Encantadora de baleias Witi Ihimaera

Resenhas - Encantadora de Baleias

Sira Borges 16/01/2024

Encantadora de baleias
Livro tão bom de ler!!!! Leve, divertido, às vezes profundo, emocionante... me fez realmente viajar pra pequena vila da Nova Zelândia e conhecer um pouco da mitologia maori e da sua ligação com as baleias.

César 26/01/2021

Haumi e, hui e, taiki e. Que seja feito.
Kahu é uma menina maori predestinada a ser chefe de sua tribo, uma vez que é descendente direta do lendário Paikea, o cavaleiro da baleia. No entanto, seu avô Koro Apirana não a considera sucessora legítima por ter nascido menina, uma vez que a tradição consagrou primogênitos homens para o título até aquele momento. Tal fato faz com que ele passe a desprezar a neta e procurar um sucessor entre os meninos da tribo, preparando-os através de ensinamentos da cultura maori e missões. Kahu, entretanto, não se da por vencida pela indiferença do avô e cresce tentando conquistar sua admiração e provar que é tão capaz quanto qualquer outro. Nos momentos em que Koro passa dos limites em ser babaca com a neta, ela é consolada por sua Vó Flowers e seu tio Rawiri, que narra a maior parte da trama. Quando Kahu atinge os 8 anos de idade, enfim chega o momento de sua missão.

Mesmo sendo curtinho, o livro mostra o quanto a cultura maori é rica. Somos apresentados a uma forma diferente de explicar o mundo e sua origem. Em certa parte, quando Hawiri decide viajar pelo continente oceânico, também nos é mostrado um pouco da realidade dos maori nas grandes cidades e como lidam com a cultura colonizadora, além do preconceito que sofrem por serem nativos.

Um ponto negativo do livro é que achei a história da Kahu e a relação com os personagens um pouco mal desenvolvida, talvez pelo autor tê-lo escrito tão rápido, como conta no final. Não nos é mostrado de forma clara o preparo de Kahu, como ela descobriu seu dom de falar com as baleias, como aprendeu a nadar, etc. Além disso, senti que seu talento era de certa forma ignorado não só pelo avô mas por todos, inclusive pelos que em tese a apoiavam, como sua vó que no momento em que testemunha com provas o potencial da neta, em vez de contar ao avô opta por esconder dele. Uma atitude muito incoerente com o que ela pregava em todas as suas falas.

Ainda assim, reconheço a importância da obra em meio ao contexto e período em que foi escrita, pois haviam poucos livros sobre a cultura maori acessíveis. Recomendo, pois é uma leitura rápida e que expande nossos horizontes.

Aline221 16/03/2024

O livro tem bons trechos mas também conta com alguns bem complicados. A relação do primo com a prima criança tmb me incomodou bastante.

Karla 19/09/2021

Encantadora de baleias
O livro conta a história de uma garotinha, desde seu nascimento, que desafia o bisavô (super machista) que não consegue aceitar que ela, sendo mulher, possa ser a próxima líder da tribo maori na Nova Zelândia. O livro se passa nesse país e me fez mergulhar na cultura maori e me encantar também.

Aborda temas como caça às baleias e a interação dos animais com os seres humanos.

Achei o final um pouco corrido, gostaria de desfrutar mais desse belíssimo lugar.

Vini 15/02/2023

A obra é um tipo de romance comovente, simples, puro e verdadeiro.
'Encantadora de Baleias' retrata e transmite com muita força os rituais culturais do povo Maori da Nova Zelândia. Apesar de toda a sua atmosfera mística, a obra trata-se basicamente de uma família. Os personagens que compõem essa obra são interessantes, desenvolvidos, e especialmente vivos e coloridos. 'Encantadora de Baleias' pode ser uma boa escolha de leitura para público infantil. Eu achei o ritmo da história um pouco lento e o seu enredo um pouco irritante. A obra é um tipo de romance comovente, simples, puro e verdadeiro.

Leia mais no link.

Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-encantadora-de-baleias

Razuki 28/08/2021

Haumi e, huie, taiki e...
Eu li o livro as escuras, o que particularmente gosto muito, sem nem mesmo conhecer a existência cinematográfica e me deparei com uma leitura fluida e agradável. Deu p/ vivenciar um pouco a cultura local, fora dos grandes centros, onde as tradições tribais lutam p/ sobreviver.

O autor mesclou as narrativas das baleias e dos humanos de uma forma bem instigante eu diria, ficou uma brincadeira bem legal p/ enlaçar as lendas e os humanos que nelas acreditavam.

Gostei da ideia do narrador se ausentar dos personagens principais, e trazer na leitura a ideia de identidade do seu povo e como são vistos longes de seu país, ou até mesmo o paralelismo que fez com eles.

A relação amorosa com a natureza me ganhou, e mesmo nesse contexto marítimo que me é tão distante, consegui sentir o respeito e a devoção dos personagens. O episódio das mortes das baleias encalhadas foi triste demais.

Falar do poder feminino com a ferocidade e audácia da avó e a doçura e persistência da Kahu foi de uma preciosidade enorme.

Não senti vontade de ver o filme, nem de ler novamente a história ou recomendá-la, mas com certeza valeu a experiência.

"Nosso Koro parecia uma velha baleia encalhada em um presente alheio, mas isso era como tinha que ser porque ele também cumpria seu papel nos desígnios do mundo, nas marés do futuro."

"Parecia sentir vergonha, e eu amei mais ainda por sua vulnerabilidade."

"Até mesmo quem luta para o bem, não pode ganhar toda vez."

Rita.Lobao 06/01/2024

Muito mais que a tradição sendo contada.
Apesar de ser um livro curto e de uma leitura simples, muito poder emana da história. A história de um povo com sua cultura, uma família com suas peculiaridades, várias vidas entrelaçadas pelo caminho e a relação de respeito que sempre deve haver entre os animais ( homens e outras espécies).

Raquel 15/01/2024

Cultura Maori
Esse é o pano de fundo e no final o autor inclui algumas variantes da 'lenda' usada neste livro.
Além disso, fala de uma cultura que tem dificuldade de aceitar a participação feminina e valorizá-la.
No fim tudo acabou bem.

Margallyne 21/08/2021

Uma fantasia linda pra mostrar uma lenda Maori. Cheio de palavras pra conhecer uma nova língua e a personagem é uma fofa.