Evidências do Real

Evidências do Real Susan Willis

Resenhas - Evidências do Real

Lista de Livros 02/03/2020

Lista de Livros: Evidências do Real, de Susan Willis
“Logo após a queda do World Trade Center, com os números dos investimentos comerciais em profunda desordem e a economia caminhando rumo a uma recessão que ninguém até então queria admitir, mandaram que fôssemos às compras. Comprar para mostrar que somos norte-americanos patriotas. Comprar para mostrar nosso caráter resiliente à morte e à destruição. Comprar porque na sociedade capitalista essa é a única forma de participação. Contrariamente aos apelos presidenciais para consumirmos, muitos norte-americanos escolheram doar sangue como forma de laço eucarístico de nossa vida e corpo com os atingidos e mutilados. O desejo de estabelecer contato físico com os outros, de descrever a comunidade na troca e circulação de sangue, contrasta com o modelo consumista da sociedade, no qual as pessoas se articulam como consumidores individuais ao invés de membros de uma coletividade. Ao mesmo tempo que esse modelo de comunidade aponta contrastes, ele já está sendo reciclado no consumismo: um grande número de escritores distópicos (Leslie Marmon Silko, por exemplo) começou a imaginar um mundo no qual os pobres são cultivados pelos seus órgãos, uma situação que se tornou realidade na China, onde compradores ricos podem dar lances em leilões de órgãos de prisioneiros sentenciados à morte que aguardam a execução da sentença.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/01/evidencias-do-real-os-estados-unidos.html