Os Sete Enforcados

Os Sete Enforcados Leonid Andreiev

Resenhas - Os Sete Enforcados

Deskvice 19/03/2024

Demasiado humano
Nunca fiquei tão reflexivo em um livro talvez... este livro me trouxe vários conflitos e dúvidas.

Sempre fui intolerante e ignorante o suficiente para ousar dizer que "pena de morte deveria existir dependendo do crime cometido", hoje lido este livro, percebo o quão ingênuo e influenciado pela raiva e revoltado dos crimes cometidos eu fui. Percebo o quão inumano e humano é a pena de morte, "a morte anunciada", a morte iminente.

Junto aos enforcados senti suas dores, e percebo que n consigo sentir nem 5 por cento do desespero real que deve ter sido, da agustia gerada e do sofrimento causado... hoje percebo que não sou a favor da pena de morte seja ela qual for e seja ela por qual motivo for.

Deixarei esta passagem que me tocou profundamente?

"Se pode haver nobreza na crueldade, haveria naquele silêncio pesado, morto, solenemente inerte, que recolhia o mais leve sussurro ou alento.
E nesse silêncio solene, rompido apenas pelo toque melancólico dos minutos que partiam, longe de qualquer coisa viva, cinco seres huma-nos, duas mulheres e três homens, esperavam a chegada da noite, da madrugada e da execução, todos eles preparados, cada um a seu modo."

Bárbara 20/02/2024

Acho que se não fosse por tanta enrolação eu teria aproveitado mais a leitura. Não consegui me apegar as personagens, mas não considero uma perca de tempo.

Augusto Bogo 04/02/2024

Uma leitura rápida e, ao mesmo tempo, angustiante. Demonstra como cada um lida com sua sentença de morte e como a morte a a vida estão ligadas.
Se soubermos quando morreremos iremos querer viver diferente?

Gláucia 21/11/2023

Os Sete Enforcados - Leonid Andreiev
Não conhecia esse autor russo, contemporâneo dos maiorais que já conhecemos.

Estava em busca de uma leitura rápida e achei essa novela no Kindle Unlimited, com apresentação de Fernando Sabino.

Temos sete personagens, todos tem em comum o dia marcado para morrer na forca: 5 foram condenados por tentativa de atentado à bomba, por motivos políticos (observe que o crime não se consumou) e 2 assassinos frios e brutais, que mal conseguem compreender a consequência de seus atos, parecem não entender o motivo de tal condenação, tão extrema.

Em cada capítulo estaremos dentro da mente de cada um: seus sentimentos, anseios e como a fatalidade do que está prestes a acontecer os afeta. À medida que o fim se aproxima, suas convicções vão mudando, cada um à sua maneira e o autor consegue expressar de forma muita convincente seus medos, de forma que conseguimos nos sentir tão angustiados quanto eles.

Bruna Lima 11/10/2023

Achei essa leitura interessante com uma escrita fluida.

O livro abordar sobre a morte e como os personagens reagem sabendo exatamente quando vai ocorrer torna ainda mais intrigante, pois, o autor consegue esmiuçar através de sentimentos, medos, reações e atitudes como esses encararam um momento cujo final é apenas um, e como as suas visões também alteram até à eminência da morte.

Uma obra com uma ambientação que dialoga com os sentimentos dos personagens, sendo em certos pontos imersiva, angustiante e reflexiva.

Uma ótima leitura!

MJGalvão26 27/05/2023

Conheci através de pesquisa e me apaixonei pela coleção, este foi o primeiro livro que live e é uma leitura que te prende. A história conta os pensamentos e sentimentos de 7 pessoas que estão esperando a sentença de morte ser cumprida.

skuser02844 10/05/2023

O fim é inevitável..
Mas até onde pôde-se chegar a loucura e anseio da morte?!
Realmente.. triste é Lindo pode ser às condições triste e humanas do cárcere.
?Assim os homens saudavam o nascer do sol.?

Cristiana 29/03/2023

Aqueles livros que te fazem sentir
Pequeno e detalhado
Um conto russo que tem uma pegada Stephen King ou será o Stephen que tem uma pegada russa?

shuhua 05/03/2023

"Não é a morte que é horrível, mas o conhecimento dela: ninguém conseguiria viver sabendo definitivamente o dia e a hora exatos de sua morte."
"Simplesmente parou de gostar de si. Tornou-se desinteressante para si mesmo, desimportante, desconhecido e chato."

Ao ler a sinopse esperava algo bem diferente do enredo entregue, mas gosto de livros que abordam sobre morte e questionam a existência e nosso tempo enquanto vivos. Mas infelizmente esse livro não foi pra mim, a escrita é confusa até demais, e em certos momentos, parecia que nem o autor sabia como terminar a linha de pensamento que começou.
Os personagens são superficiais e chatos, todos parecem a mesma pessoa. A motivação por trás dos crimes foi mal desenvolvida, parece que eles fizeram só porque queriam e pronto.
Foi decepcionante, mas algumas reflexões dos personagens são interessantes.

gleysonWHO 10/02/2023

Os Sete Enforcados
Os Sete Enforcados é um texto enxuto, conciso, como convém a uma novela. Estes sete condenados, cada um a seu turno, lidam com a ideia da morte cada um a sua maneira

Deboradfreitas 04/02/2023

Um livro incrível a forma como ele prende e entrelaça a pessoa com a história é mágico, a forma como mostra como cada pessoa vê e vai lidando com a morte é tão real.

Nemec 27/08/2022

Excelente
Primeiro livro que leio de Andreiev e tive a bebê surpresa de me sentir transportado à mesma cela dos sete condenados à morte, e sentir o desespero, angústia, solidão e a loucura do que é sentir que sua vida está com um prazo determinado para acabar.
É como uma pintura feira de palavras, pelos belos detalhes que cada cena carrega consigo, seus significados, ironias, dramas e muita emoção.

Recomendo.

Luiz Pereira Júnior 28/06/2022

A única certeza de todos nós
De todos os volumes que li da Coleção Novelas Imortais, esse é o mais diferente e até mesmo destoante dos demais.

O tema do livro é a Morte, como chega a ser óbvio. No entanto, o autor busca o íntimo dos personagens, seus pensamentos, seus medos, suas reações à medida que o momento final se aproxima, não se detendo em descrições físicas ou narrações pormenorizadas do que os levou à condenação à morte. Dessa forma, o livro é bastante subjetivo, denso e até mesmo mais adulto, por assim dizer, que os demais livros da coleção.

Não há um julgamento da inocência dos personagens por parte do autor, o que faz com que o foco do leitor seja sempre aquilo que é a única certeza de todos nós, não importando quem somos, de onde viemos, como agimos e até mesmo como seja nosso caráter. O fim será o mesmo para todos. Ponto.

Todos os personagens são assassinos confessos, de diferentes modos, por diferentes meios, sob diferentes aspectos e a nenhum deles é dada a dúvida da inocência. E isso acaba sendo um libelo contra a própria pena de morte, ainda que de maneira paradoxal.

Se conseguimos nos comover com as últimas horas de sete condenados à morte por assassinato (sendo, na verdade, cinco deles condenados à morte por tentativa de assassinato), imagine então o que sentiríamos ao saber que os sete condenados morrerão por nada, sendo absoluta e inequivocamente inocentes (assim como o excelente romance “O faz-tudo”, de Bernard Malamud)...

E essa novela é mais uma vez a prova de que um livro pode ser pequeno, mas a obra pode ser grande...

Almofadinhas 16/10/2021

Leonid Andreiev, um russo que merece ser lido inúmeras vezes
A experiência que esse livro agrega a sua vida, é algo simples e fascinante. Eu queria ler esse livro a muito tempo, porém nunca conseguia achar uma edição dele. conheci através de Fernando Sabino e sua coleção de novas imortais, ouvi um podcast com a narração do início do livro e logo fiquei encantado. Por ser de um russo do inicio do século xx, fiquei um tanto receoso, mas a leitura é incrivelmente simples e deliciosa, mesmo tratando de um tema tão sombrio e misterioso, a morte e seus segredos, ou a espera da morte e o que ela causa em nós.