O Estranho Misterioso

O Estranho Misterioso Mark Twain

Resenhas - O Estranho Misterioso

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tamy 29/02/2024

Pessimista ou realista? ??
Ao fim da vida, Mark Twain deixa-nos esta obra diferente de seus outros escritos, trazendo um olhar mais crítico acerca da natureza humana, uma obra que você pode considerar pessimista ou, simplesmente, realista.

Tudo começa quando em uma pacata aldeia surge um 'estranho misterioso'. Ninguém nunca o avistara antes, não se sabe de onde ele veio, porém essa aldeia não será mais a mesma depois de sua aparição.

Um sujeito com um quê de magia, capaz de mudar o tempo, os acontecimentos, de ler mentes, de prever o futuro. Durante sua passagem pela aldeia, ele aproveita para expor
suas considerações acerca dos homens e, digo, não são nada amistosas.

Palavras críticas e duras saem da boca desse ser estranho,capaz de ferir o ego de muitos homens, pois para ele, estes não passam de criaturas insignificantes, egoístas, mesquinhas. Afinal, como dar crédito a seres que destroem a si mesmos e fazem atrocidades pelo puro prazer de fazê-los?

O Estranho Misterioso conhece perfeitamente a espécie humana e desfere suas opiniões com convicção. Não há como sair dessa leitura sem refletir sobre a importância suprema que muitos dão a nossa espécie...

¨Cain¨ 08/02/2024

O pensamento é mais forte que tudo
Quando comecei a leitura, realmente não esperava o que viria pela frente. É incrível como o livro te trás pensamentos sobre a sociedade e tudo que a rodeia.
Certamente não esperava nada disso. Esperava uma ficção simples, que teria um fim talvez abrupto ou raso. O fim do livro te entrega a idéia final e mais importante.
No fim, o que é real? E isso realmente importa?

Satã é um personagem intrigante. Engraçado, muitas vezes você concorda com ele. Mas quando há discordância, é importante se questionar duas vezes antes sobre.

10/10

Holybnnyy 06/02/2024

O Estranho Misterioso
Um dos melhores livros que eu já li. Eu amo livros que deixa você com aquele gosto de "eu quero mais". Realmente é um livro de tirar suspiros e que te faz, literalmente, pensar bastante.
A mentalidade incrível de Mark Twain não é para muitos. O ponto de vista que ele coloca e sua visão sobre os acontecimentos dentro da natureza humana chega a REALMENTE assustar e pensar que estamos vivendo as consequências de atos passados.
A maneira como ele cita as ações que consideramos "desumas" e deixando completamente explícito que são HUMANOS, é de suspirar.
Só sei que a minha cabeça chegou a doer no final desse livro. Um livro que me fez suspirar e fechar o livro para me recompor.
Estou tendo uma crise existencial agora neste momento.
10/10
Regis 07/02/2024minha estante
Ótima resenha! Também adorei O Estranho Misterioso quando li.??

Denilson60 01/02/2024

Este livro trata de várias discussões filosóficas, tendo como pano de fundo o surgimento de um rapaz, cheio de prodígios, em uma pequena cidade, na época da Idade Média.

Por meio de algumas situações que esse estranho misterioso vai ocasionando entre seus moradores, conseguimos ver o pior do ser humano, ou melhor, uma pequena amostra dele, resultando-se numa crítica mordaz à raça humana, de forma geral.

É um livro curto e de leitura tranquila.
No início, ele até parece mais um típico livro infantojuvenil de Mark Twain. Mas diferentemente de outras obras dele, esse é bem ácido, um verdadeiro tapa na cara.

Adorei! Recomendo bastante.

legolas_ 21/01/2024

é um livro bem engraçadinho, te leva a uma linha de raciocínio tão absurda que chega ser cômico... foi uma leitura bem rápida, eu gostei.

Bia.Ribeiro 29/12/2023

Boa escrita. Não achei pontas soltas. Personagens bem construídos, mas não achei cativantes. Li rápido, mas não releria.

dunkelheit 18/12/2023

Ao meu ver (sou míope), se usa muito da ortogenética para entender os caminhos que levam até a última página. Satã aqui é behaviorista e se fosse um ser humano, seria o Skinner.

Joyce313 22/10/2023

O livro não publicado
Fiquei muito curiosa com a sinopse da história e fui atrás do livro. Foi uma experiência bem diferente do primeiro que li de Mark Twain, mas posso afirmar que curti mais e achei até mais maduro. A história é cercada de ironia e críticas duras a humanidade, feitas por Satã. Me fez refletir bem, e repensar algumas coisas. Creio que o problema q encontrei na leitura foi um final extremamente anticlimático e incabível, de maneira que não achei coerente com o resto da história, mas também foi uma obra póstuma. Também senti falta de um pouco de sutileza e complexidade em algumas partes, enquanto outras isso foi feito com maestria. Enfim, livro continua atual e super indico

Matheux 06/09/2023

Pessimista
O livro apresenta uma visão extremamente pessimista sobre a raça humana, nossas características, vieses, aspirações e atitudes uns com os outros.
Se trata de uma narrativa bastante reflexiva e filosófica, que me deixou pensativo e, muitas vezes, consternado com o que estava lendo.
O livro possui um fechamento muito interessante e que te faz pensar sobre tudo que leu.
Definitivamente o melhor livro que li esse ano!

arthurzito 04/09/2023

Confesso que, desde o início, não estava particularmente entusiasmado com a escolha deste livro. Normalmente, tenho um motivo claro para desejar cada livro que adquiro e coloco na estante, mas neste caso, não consigo recordar de onde surgiu meu interesse inicial. Não posso dizer que seja um livro de má qualidade; a temática é certamente nova para mim, e é raro encontrar alguém que tenha abordado uma história dessa forma e com esse tema. No entanto, isso por si só não o torna cativante. A leitura acabou por me deixar cansado, e a representação do desprezo de Satã pelos humanos pareceu um tanto forçada em certos momentos. As únicas coisas que transparecem de sua boca e atitude são uma misantropia óbvia e frases que parecem ter sido construídas com esforço pelo autor.

Saikenn 06/08/2023

Com certeza esse seria um livro que eu falaria por horas, me ensinou muito sobre como realmente seria o ser humano e suas motivações e me deu muitos "tapas na cara".

nicolasfelipe 31/07/2023

Estranhamente Misterioso
O livro foi indescritivelmente notável em sua singularidade. Sua perfeição ultrapassa as fronteiras da literatura, imergindo o leitor em uma esfera rica de ambientação, personagens cativantes e uma trama que habilmente mesclou elementos de suspense e fantasia. Ao longo da narrativa, uma aura de dúvida permeou minha mente, levando-me a questionar a veracidade das situações apresentadas e ponderar se não estaria diante de uma elaborada manipulação do narrador, que habilmente expressava sua inocência de maneira exagerada. Além disso, a obra contemplou diversas "críticas" fantasiosas que, de forma análoga à realidade, instigaram reflexões profundas, abalando a própria fé do leitor. Veracidade e fabulação entrelaçaram-se de forma magnífica, resultando em uma experiência literária verdadeiramente extraordinária.

Regis 18/07/2023

Maravilhoso!!!
O livro se passa na Áustria de 1590 numa pequena aldeia adormecida e apartada do mundo, onde ainda era idade média e três garotos (Theodore, Seppi e Nikolaus) são levados a enxergar a humanidade através dos olhos de um estranho misterioso chamado: Satã.

O enredo que acompanhei aqui é completamente singular, inusitado e surpreendentemente fascinante. Se passa em uma época tão única da história humana, na idade das Trevas, da escuridão; onde a igreja dominava e pessoas eram acusadas e condenadas a fogueira até por respirar diferente. A desigualdade era patente, e nessa aldeia perdida no fim do mundo várias histórias vão se desenrolando em uma crescente tão irregular e única que somos pegos pelo redemoinho e levados a vários extremos em pouquíssimo tempo.
Me sensibilizei muito com alguns dos acontecimentos.
Em um dado momento Satã levou Theodore para ver como os donos da fábrica na França tratavam seus funcionários e isso me fez lembrar do documentário Carne e Osso, que assisti há duas semanas, e me veio lágrimas aos olhos novamente ao recordar dos corpos mutilados e deformados pelo trabalho pesado, repetitivo e prolongado que aquelas pessoas eram sujeitadas para no fim, serem cruelmente descartadas e abandonadas a própria sorte... E ali concordei com Satã; realmente o senso moral humano não passa de uma expressão que engrandece o orgulho de seres que se acham melhores que os animais, sem o ser.
Mark Twain ataca o ego humano de forma tão didática e pessimista que é quase impossível discordar de tudo que ele diz. Ele analisa o bem e o mal e faz uma perturbadora investigação sobre a natureza humana.
Esse livro é uma viagem pela história da existência do homem através do olhar cético e cansado de um autor que chegou ao final da vida completamente desiludido e decepcionado com a humanidade. Chegando a conclusão de que o bem e mal são uma única coisa e estão ambos presentes em Deus, em Satã e na Natureza.

Com uma escrita envolvente e quase onírica Mark Twain consegue prender a atenção do leitor e arrastá-lo para um lugar de reflexão, onde ele desnuda todos os defeitos e contradições que a humanidade carrega desde sua criação.
O autor com certeza mexeu comigo e me fez refletir com o inusitado personagem Satã... sem contar o final, completamente anômalo, que me fez ficar perdida em uma viagem mental tentando compreender todos os significados das últimas palavras de Satã para Theodore.

Que leitura maravilhosa, fluída e intensa! Recomendo muitíssimo essa indagação carregada de descrença e desesperança cheio de verdades duras e perturbadoras que esse grande autor deixou como seu último livro.
Cleber 18/07/2023minha estante
Adorei a resenha, não conhecia essa obra do Mark Twain e fiquei curioso para ler também.

Regis 18/07/2023minha estante
Obrigada, Cleber. ?
Também não conhecia, mas vi um colega aqui lendo e fui correndo procurar na biblioteca. Agora pretendo comprar, pois amei o livro.

HenryClerval 20/07/2023minha estante
Que resenha apaixonada e perfeita, Régis. ?

Regis 20/07/2023minha estante
Obrigada, Leandro! Eu realmente amei esse livro. ?

Pablo 22/06/2023

"Nada existe a não ser você. E você nada mais é que um pensamento. Um pensamento andarilho, um pensamento inútil, um pensamento sem lar, peregrinando desesperado pelas vazias eternidades!?

Victor225 27/02/2023

Um Estranho Misterioso
Trazer o próprio Satã para julgar a humanidade dá um peso diferente para a história. Ver ele explorar os temas mais simples que tangem as maldades humanas, como a ganância, a ignorância, as guerras e a evolução nas formas de se matar. Tudo é tratado de uma forma intensamente pessimista, e nos dá uma mostra da visão de Mark Twain em seus dias finais. Me deixou realmente refletindo por um bom tempo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5