Cósmico

Cósmico Frank Cottrell Boyce

Resenhas - Cósmico

gleicepcouto 14/10/2012

***

Uma palavra resume bem esse livro: ADORÁVEL. Frank consegue desenvolver uma história original e emocionante. Por detrás da aventura de Liam no espaço, há sábias reflexões sobre o que é ser criança (filho) e o que é ser adulto (pai). O humor é na medida certa. Liam se mete em cada confusão! Aliás, ele é uma graça de personagem: esperto, nos faz entrar de cabeça nessa aventura lúdica e pueril. A narrativa é de uma delicadeza e bom gosto tremendos. Livro mais que recomendado para todas as idades. Cósmico tem lançamento previsto para 23 de Outubro.

Carol 13/05/2020

Não somos pequenos
o que você prefere?
a) um livro épico de aventura que te deixa ansioso pra saber o que vai acontecer a seguir;
b) um livro sensível explorando de forma delicada a relação entre pais e filhos;
c) um livro onde você se diverte e ao mesmo tempo aprende coisas interessantes sobre física e viagens espaciais (e até mesmo fofocas de celebridades);
d) um livro filosófico que te faz refletir sobre a vida, escolhas e relacionamentos com as pessoas.

não importa a sua resposta.
Cósmico atende a todos esses requisitos!
melhor leitura do ano até aqui, e me pegou totalmente de surpresa!
se vc está pensando em ler esse livro, pare de pensar e comece a ler :D

Pam Gonçalves 16/12/2012

Esperava mais
Cósmico, do autor Frank Cottrell Boyce, foi lançado pela Editora Seguinte e é aquele livros para sonhadores. Por mais que o livro seja claramente para o público infantil, eu não tenho problemas em querer ler esse tipo de livro. Já me diverti com vários e não me importo se dizem que é para criança. Um livro para criança não precisa ser bobinho, pode até ser simples, mas que tenha uma mensagem legal. Bom, eu gosto, mas não são todos que me agradam.

Liam Digby tem apenas doze anos, mas as pessoas sempre acham que ele é um adulto. O motivo? Ele é muito, muito alto para um garoto de doze anos. Ele já se meteu em algumas encrencas por causa disso, mas é claro que não são apenas coisas ruins. Ele acha incrível quando consegue ir em um brinquedo radical sozinho porque pensam que ele é um adulto.

O garoto é apaixonado por parques de diversão e a oportunidade da vida dele aparece por causa de sua paixão. Ele consegue ser selecionado para uma experiência incrível, só que para isso vai precisar mentir um pouquinho. Ele se passará por pai de sua colega de classe e tentará… ir para o espaço.

O protagonista é inteligente e a história criada pelo autor tinha uma premissa bem interessante. Eu fiquei bem empolgada com o Parque Infinito e as relações com o espaço que o autor fez. Enfim, o livro tinha tudo para me conquistar. Uma história gostosa de ler e a escrita do autor é bem-humorada. Mas chegou em um momento que a história simplesmente ficou surreal demais para mim. E, eu não conseguia deixar a mente aberta para isso.

Eu ficava o tempo todo falando que seria impossível que isso acontecesse. Eu realmente travava batalhas na minha cabeça enquanto lia. Começava a resmungar por causa disso e a história que teve um final bonitinho, acabou me deixando desanimada.

Sabe aquele livro que eu queria ter gostado muito? Pois é…não foi tanto assim.

www.garotait.com.br
Paloma Salvan 02/05/2016minha estante
Realmente, li o livro já a um ano (preciso até adiciona-lo na minha estante) e me lembro de sentir a mesma coisa enquanto lia, tinha uma história que no geral era até que legal, porém a história era surreal de mais e por volta do meio do livro eu contava as páginas que faltavam até o fim.

camila.guedes.9678 19/04/2021

Amei esse livro! Apesar de ser narrado por uma criança e ter uma pegada mais infantil, eu amei! É simplesmente hilário. Um dos livros que mais dei risada na vida! Acompanhar uma criança (muito, muito alta e barbuda) se passando por um pai e indo parar no espaço, certamente valeu a pena! Já convenci minha irmã a ler...

Juliana.Rissardi 17/09/2021

Esse livro me surpreendeu. Tão simples e tão cheio de significados. Comecei a ler de propósito, queria ler algo rápido e descomplicado, algum tipo de escape... É um livro juvenil, sim. Mas no final com tantas lições de vida.
Que coisa mais chata ser igual a todo mundo.
É fácil me sentir deslocada nesse planeta, mas esse livro me acolheu como um abraço e me disse: é isso aí, garota! Bora pra mais uma aventura.
Cósmico demais!!

Biblioteca Álvaro Guerra 16/02/2023

Em Cósmico, Liam tem doze anos e é muito alto pra sua idade, por isso vive se colocando em algumas pequenas confusões por ser confundido com um adulto.
Frank Cottrell Boyce apresenta uma história divertida e comovente sobre pais e filhos, e sobre como os adultos podem aprender muita coisa com as crianças.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788565765039

Luara Cardoso 01/10/2013

Entrou para a lista de favoritos!
Cósmico nunca foi aquele livro que me atraiu muito. Tinha vontade de ler sim, mas estava na minha lista de futuras leituras (aquela que a gente nunca sabe se e quando vai ler). Mas quando surgiu uma oportunidade, não hesitei: eu finalmente iria ler Cósmico. E sinceramente? Ainda bem que esse livro apareceu. Além de eu ter gostado demais desse livro (de um jeito que vocês vão notar explicitamente na resenha), ele acabou entrando na minha lista de favoritos, que agora conta com seletos onze livros.

Liam é um garoto muito alto para a sua idade. Aos doze anos, todos o confundem com um adulto, afinal, ele já faz até barba. É por isso que, só de brincadeira, ele se passa por um adulto às vezes. Mas é durante uma dessas brincadeiras que ele acaba se metendo em uma tremenda confusão: ele vai para a China e, sem nem perceber, já está perdido no espaço, sem contato com a Terra e seus pais não têm nem ideia de onde ele está. É por isso que ele resolve fazer um diário falado sobre tudo o que o levou a chegar até aquele ponto e relata toda a sua aventura cósmica.

Mãe, pai... Se vocês estão ouvindo... Lembram que eu disse que ia ao Centro de Atividades da Região dos Lagos com o colégio?
Para ser completamente sincero, não estou exatamente na região dos lagos.
Para ser completamente sincero, estou mais, tipo, no espaço.
p. 9

Demorei a chegar a essa conclusão, mas aqui vai: esse é, sem dúvida alguma, o melhor livro infanto-juvenil que já li. Já deixo essa informação básica logo de cara porque sei que, ao me rasgar de elogios em relação ao livro, vocês vão me achar super tendenciosa, do tipo: Compre! Leia! O mais rápido possível! É claro que faço isso porque, quando fechei o livro, a única vontade que tinha era relê-lo e espalhar esse livro pelos quatro cantos do mundo. Tanto que fiz várias pessoas lerem trechos dele só para terem o gostinho do que estavam perdendo. Meus amigos e pais sofreram comigo!

Enfim, vamos falar sobre a minha leitura. Eu levei Cósmico para uma viagem que fiz com a minha turma e, durante a volta, comecei a ler e logo me vi completamente envolvida e imersa na história, a ponto de ignorar todas aquelas pessoas literalmente gritando ao meu redor. E, para isso acontecer, o livro tem que ser muito bom, não é mesmo? Isso acontece porque o primeiro capítulo é arrebatador, daqueles que te dão vontade de saber tudo o que acontece em todo o enredo de uma vez só.

Foi essa curiosidade que permeou todo o livro. Eu precisava saber o que ia acontecer em seguida e, quando descobria, sempre havia outra coisa que me deixava ainda mais curiosa e foi assim até o fim. Isso porque a narrativa do autor é fantástica. Como é em primeira pessoa, a compreensão acerca das incertezas de Liam sobre as responsabilidades que ele tem que enfrentar que antes nem sabia que existiam é enorme e por causa disso há uma grande empatia com o personagem.

Liam é um daqueles garotos que está em fase de compreensão. Ele está passando por um momento da vida em que nada parece ser certo para ele, nem a vida adulta, nem a de criança. É por isso que ele tem uma personalidade bem atraente, quase que indiferente, tentando transmitir uma força que ele não tem. Além disso, ele passa por vários questionamentos ao longo do livro, a maioria sobre a relação com seu pai. Essa é uma das partes mais fantásticas, aliás. A relação sentimental que é construída entre os dois, explicita ou implicitamente, é maravilhosa e sempre está em foco. Liam consegue ver com seus próprios olhos o que realmente significa ser adulto e as consequências que isso traz, positivas ou negativas.

O que me deixa levemente preocupado é que estou até curtindo o momento. Estar condenado não é bom. Mas não ter peso é sensacional. Sempre que me curvo para frente, dou um salto mortal perfeito. Quando estico meus braços, levito. Lá na Terra, minha única habilidade especial era ser melhor em matemática e mais alto que a média. Aqui em cima, tenho tantos talentos que sou praticamente um Power Ranger. p. 12

É claro que tudo isso é passado de um jeito despretensioso, bem nas entrelinhas, uma vez que o público alvo não pede algo mais elaborado. Alguém que for ler Cósmico e quiser uma aventura, terá uma aventura e muito bem feita. Não existe quem não queira conhecer o espaço depois de tudo o que Liam passou, uma vez que o autor coloca tudo de uma maneira que tudo realmente poderia acontecer. Quem quiser ler do ponto de vista sentimental, vai encontrar um enredo muito bem feito nas bases de um relacionamento entre pai e filho. Ou seja, esse é um daqueles livros que pode trazer várias experiências, dependendo do leitor. E, sinceramente, não é qualquer autor que consegue trazer essa versatilidade para um livro.

Acho que acabei me estendendo demais nessa resenha, mas não posso deixar de fazer um último comentário: aquele final foi sensacional. Fechou com chave de ouro e eu não poderia esperar menos do autor. Só o que eu digo é para que vocês deem uma chance para esse livro o quanto antes, acelerem suas leituras e tirem ele da lista daquela lista hipotética e o coloquem na lista de leituras para já! Vou ser sincera: vocês estão perdendo um livro (me perdoem o trocadilho) cósmico!

site: Blog Estante Vertical - http://www.estantevertical.com.br/
Stefani 08/04/2016minha estante
Resenha maravilhosa! Vou começar a ler já.

Arthur Pacheco 30/06/2019

Um doce de leitura!
Me vi com os meus 13/14 anos lendo os livros infanto-juvenis que eram lançados na época. Me trouxe um semblante nostálgico onde: tudo é possível, se você imaginar.

Na obra de Frank Boyce, seus personagens são retirados com fidelidade, com suas peculiaridades bem definidas em conjunto com as personagens. Dando uma atenção para a Flórida que sinceramente ela é incrível.

Gostei demais da escrita. E leve, cativante, engraçada e inteligente, sem desafiar nossa capacidade de raciocínio.

Muito bem explicado e com cenas capaz de estimular a nossa imaginação.

Cósmico me pegou de surpresa. Não estava esperando um livro tão gostoso. Acho que me encaixei tanto pelo fato de ainda ter um lado infantil bem desenvolvido haha.

Tami 24/11/2019

Inesperado
Um livro TÃO bonitinho e tão diferente! É um livro bem jovem, mas que consegue cativar qualquer adulto tranquilamente. É fácil se identificar com Liam, o garoto de 12 anos que resolve participar de um concurso para eleger o melhor pai de todos os tempos (ele se inscreve como "pai") e que o prêmio será uma viagem no primeiro foguete que vai levar pessoas para o espaço.

A história é muito original, e não decepciona em nada do início ao fim. Li sem saber muito do que se tratava, ou até onde a história ia, e foi uma excelente surpresa. Quem busca um livro leve, engraçado e com uma história muito legal, precisa ler este livro.

CooltureNews 16/01/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Após terminar a leitura de Cósmico (Seguinte, 2012) acabei levantando alguns questionamentos, afinal essa não é primeira leitura de um infantojuvenil que me prende desde o principio, então, ou estou lendo gêneros literários que não gosto ou definitivamente existe uma criança/adolescente em mim que se recusa a crescer e ganha mais força durante essas leituras.

Cósmico é justamente uma isso, uma alegoria em relação as questões envolvendo a passagem para uma idade mais adulta, usando para isso a ficção e viagens espaciais. Liam tem apenas doze anos, mas já ultrapassou seu pai em altura e como se não bastasse, possui barba, com isso aparenta ser adulto e muitas vezes acaba sendo tratado como tal por conhecidos e ridicularizado na escola. Liam é também um garoto extremamente inteligente e percebe que sua condição não é extremamente ruim, quando se pode tirar vantagens, mas lógico que com isso ele acaba se deparando com muitos problemas e confusões.

Utilizando desse seu atributo, Liam acaba se envolvendo em um misterioso projeto e com isso vai parar no espaço! A leitura começa justamente neste ponto e temos um retrocesso onde nos é contado a aventura inteira até ai.

Sei que os dois parágrafos acima parece ser algo que veríamos no programa “Sessão da Tarde”, e é justamente isso, uma leitura leve, agradável e envolvente para um dia onde só procuramos algo para relaxar. Apesar de o livro levantar alguns questionamentos sobre relacionamentos entre pais e filhos o autor não se aprofunda, eles são simplesmente expostos da forma mais simples possível, o que têm lógica se levando em conta seu público alvo. Encerrando, é uma leitura divertida e recomendada para todas as idades

Dri 14/02/2013

Cósmico - Frank Cottrell Boyce
Ela sugou o lábio, olhou para mim de cima a baixo e disse: "Na verdade, somos um grupo para crianças."
"Ele tem doze anos", assegurou meu pai.
"Como assim? De idade mental?"

O tema do Desafio Literário 2013 do mês de fevereiro é "livros que nos façam rir". Quando li isso, percebi que não possuo quase nenhum livro engraçado, e, os poucos que existiam, já haviam sido lidos. Então, quando ganhei Cósmico do sorteio de cortesias do skoob, achei que ele se encaixaria perfeitamente com esse mês. Apesar disso, não fui esperando muito da história porque é muito difícil eu chorar/dar muita risada com um livro. Eu me surpreendi muito!

O livro todo é maravilhoso. Como diria Liam, o protagonista: é cósmico! Começando pela edição, a capa é lindíssima! Em muitas partes eu me vi rindo de verdade, os personagens tem diálogos muito engraçados e que, ao mesmo tempo, me fizeram refletir. As confusões em que Liam se mete por causa da altura são hilárias. Outra parte que me tocou bastante no livro, foi a reflexão sobre paternidade, também sobre o que é ser adulto e criança.

"Pai", disse Hasan. "Ela tem óculos escuros. Eu quero."
"Claro, filho", disse Eddie. "Garotinha quanto você quer pelos óculos?"
"Não estão à venda."

Acho que fui a única que fez ligação entre as crianças do livro e as da Fantástica Fábrica de Chocolate, achei muito parecidas. Adorei todas, em especial Florida. E gostei muito dos laços que os personagens formam durante a história e o desenvolvimento da história de cada um. O desfecho me emocionou, me fez rir, me fez adorar ainda mais o livro. Tudo isso é muito bem narrado, Cósmico é uma leitura leve, engraçada e que ensina ao mesmo tempo. Recomendo demais!

Tay 04/04/2021

Nesse momento é oq eu precisava
Um livro sobre o relacionamento com o pai, mesmo que indiretamente, sobre vontade de fazer acontecer e de como você pode está destinado as coisas mais doidas.
Muito bom, leitura muito fácil, leve, uma delícia conhecer liam e acompanhar a narração dele.

Psychobooks 07/03/2013

Classificado como 3,5 estrelas
www.psychobooks.com.br

Sabem aquela máxima: "Seria cômico se não fosse trágico", ou "Seria trágico, se não fosse cômico"?

Ain, sempre me perco... E como a ordem dos fatores altera o produto, fico com a segunda frase. Seria realmente trágico, mas é tão cômico, que a gente releva. Bora pra premissa?

Liam é um garoto de 12 anos que parece mais com um homem de trinta. Sua barba já é grande, já passou a altura de seu pai há muito e vive sendo confundido com um adulto. Aonde vai o chamam de senhor, na escola, os alunos zombam dele. Mas ele não liga, tem a inteligência acima da média e sempre que se vê em uma situação em que o confundem com um adulto acaba meio que sem querer aproveitando dela e claro, se metendo em enrascadas.

A maior delas o colocou em um foguete perdido no espaço. Assim conhecemos Liam, já no espaço, saudoso de seu pai e arrependido de todas as enrascadas que se meteu... Seria trágico, se não fosse cômico!

A narrativa é fluente, Frank Cottrell Boyce tem uma escrita envolvente e com um ritmo supergostoso. Tudo o que acontece com Liam tem seu lado cômico, mas também fica um ensinamento junto. Acabamos aprendendo junto com ele a lidar com seus problemas.

É um livro infantojuvenil voltado para a fantasia, então a narrativa tem que ser encarada dessa forma mesmo, sem grandes questionamentos sobre o que é plausível ou não de acontecer. Liam é apenas um garoto de 12 anos que por um acaso está em metido em um problema de grandes proporções, o legal é acompanhá-lo em sua aventura .

Acredito que a única falha no livro seja a grande carga de lição de moral. A relação pai/ filho é explorada ao máximo e em alguns momentos beira a pieguice.

No geral é um livro supergostoso de ler, pra quando estamos naquele entremeio de leitura, sem saber o gênero que queremos. Serve para desestressar e rende boas risadas. Recomendo.

"Você não seria uma figura solitária se as pessoas te seguissem gritando "Senhor, senhor!", "Wolverine!", ou "Ei, você aí em cima!" um milhão de vezes por dia? O que esperavam de mim? Que encolhesse?"