Pater

Pater Márcio ABC




Resenhas - Pater


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Literatura 24/02/2014

Duas gerações, uma liberdade
O primeiro capítulo do livro começa com o ano que nasci, 1985. Lembrei, em leitura da primeira página, do Mundo de Sofia; fala da relação de um coronel do exército e seu filho revolucionário. Tem como não gostar? É muito pano pra manga! Um pai autoritário e um filho Cara-pintada. Então é o que verão no livro Pater – Durante a Era Collor, um drama entre pai e filho, de Márcio ABC,(Giz Editorial, 191 páginas).

Em 1985, Alexandre, aos 11 anos, recebe um cata anônima que revela a verdadeira face do pai; o qual ele já não nutre muita admiração. Mas é a partir daí que começa um embate entre conservadorismo e liberdade! Em 1986, Alexandre recebe outra carta discorrendo sobre seu pai. Na carta, mais uma vez seu amigo misterioso despeja palavras contra o pai de Alexandre e diz ao menino que ele não tem culpa do pai que tem. O que faz com que Alexandre passe a espionar o pai diariamente.

“Agora, sentindo-se culpado, não conseguia mais suportar o peso daquelas cartas anônimas que se acumulavam no fundo de uma gaveta. O menino as tinha na cabeça como um artista que encena o mesmo espetáculo todos os dias. Ele as lia todos os dias. Ele precisava pegá-las todos os dias para se convencer que elas existiam mesmo!”

Eis uma relação de amor e ódio; pois apesar de ele não ter um bom convívio com o pai, ainda sim, era o pai dele! E isso o perturbava profundamente e a sinais de agressividade iam tomando conta das ações dele.

O livro é interessante, como disse no início, mas acredito que poderia ser melhor. As cenas são muito lentas o que torna a leitura cansativa; às vezes, parecia que não ia chegar ao ano seguinte, traduzindo: próximo capítulo.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/noticias/galera-record-lanca-livro-do-projeto-save-the-story/#.UwvuNPldWSo
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR