Redescobrindo os Pais da Igreja

Redescobrindo os Pais da Igreja Michael A G Haykin

Resenhas - Redescobrindo os Pais da Igreja

Melqz 24/04/2020

Introdutório no bom sentido!
Temos aqui uma introdução, uma porta de entrada ao estudo dos pais da igreja, homens fieis e tementes a Deus que viveram nos primeiros 500 anos do cristianismo... Eu tinha uma visão bem distorcida e falha sobre a pessoa de Orígenes, e aprendi muito no decorrer do capitulo sobre ele.

Gleybson.Gomes 21/09/2017

Leitura finalizada
17/08/2014

Uemerson 03/03/2017

Introdução Perfeita!
Este livro possui uma linguagem muito simples e direta. O autor consegue apresentar o básico do pensamento dos principais Pais da igreja em poucas páginas.
Básico não é sinônimo de raso, pois o autor consegue escrever de forma agradável e ao mesmo tempo aguçar a curiosidade do leitor para se aprofundar no assunto de Patrística.
No mínimo você terá vontade de comprar e ler as obras de Basílio de Cesaréia, Irineu, Eusébio, Josefo entre outros.
Este é um livro que todo estudante de teologia deve ter na estante!

EWERTON 18/11/2015

Excelência introdutória
Se fossemos aguardar uma obra perfeita para conceder 5 estrelas talvez nunca conseguiríamos alcançar um patamar tão alto para esse status, diante disso posso dizer que o livro não é perfeito, contém alguns pequenos erros insignificantes na edição impressa, mas apesar de tudo isso, acredito que a obra é uma excelência introdutória aos pais da igreja, cumpre muito bem seu papel designado, mostrando que é possível estudar os pais da igreja e analisar os pressupostos em sua cosmovisão que influenciaram tanto seus escritos.
Gostei muito da citação de Michael Blecker na pg 196: " Fazer teologia sem história é estudar flores cortadas e não plantas vivas", essa é certamente uma frase que expressa muito bem o espírito que o Dr. Michael Haykin tentou nos mostrar ao decorrer da leitura, e com certeza sua missão foi cumprida com êxito.
Nessa obra podemos conhecer alguns pontos que moldaram a forma de vida cristã atual e doutrinária, como a piedade e entrega plena daqueles dos primeiros séculos às causas que envolviam as controvérsias doutrinárias, assim como questões acerca do martírio, a exegese que influenciou os escritos, apologética nas cartas enviadas, os sacramentos, o monasticismo, a trindade, a patrística ocidental etc.
Escrita concisa e muito agradável, recomendo a todos que desejarem vasculhar a estrutura do pensamento cristão que nos influencia.
Claire Scorzi 18/11/2015minha estante
Um dos meus temas favoritos de livros de estudo, os Pais. :)