Resident Evil

Resident Evil John Shirley

Resenhas - Resident Evil: Retribuição

LetAcia927 14/07/2023

Melhor que o filme
A história do filme, mas com partes de pensamentos e descrições que tornam a história melhor do que o filme. Mas ainda odeio o que fizeram com o Leon na história.

Mutante X 16/04/2023

Aventura empolgante, mas um pouco confusa.
Resident Evil é, originalmente, uma franquia de videogames que virou uma fraquia cinematográfica que, por sua vez, ganhou um livro com a novelização do roteiro da quinta aventura. Nessa lambança multimídia, com as devidas adaptações para cada veículo diferente, quem, como eu, nunca foi fã do game, acaba mais perdido do que cego em tiroteio. O filme, achei perfeitamente compreensível, porque, pela própria característica da mídia, fazem uma recapitulação e o espectador pega pelo contexto.
O livro também faz isso no início, mas talvez pelo fato de não vermos os rostos dos personagens, achei um tanto complicado associar os nomes às pessoas. A quantidade de nomes que vão surgindo ao longo da história acabaram me deixando meio perdido, porque eles aparecem do nada - exemplo disso é o Tio Chung, Jack e o casal gay Bim e Lony, que aparecem no final da história saídos sabe-se lá de onde.
A trama mostra Alice, a protagonista da série RE, sendo recapturada pela Umbrella Corporation e levada a combater a infestação de T-Vírus (que transforma a humanidade em zumbis) numa base na Antártida, mas que simula cidades-chave do mundo, como Tóquio, Moscou e Nova York, devido a um plano global da empresa de oferecer armas para os governos mundiais. Com a memória fragmentada, Alice vai reencontrando antigos aliados e inimigos e combatendo os zumbis com muito tiroteio e ação.
A trama é bem empolgante e prende bastante a atenção, mas acredito que seja muito mais proveitoso para quem é fã da franquia de cinema ou dos jogos do que para um leitor eventual que caiu de paraquedas no meio da história (esse é o capítulo 5!!) e nem sabe se existe a novelização dos outros capítulos, anteriores e posteriores. Rsrsrsrsrsrs...

site: http://mutantexis.wordpress.com

Sra. Star Wars 15/04/2023

Deviam tê-lo chamado pra escrever o filme
Com todo o respeito ao diretor do filme, mas tirando a Ada, os outros personagens do jogos no filme são literalmente ignorados pelo próprio roteiro por conta do protagonismo da Alice. Enquanto neste livro o autor ao menos traz mais diálogos para que tenhamos identificação com os personagens, e o meu destaque favorito foi a presença do Leon em que ele se parece mais com personagem do jogo RE4.

Gostei muito da narração, a forma como ele descreve detalhadamente os acontecimentos e faz ligações com os outros filmes ou até mesmo os jogos, juntamente com os adicionais criativos em sua maioria.

Das cenas adicionais que eu não curti muito foi a que a Alice é obrigada a fazer algo que ela não queria ainda antes dos acontecimentos do 1° filme, e aquela criança clone tem apesar de não ser uma história com muito sentido ainda tem seus momentos empolgantes.
A respeito da adição na história do arco da Alice, tem a ideia em si e a crítica de que infelizmente as mulheres acabam sendo sugeridas a fazer coisas que não queriam fazer, no seu local de trabalho interessante, mas NÃO tem nada a ver com resident evil! Foi como se deslocar da história por alguns minutos e voltar. Repito que a intensão do autor foi maravilhosa, mas ele não se encaixa de maneira alguma com um universo de zumbis e armas biológicas.

Outro fato que me chateou um pouco foi ele tirar o confronto da Alice e Ada vs Axeman, que uma das minhas cenas favoritas do filme. Mas de forma geral, esse dois detalhes não estragam de forma alguma a experiência do filme.
Sra. Star Wars 06/05/2023minha estante
*experiência do livro!!!

Joao366 31/12/2022

Resident Evil: Retribuição
Foi uma leitura ok pra mim, não sei se foi por já conhecer a história e achar tudo muito previsível. A visão que eu tive foi de que os primeiros capítulos foram um resumão dos 4 primeiros filmes até chegar no 5º, e é basicamente o filme em palavras mesmo kkk nada muito extraordinário, nem ruim, por isso pra mim foi uma leitura ok.
A escrita é bem fluída e fácil de se ler, gostei bastante dessa parte, e como o livro é repleto de ação não dá pra ficar entediado.
Acho que se eu tivesse lido o livro antes de assistir o filme eu teria gostado bem mais...

Briaah_Ferreira 09/09/2022

Uma leitura bem pesada, mas gostei. Vi tbm uns gatilhos, mas neh não esperava nenhum aviso. Gosto muito da série de jogos de resident evil, mas 🤬 #$%!& esses personagens não tem um minuto de paz pelamordeDeus

auroras 24/04/2022

Meu nome é Alice...
"Trabalhei para a Umbrella Corporation em uma instalação de alta tecnologia secreta chamada Colméia. Era um laboratório, desenvolvia armas biológicas experimentais. Houve um acidente, um vírus escapou e todos morreram. O problema foi que... eles não continuaram mortos.
Esse foi o começo de um apocalipse que assolaria o mundo todo.
Alguns poucos sobreviventes procuraram segurança em um navio chamado Arcadia. Pensávamos ser um porto seguro.
Achávamos que estaríamos livres da infecção. Mas estávamos errados.
Mais uma vez, a Umbrella Corporation nos enganou. E mais uma vez meus amigos e eu nos vimos tendo que lutar para sobreviver.
Meu nome é Alice. E esta é a minha história...
... a história de como eu morri."

Quando Alice encontra um lugar seguro para ficar é capturada pela Umbrella Corporation. Assim que ela acorda está presa em um local que faz testes em diferentes cidades com clones. Mais uma vez ela se vê encurralada diante um cenário de terror.
Acho que muitos já viram o filme Resident Evil: Retribuição, caso não tenham visto não percam o seu tempo, é sério. Os filmes são bons até o terceiro, depois ficam péssimos. Voltando, o livro consegue ser mais interessante e completo do que o filme, como sempre. Me surpreendi com as histórias paralelas que compõem o livro, não fica somente focado na Alice. Um ponto que me desagrada na franquia é esse foco excessivo nessa personagem que nem ao menos existe nos jogos. O livro traz Jill Valentine, Leon S Kennedy e Ada Wong, mas mesmo assim a Alice tem o foco e esses personagens icônicos não! Isso é o que mais me deixa irritada. Mas eu ainda admiro a Alice, ela é uma personagem forte.
A leitura fluiu em alguns momentos, mas em outros dei umas travadas e demorei para finalizar. Recomendo para quem gosta muito da franquia.
masochistic lion 24/04/2022minha estante
Os filmes realmente não são bons, mas o livro parece entrar muito mais no mundo de RE do que as adaptações.
Suas resenhas são sempre incríveis e explicam o suficiente, sem dar nenhum spoiler. Dá até vontade de ler o livro! ??

masochistic lion 24/04/2022minha estante
Fã demais de RE.

auroras 24/04/2022minha estante
Muito fã das minhas resenhas. Fico feliz em saber que você lê e gosta delas. E acho que seria interessante você ler o livro. ??

cah 28/01/2022

surpreendente
nossa isso aqui é MUITO bom, principalmente para quem acha a franquia bacana e quer ver um pouco mais desse universo. super fiel ao filme, é quase um roteiro, só que envolve mais 2 tramas extras que não estão presentes na obra original. recomendo demais pra quem gosta dos filmes de resident evil e até pra quem não gosta também, vai que acabam percebendo que o livro é melhor kk

Jhonys.Gomes 12/04/2021

Novelização do roteiro do quinto filme da franquia Resident Evil, possue ainda uma trama paralela que não há no filme.

MateusRegasi 20/01/2021

Eu nunca tinha sido introduzido ao universo de Resident Evil, esse livro além de me introduzir a esse universo me fez curioso para ver os demais produtos da franquia. Recomendo pra quem assim como eu não se interessa muito pela franquia, como um meio de introdução, por mais que ache que a experiência do livro seria um pouco melhor se eu a acompanhasse.

Well 15/06/2020

Simplesmente perfeito!
Esse livro me puxou para dentro dele, me fazendo sentir toda a ação. Pensando seriamente em reler. ?

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

A novelização Oficial do filme
ResedentEvil:
Retribução.

Roteiro de Paul W.s. Anderson.
baseado na Franquia de Jogos da Capcom.
Novelização de Jonh Shirley

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501400857

Inlectus 30/08/2018

Bom.
Como sempre, o livro ganha de lavada do filme.
Resenhas Cristãs 07/09/2018minha estante
Olá, tudo bem? Aqui, deixa eu te perguntar: Você teria interesse em trocar o livro "A Profecia da Babilônia" do Tim Lahaye comigo por um crédito no skoob?Sei que você não disponibilizou esse livro para troca, mas eu vi que você deu uma nota baixa de avaliação para ele. Então, como parece que você não gostou muito dele, talvez teria interesse em trocá-lo por um crédito no PLUS. O que acha? Obrigado e bom dia :)

b-yond 21/08/2015

Todos odeiam Paul Anderson. (Menos eu)
A maioria dos fãs de Resident Evil odeiam a franquia de filmes,simplesmente porque inventaram uma personagem que não faz parte da franquia de games.
Claro que falo da Alice...sempre fui fã dos jogos,filmes e livros de RE.Acho Alice essencial,e sobre o livro,não há nada de diferente do filme.
Achei os dois perfeitos.

Álexx' 10/07/2015

Surpreendente e bem adaptado.
Eu não dava nada a uma novelização do filme, mas me surpreendi.
O autor consegue desenrolar a história com cenas bem descritas, alternando para outras de forma maravilhosa. Mesmo não achando algum parágrafo interessante, não conseguia largar o livro, pois a ansiedade de querer saber como ia terminar o capítulo/cena era grande.
Momentos tensos, com mortes memoráveis, o ambiente, o clima descrito, faz você sentir o filme na mente.
O autor consegue deixar sempre uma deixa no final de cada capítulo.
A escrita é boa, flui bem, com poucos termos técnicos.
Os personagens são poucos, mas bem desenvolvidos, cada um com sua devida atenção e com seu início/final.
Achei bem interessante o modo como o autor deu uma leve introdução à parte da Ilha, para que acontecesse determinada coisa depois. Achei criativo, pois as coisas acontecem, e o leitor já sabe onde é e outras coisas.
Apesar de ter enrolado de ler o livro, ele me deixou com vontade de ler mais sobre Resident Evil - zumbis que não sou acostumado a ler.