A Insônia do Vampiro

A Insônia do Vampiro Ivan Jaf

Resenhas - A Insônia do Vampiro

jackzxxx 31/03/2024

O livro tem uma narração muito fluída, as introduções de contextos históricos não são maçantes e ainda sim traz uma riqueza de detalhes e conhecimento. a trama em si é bem desenvolvida e eu amo os títulos criativos dos capítulos. absolutamente outra coisa q amo nele é a boa colocação de piadas ou recursos sarcásticos.
Jeandela 02/04/2024minha estante
continuou sem mim? eu esqueci d ler o resto dsclp

jackzxxx 03/04/2024minha estante
continuei amor, desculpe.

Jeandela 03/04/2024minha estante

Lidiane.Ozano 21/03/2024

Nunca pensei que vampiros fariam terapia, mas a ideia é ótima e assim eles podem ponderar a eternidade e tratar as angústias que lhes assombram. Acho que o Louis de entrevista com o Vampiro iria gostar

Lelouch_ph 17/01/2024

Um autor que aprendi a admirar
Acho interessante como a proposta dessa coleção de obras que falam da relação Brasil-Portugal na história é contada sob o ponto de vista de um ser virtualmente imortal. Um vampiro. E não importa muito uma ordem de leitura. Todas as histórias podem ser lidas individualmente sem nenhum problema, embora eu ainda não tenha adicionado aqui no Skoob os outros livros. Pois bem, neste livro vamos ver como foi a destruição de Lisboa por um terremoto de magnitude imensa que destruiu toda a cidade e matou milhares. Mas este é apenas o pano de fundo, o ponto principal aqui é que nosso protagonista, o vampiro está indo em uma psicanalista para tratar sua insônia. E a mesma acredita que a resposta está em seu passado então ele começa a contá-la sobre seu nascimento como vampiro e como veio parar no Brasil. Acredito que se eu falar qualquer coisa sobre o enredo principal, irá estragar um pouco o mistério então vou dar apenas um dica: Culpa por uma decisão muito antiga. A escrita de Ivan Jaf fala muito com poucas palavras, e isso é simplesmente espetacular para mim. As informações são dadas sem enrolar mas, ao mesmo tempo, sem perder a profundidade necessária para que o enredo se sustente. Conheci a obra por acaso ao ganhar este livro e me apaixonei pela escrita, embora tenha demorado para ir atrás de outras obras. Uma coisa interessante é que eu fiz amizade com o filho do autor, o animador de stop motion e Light Paint, Pedro Iuá um profissional extremamente talentoso e um ser humano muito humilde e ótimo de ser conversar que convidei para o evento de minha universidade que organizei como membro do Centro Acadêmico. Acredito que foi uma das maiores coincidências da minha vida, fazer amizade com o filho de um dos meus autores favoritos de forma aleatória pois eu literalmente só cheguei no Instagram dele o convidando para o evento oferecendo a passagem e estadia pois era o que nosso caixa poderia garantir. E com o pouco tempo que passei com Pedro durante os três dias do evento que ele ficou em Fortaleza conosco da organização, pude conhecer mais do autor que admiro e ver que além de um ótimo profissional ele também é um ser humano a se admirar.

Piter 26/11/2023

Nostalgia
Como li na adolescência, não tenho tantas lembranças, mas que bom que achei esse livro por aqui. Lembro de ter curtido demais quando li. Tudo sobre vampiros me interessava, afinal. Acho que minha parte favorita é quando o protagonista vai para Portugal. Sei que tem umas cenas cabulosas e sombrias, o que amo de paixão.

sunsetliz_ 15/10/2023

QUE LIVRO MEUS AMIGOS!!!
Confesso que não botava fé no livro por ser indicação pra trabalho escolar, mas a construção do livro é surreal!

Não sou muito fã da matéria "história", o que para a leitura desse livro foi um SACO!! Já que várias vezes são citadas momentos históricos após o Brasil tornar colônia de Portugal (não falando mal é claro pois todo mundo tem opiniões diversas, além de que contribuiu muito para entender tudo em geral e também para conhecer a história de Portugal de uma forma diferenciada do que se aprende nas escolas).
Em geral, a forma como se abordou os temas sobrenaturais e reais é muito legal, além da reflexão que se dá para fazer após a leitura.

Julia 20/06/2023

Insônia do vampiro
Li já fazem alguns anos, lembro-me de ver na estante da escola um livro completamente diferente do que eu estava acostumada e acabei me viciando nesse graphic novel tão cativante. Contém um humor negro e sofisticado e nos faz entender um pouco da Lisboa do século 19, é um romance vampiresco e trágico muito hipnotizante.

jackfowl 29/03/2023

Boa ficção histórica
Ficção histórica com vampiros! Essa série do Ivan Jaf é muito boa para quem gosta da relação entre Brasil e Portugal entremeada com as aflições vampirescas.

Talia 03/10/2022minha estante
Perfeito. 10

Mah Guido 07/07/2022

A insônia do vampiro
No começo é bem chatinho, só continuei porque iria fazer uma prova sobre, mas apartir da página 60 mais ou menos, fica mais legal.

Fernanda.Costa 19/10/2021

Amooo
Eu amo muito esse livro com todas as minhas força! Li ele pela primeira vez quando tinha 10anos achando que tinha algo relacionado ao Crepúsculo ?mesmo não tendo nada ver eu amei muito, hj depois de 6anos estou lendo de novo e ainda é um dos meus favoritos ??

Kiwii_0 09/08/2021

Foi uma leitura escolar q eu gostei bastante até e é uma história legalzinha e bem escrita que eu gostei de ler

Ismael.Vilela 23/05/2021

A exploração de uma persona, pelo mundo a sua volta.
Ivan Jaf, de uma forma ou de outra, soube muito bem transmitir a inutilidade de seu protagonista perante um mundo recheado de ideias em constante renovação. Tamanha a grandiosidade desse universo, a construção desse personagem permeia o fantástico, a ironia, o iluminismo, e a história. A ficção surge na verossimilhança histórica, nas superstições e na comédia por trás de tudo.

Dessa forma, o livro possui uma ligação muito querida com sua própria trama, com seu espírito interior. O contexto domina o protagonismo, o coadjuvante é quem dá razão à história. Assim, a modelagem dramática manifesta-se no conjunto de ideias alheias, que formam uma pessoalidade íntima, que chega a ser inerente.

Mais que isso, a idosa e católica Portugal dos séculos passados, recheada de misticismo e visões do iluminismo, parecem dar sentido a tal história vampiresca. O vampiro conta sua ficção, seu cosmo, suas regras, seus motivos e suas limitações, mas tudo surge naturalmente num mundo miticamente fantasioso. Nesse viés, não se falta, de maneira alguma, a naturalidade em explorar a insônia de um vampiro, num dinamismo evidentemente juvenil, criado para atrair os jovens num entretenimento denso, que transmite a história por meio da vida culta de um vampiro.

No final, seu entretenimento foi a história real, e não simplesmente a ficção.

Lets_abueno 22/03/2021

Leitura relaxante
De vez em quando adoro relembrar este tipo de leitura infantil. A Insônia do Vampiro é um dos primeiros livros de prosa que tenho lembrança de ter lido. Sua leitura é gostosa, divertida e bem suave, do tipo que você pode engolir em uma tarde.

Ao mesmo tempo que conta a história de um vampiro com insônia, aprendemos um pouco mais sobre a cultura e os costumes de Portugal dos século XVI e XVII. Então, acredito ser até bem didático para uma criança e até bem quisto por adultos. (É só relevar alguns fatos vampíricos bem impossíveis)

Marcus Klinger 18/07/2020

Um livro nada previsível
o livro me surpreendia um pouquinho mais a cada capítulo, com grandes mudanças na história e desvios interessantes.
o livro conta muito sobre a história de Portugal e quebra clichês em relação aos vampiros, mostrando que até esses possuem o seu lado sensível e humano
não gostei que o livro se aprofundou muito pouco (ou quase nada) em aspectos da psicanálise, além disso, a dimensão em relação ai tamanho das folhas e a fonte me incomodaram um pouco