não quero dar spoilers aqui, mas resumindo: não achei necessária;
- Achei incoerente com a realidade da Elizabeth ela TODA vez acreditar em alguém e acabar contando sobre os seus poderes. A mulher é perseguida há anosss e mesmo assim cai no mesmo golpe sempre? Acho que seria algo mais como ela ser bastante desconfiada com tudo e todos e bem mais, sei lá, grossa do que ela já é?
- O final achei fraco. E com isso eu incluo os capítulos finais, a interação dela com Tegan, o preparo para tudo... não gostei e beirou o bobo.

Por fim, apesar desses pontos negativos, eu adorei a história, a ambientação, as personagens, as histórias passadas dela e alguns outros pontos que agora não lembro, mas que me fizeram gostar muito do livro.
Recomendo demais!

Ps: Não senti nem um pouquinho a grande quantidade de páginas que o livro tem de tão gostoso que foi acompanhar tudo.

ThayAvalon 26/06/2022

A como eu amooo esse universo das feiticeiras....
Filha da Feiticeira traz bastante enriquecimento teórico sobre a vida de uma feiticeira branca da atualidade, alguem que vive do plantio, das ervas, dos óleos, incensos, é rico em exemplos de fazer tudo com produtos naturais respeitando a mãe natureza, a Deusa, bem como algumas representações, Wiccanas.
Bess, vive nos anos de 1600 onde já estava acontecendo as caça as bruxas, quando um evento desastroso acontece em sua vida, ela é enviada de acordo com os acontecimentos até um Mago, para se salvar, porém suas intenções em Bess estão além de ajudá-la, ele a quer eternamente com ele. Assim Bess passa 384, fugindo deste Mago até que encontra Tegan, uma adolescente impulsiva que a faz abrir seu coração e causar talvez até uma esperança de que finalmente tenha encontrado sossego.

Bess, Elizabethe, Elise, Eliza, Beth como voces vão ver ao longo da historia, é uma personagem incrível, sofre demais e você fica torcendo por ela sempre, toda a história ela nos relata sua vida nesses 384 anos, porém para mim a Tegan é uma personagem que podia ser melhor trabalhada na sua personalidade, mimada, arrogante e quer tudo de mão beijada toda hora. Isso me irritou um pouco, a sua vida antes de conhecer a Bess podia ser um pouco mais profunda,parece que a autora pensou... ah vamos colocar isso assim e a mãe de Tegan assim e dai todo mundo vai entender e bola pra frente.
No mais eu amei amei amei amei amei, me lembrou três referencias : A FILHA DA FLORESTA, AS CRÔNICAS DAS IRMÃS BRUXAS E AS BRUMAS DE AVALON, então pra mim é 5 estrelas favoritadooooo.

Beth.Schmlter 24/08/2022

A Filha da Feiticeira
No começo achei a leitura nem arrastada e comecei até a pensar em deixar pra depois e pegar outro livro, até pq não é um gênero que eu curta muito.
Mas depois que ela começa a contar de suas vidas anteriores, de tudo que viveu enquanto fugia de seu perseguidor, fica irresistível!!!
Sem falar que mostra a vida que ela levava durante grandes eventos históricos, como a peste negra, jack o estripador e a guerra.
Aí não dá mais pra largar?.
Só me decepcionei um pouquinho com o final, pq esperava algo diferente.

Amanda 15/01/2014

Do mistério ao romance.
Me considero suspeita a falar do livro, pois ele foi escrito tendo como princípio a feitiçaria que é um assunto que eu amo. Bem quando encontrei ele na livraria, eu me apaixonei pela capa, ao ler a sinopse tive mais certeza de que queria comprá-lo.
A Filha da Feiticeira mostra a bruxaria no mais próximo do real que deve ser, sem deixar de ter aquele toque de fantasia e magia que todos esperam da história, a luta entre o bem é o mal faz o livro prender do início ao fim, fazendo com que desconfie do mais puro amor e do mais perverso dos vilões.
Elizabeth, Bess, Eliza e Elise nos levam em uma viagem pela história, que vai desde1628 até os dias de hoje, percorrendo cerca de 384 anos, nos fazendo lembrar de momentos marcantes da história, como a perseguição das bruxas na idade média, o medo que ocorreu em Londres na época de jack o estripador, a primeira guerra mundial e muito mais.
A história de Paula Brackston é muito intrigante e muito fácil de ser lida, é uma literatura que mistura ficção e realidade, eu recomendo este livro a todos, desde aqueles que gostam de um bom mistério até aqueles que amam um romance.

site:

Felipe 13/03/2013

Um livro que nos faz viajar pelo tempo

A Filha da Feiticeira nos proporciona um viagem de volta ao tempo, durantes os capítulos nós voltamos a Europa feudal, onde mulheres que são consideradas bruxas são mortas e humilhadas das piores formas possíveis. Bess uma jovem que só quer ser livre, tem seus sonhos destruídos quando a peste negra ataca ela e sua família, Bess e sua mãe foram as únicas que sobreviveram, Bess acredita que foi um milagre, mas depois que sua mãe foi acusada de ser um bruxa, ela descobre a verdade, ela só foi poupada da peste negra porque sua mãe sabia que ela poderia ser um feiticeira.

Bess se torna uma feiticeira com a ajuda de Gideon Masters, um mago muito poderoso que resolve ajuda-la, mas todo isso tem um preço, Gideon quer que Bess torne-se sua amante e use seus poderes para o mal, Bess não aceita nenhuma das duas exigências e foge de Gideon, começando uma brincadeira de gato e rato que durou seculos, Bess e Gideon tem suas batalhas travadas durante varias eras diferentes, desde uma Londres atormentada pelo Jack, o Estripador até o seculo 21.

Quando comecei a ler o livro eu pensei que a magia seria o ponto alto do livro, mas me enganei muito, os momentos mais marcantes do livro são os que Bess se abre para as pessoas e as deixa entrar em sua vida. Bess é muito cautelosa a respeito das outras pessoas, já que Gideon Masters pode alterar sua forma física.

Paula Brackston conseguiu acabar com todos os clichês que o livro poderia ter, A Filha da Feiticeira é um livro único e que deveria estar na estante de todas as pessoas que gostam de fantasia e ficção.

A Narração que se altera entre primeira e segunda pessoa é muito boa e não cansa o leitor, a capa do livro de uma forma bem sútil o que nós podemos esperar da historia, a fonte e a diagramação ficaram boas e garantem que o leitor não perca nada da historia.

A filha da Feiticeira será lançando no final desse mês pela Editora Bertrand Brasil.

Josh.Ennet 16/07/2016minha estante
muito bom mesmo !

Elyoliveira 19/03/2021

Lindo de se ler..
Comprei pela CAPA, confesso.
Achei a capa maravilhosa, aquelas que quando vemos ja da vontade de comprar pra enfeitar a estante!
Quando chegou e pude tocar o livro e sentir a textura da capa fiquei mais maravilhada ainda kkk, é como se fosse de veludo.. e tem auto relevo e texturas diferentes.. o cheiro das páginas é de livro BOM livro grosso com conteúdo BOM, não sei explicar esse cheiro, mas é isso.. ?
Nunca havia lido algo do gênero, não gosto muito nem de filmes desse tipo. Mas, me pegou de jeito rs!
A autora tem uma escrita muito boa, fluida, cheia de detalhes que faz com que criemos um afeto pelos personagens.
Eliza, Elise, Elizabeth... seja qual for, Bess me cativou em todas as suas faces! ?
Parabéns Paula Brackston, sua escrita é rica!

Sangelo.Silveira 16/02/2023

Neste romance histórico e sobrenatural acompanhamos a história de Elizabeth, que conta sua vida através da escrita de um diário que ela chama de Livro das Sombras.

Desde a sua infância, acompanhamos períodos da História Mundial como a Idade Média e o período da Peste Negra, as Guerras Mundiais e a atualidade.

Com uma mistura de romance, mistério, suspense e muitas cenas dignas do gênero de Terror acompanhamos sem vontade de parar a saga desta mulher e sua fuga do Feiticeiro ou Mago Gideon, que a persegue desde a sua adolescência após salvar sua vida com a Magia Negra.

A escrita é bem fluída e instigante, já sinto falta de Bess, e do que ela ia encontrar na sua nova vida, e na sua nova identidade, quem ela vai amar, ou quem é seu perseguidor.

Recomendo muito a leitura de A Filha da Feiticeira. Eu adorei e espero que você também goste.
eufontinele 16/02/2023minha estante
oi, pode curtir minha última publicação

Mona 04/03/2015

A filha da mãe
Em poucas palavras: começo e meio achei muito bom depois disso é sem noção. A vida é muito curta para perder tempo com livros ruins né?
Mi Hummel 04/03/2015minha estante
ahahaha! Estou com esse livro pra ler...Até desanimei...Apesar da amargura de saber que não é tão bom, ri muito com a sua resenha. Bem objetiva! ( se bem que você até que foi boazinha! Deu 3 estrelas. É uma boa pontuação.)

Mobula Birostris 05/01/2016minha estante
realmente, o livro decaiu depois da metade. O vilão é ridículo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5