Você Mudou a Minha Vida

Você Mudou a Minha Vida Abdel Sellou

Resenhas - Você Mudou a Minha Vida

Stela Marçal 02/11/2023

Você mudou minha vida
Gosto muito do filme Intocáveis, já assisti algumas vezes, e ao fazer isso dias atrás, após finalizar o filme, sabendo que era baseado em uma história real, foi pesquisar sobre os personagens, como estavam hoje, e me deparei com os livros.
Aproveitei que estava no Kindle Unlimited!
Gostei muito da leitura! ?

Camila 28/08/2023

Eu adoro um romance sapeca e dramático. Mas, acabei me surpreendendo com esse livro. Não é exatamente o tipo que eu gosto. Porém, foi uma boa leitura. Uma que surpreendentemente me atraiu. A história de vida de Abdel, contada por ele mesmo foi me contagiante, com a sua simplicidade e simpatia.
Abdel Sellou teve uma vida simples e bem turbulenta. Na sua infância foi mandando para um novo país, onde viraria filho de uma tia. Imagina, uma criança ser enviada para um lugar com cultura diferente, ter que se adaptar e ainda virar filho de outra pessoa. Como ser tornar um adulto dentro dos padrões depois disso? Com certeza isso tem consequências. Pelo relato dele, isso é um evento comum na sua cultura. Não sei como isso afeta de fato uma criança, mas acredito que pela história dele, isso teve um grande impacto na sua vivência.
Ele se tornou uma criança sem medo e que achava que a vida é só questão de viver e aproveitar, que não existia consequências para os seus atos. Se bem que eu acredito que ele sabia que existia sim, porém, para ele era muito mais fácil não pensar nisso e só viver. Até mesmo, porque, segundo relatos dele, a própria lei, meio que dava uma certa segurança na visão dele, de que uma criança não seria punida.
Por esse pensamento e por não ter pessoas que lhe davam limites, ele se tornou uma criança e um adolescente ?difícil?. Vivendo como queria, fazendo o que queria.
As consequências existem sim, todos sabemos que para cada ação, existe uma reação. E isso é para todos. Para Abdel, as consequências de levar uma vida sem ?regras?, uma vida de crime. Vamos com calma, ele não matou ninguém, só roubou, e foi preso por isso. Podemos dizer que ele pagou sua conta com a sociedade.
Sua vida teve uma grande mudança quando ele conheceu o Philipe, uma cara tetraplégico que tinha todos os motivos para ser infeliz, mas de acordo com a Abdel, tinha uma luz com uma felicidade (minha interpretação, não tem nada claro sobre isso no livro), que acabou o atraindo e mudando toda a sua vida pra melhor. Os dois viveram muitas aventuras e tristezas juntos, e isso só fez com que ficassem mais próximos.
Esse livro me faz pensar que o destino sabe trabalhar e muitas vezes guardas algo surpreendente para cada um. Me faz pensar que existe sim, diferença de classe social, mas que isso não define tudo. Me faz pensar que a felicidade é diferente pra cada um, mas que os caminhos mesmo com diferença, podem se conectar.

taisriello 20/04/2023

Raramente acho o filme melhor que o livro mas nesse caso o filme é bem melhor.
Aqui Abdel conta não só sobre quando ele começou a cuidar Phillipe mas também sua infância e adolescência. Achei cansativo, mas é uma história real e tem seu valor com certeza, vale a pena conhecer, aprendemos grandes lições.

Deborah Pimentel 06/03/2023

É claro que o filme parece mais divertido, mas ler os relatos de crescer marginalizado trazem um gostinho a mais pra história que pra muitos já conhecida.
Eu sempre amei o filme, quero reassistir agora com essas novas informações, uma nova experiência.

denis.caldas 16/02/2022

Amigo
Interessante três constatações nessa singela obra:

1) As observações sarcásticas ou irônicas do autor ao sistema de bem-estar social da França;
2) A aleatoriedade da vida quanto à justiça social; e,
3) Luta de classes.

Posto isso, o filme é uma adaptação do livro, com diferenças que podem soar gritantes aos puristas, haja vista principalmente que o autor é magrebino e o ator é subsaariano, além de outras sutilezas. Assisti ao filme agora por causa da leitura, e acredito que a essência não foi muito prejudicada.

Sobre as observações irônicas, Abdel sempre destaca que a França é uma mãe aos delinquentes juvenis e que, caso você, imigrante, não se torne um trouxa trabalhador diário, você deve se virar brutalmente, incontrolável, descontrolado.

Sobre a aleatoriedade, vejo que a destruição cultural causada pelo "welfare state estilo foucaltiano", pelo menos nos grandes centros urbanos, se deu à invasão vertical dos "bárbaros", emprestado de Mário Ferreira dos Santos. O sucesso que Abdel teve na vida, inclusive com direito à vida romantizada nas telas, é mais pelo efeito da sorte do que mérito do Estado ou da família.

Por fim, a luta de classes aqui é tratada como os franceses natos burgueses e a elite milionária contra os imigrantes e os moradores dos subúrbios europeus. Para mim, esse romance foi agradável e não foi só uma história bobinha sobre uma amizade, mas impressões de um imigrante que, sem querer, deu certo na vida em plena França de Beauvoir, Sartre e Foucalt.

Tha 18/09/2021

A amizade do Philippe realmente mudou a vida do Abdel... Foi uma mudança grande e gradual, ele não se preocupava com muita coisa durante a infância e a adolescência nem mesmo quando entrou na vida adulta..
Eu acho que a amizade deles mudou os dois, mais o Abdel foi a mudança mais drástica.

Priscilla Akao 28/09/2015

Não assisti ao filme. Achei o livro bom, com estilo muito direto , às vezes bruto, e sempre muito franco. Ele mesmo diz no começo : " Eu me aproveitei dele" - o que explica como um ex-delinquente e ex- presidiário se adaptou e mudou mesmo sua vida. E desenvolveu uma amizade verdadeira por seu antigo patrão.

Valdirene.Perez 29/06/2015

Poucas vezes o filme consegue superar a leitura, pra mim aconteceu isso com esse livro. O enredo ficou um pouco cansativo, já o filme achei muito bom devido as interpretações.

Marmaid 19/04/2013

Você Mudou a Minha Vida
Abdel Sellou é uma pessoa fechada. Quando a sua história com Phillippe Pozzo di Borgo veio a publico, ficou longe dos jornalistas e deixava que o amigo liderasse as entrevistas e auxiliasse a produção do filme Intocáveis (resenha), confiando piamente em seus depoimentos. Entretanto, após anos de silêncio e após o lançamento do filme, Abdel resolveu contar sua história e seus pensamentos.

Com uma narrativa extremamente sincera e beirando a debochada, Abdel narra sua trajetória desde quando passou a ser criado pelos tios, aos 4 anos, mudando-se para Paris, até seu encontro com di Borgo, que proporcionou uma mudança de dentro para fora no muçulmano difícil e rebelde. Explica como sua relação com Phillippe (o qual ele chama respeitosamente de senhor) evoluiu para uma amizade e como as limitações deste tornou-se essencial para que aprendesse e se tornasse uma pessoa melhor, com ambições e deixasse a vida de marginalidade. Phillippe abriu seus olhos.

Sua biografia é intensa. É palpável o respeito e amor que Abdel sente por Phillippe e muito bonita a relação e história dos dois. O filme, embora seja muito bom e emocionante, não tem como abordar tudo e o livro de Abdel é uma forma de conhecer mais intimamente os dois.

Você Mudou a Minha Vida tem uma linguagem simples e coloquial, fácil e rápido de se ler e de se encantar. Vale a pena ler.