The Burns II

The Burns II M. L. Bastilho

Resenhas - The Burns II

Josy.Stoque 27/05/2013

O universo criado pela Marcinha é um espetáculo à parte
O fogo é literal e também emocional. Passaram-se quinze anos de Chamas de Sangue, mas os problemas de Marcus e Debora só se intensificaram. Adoro os vilões da série, são de odiar, querer estrangular, meus olhos se injetam por desejo de sangue. HAHAHA Amo quando um livro mexe tanto comigo. Tem paixão, ahhhh um amor regado a sexo e sangue - tem algo mais intenso? Traições, mortes, poder, sangue... Tudo que o mundo vampiro tem de sobra. A trama bem casada de M. L. Bastilho só nos deixa com vontade de mais! Mais, mais, mais, mais...
Desta vez, o mundo vampiro invadirá, sem piedade, os limites territoriais de Newday, perdendo-se em chamas que consumem a cidade. Conseguirá Marcus impedir tanta desgraça? Conseguirá manter seu grande amor? Conseguirá manter seu posto de líder? A ameaça virá de onde menos espera. Como Marcus consegue ser tão foda e tão ingênuo ao mesmo tempo? Essas perguntas só as páginas em chamas do segundo livro de The Burns podem lhe responder. Entre na cidade, mas cuidado, você pode não sair vivo... Ou um morto-vivo!

Leonardo Drozino 15/09/2012

Deixo de lado minha amizade pela autora, e a minha parte fã da série na hora de avaliar Cidade em Chamas em um todo. Busquei defeitos no livro, e achei, busquei qualidades e achei muitas. O livro é perfeito mesmo assim. Não há outro jeito de descrever. É impossível não gostar do livro. Me peguei mais apaixonado do que nunca pelo mundo de Burns. Mas explicarei mais para frente tudo o que gostei e o que não gostei no livro.

Tudo começou há cerca de um ano, quando finalizei a leitura do manuscrito de Chamas de Sangue, e ter adorado. A Dona Marcia me compartilhou alguns spoilers muito pequenos, que me deram uma ilusão de como seria o livro, e colocou minhas expectativas lá em cima. Eu sei que não há nada de bom em colocar as expectativas tão em alta, mas nesse caso elas foram superadas. Logo após, ela me compartilhou uma sinopse ultra vaga, e o prólogo do livro, curto, mas muito curioso. Dedicarei um pouco da resenha para falar do prólogo, pois ele é essencial demais na história.

Entenda-se logo de vez, que Cidade em Chamas não é uma continuação propriamente dita de Chamas de Sangue. Compartilhei essa opinião com a autora, e ela me afirmou que queria que Cidade Em Chamas fosse o primeiro livro da série, e que Chamas de Sangue fosse o equivalente a um livro zero, um prequel. Em Chamas de Sangue, praticamente todo o desenrolar da história é a preparação para ler Cidade em Chamas. Todo o drama da Debora sendo transformada em vampira, o relacionamento dela com Marcus, como tudo isso começou. Tendo tudo explicado, estamos preparados para entrar em Cidade em Chamas.

Digo logo que não gostei nesse livro: Algumas das pontas deixadas em Chamas de Sangue (os poucos ganchos, visto que a história praticamente começava e terminava lá) não foram em totalidade esclarecidos nesse segundo volume. Quem assim como eu, esperava ver uma resolução para certas coisas nesse livro, vai se decepcionar, pois elas são praticamente ignoradas. Não acho isso de todo ruim, pois segundo a autora, foi proposital. Espero que sejam esclarecidos no terceiro volume, o que tudo indica que sim. Ou que não. Um dos ganchos deixados em Chamas de Sangue serve como base nesse livro, e o desenvolvimento desse pequeno gancho tornou a história absolutamente fascinante.

Bom, vamos ao livro, agora?

Cidade em Chamas começa com um prólogo curto, mas super insano que te faz pensar em muita coisa. Ao longo de vários capítulos, ficamos com a curiosidade errada e se perguntando, 'como diabos isso vai acontecer?'

O prólogo trata-se de um pequeno diálogo de um dos capítulos, e até que esse capítulo chegou, NUNCA PODERIA TER IMAGINADO que seria daquele jeito, honestamente. A autora deu pistas do real significado do tal prólogo, e eu nem percebi isso, embora fosse só somar dois mais dois. Quando o real significado do prólogo é revelado, é tão diferente do que eu pensava, que me deixou absolutamente curioso para saber como ia se desenrolar.

Falei disso com a Marcinha, e ela literalmente disse que era 'parte de um plano maléfico para pegar os leitores'. Definitivamente ME PEGOU DIREITINHO! kkkkkk

Enquanto nos corroemos por dentro para adivinhar o que esse prólogo significa,Debora está armada até os dentes. Literalmente. Fazendo uso de poderosas armas com balas especiais, estacas e as próprias presas, Debora literalmente se tornou uma [i]femme fatale[/i].

Quinze anos se passaram desde o fim de Chamas de Sangue. (isso não é nada para eles, afinal, são vampiros!)
Um misterioso vampiro está provocando ataques em massa em New Day, e dezenas de novos vampiros descontrolados estão sendo criados. O suspense nessas cenas é realmente algo descontrolador, tendo muitas vezes narrador oculto.

Alguns personagens importantes surgirão a partir desses ataques, e como tendência da autora, muitos simplesmente morrerão. A tendência sanguinária da autora não mudou nada nesse segundo volume, e ela não tem dó alguma de matar. O.O

Fiquei absolutamente chocado com o mistério desse vilão misterioso. A conclusão do fim do mistério é tão chocante, e a resposta estava embaixo do meu nariz, e eu não notei. Adoro quando os autores dão pistas do que irá acontecer em um livro, sutis pistas, que nos deixam com o queixo no chão depois.

Debora não é mais a protagonista do livro, tendo o Marcus um grande destaque. Acho que ele sempre foi o protagonista, tendo a Debora somente como um personagem secundário justificando as suas ações.

O relacionamento de Debora e Marcus é uma coisa normal, nada exagerada, cheio de altos e baixos. Assim não enjoamos deles. É incomum em um livro sobrenatural encontrarmos um casal com um relacionamento comum, realista. Mais um ponto para a autora.

O tom caótico e apocalíptico abordado no primeiro livro está mais controlado. A história está mais focada em certos dramas.

Um ponto a se destacar é o capítulo 22. Não recomendo de forma alguma ler ele antes da hora, mas quando chegar nele, prestar MUITA ATENÇÃO. É o melhor capítulo do livro, o mais inesperado e inconscientemente aguardado por mim. Fiquei completamente pasmo com a intensidade e significado desse capítulo.

Nele, entendemos o vilão. E infelizmente, começamos a entender ele e a gostar dele.

Achei Cidade em Chamas uma sequencia inesperada e incrível para Chamas de Sangue. O livro é visualmente artístico e poderia facilmente ser um filme de muita qualidade.

Gostei muito da escrita da autora, que parece ter melhorado desde o primeiro livro - já era boa, ficou melhor. As descrições são suficientes e esclarecedoras, e por ser narrado em terceira pessoa, a história é muito abrangente, deixando o mínimo de questionamentos e dúvidas em aberto.

Adoro os recursos literários que a Marcinha usa, como por exemplo, as partes em que o narrador conversa com o leitor, criando ainda mais suspense para a história.

A capa do livro é linda, embora seja relativamente fora do padrão da capa do primeiro. A capa traduz bem a essência da história, mostrando os pontos da cidade que estão pegando fogo, e o modelo com o rosto obscurecido retrata bem a parte dos segredos (e como são tantos) revelados ou não no livro.

O livro acaba de forma chocante, como era de se esperar. Não teve reviravoltas grandes na história, sendo que a autora prepara o leitor para o final desde a primeira linha. Só que de uma forma que só conseguimos entender quando tudo acontece.

Alguns ganchos foram deixados para o próximo volume, que ao contrário desse, terá uma continuação imediata após os fim dos eventos de Cidade em Chamas.

Só para constar,novamente, achei magnífico o fato de Cidade em Chamas ser meio desligado do primeiro volume. Foi desnorteante, mas incrivelmente prazeroso me sentir um pouco perdido na história, pois logo quando entendi tudo, disse UAU.

O livro está de parabéns, sendo uma continuação à altura, e talvez até melhor do que o primeiro. Fiquei ainda mais fascinado e chocado com a qualidade da história da Dona Marcia.

Surpreso é pouco.

Recomendo avidamente aos leitores darem uma lida em Chamas de Sangue antes de ler esse livro. Muitos detalhes do primeiro darão o que pensar enquanto leem o segundo.

Estou completamente satisfeito com a leitura de Cidade em Chamas, e tenho certeza de que muitos, assim como eu, concordarão que valeu a espera.

Agora só vou aguardar pelo terceiro... :)