As Irmãs Vampiras

As Irmãs Vampiras Franziska Gehm

Resenhas - Uma Delícia de Amiga

Willlll 25/01/2023

As irmãs Vampiras
Esse livro marcou a minha infância e foi uns dos primeiros que eu tomei gosto de ler por prazer mesmo.
??????????

Paula H. 06/01/2017

Leve, de leitura rápida e uma boa ideia para quem está começando a ler
Embora não seja bem o tipo de livro que eu costume ler – ainda mais por ser série –, resolvi comentar sobre de um livro um tanto diferente, um infantojuvenil, sobre vampiros. E que, além disso, é um livro alemão!
Meu repertório de leitura sobre vampiros é bem pequeno, mas não é difícil já se ter uma ideia do que esperar com essas criaturas da noite e sugadoras de sangue. Ao mesmo tempo em que pode ser um mistério e se surpreender com vampiros que andam na luz do sol tranquilamente – com pequenos efeitos ocasionais. Felizmente, ou não, na obra de Franziska Gehm, os vampiros não fogem tanto assim do convencional. Ou só um pouco. Pois é, eles andam sim sob o sol – apesar da informação de que podem, sim, virar pó caso não se cuidem –, embora o detestem e o evitem, mas sempre sob uma camada de protetor solar, com óculos de sol, chapéu etc. Esses vampiros voam, vivem milhares de anos e moram na Transilvânia. Além de gostarem de corridas de carrapatos, terem sanguessugas de animais de estimação e precisarem estar sempre com alguns grãos de sua terra natal junto a si. A falta dessa terra, aliás, pode deixar o vampiro em coma e matá-lo.
Embora só com essas informações já fique claro, volto a dizer: este é um livro para um público jovem, e, mesmo que o foco seja essas criaturas da noite, não há terror ou algo do tipo. Pelo contrário, é um livro bem tranquilo e de leitura rápida, coisa de um dia apenas. Mas se engana se acharem que o livro é ruim. Mesmo com uma narrativa simples, adequada ao seu público, a autora consegue criar um ambiente com vários personagens e intercalá-los de forma, digamos, harmoniosa.

O foco do livro, ou melhor, seus protagonistas, Silvânia e Dakária (Daka), são duas irmãs – como diz o título – semivampiras e gêmeas; pai vampiro, o Mihai Tepes, e mãe humana, a Elvira. Embora muito unidas, as duas se diferem em estilo e gostos. Enquanto Silvânia se apega a um estilo mais romântico e se torna uma leitora assídua de revistas e livros humanos – por gostar das questões envolvendo paixão, traição, ciúme etc. –, e isso se reflete em sua vestimenta, Daka já se volta a um estilo mais escuro e, diria, "roqueiro" – há uma cena, inclusive, em que o narrador aponta que ela parecia uma estrela do rock –, além de se apegar muito mais ao mundo vampiro. Tendo vivido seus doze anos de vida na Transilvânia, as meninas precisam se mudar para uma cidade pequena na Alemanha e conviver com humanos, tudo devido à sua mãe. E é aí que a história começa.

“Daka, com os cabelos de ouriço e os óculos exageradamente grandes, poderia passar por uma estrela do rock saída de uma revista de música em preto e branco de 1978. Silvânia, com o seu chapéu e com a sua saia de corte sofisticado ficaria bem num antigo romance inglês (que falaria, evidentemente, sobre amor, traição, paixão e honra). O sr. Tepes estava muito satisfeito de ver que as suas filhas se destacavam da multidão. Afinal de contas, elas eram diferentes de todos os outros na escola.” (p. 119-120).

Um ponto interessante, bem abordado, é o choque cultural pelo qual as meninas passam. Todo o conhecimento de mundo que possuíam partia de sua vivência na Transilvânia com vampiros, com costumes para lá de estranhos, como o cascudo na cabeça como forma de comprimento. Escada rolante, ônibus, é tudo novidade para as meninas. Isso me fez pensar que, embora com a fantasia e tudo o mais da história, choque cultural é algo pelo qual muitas pessoas passam, imagino; e, provavelmente, demoram a se acostumar. Afinal, a diversidade do mundo não é pequena. Senão choque cultural, o encontro com o desconhecido.

“Na Transilvânia, Daka sempre gostara de ir à escola. Ela tinha um pressentimento de que na Alemanha seria diferente. Lembrou-se com nostalgia da festa de despedida na Cripta de Octavian. Sua classe inteira tinha ido, até mesmo a professora da turma voara até lá por um tempinho. O pessoal do clube de voo livre de Daka e o grupo de saikato de Silvânia também estavam lá. Foi a festa mais bonita, e ao mesmo tempo triste, que Daka já tivera. Claro, elas voariam para Bristrien nas férias e veriam todos novamente. Mas não seria a mesma coisa que viver lá.” (p. 53).

Por outro lado, não dá para deixar de mencionar que há alguns personagens que talvez só venham a ser mais bem explorados nos próximos livros; até o momento há quatro já traduzidos aqui no Brasil pela V&R, sendo que são, ao todo, doze livros, publicados entre 2008 e 2015. Dentre esses personagens, há os vizinhos da família Tepes, o proprietário da loja de Elvira, mãe das meninas, a colega de classe Helene entre outros. Esta colega de classe, aliás, é a que provavelmente dá nome ao subtítulo, dado que as meninas consideraram que ter uma amiga as ajudaria a ter um convívio melhor no mundo humano. Apesar de que isso aparece mais do meio do livro em diante, o que, talvez, seja spoiler comentar mais do que isso.

Enfim, a narrativa é bem tranquila, retomando fatos e evitando que o leitor se perca, e acrescentando, volta e meia, informações pertinentes para a distinção dos dois “mundos”. E tem aquela capacidade de deixar você questionando o que vai acontecer nos próximos livros – apesar de um tanto previsível. O livro é bem curtinho, 190 páginas que mais parecem só cem; com tradução de Sonali Bertuol e lançado em 2012. Só por curiosidade, aliás, o título original é Die Vampirschwestern: Eine Freundin zum Anbeißen [traduzido para: As irmãs vampiras: uma delícia de amiga], sendo que este primeiro volume foi publicado em 2008. Acho que eu recomendaria principalmente para quem está começando a ler ou que quer algo bem leve e descontraído.

site: www.eucurtoliteratura.com

debora 23/12/2022

Mulher, você quer me fazer chorar?
Tenho outras palavras para falar o quanto esse livro é ruim? "Uma delícia de amiga", QUE AMIGA? As garotas são irmãs que tem que dividir um quarto, pois o outro está cheio de TAMPAS DE PRIVADA, ah sério, dá um tempo. Elas não fizeram uma amiga no colégio ( super normal ) mas o livro fala que se elas não conseguirem uma amiga elas não vão conseguir sobreviver na escola. Sinceramente, elas sobreviveram MUITO BEM, VIU?? E só pra vc saber, a Dakária ( olha o nome ) pegou terra entre os dedos do pé dela e enfiou no nariz da Silvânia ( vê se isso é nome de menina de 12 anos ). Por favor, que esse livro...sla, saia da minha frente, nunca mais quero te ver, viu???? sai da minha estante
Bruno Rodrigues 23/12/2022minha estante
Ri muito ?

@lendocomluiza_ 13/03/2021

Uma delícia de amiga
Achei muito fofo, só que não teve nada que realmente me prendeu a história. Mas recomendo muito para quem tá precisando de uma leitura leve

Artemis.Simas 28/05/2023

As irmãs vampiras.
Acho que não é muito um livro pra minha idade, provavelmente se eu tivesse lido quando comprei eu iria amar demais. Mas achei meio bobinho.

O livro não é ruim, ele te prende e a história é legal, só acho que não é pra minha idade mesmo. Mesmo assim pretendo ler as continuações.

Kelly_domings 10/10/2021

As Irmãs Vampiras ?????
Os 4 livros contam as aventuras das duas irmãs vampiras, que se mudaram da transilvania para Alemanha e que estão tentando se encaixar?

É muito engraçadinho pq a autora deixa os personagens muito ricos em detalhes e personalidade, aí você consegue quase ver como eles são

Fora que as aventuras delas é bem coisinha de pré adolescente normal (tirando o fato de serem duas semi vampiras)? fazer amizade na escola, se adaptar com dormir a noite e não de dia, decidir em quem podem confiar seu segredo, aprender a andar na escada rolante, evitar o impulso de quebrar as ?Sete Regras Radicais para a vida de semivampiros entre seres humanos?

powerbookofc 04/11/2022

Amizade verdadeira = Amizade de crianças
Li esse livro ainda na pré adolescência foi simplesmente apaixonante.
É um livro leve, que aborda uma amizade verdadeira e também mostra muita aceitação sabe, porque as meninas por serem vampiras são julgadas, e uma ama ser vampira, a outra já não gosta, até o final do livro a que não gosta ela já começa a se aceitar como vampira.
Esse eu posso considerar que foi assim o primeiro livro que eu li de fantasia por conter vampiros.
Marcou também o início da minha vida literária. Agradeço muito porque foi no ano de 2018 que tive uma professora que incentivava a leitura e fazia projetos onde era necessário fazer a leitura de livros a nossa escolha, e foi sensacional esse ano para mim.

Sereia Lunna 12/05/2023

Divertidissimo
O livro consegue ser engraçado e leve, mas também expressar as preocupações que as adolescentes têm ao mesmo tempo, divertido e faz a gente se identificar de certa forma, amei.

Mi Cherubim 19/02/2013

Escolhi esse livro para o Desafio Literário do mês de fevereiro que é livros que te façam rir. Como todo mundo estava pegando O Guia do Mochileiro da Galáxia eu queria inovar e tentar algo diferente. Tive o contato com esse livro bonitinho na Bienal de São Paulo, porque trabalhei para uma editora que ficava na frente do stand da V&R e no último dia fui buscar minha trilogia do Maze Runer, ainda não li... mas o preço estava ótimo e acabei pegando, e me deparei com esse exemplar no totten. Pensei em levar pra Joyce, minha filha, como ela não gosta muito de ler fico sempre caçando livros interessantes que possam chamar a atenção dela. Bom, o livro é bem curtinho com menos de 200 páginas te leva para uma aventura de duas semivampiras adolescentes que tiveram que morar em uma cidade humana.
É meio clichê as sacadas da autora, porém posso afirmar que vale a leitura. Você ri com o pai, Mihai, um vampiro de 2676 anos que ao tentar morder Elvira se depara com um colar cervical e não conseguindo tenta ver a sua presa e... se apaixona perdidamente. Amor a primeira mordida. E após 16 anos vivendo na Transilvânia tentam mudar de ares para agradar a esposa.
A história se foca nas gêmeas Silvânia e Dakária. Mesmo sendo gêmeas são completamente diferentes. Uma, a Daka, é morena e toda dark. A outra, Silvânia, ruiva e toda romântica. Enquanto Daka adora voar, sua irmã adora ler livros românticos e ficar com os dois pés no chão.

Para ler mais acesse: http://memoriesoftheangel.blogspot.com.br/2013/02/as-irmas-vampiras-uma-delicia-de-amiga.html

Literatura 03/03/2013

Peguei pela capa
Confesso que fui atraída pela arte da capa...

O título pouco me interessou, mas a capa, que perfeição. A história não foi tão empolgante como Diário de um banana, mas é interessante para o público infanto-juvenil. Uma leitura leve e divertida, nada padrão comparado às histórias de vampiros que vi ou li por aí... É um livro que daria de presente, mas não vai para minha estante de clássicos.

As Irmãs Vampiras: uma delícia de amiga de Franziska Gehm (191 páginas, Editora V&R) conta a história das gêmeas Dakaria e Silvana, que viviam na Transilvânia até o dia em que a mãe delas, Elvira, uma humana, decide que iriam se mudar para Alemanha.

Apesar de serem filhas de uma mortal e um vampiro, passaram parte da vida morando no habitat natural do pai, na Transilvânia. Mas agora a mãe necessita voltar ao seu lugar de origem e abrir sua loja de tampa de privadas. Vocês sabem, né? Necessidades humanoides...
As gêmeas se vêm obrigadas a conviver com esses novos costumes tão diferentes dos vampiros. Dormir em cama, não voar, ficar acordada durante o dia, ir para a escola de ônibus, usar a escada rolante etc.

Veja resenha completa no site:

priscila.paim.391 08/12/2015

Irmãs vampiras 1
Não gostei horrível
debora 23/12/2022minha estante
Pelo menos você concorda cmg. Todo mundo parece que amou...

bibioslivrosecia 31/12/2021

Bem divertido e fácil de ler, as irmãs vampiras são demais, sou fã de carteirinha
Sempre fui ligada nessas vibes vampirescas

Rafa 25/12/2022

Cumpriu com as expectativas. Um livro destinado a um público bem mais novo que o meu, diferente. Para outras pessoas, pode ser uma boa leitura.

Catea 10/01/2023

de volta a infância
Uma leitura com gostinho de nostalgia, quem nunca assistiu ao clássico que passava na Disney? muito fluido e rápido (Silvania é ????)
nat_ 10/01/2023minha estante
Uma delícia de amiga? ?