Nova Gramática do Português Contemporâneo

Nova Gramática do Português Contemporâneo Celso Cunha...

Resenhas - Nova Gramática do Português Contemporâneo

Hildeberto 15/09/2020

Completa
"Nova Gramática do Português Contemporâneo", de Celso Cunha e Lindley Cintra, é uma gramática normativa; logo, os autores consideram que há certos usos mais apropriados do que outros na língua portuguesa. É um livro completo, com capítulos que abordam a história da língua portuguesa, sua fonética, ortografia, morfologia, sintaxe, pontuação, e um pouco de estilo e de princípios de versificação. Desse modo, é um livro ideal para quem precisar dominar o português formal, não sendo indicado para os que creem que não há certo ou errado em relação a um idioma. Das gramáticas que li, é a melhor (comparando-se a do Bechara e a do Perini), mas requer domínio prévio de certos conceitos, pois é densa em alguns momentos.

Juliana Amaro 20/03/2020

Ótima gramática para quem se interessa estar dentro do âmbito do estudo da língua portuguesa. Vale a pena ter para consulta.

Drighi 06/12/2020

Eu considero a Nova Gramática do Português Contemporâneo um livro de cabeceira de mesa para qualquer estudante de Letras e suas literaturas. É um livro que vai tratar a gramática normativa da língua acentuando o que é certo e o que é errado, simples assim. Um livro que vem tratar a norma culta da Língua Portuguesa de uma forma Ampla e torna-se necessário um domínio prévio do idioma para que consiga entender bem as postulações.

Mariah 26/08/2022

"homem da gramática"
Esse livro me serviu para ganhar a conclusão ínfima de que gramática é quase que um mérito. Mérito esse bem dependente de um mediador. Sendo assim, um dos poucos subjects que não se desenvolve por natureza. Vira um novo contato, outro material, quando dentro do micro-cosmo da sala - espaço guiado por um "homem da gramática".

Coisa essa nem um pouco ínfima, uma conquista impressionante para um homem.