Um Naturalista no Rio Amazonas

Um Naturalista no Rio Amazonas Henry Walter Bates



Resenhas - Um Naturalista no Rio Amazonas


3 encontrados | exibindo 1 a 3


JPHoppe 28/11/2018

Nunca estive presente na região do Rio Amazonas mas, graças ao relato minucioso e enriquecedor de Bates, posso afirmar que a conheço muito bem.

Assim como vários outros do século XIX, Bates foi inspirado pelos relatos dos viajantes naturalistas, incluindo Humboldt, Spix e Martius, e Wied-Neuwied. Então, ele e um jovem Alfred Russell Wallace resolveram desbravar a região amazônica, extraindo e aprendendo o máximo que possível. Durante os 11 anos seguintes, as selvas e rios da Amazônia brasileira foram a morada de Henry Walter Bates.

O livro foi escrito a partir de seus diários depois de seu retorno à Inglaterra, muito por influência de Charles Darwin. Há uma mescla entre descrições das terras e rios, plantas e animais, e tribos e cidades encontradas no caminho. O nível de detalhamento é tamanho que é possível se imaginar trilhando aqueles mesmos caminhos, seja por dentro das matas, seja por extensões pluviais tão grandes que as margens não eram visíveis de nenhum dos lados. É uma experiência ainda mais pertinente se pensarmos que boa parte dessas trilhas hoje não existe mais, dado o desenvolvimento populacional na região.

O livro também é muito importante na historiografia da teoria da evolução, publicada por Charles Darwin alguns anos antes. Bates foi um dos primeiros naturalistas a aceitar suas ideias, e várias passagens revelam sua interpretação da diversidade, das variações, e da distribuição das espécies com base em um pensamento populacional, evolutivo.

Com certeza, um dos melhores livros sobre o tema, nada devendo em relação a outros clássicos como "Viagem do Beagle" de Darwin, e "O Arquipélago Malaio" de Wallace.
comentários(0)comente



><'',º> 11/03/2018

Publicada originalmente em Londres em 1863, esta obra, uma das mais conhecidas sobre a Amazônia, tem como subtítulo: Um registro de aventura, hábitos de animais, esboços da vida brasileira e indígena e aspectos da natureza abaixo do Equador, durante 11 anos de viagem... O entomologista Henry Bates chegou ao Brasil em 1848 e percorreu toda a bacia amazônica, coletando mais de 14 mil insetos.

Fonte: brasiliana.com.br
comentários(0)comente



Biu.V 02/05/2009

Amazônia
Ótimo livro, principalmente para quem conhece a região, descrição minuciosa e perfeita de um mundo que ainda teima em se perpetuar na sua beleza.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR