#Poucas Palavras

#Poucas Palavras Renan Inquérito

Resenhas - Poucas Palavras

Eduardo 31/12/2013

Minha Opinião
Poucas palavras é um livro de poesias curtas porém inteligentes e com uma mensagem áspera, Renan aborda como principais temas as dificuldades da vivencia numa periferia, mais passa longe de ser um livro triste, ele apenas te instiga a lutar por uma causa maior. Um ótimo poeta, um ótimo músico, um pensador e tanto... Renan Inquérito "Sem Palavras".

Jacqueline 24/08/2014

“Se a história é nossa, deixa que nóis escreve”
Grata surpresa a descoberta do livro Poucas Palavras e do seu autor Renan_Inquerito, autêntico representante da literatura divergente, periférica, marginal. O autor é constituído por uma inusitada e feliz mistura: é rapper, escritor e professor de Geografia. Prefaciado por Sérgio Vaz, o livro é dividido em quatro partes: “poucas palavras”, composta por poemas concretos, visuais, minicontos e aforismas, “meias palavras” e “grandes palavras”, composta por poemas de maior extensão e, finalmente, “sem palavras”, em que figuram fotografias de Mario Salata. E, para completar, conta com ilustrações do grande artista de rua Mundano.
Ainda que os escritos de “poucas palavras” sejam bem melhores do que os das demais partes, o autor é jovem, 30 anos, e pode melhorar muito mais sua escrita para obras de maior fôlego, o livro todo vale a pena. A voz da periferia se faz ouvir e, por trás de toda violência e dureza denunciadas, há bom humor e um tom geral de esperança. Uma pequena degustação para ver seu potencial:

PEDAGOGIA
A mãe trabalha, a rua educa
A escolha falha, o crime recruta

COM-TRADIÇÃO
Na era do clone, ainda tem fome
A cena é irônica
Falta comida no país da urna eletrônica

SUPER-mercado
Quando eu fico ATACADO, VAREJO

ForteMENTE
Uns usam Glock,
Outro usam Colt,
Outros Imbel,
Eu?
Calibre 0.7 Faber-Castell

Para quem trabalha com educação e projetos para as redes públicas de educação e cultura, a boa notícia é que o livro tem licença Creative commons, o que permite que sua voz chegue mais longe.

Oli007 28/01/2023

Eu gastei bastante a várias críticas sociais e ele é bem rápido de ler em 1h ou 30h aí da para ler tranquilamente

Aldimir.Santos 17/04/2013

Poesia Marginal
Um livro recheado de poesias de poucas, medias e grandes palavras, e no final do livro tem folhas que falam apenas por imagens. Varias poesias são encontradas nessa obra do Renan do grupo de Rap Inquerito, poesias notórias e outras exclusivas mais também podemos encontrar musicas inteiras do grupo Inquerito.
Com participação do Toni C., o C., e de ferréz, escritores famosos e pioneiros da literatura marginal. livro obrigatório para quem gosta de literatura periférica.

Marcos 01/09/2016

#PoucasPalavras - Literatura Marginal de primera
"Poucas palavras tio vou ser breve, se a história é nossa, deixa que nóis escreve". Enorme prazer ler cada linha desse livro, remetido as rimas presentes nos vários CDs do grupo de Rap Inquérito, comandado pelo poeta Renan, ao qual tive o prazer de prestigiar o lançamento do livro em Sarau em terras Candangas.

Livro de leitura rápida, poesias diretas, sem chance de entediar os que menos gostam de poesia, aprecie sem moderação.

Lee 01/11/2016

Poemas que nos fazem pensar a realidade do mundo.

Gustavo.Romero 17/04/2018

Poucas e boas
Um excelente trabalho que conjuga manifestação urbana autêntica e mensagem poética potente. As poesias curtas dão um espetáculo à parte, por meio de um concretismo acessível e engajado. As gravuras remetem com maestria aos contextos de confecção das letras, estas, por sinal, magistralmente trabalhadas pelo MC (especial destaque ao trabalho fonético em 'O C Consegue cada coisa' e 'Mister M'). Como se não bastasse, o livro de pequena brochura (cujo tamanho compacto pode muito bem simular a 'arma' que Renan Inquérito carrega e a nós empresta, a arte e a rima) é encerrado com lindíssimas fotos da 'vida real' na região metropolitana de Campinas. Leitura obrigatória, de.preferência acompanhada pelas batidas envolventes do grupo Inquérito.

Su 15/07/2019

Poucas Palavras - Renan Inquérito
MEUS AMIGOS, MEUS NAO-TAO-AMIGOS, VOU ESCREVER EM CAPSLOCK PARA VOCES ENTENDEREM O QUÃO APAIXONADA ESTOU PELO 15° LIVRO DESSE ANO, PELO @renaninquerito .

Um livro sensacional com poemas e letras de músicas que ele escreveu. Um cara geógrafo crítico, da favela, que combate o crime com aquelas armas que amo, caneta esferográfica e livro como escudo.
Nunca fui chegada em rap pq minhas estruturas musicais foram pendendo para outros estilos, mas depois desse livro, desse banho de poema social, irei ouvir cada música dele. Poemas que falam sobre social, saúde, educação, corrupção, violência, drogas. Chorei em vários deles, senti cada palavra e cada sentimento posto. Inquérito brinca com as palavras, com as letras, as desenha e traz um sentido novo para aquilo que é corriqueiro para a gnt.

Alguém me dá de presente? Haua (In)felizmente esse livro é da biblioteca.

site: https://www.instagram.com/p/Bl3ihy7Bz48/

Gabrielle 06/07/2020

Um retrato da periferia
No diciona?rio: Inque?rito - Registros dos atos investigato?rios. Procedimento destinado a apurar a verdade real de um fato supostamente criminoso. Faz sentido? Faz muito... Renan Inque?rito, que forc?a tem as suas palavras - seja como escritor, professor, jornalista, MC, sorveteiro, empacotador, meca?nico.
Devo dizer que e? ncontrei o livro "Poucas Palavras" nas prateleiras da biblioteca do SESC Sorocaba. Conversando com a biblioteca?ria ela reforc?ou a recomendac?a?o e enta?o resolvi leva?-lo comigo.
A leitura traz trechos da histo?ria do rap e do movimento hip-hop no Brasil, retratando com precisa?o a estrutura e os desafios que envolvem uma realidade ainda pouco falada.
A obra conte?m 156 pa?ginas e fez parte de um projeto litera?rio e musical que rodou todo o Brasil, incluindo um videoclipe e uma exposic?a?o itinerante com poesias concretas.

Conclusa?o: essa foi uma das leituras mais provocadora (e muita necessa?ria!), especialmente no contexto deste ano que enfrentamos. Renan, obrigada por isso. Seguirei acompanhando seu trabalho daqui.

Nas entrelinhas, o que fica desta leitura e? que, de fato, grandes pensamentos se escondem em poucas palavras.