Do outro lado

Do outro lado Natsuo Kirino

Resenhas - Do Outro Lado

murilou 11/04/2024

Surpreendente e grotesco na mesma medida
Acho que o título acima resume bem todo esse livro. O que eu esperava dessa leitura foi totalmente ao contrário, jamais imaginaria que ficaria totalmente imerso na história e que por sinal, é cheia de reviravoltas que te faz ter vários sentimentos.

Devo dizer que eu mais gostei foi a forma como a autora (Natsuo Kirino) desenvolveu os personagens. Todos tem um propósito na história, não estão ali só por estar e suas vidas são tão envolventes que tu só quer saber mais e mais, além de serem todos carismáticos (inclusive até o pior de todos).

Outro motivo que esse livro é maravilhoso, é o jeito que a autora coloca as questões sociais, principalmente do papel da mulher diante da sociedade (o que se espera que ela faça e sua função) e também a questão dos estrangeiros de descendentes japoneses que vão trabalhar no Japão.

Enfim, foi um livro 4,5 pra mim pelo simples fato que o final me pegou de um jeito que não curti muito, por mais que tenha entendido o motivo de ser assim. Mas ainda sim é um livro ótimo e foi favoritado.

cyberenjeru 02/04/2024

Um puta livro, cheio de emoções, sensações e sabores. É o tipo de livro que é impossível de ficar indiferente, não sentir os acontecimentos, de ficar ansioso, enojado, talvez até apaixonado. É um livro que recomendo para quem já é adulto, quem for muito novo não vai conseguir entender o peso que esses personagens carregam, suas famílias disfuncionais, usar o turno da noite do trabalho para fugir da realidade da vida durante o dia, os anseios da idade e todas as camadas desses personagens muito bem construídos. Já tinha lido Grotescas, então sabia muito bem o que esperar da autora, e mais uma vez ela parece colocar um espelho na frente do leitor e expôr todas as monstruosidades do ser humano. Não existe mocinho ou heroína na história, são todos humanos cheios de defeitos dos pés a cabeça. E um assassinato faz com que os personagens entrem uma bola de neve sangrenta que continua a rodar, sem saber muito para onde ir, porém sempre expondo o pior de cada um.

Não é para pessoas sensíveis, descreve explicitamente assassinatos, estupros e esquartejamento.

Só não dei 5 estrelas porque me decepcionei com o final, acontece algo que é possível, rola na vida real, mas precisava?

No mais deixo registrado meu desejo de ver essa obra adaptada em dorama ou filme.

Jon O'Brien 11/03/2024

Um livro que se reinventa a todo instante e entrou pros favoritos
Do Outro Lado é um livro que, desde que li Grotescas, da mesma autora, eu estava muito ansioso para ler, e agora eu finalmente decidi me dedicar à leitura das 544 páginas desse suspense-psicológico que foi finalista do Prêmio Edgar Allan Poe de 2004 — Natsuo Kirino foi a primeira autora japonesa a ser indicada a esse grande prêmio. Do Outro Lado é uma leitura imersiva da qual, uma vez dentro, você não consegue fugir. Venha saber com mais detalhes o que achei do livro.

A história de Do Outro Lado acompanha um grupo de quatro mulheres que trabalham no meio-expediente noturno de uma fábrica de refeições prontas e se envolvem em um crime que trará consequências devastadoras para todas elas. Da meia-noite às cinco e meia, sem intervalo, Yayoi, Masako, Yoshie e Kuniko ficam ao lado da esteira transportadora embalando quentinhas. O serviço é cansativo, e mal conseguem descansar quando chegam em casa, seja por terem de cuidar de alguém que depende dos seus cuidados ou por cuidarem da casa.

Yayoi Yamamoto, uma das quatro japonesas que trabalham na fábrica de refeições prontas, sofre violência doméstica do marido e, em um episódio, o assassina. Sem saber o que fazer com o corpo, liga para sua colega de trabalho Masako Katori, que se sente imbuída a ajudá-la por algum motivo e arquiteta um plano em que envolve as outras mulheres no desmembramento e sumiço do corpo, incentivadas pelo dinheiro do seguro de vida do marido de Yayoi, uma vez que todas elas estão passando por dificuldades financeiras.

De início, somos apresentados à vida dessas mulheres, às dificuldades que elas enfrentam para pagar as contas e sobreviver. Yayoi tem dois filhos pequenos que dependem de seus cuidados; Masako tem um marido distante e um filho que não fala com ela; Yoshie tem uma filha e cuida da sogra inválida; e Kuniko tem um estilo de vida extravagante que não consegue manter com o salário da fábrica, então está afundada em dívidas.

As quatro, unidas, embarcam numa incursão a um lugar do qual não serão capazes de voltar, que vai transformá-las para sempre, envolvendo pessoas e acordando monstros com quem não se deveria mexer. A escrita da Natsuo Kirino é muito boa, tem um tom seco, ríspido, com algumas figuras de linguagem, e me chama a atenção porque, apesar de o livro ter mais cde 500 páginas, todas as cenas do livro levam a história para a frente ou servem para aprofundar algum personagem, de modo que não há cenas vazias, que “enchem linguiça”.

A profundidade psicológica dos personagens da Natsuo Kirino é algo de grande destaque. Masako é a personagem mais bem aprofundada da trama, descacando-se em camadas e mais camadas, mas mesmo personagens menos importantes são muito bem explorados. A autora tem o dom de fazer com que nos identifiquemos com os personagens ou que ao menos sintamos verossimilhança ao ler sobre eles. A gente se envolve tanto nessa leitura imersiva que quase se esquece de que é ficção.

Outra coisa que me chama a atenção em Do Outro Lado — e que também acontece no outro livro que li da autora, Grotescas — é o modo como a história se reinventa a todo instante. Há uma riqueza de pontos de vista — além dos das quatro protagonistas, tem o ponto de vista do investigador e de outros personagens importantes para a trama — além de matérias de jornal e relatórios. Por ser uma história que sempre se reinventa, corre em um ritmo muito dinâmico, tanto que eu li o livro muito rápido, mesmo intercalando-o com outro.

Lamento apenas que a tradução do livro tenha sido indireta, da versão em inglês, e lamento que outros livros da Natsuo Kirino além dos três publicados pela Rocco não tenham sido traduzidos para o português brasileiro, pois uma autora desse calibre deveria ser mais valorizada. Espero que esta resenha alcance pessoas que se interessem em ler Do Outro Lado, que, antes mesmo de eu finalizar a leitura, inevitavelmente já tinha entrado para a minha lista de favoritos.

site: https://redipeblog.wordpress.com/2024/03/11/resenha-do-outro-lado-natsuo-kirino/

Viajante Literário 11/03/2024

Do outro lado da natureza humana.
Admito ter me surpreendido com a obra, a partir de dois pontos:

O desenvolvimento dos personagens; a autora Natsuo Kirino manda muito bem desenvolvendo o arco principal com as quatro mulheres trabalhadoras de uma fábrica de refeições.

A maneira como a violência pode se tornar banal; a banalidade da violência se encontra na obra em boa parte do percurso, não por todos os personagens, mas ainda é algo que fica acentuado, bem como a sua mensagem final.

Resultado: uma obra bem desenvolvida de ritmo lento que mistura violência física, sexual e um ritmo frenético próximo ao final digno de um Thriller de primeira linha. Excelente livro!

Saturno0 21/02/2024

Fábrica de monstros?
Os vários pontos de vista ajudam a mergulhar na vida de cada peça dessa história surpreendentemente assustadora e forte.

A cada capítulo você entende as atitudes de cada um e como a mente deturpada de cada pessoa a leva a caminhos muitas vezes julgados por serem desconhecidos, mas que a elas são a única forma de sair da prisão que vivem.

Não dá pra colocar em palavras todas as sensações que esse livro trás e todas as análises feitas, apenas lendo pra entender.

mari 09/06/2023

Do outro lado (Natsuo Kirino)
4 ??

De uma leitora fiel de Gillian Flynn, procurando uma autora que conseguisse contar histórias tão sombrias, brutais e inquietantes como ela, esse primeiro contato com Kirino foi fantástico!! Com um começo lento e um ritmo as vezes difícil de prender, é um livro que quando engata vai para lugares cada vez mais inesperados. Amei demais e fiquei genuinamente com medo e apreensão em algumas partes, porém o final ficou a desejar (fiquei com a sensação que a autora não tivesse pensado em um fim e finalizou às pressas).

Indo comprar Grotescas imediatamente!!!!

Tay 23/05/2023

Em Do outro lado da Natsuo Kirino conhecemos Yayoi, Masako, Yoshie, Kuniko trabalham juntas no turno da noite de uma empresa de alimentos e por isso, tem uma ligação. Quando Yayoi chega com um hematomona para seu turno, suas colegas de trabalho percebem que tem algo de errado e quando a mesma revela que matou seu marido e pede ajuda para Masako, eles percebem que suas histórias vão se enrelaçar. Cada mulher aqui lida com alguma coisa. Yayoi tem dois filhos pequenos e um marido que acabou com as economias do casal jogando. Masako tem uma casa boa, mas faz muito tempo que não dorme no mesmo quarto que o marido e faz muito tempo que não escuta o som da voz do filho. Yoshie luta para criar a filha adolescente e cuidar da sogra enferma e Kuniko deve diversos agiotas e foi deixada pelo marido. Cada uma precisa de dinheiro e por isso decidem ajudar Yayoi a se livrar do corpo do marido, desde que recebam por isso, entretanto, uma delas comete um erro e ai a história começa de verdade. Tenho sentimentos conflitantes com esse livro, eu amei muito a leitura, mas confesso que demorei um bocado para pegar o tranco. Nesse livro tem estupro, esquartejamento e diversas coisas que podem despertar gatilhos. O livro é bem gráfico e tem muita crítica social, e também conta com um ótimo desenvolvimento, mas devo dizer que me chateou um pouco o final por não fazer jus a toda a história que estava sendo construída, sem contar que não teve nem um breve explicação do desfecho de personagens.

molzi 09/03/2023

Os últimos capítulos do livro estragaram toda a história que, até então, eu tava achando excelente. no livro todo tem algumas descrições bem explícitas que podem ser gatilho pra alguns (principalmente as narrações de estupro). fiquei real desapontada com o fim. tinha tudo pra receber uma nota mais alta.

Mari Pereira 19/02/2023

Minha avaliação pode soar um pouco controversa...

Sim, o enredo é muito bem pensado. As reviravoltas são ótimas. Personagens bem construídos (talvez personagens demais). Ambiente sombrio. Crítica social bem colocada.

Mas como esse livro se prolonga!!!
Comecei animada, mas aos poucos fui perdendo a empolgação e ficando entediada. Tudo foi se tornando muito extenso e enfadonho, até o ponto em que eu comecei a pular vários parágrafos para só ler os acontecimentos principais e finalizar logo a história (sou curiosa, queria saber o final mesmo assim).

Enfim, uma boa história, livro chatíssimo.

Leiam e tirem suas próprias conclusões, hahahahah.
Yasmin O. 19/02/2023minha estante
O autor tem que ter muito talento pra bancar um calhamaço e não transformar numa grande enrolação.

Beatriz 16/12/2022

Que belo soco no estômago foi esse.
Não tem como descrever, não existem palavras para explicar o que foi ler esse livro, então confie e se não aguentar abandone.
É uma experiência pesada, gráfica e densa.
Imaginei um final "melhor" para as protagonistas então fico com aquele silêncio incômodo de que algo não deveria ter acontecido.
Mas definitivamente nem tudo é o que parece e os que ficarem sempre mudam.

Valéria Cristina 24/10/2022

Livro denso e repleto de gatilhos
Primeira coisa que você precisa de saber é que o livro tem gatilhos, muitos gatilhos. O enredo engloba homicídios, estrupo, sequestro, cárcere privado, entre outros temas bastante complexos e densos. Em alguns momentos, a narrativa é brutal.

Dito isso, é um romance psicológico excelente. A história, contada de forma ágil, se desenvolve nos bairros de Tóquio e mostra um Japão que não é aquele que estamos acostumados a ver na mídia. Exibe de forma direta a desigualdade social, a posição das mulheres em uma sociedade extremamente conservadora, a solidão dos imigrantes (quem, em geral, desenvolvem trabalho braçal), o preconceito.

A linha condutora do romance é a questão acerca do que somos capazes de fazer por dinheiro e até onde a necessidade por ele é capaz de impulsionar as pessoas a cometerem atos que, provavelmente, não seriam capazes em outras condições. Ainda, discorre acerca da sombra que habita cada um nós e sobre o que é capaz de despertá-la.

Protagonistas e antagonistas não são facilmente identificáveis e distinguidos em uma narrativa que é sustentada por quatro mulheres, muito diferentes entre si, tendo em comum o fato de serem mulheres em uma sociedade conservadora e a solidão que as envolve. Todas levavam uma vida bastante comum, trabalhando no turno da noite em uma fábrica de embalagem de alimentos, até que um crime acontece e esse fato faz com que tenham suas vidas modificadas.

No decorrer no enredo, portas são abertas e adentrá-las torna impossível que sejam fechadas. Cada passo dado torna o retorno impraticável. E o outro lado não é luminoso.

Narrado em terceira pessoa, cada capítulo descreve a ação de um personagem determinado e, com isso, conhecemos suas particularidades, seus segredos e os motivos que os levaram a agir da forma como agiram.

Natsuo Kirino nasceu em 1951 em Kanazawa e vive em Tóquio desde os 14 anos. Formada em direito, trabalhou em diversas áreas antes de se tornar escritora. É autora de 13 romances e três livros de contos. Com Do Outro Lado venceu o Grande Prêmio Japonês de Melhor Romance Policial e ficou entre as finalistas do Edgar Allan Poe de 2004, na categoria Melhor Romance, tornando-se a primeira escritora japonesa indicada a este grande prêmio literário.

Súh 12/07/2022

Eu amei esse livro
Eu ri muito, e me deu muito desespero tbm, uma história completamente inusitada, diferente de tudo que tinha lido. Leiam, sem medo.

Ana 13/05/2022

O livro é mt bom, a história te prende bastante apesar de ser um pouco confusa no decorrer das páginas. O que deu uma pegada foi só o final, sério? que final HORRÍVEL KKKKK